E agora, o que Temer fará com os ministros envolvidos na Lava Jato?

Resultado de imagem para ministros corruptos charges

Charge do Ivan Cabral (ivancabra.com)

Pedro do Coutto

Ao autorizar a Procuradoria-Geral da República a abrir investigações relativas a 9 ministros de estado, 29 senadores, 42 deputados federais, além de 3 governadores e outros mais, o Ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal, detonou sem dúvida uma bomba no arsenal de corrupção no país. Seu despacho estabelece um divisor de águas, já que atinge ministros do governo Michel Temer. Aliás, o dia de ontem foi marcado por duas explosões atingindo a corrupção: a primeira pela manhã, conforme reportagem da GloboNews, partindo da prisão de Sérgio Cortes, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro. A segunda, muito mais abrangente, pelo número de políticos diretamente envolvidos.

As investigações requeridas pelo Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot foram feitas com base nas delações produzidas principalmente por Marcelo Odebrecht, incluindo também outros ex-executivos da empresa. Caso de Benedito Jr. que dirigiu a Odebrecht em vários desdobramentos.

VÊM AÍ AS DENÚNCIAS – O fato concreto predominante, sem dúvida é o de que a PGR já realizou as investigações que deram base a seu pedido, colhendo indícios e acolhendo as delações de empresários. Assim, as investigações autorizadas agora são de fato uma sequência de trabalhos já realizados. Alcançaram um caráter substantivo iluminando indícios robustos de ilegalidades.

Caso o ministro Edson Fachin não achasse fortes tais indícios, evidentemente não autorizaria a abertura de inquéritos. Mas como autorizou sua abertura é porque no mínimo concorda com os indícios que deram base à decisão requerida por Rodrigo Janot.

Problema sério para o governo Michel Temer que não poderá simplesmente ignorar as acusações existentes contra seus ministros, uma vez que inclusive já se pronunciou sobre a matéria, dizendo que se as investigações concluírem pela culpa os afastará até seu julgamento efetivo. Mas esta é outra questão.

PAÍS PARADO – O fato é que nada freia tanto o desenvolvimento econômico e social de um  país como a corrupção. Que representa uma bofetada na face da nação e um forte acelerador da concentração de renda, pois na escala que atingiu não se encontram pessoas de renda mais baixa, pelo contrário.

Voltando as explosões de ontem, servem elas de um divisor de águas entre a política de ontem e aquela que será praticada a partir de agora. O presidente Michel Temer certamente tem esta visão do problema. Os estilhaços das detonações de ontem ainda não repousam totalmente neste país chamado Brasil.

14 thoughts on “E agora, o que Temer fará com os ministros envolvidos na Lava Jato?

  1. Do texto: “Michel Temer certamente tem esta visão do problema.”
    Certamente quem está no meio do problema a visão fica turva. Temer mostra nos seus atos como um politico novato, sem carisma e sem visão dos problemas ou futuro. Os seus ministros principais estão na lista de Janot e se não fosse presidente também estaria – é um governo que não tem respaldo por meio do voto em fazer as reformas previdenciárias e trabalhistas (que foram empurradas) ou quaisquer outras reformas. Temer está dando discurso para o retorno do Lula, infelizmente.

  2. Caro Couto análise perfeita,mas Temer, vai continuar a dar cobertura a seus sinistros, que saudades do Itamar Franco, pós ditadura, foi o único realmente “Presidente” que honrou o cargo, o resto, tem sido “lixo”, a desgraçar 220 milhões, tornando o Brasil em uma grande Senzala.
    Dou parabéns ao Ministro Fachin, que honrou à Srª Justiça, e acima de tudo sua Consciência, Tribunal Divino. Ele e o Barroso, são o fio de uma Esperança, que o STF, deixe de ser stf.
    Roguemos a Deus, que ilumine e proteja, o Juiz Moro, e os jovens juízes, que o tomam como exemplo, e nos Tribunais superiores, o Fachin, Barroso, e a Presidente Carmen Lúcia, que até o momento não materializou suas palavra de posse, em favor do Brasil ser decente e justo, que ela aproveite, esse momento, para a conclamação do Alm. Barroso, na guerra do Paraguai: “O Brasil espera que cada um cumpra seu Dever”.
    A cada um segundo suas obras, sentença cósmica, que acontecerá no além túmulo, com Paz e luz ou Ranger de dentes, para nossas Almas eternas, a Caminho da Luz. Meditemos sobre isso, Jesus nos deu o Código da vida a 2 mil anos,seu Evangelho, mostrando nossas responsabilidades, perante nosso Criador, que através do tempo, deturpamos, e o resultado está ai, a falta de amor fraterno, e ao Pai sobre todas as coisas. O “tesouro material”, fica no Mundo, o Tesouro Espiritual, é eterno, sua conquista, é a “Obra” no Bem, isto é: Amor fraterno.
    Deus Pai, nos ajude a sair pacificamente, deste Oceano de lama, para o Brasil, cumprir seu destino de “Coração do Mundo e Pátria do Evangelho – Irmão X, psicografia de Chico Xavier, Mensageiro de Deus e Jesus, para a Humanidade, com mais de 400 obras, em todos os campos da Ciência, para nossa Humanidade desgarrada, que se compraz com o efemero tesouro material.
    Evangelho de Jesus, nosso Sol, meditemos.

  3. Frase célere um citação temos que separar joio do trigo, mas o joio e o trigo é separado depois de arrancado da terra. Logo só um ruptura com sangue mesmo, e que se lasque os religiosos, humanistas, politicamente corretos e outros.

  4. O que mais me indigna é assistir as declarações dos delatados, não sei, as contas foram aprovadas, tudo conforme a lei, será que os executivos das empreteiras acordaram e disseram, hoje eu vou ferrar a maioria destes políticos, é muita cara de pau, os políticos no Brasil já ganham o que nenhum trabalhador ganha, estes sim, trabalham e suam para pagar suas contas, mas estes pilantras recebem salários fora da realidade do país, tudo é pago pelo povo, mas mesmo assim gostam de ostentação, moram em mansões, viagens ao exterior, carros de luxo, vida de nababo, mas tudo pago com a corrupção, enquanto a lei não for dura para esta corja, tudo irá continuar como sempre, a Odebrecht fez a sua parte, agora é a hora da justiça mostrar que não está de brincadeira e botar toda esta pilantragem na cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *