E aí? Michel Temer vai demitir Pedro Parente ou deixar as coisas como estão?

Resultado de imagem para pedro parente charges

Parente se comporta como um idiota completo

Carlos Newton

O executivo tucano Pedro Parente é daquele tipo de idiota completo que se julga um gênio. Depois de inventado por Pedro Malan e Fernando Henrique Cardoso, tornou-se protegido pelo mercado. Sua nomeação para a presidência da Petrobras, no início do governo de Michel Temer, foi um agrado aos tucanos, para demonstrar  gratidão pelo apoio ao novo governo. A relação com o PSDB azedou, mas Pedro Parente foi mantido, junto com o ministro do Exterior, Aloysio Nunes Ferreira, e a vida seguiu em frente.

Agora, Parente se julga responsável pela recuperação da Petrobras, mas não foi bem assim. A empresa é uma das maiores do mundo, desenvolve tecnologia própria e tem uma equipe técnica de alto gabarito. Mesmo se ficasse acéfala durante estes dois anos, bastava diminuir a roubalheira para a Petrobras se recuperar. E foi o que aconteceu. Aliás, não é nenhuma novidade. Recentemente a Bélgica ficou sem primeiro-ministro durante um ano e meio, mas o país continuou crescendo.

ROUBALHEIRA – Não pensem que a roubalheira acabou na Petrobras. Isso é praticamente impossível. Agora a Lava Jato precisa investigar novamente as Áreas Internacional e de Abastecimento, que cuida das refinarias, pois o golpe é aplicado em conjunto.

O maior problema da Petrobras é que a grande maioria da produção brasileira é de óleo pesado, de menor qualidade. E o mais incrível é que o Brasil não tenha adaptado suas refinarias para o óleo pesado, precisa importar óleo leve para misturar. A refinaria Abreu e Lima, com tecnologia venezuelana, é a primeira a refinar óleo pesado, mas não fica pronta nunca, por enquanto só refina 100 mil barris/dia, igual à obsoleta Pasadena, apelidada de “Ruivinha”, devido à ferrugem nas instalações.

Na gestão de Parente, o golpe foi a redução na quantidade do óleo bruto processado no Brasil. As refinarias operavam com 90% da capacidade instalada e o total caiu para 76%. Com isso, aumentou a necessidade de comprar diesel, cuja importação bateu recorde em 2017, com alta de 63%. Ao invés de importar óleo leve, misturar ao pesado e produzir diesel, gasolina, querosene de aviação etc., a luminosa gestão de Parente optou pela solução mais cara, importar diretamente o diesel.

MISTÉRIOS – Um dos grandes mistérios da Petrobras é esta falta de desenvolvimento do refino de óleos pesados. A estatal da Venezuela (PDVSA) refina até mesmo uma espécie de areia petrolífera existente na bacia do Orenoco. O Canadá faz o mesmo. Mas o Brasil insiste em não adaptar suas refinarias ao óleo pesado extraído no país. Por que será?

Parente tem cara de santinho, pode nem estar envolvido, mas não conhece o ramo e permite tudo quanto é trampolinagem. O golpe atual é o mesmo usado por Shigeaki Ueki, presidente da Petrobras na era Geisel – ganhar “comissão” na importação. Ueki ficou riquíssimo, é hoje um dos maiores fazendeiros do Texas e tem mais poços de petróleo do que a família Bush.

###
P.S.Quando se diz que Parente é um idiota completo, o motivo é o seguinte: desde sempre, o maior desafio da Petrobras é manter uma política de preços que preserve os interesses dos acionistas e não prejudique o país. Parente se comportou com um presidente-robô, que só via os interesses dos acionistas. Já deveria ter sido demitido há muito tempo. O resultado de sua política suicida foi perfeito – conseguiu prejudicar, ao mesmo tempo, os acionistas e o país como um todo. É genial! Ou, como dizem em Portugal, que está na moda, é bestial! (C.N.)

18 thoughts on “E aí? Michel Temer vai demitir Pedro Parente ou deixar as coisas como estão?

  1. A PGR Raquel Dodge tem que ser resposabilizada por essa crise !!!

    Se ela tivesse feito a 3ª denúncia contra Temer quando deveria não estaríamos passando por essa situação !!!

  2. COM AS ESTRADAS do idealismo, da utopia, dos sonhos, da esperança e da libertação, todas interditadas, à direita, à esquerda e ao centro, pelo partidarismo eleitoral, o golpismo ditatorial e seus tentáculos, velhaco$, que perfazem a república 171 dos me$mo$, que nasceu com graves defeitos de fabricação, entre eles a politicalha militarista militante instalada no bojo do complexo de ditaduras setoriais que representam a dita-cuja, enquanto sócias-proprietárias, que mantém a política, o estado, o mercado e a população capturados, dominados e manipulados por bandidos mancomunados, dos quais somos todos vítimas, reféns, súditos e escravos, há 128 anos, em situação muitíssimo pior do que o bloqueio momentâneo dos caminhoneiros em relação às estradas do país e suas consequências, em vão será continuarmos esperando pela chegada de Godot (a Revolução Redentora, via RPL-PNBC-DD-ME) ao Brasil, até porque nessas condições a Esperança e a própria Libertação estarão sempre relegadas às calendas gregas. https://tvuol.uol.com.br/video/gilmar-mendes-e-barroso-batem-boca-no-stf-04024C1A3160D0996326

  3. 1) Prece dominical:

    2) Santa Rafaela María Porras (é este mesmo o sobrenome, nasceu em Córdoba, Espanha, em 1850, faleceu em 1925), a senhora que foi tão dedicada à caridade, por favor, abençoa este Brasil.

  4. Nada disto, antes de saírem cortando cabeças e pondo gente na rua é preciso abrir a caixa preta da estatal, depois disto podem começar a carnificina. Antes disto não, vamos ver quem tem razão e quem não tem, assim se respeita do “devido processo legal”, porque o rito para nós é coisa sagrada, fundamental.

  5. Quando a Dilma efetuou o congelamento do preço dos combustíveis todo mundo caiu de pau em cima dela pela medida demagógica.
    Agora que o Pedro Parente adota a política de reajustar os preços do petróleo ao sabor da flutuação do preço do dólar,adotada por todos os que importam o óleo,caem de pau em cima dele,também.
    Assim fica difícil de entender a análise dos ” especialistas”!

    SE FICAR O BICHO COME E SE CORRER O BICHO PEGA!

  6. Carlos Newton, eu escrevi há algum tempo que viriam mais dois candidatos pesos pesados a presidente. Um já veio: Joaquim Barbosa. Veio e já foi. Agora vem o outro que eu não quis falar o nome. Vamos ver se estou errado. Se vier como penso é para ficar e pode ganhar.

  7. “A refinaria Abreu e Lima, com tecnologia venezuelana ….”

    Tecnologia venezuelana? Concorrendo à piada do ano, CN? As refinarias da Venezuela foram construídas pela Shell, Chevron, Foster Wheeler, etc. A tecnologia venezuelana introduzida nas refinarias que o Chaves expropriou se limita a incêndios, explosões e cortes de produção.

  8. Chamar este cara de idiota é um elogio para ele. Toda esta cambada ligada ao psdb, são um bando de arrogantes. Gostaria de saber por que este bando de incomPTentes também não dolarizam os salários.

  9. Parente nega saída do comando da Petrobras


    salvar
    Economia 25.05.18 19:44
      

    Bombardeado em várias frentes, Pedro Parente divulgou nota em que nega sua saída da presidência da Petrobras.

    “A Petrobras, em relação às notícias veiculadas na imprensa, informa que o presidente Pedro Parente nega qualquer intenção de pedir demissão e permanece no cargo de presidente da companhia”, diz o comunicado da estatal.

    Clique aqui para ler a reportagem de Filipe Coutinho, em Crusoé, sobre a sociedade entre o Presidente da Petrobras Pedro Parente e o presidente do Banco Norte – Americano do JP Morgan, banco que recebeu R$ 2 bilhões antecipados da Petrobras que só venceriam em 2022.

  10. Pedro Parente é um indicado do PSDB. Ocupou o cargo de Ministro da Casa Civil de Fernando Henrique Cardoso, no segundo mandato do sociólogo. Vem aos poucos privatizando a Petrobrás, ao vender ativos da petroleira, sob o argumento de sanear a empresa, depois de anos de roubalheira de políticos de todos os Partidos, que ocupavam cargos de diretoria para abastecer campanhas eleitorais e fortunas pessoais.

    É inadmissível o atrelamento dos preços dos combustíveis, logo sua majoração diária, a queda ou subida do dólar e mais aos humores da OPEP (Organização de Países Produtores de Petróleo), que é comandada pela Arábia Saudita, que aumenta o barril ou diminui, conforme ordens dos EUA. Então, torna-se impatriótico, uma empresa pública, prejudicar os brasileiros. Se busca o lucro acima de tudo, não deveria estar sob o guarda-chuva do Estado. O presidente Temer está refém desse executivo tucano, pois não tem força para demiti-lo sumariamente. Não é só arrogância, como afirmou Cássio Cunha Lima, o senador do PSDB pela Paraíba, trata-se de falta de espírito público.

    O povo está aflito, com o desabastecimento de gêneros alimentícios de primeira necessidade. Hospitais e serviços públicos essenciais vão parar já na semana que se inicia e o Sr. Parente lembra ao presidente que quer o ressarcimento da queda do preço do diesel nas bombas. Veja, que não fala nada sobre a gasolina, cujos aumentos diários também elevarão os níveis inflacionários.
    Quanto essa greve dos caminhoneiros, os fatos evidenciam, o dedo dos patrões no sucesso da empreitada (locaute), o que é ilegal. O governo fala em multas de até R$ 100.000,00 ( cem mil reais. Um absurdo, isso não será pago por eles nunca. A Samarco destruiu o Rio Doce, com a lama tóxica e até agora não pagou um centavo sequer. Puro blefe!
    Agora, estamos reféns das transportadoras, as patrocinadoras da greve dos caminhoneiros, conforme o ministro da Segurança Pública e o Ministro Marum vem afirmando nas entrevistas, simplesmente porque, FHC privatizou todas as ferrovias estatais e as empresas que ganharam a concessão, não aumentaram um metro de trilhos para contar aos pósteros. Ficaram apenas com os trechos rentáveis do Sul e do Sudeste. Ora, sem alternativa de transporte ferroviário e também aquaviário, as rodovias foram ocupadas pelos caminhões. Desmontaram um setor importantíssimo para o desenvolvimento dos transportes, barato e rápido, principalmente dos grãos produzidos no Centro-Oeste. Faltou inteligência e planejamento de médio e longo prazo.
    Quanto a questão dos combustíveis, FHC e LULA apostaram no petróleo, principalmente o pré-sal, cantado em verso e proza por Lula e Dilma, dois primários, que governaram este país. O saudoso engenheiro Bautista Vidal, deu a dica da biomassa, entregando a Lula o mapa da mina, que libertaria o Brasil, do ciclo do ouro negro, comandado pelas sete irmãs petroleiras.
    A falta de estadistas é o que está matando esse país virtuoso. Collor, Sarney, FHC, Lula, Dilma e Temer não estavam a altura desse país maravilhoso por natureza.

  11. Privatiza logo essa empresa.

    “ROUBALHEIRA – Não pensem que a roubalheira acabou na Petrobras. Isso é praticamente impossível”
    Mais um motivo pra vender logo, é uma fonte de corrupção.

    “o maior desafio da Petrobras é manter uma política de preços que preserve os interesses dos acionistas e não prejudique o país. Parente se comportou com um presidente-robô, que só via os interesses dos acionistas.”

    O maior acionista da petrobras é o governo, sendo assim, ele é quem mais ganha com o lucro da empresa, nada mais justo que esse mesmo governo reduza os impostos, já que vem ganhando bem na petrobas.

    A politica da empresa esta certa, é só o governo reduzir os impostos que o preço cai.

  12. A petrobras tem que ser privatizada aqté mesmo para evitar esse tipo de comentário do Carlos… que é um populista inconsequente como toda a turminha de esquerda que temos na américa latrina …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *