E dizer que 20 mil brasileiros trabalharam de graça para a Fifa…

O verdadeiro legado da Copa foi a corrupção desenfreada

Jorge Béja

Dói e dói muito, saber que perto de 20 mil brasileiros prestaram trabalho voluntário para a Fifa, na Copa do Mundo de 2014. Nada receberam. Nada ganharam. Mão-de-obra fácil de ser atraída. Trabalharam para uma entidade que se descobriu corrupta, indigna e que ganhou a maior fortuna de todas as copas. Entidade que aqui estiveram seus dirigentes máximos e que sugou o trabalho físico e intelectual de uma multidão de brasileiros inocentes, além de nos ofender a todos, quando o Jerôme Walker disse que era preciso dar um chute do traseiro do Brasil.

Isso, e muito mais, foi objeto de dois artigos que a Tribuna da Internet publicou em junho do ano passado: “Nem Deus perdoa a exploração de milhares de voluntários a serviço da Fifa e suas subsidiárias” e “Legado da Copa, Legado da Olimpíada: tapeação do povo”. Apenas a Tribuna da Internet publicou os alertas contra a exploração. Ninguém mais publicou ou noticiou a respeito.

Também naquela ocasião (junho de 2014), a TI já se posicionava contra a perda da soberania do Brasil para a Fifa. A Lei Geral da Copa (LGC) criou um estado de exceção nas capitais que sediaram o evento, mudou o Estatuto do Idoso, o Estatuto do Torcedor e muitas outras leis.

É PRECISO INVESTIGAR

Dizem que na escolha do Brasil para sediar a Copa de 2014 não houve propina, corrupção e suborno. Sei não. É preciso investigar. Porque foi escandalosamente vergonhosa e subalterna a LGC que a Fifa impôs ao Brasil. Num dos debates no Supremo, durante a apreciação da constitucionalidade da lei, o ministro Joaquim Barbosa chegou a perguntar a seus pares: “Os senhores sabem o que é o Alzirão?”. A pergunta referia-se à tradicional festa de torcedores na Rua Alzira Brandão, esquina de Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, festa pública e que a Fifa queria proibir ou cobrar para que fosse realizada!!!

REFÉNS DA FIFA

Todos, antes, durante e depois da Copa de 2014, ficamos reféns da Fifa, que teve figuras ligados a ela presos no Hotel Copacabana Palace, depois soltos e deixaram o país. E também não seria a hora de investigar o que está acontecendo com o dinheiro público na preparação dos Jogos Olímpicos. A gastança é enorme. E não haverá legado algum, como registrado e explicado num dos artigos referidos.

As construções estão sendo feitas com dinheiros públicos. Quando os jogos terminarem, as edificações e construções nunca serão legados, isto porque, ninguém é legatário de um bem que a própria pessoa construiu. De um bem que à própria pessoa pertence, ou seja, a coletividade. Apenas uma pergunta, nada mais do que uma pergunta ,que neste mundo sujo se justifica. Se vê agora que a Fifa é corrupta. Se nunca foi, passou a ser. E o COI (Comitê Olímpico Internacional)?

 

28 thoughts on “E dizer que 20 mil brasileiros trabalharam de graça para a Fifa…

    • Somente um adendo. Há de se convir que se o trabalho é voluntário o termo “trabalhar de graça” não procede. Quanto às falcatruas envolvendo a FIFA e a CBF, essas sim são merecedoras de críticas.

  1. Comentário preciso, válido, necessário, levantando questões que precisam de respostas e de responsáveis.

    No entanto, pela paixão que envolve o futebol (quem dera fosse da mesma intensidade em relação a nação) se não cuidarmos, poderá retirar espaço e desviar a atenção para a apuração de coisas muitíssimo mais importantes: o saque aos cofres públicos; a reforma de mentira; a corrupção galopante e outras coisinhas.

    A FIFA e suas agregadas são “empresas privadas”e, se seus recursos tem origem em “doações de governos”, pois que responsabilizemos o nosso. O futebol tem tudo para viver s sobreviver com os recursos que produz, desde que bem administrados. As isenções, perdões e parcelamentos infindáveis e impagáveis que já fizeram/farão para os nossos clubes, beiram a outra enorme vigarice.

    Não entro em um estádio desde 1983. Faz muito tempo que deixei o futebol em plano abaixo de tudo. Muita sujeira, muita safadeza e pouco futebol.

    Nosso país está em fase de decomposição. Se não cuidarmos dele, deixaremos ruínas para nossos filhos e netos.

    Já o futebol, …

    • Perfeito comentário o seu, Antonio Carlos Fallavena. Há muito venho combatendo, pela Rede, o proposital desvio das atenções das pessoas. Sempre uma nova “cortina de fumaça” é divulgada para uma nova discussão ser aberta e o povo parar de massacrar esse goverto não só corrupto, mas principalmente mal intencionado. Estão nos fazendo engolir uma reforma política “de mentirinha” e não nos damos conta de que outra vez estamos sendo manipulados por um congresso composto de cafajestes que usam o “sedativo” do cinismo para nos ludibriar. A desfaçatez com que nos enredam é odiosa e eficaz porque o povo, como um todo está anestesiado pela tática da “embromação”. Não tenho mais nenhuma dúvida de que mais tempo ou menos tempo acordaremos com os grilhões dos quais deveríamos estar lutando para nos desvencilharmos.

  2. Perdoe, Dr. Béja. Esqueci de comentar algo quie não consegui resposta. Quem pode me ajudar.
    Pergunto: a sede da CBF recebeu o nome do “mais novo preso político do país”. Quando e quem cometeu este crime contra a história da entidade e do futebol brasileiro? Quem teve a genial ideia de colocar o nome de um vivo (sob todos os aspectos) no prédio? Ontem, sumiu, quase que por encanto.
    Abraço fraterno Dr. beja.

  3. Junte esta exploração dos voluntários a isenção impostos de cinco bilhões de reais que o governo Dilma+Lula+PT deu a FIFA.

    Isto é uma vergonha se aproveitar da boa vontade do brasileiro.

    Não é a toa que em um programa de comédia uma artista dizia: “Brasileiro é muito bonzinho”

      • A investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre a Fifa revelou que, desde 2012, Klefer e Traffic dividiam pagamentos de propinas de 2 milhões de dólares anuais a Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. O dinheiro era referente a contratos da Copa do Brasil e pingaria nas contas dos cartolas até 2022.

        Em 2013, no entanto, sabe-se lá por que, parte do dinheiro pago pela Klefer teve outro destino. A empresa de Kleber Leite mandou meio milhão de dólares à conta de um fabricante de iates de luxo, em Londres.

        Seria Leite um inveterado marinheiro? Ao que tudo indica, não.

        No final de 2014, curiosamente, Del Nero passou a singrar entre Angra dos Reis-RJ e Guarujá-SP a bordo de um luxuoso iate novinho em folha, seu xodó, um Sunseeker de 52 pés e três cabines avaliado em 2,1 milhões de reais. O estaleiro Sunseeker, a propósito, é inglês.

        Por Lauro Jardim

  4. TSUNAMI FIFA – A geopolítica deve impulsionar essas ondas visando o governo de Dilma Rousseff​, como no caso da Petrobras, mas não duvidem seus efeitos vêm poupando o binômio ‘FHLula’ e outros figurões da cartolagem política brasileira não necessariamente avessos ao ‘Consenso de Washington’.

    As ondas já bateram em Vladimir Putin, na Rússia, que as conteve num sopro. No retorno, podem desvendar segredos das articulações -ou barganhas?- para as Copas de 2014, 2010… Bem oportuna a iniciativa do senador Romário Faria em protocolar a CPI da CBF, há muitos cartolas e falsos políticos arrepiando de medo. Os trabalhos, dizem em Brasília, devem começar logo http://www.facebook.com/photo.php?fbid=1624016367814628&set=t.100006188403089&type=1&theater

  5. -Ingênuo, boa-fé, tolo e otário, palavras quase sinônimas de IDIOTA, são essenciais para a existência dos curandeiros, estelionatários e das ONGs e têm como base a famosa frase: “Cada minuto nasce o OTÁRIO…”

  6. Lembremo-nos que a realização da Copa do Mundo de Futebol, no Brasil, ano passado, deve-se aos esforços do ex-presidente Lula, que a queria para si, de modo a receber os louros da glória, pois havia sido no seu governo a escolha do nosso País como sede em 2014.
    A corrupção, a desonestidade, que envolveram os governos petistas, inclusive de Lula, somados aos gastos extravagantes e tomados de irregularidades nas obras exigidas pela FIFA, inclusive com voluntários que se dedicaram a trabalhar gratuitamente porque entendiam a necessidade de colaborar com o Brasil e entidade máxima do futebol mundial, resultaram na estrondosa vaia à presidente Dilma quando da partida inaugural.
    Lula, covarde, jamais assistiu um jogo da “sua” copa, talvez assistisse a um embate na copa de sua casa, mas não apareceu em qualquer estádio de futebol até os dias de hoje!
    Pois os escândalos da FIFA divulgados esta semana e com dirigente do futebol brasileiro envolvido, um ex-presidente da CBF, que surge no meio da maior corrupção que se tem notícia neste País desde o seu descobrimento, o petrolão, traiu a intenção daqueles que se dedicaram a mostrar uma imagem do Brasil para os estrangeiros que vieram assistir ao torneio.
    Na verdade foram usados para que o roubo fosse maior, que a fábula de dinheiro arrecadado fosse distribuído entre criminosos, com a permissão da nossa entidade futebolística e, certamente, com o nosso governo não sabendo desses acontecimentos deploráveis.
    Acho que fomos inoculados por algum vírus especial, que atua somente no caráter das pessoas, devastando princípios e valores deste País com tal virulência que está nos levando à falência moral e ética, ao descrédito de qualquer instituição, não bastassem a morte dos poderes legislativo e Executivo quanto às suas intenções para conosco!
    Credo, que faaase, como diz o locutor nos jogos de futebol onde trabalha.

  7. Quem trabalha de graça para essa quadrilha, bilionária e internacional, chamada FIFA só pode ser otário mesmo! Não há outra classificação que sirva!

  8. O FATO É QUE A COPA DO MUNDO DE 2014 JÁ É UM EVENTO REALMENTE INESQUECÍVEL PARA TODOS OS BRASILEIROS! MUITO MAIS INESQUECÍVEL QUE A DE 1950 QUE AMALDIÇOOU PARA TODO O SEMPRE JOGADORES DIGNOS COMO BARBOSA, BIGODE E OUTROS!
    POIS DEPOIS DESSA COPA, É MAIS DO QUE JUSTO DEIXAR AS ALMAS DESSES HERÓIS DE OUTRORA EM PAZ! FOÍ SÓ UMA DERROTA DIGNA DE APENAS 2X1!
    E A DE AGORA! ESSA MÍDIA CORROMPIDA NEM FALA NADA! ESSES ATUAIS JOGADORES, BANDO DE CHORÕES, PARECEM QUE NÃO TEM A MINIMA VERGONHA NA CARA! ESTÃO POUCO SE LIXANDO PARA O VEXAME HORROROSO!
    E SOMADO A TUDO ISSO FOI A COPA MAIS CORRUPTA E SUJA DE TODA A HISTÓRIA! REALMENTE FOI A COPA PADRÃO FIFA! PADRÃO LULLA E PADRÃO DILLMA! NÃO PODERIA TER ISSO PIOR! A MAIS VERGONHOSA DE TODAS AS COPAS!

    • A investigação do Departamento de Justiça dos EUA sobre a Fifa revelou que, desde 2012, Klefer e Traffic dividiam pagamentos de propinas de 2 milhões de dólares anuais a Ricardo Teixeira, José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. O dinheiro era referente a contratos da Copa do Brasil e pingaria nas contas dos cartolas até 2022.

      Em 2013, no entanto, sabe-se lá por que, parte do dinheiro pago pela Klefer teve outro destino. A empresa de Kleber Leite mandou meio milhão de dólares à conta de um fabricante de iates de luxo, em Londres.

      Seria Leite um inveterado marinheiro? Ao que tudo indica, não.

      No final de 2014, curiosamente, Del Nero passou a singrar entre Angra dos Reis-RJ e Guarujá-SP a bordo de um luxuoso iate novinho em folha, seu xodó, um Sunseeker de 52 pés e três cabines avaliado em 2,1 milhões de reais. O estaleiro Sunseeker, a propósito, é inglês.

      Por Lauro Jardim

  9. Após prisão de José Maria Marin e mais sete executivos da FIFA, FBI abre investigação sobre a copa do mundo 2014 e acha mais dois gols da Alemanha.

  10. Dr. Béja, parabéns, o futebol deixou a muito de ser “esporte” sadio, inclusive como válvula de “escape” das angustias da vida, quando seu “time do coração” saía vencedor do campo, e os torcedores do time derrotado, cabisbaixo, pois, a Esperança estava na “revanche”; hoje o que se vê torcidas “violentas, até com crime de morte. Batatais, goleiro do “Pó de Arroz” apelido do FLU, único time que participou por longos anos. o cito como exemplo de “Amor por seu Time”, Amor que acabou nos jogadores atuais, e nos dirigentes dos Clubes.
    O futebol, a muito deixou de ser a “terapia” do povo trabalhador, o “Pão e circo”, cujos vencedores e derrotados, confraternizavam. Os VALORES MORAIS, PARA OS DIRIGENTES, MORRERAM A DECADAS. MAS… TODOS ESTÃO RICOS, COPA DOS BILHÕES DO ZÉ MANÉ POVINHO VOARAM PARA OUTRAS PLAGAS,,,E 2106, ESSA OLIMPÍADA, QUANTO CUSTARÁ????, SEGUIRÁ OS PASSOS DA COPA 14, COM CERTEZA!?!!?
    COPA 14, MERECE “LAVA JATO”, E A OLIMPÍADA, LHE SEGUE OS PASSOS….

  11. Dr. Beja
    O povo brasileiro trabalha 5 meses e alguns dias do ano de graça para os governos deste Pais, federal, estadual, municipal
    E não tem nada em troca, apenas migalhas.
    Um ano para uma consulta no SUS para um oftalmmoligista
    Depois de um cal´vario em postos, mais um ano para marcar a cirurgia de cataratas…..
    Isso porque o tal molusco dizia que o SUS é o “mais” “melhor” sistema de atendimento deste Planeta.”…
    abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *