É grave a crise! Ford fecha a fábrica de São Bernardo e demite 2,8 mil trabalhadores

Resultado de imagem para desmontadora charges

Charge do Bruno Galvão (Arquivo Google)

Deu em O Tempo

A Ford Motor Company anunciou nesta terça-feira (19) que acabará com a fábrica de caminhões pesados ​​comerciais na América do Sul, que afetará diretamente postos de trabalho da empresa no Brasil. A empresa informou que deixará de produzir na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, neste ano, encerrando as vendas da linha Cargo, F-4000 e F-350 – junto com o carro médio Fiesta – assim que os estoques forem vendidos.

A decisão de sair do pesado negócio de caminhões comerciais ocorreu após meses de busca de alternativas viáveis, incluindo possíveis parcerias e a venda da operação, informou a Ford.

GRANDE IMPACTO – “Sabemos que essa ação terá um grande impacto sobre nossos funcionários em São Bernardo e estaremos trabalhando de perto com todos os nossos stakeholders nas próximas etapas”, disse Lyle Watters, presidente da Ford da América do Sul.

A decisão segue outras iniciativas recentes no redesenho em curso da região da América do Sul, incluindo redução dos custos administrativos e salariais em toda a região em mais de 20% nos últimos meses.

O encerramento da fábrica da Ford em São Bernardo, que ocorrerá ao longo de 2019, representa a demissão de 2,8 mil trabalhadores, segundo estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

DESPESAS – A Ford informou que estima despesas não recorrentes de US$ 460 milhões em razão da decisão anunciada nesta terça-feira, 19, de encerrar as atividades no ABC.

A fábrica é a mais antiga em operação da montadora no Brasil. A montadora disse que a decisão faz parte de um esforço para voltar a lucrar na América do Sul. Em balanço referente ao ano passado, a Ford apresentou prejuízo de US$ 678 milhões na região

A fábrica de São Bernardo era responsável pela produção de caminhões da montadora. (Com Estadão Conteúdo)

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG O governo, ao invés de procurar formas de reativar a economia, só pensa em defender os interesses dos banqueiros e eliminar as conquistas sociais. Infelizmente, é esse o perfil do novo governo. (C.N.)

23 thoughts on “É grave a crise! Ford fecha a fábrica de São Bernardo e demite 2,8 mil trabalhadores

  1. Culpa do nove dedos e sua política de incentivos fiscais. O PSDB, dono de SP, vai para o mesmo caminho. Indústria ruim e despreparada, é só olhar as sedes dessas montadoras no mercado americano e ver o desespero em não poder competir com tesla, montadoras europeias e chinesas.

    • Os incentivos fiscais dados às montadoras faz com que as tornem vagabundas, sem iniciativa e sem criatividade, vendendo o mesmo, com uma cara mais bonitinha. Por dentro, continuam podres, inseguros e gastões. Quem se lembra da década de 1980, quando os carros a gasolina faziam 12/15 km/l? A adição abusiva de 20% de alcool na gasolina, a mando de lobby e usineiros, fez com que o rendimento dos carros nacionais caisse absurdamente. O que dizem as montadoras? Nada! Quem se lembra da presidente da GMB que se demitiu, pois viu que os carros ofetados por aqui eram vagabundos e inseguros?

  2. Nada a ver com política e sim com a concorrência.
    Hoje não é como antigamente que só existia a Ford e a Chevrolet.

    O fator estado socialista brasileiro também ajuda a ninguém querer investir aqui.

  3. É importante ressaltar que nenhum partido politico ou suas fundações/institutos de estudos políticos estão interessados no desempenho da economia, na maior produtividade, na facilidade de empreender e montar empresas.
    A quantidade de desempregados ou subempregados não toca a nenhuma agremiação politica.
    E essa massa de desempregados decorre em redução de consumo e em decorrência aumentando o desemprego.
    E o governo, a academia e os políticos quanto a este processo de incremento de pobreza? NADA!
    Não querem se meter em coisas que aborrecem!
    O que interessa é aumentar o privilégio.
    É triste.

  4. O comunista não perde tempo em culpar, um governo que não completou dois meses, pela crise que se iniciou com os seus camaradas no governo. O buraco deixado pelos seus amigos comunistas foi tão grande que o país vai demorar muito a produzir algum crescimento.

  5. Hoje foi daqueles dias que é melhor não sair da cama…. para o Bolsonaro!
    – O STF negou recurso e manteve a indenização a Dep. Rosário.
    – Vazamento de vários áudios dele e do Bebiano, provando claramente que ele e o filho mentiram. E mostrando uma declaração de guerra a Globo.
    – A Câmara derruba, por 367 a 57 votos, o decreto presidencial que descaracterizava a Lei do Acesso à Informação.
    – A Justiça inocentou Jean Wyllys em processo movido por Bolsonaro.

    Que dias como este se repitam muitas vezes!

    • E tem mais, a exemplo da gravação dessa conversa com Bebiano, as três loterias: Dupla Sena, Quina e Lotomania, de 19/fev, não foi possível realizar os sorteios. Ambos os casos apresentam veementes indícios de sabotagens.
      O governo é apenas uma prótese na administração. Quem executa são os funcionários: agora imaginem, quando estes odeiam o chefe?
      Não é à toa que, todo dia, o Bolsonaro enfia um general na sua equipe: formando um paredão para conter o furor da massa.
      E para completar: a oposição aprovou a convocação de Bebiano a depor no Senado!

    • Não! O Presidente Bolsonaro não encostou um dedo na Maria do Rosário nem a ameaçou de estupro. Já o Willis cuspiu no Presidente, na época um representante do povo. E não foi punido. A isso chamamos justiça?

  6. Ford quer dizer o que, a vau?
    Todos os tentáculos, cuja origem for os Estados Unidos, estão malfadados a desaparecem da face da terra. Essas abóboras ianques mostravam-se altamente competitivas, nos paises- colônias, tais como o Brasil: porque seus governos locais, fantoches, subsidiavam-nas com isenções fiscais, dispensa na cobrança d’água e energia elétrica por um período, perdão de multas e indenizações na Justiça e até doação de terrenos públicos para suas instalações. É isso aí: com goleiro amarrado e bola parada, até o meu Vascão goleia.

  7. Vai ser em vão o Governo tentar conversar para manter a fábrica da Ford no Brasil.

    Se boa parte das fabricas americanas estão se mudando para a China, mesmo com algumas ditas vantagens que o governo Trump esta dando.

    O vil metal fala mais alto.

  8. Acabaram-se os incentivos fiscais criminosos, concedidos na base da propina, lamento pelos funcionários, a montadora em questão só vende carroça no Brasil, inclusive na Ásia, tem péssima reputação, seus produtos são viciados em oficina.

  9. De acordo com observações recentes, constatei que a administração do site já comunicou diversas vezes que não irá tolerar linguagem ofensiva nos comentários, todavia deparo-me com expressões de total falta de respeito ao ler trocadilhos chulos, sobretudo com o nome do presidente. Cada cidadão tem o direito de apoiar ou defender seu “político de estimação”, porém fazer uso de expediente vulgar para atacar uma autoridade não é sinônimo de liberdade de expressão, mas sim uma prova da ausência de princípios morais com relação à dignidade humana.

  10. A Ford está dando passos largos em direção ao desaparecimento. O Fusion, Focus e Fiesta sempre foram bons de venda. Outras veículos de outras montadoras sempre venderam menos mas elas continuam lutando. A Ford estava em quarto lugar e dizia estar no prejuízo, mas e as outras? Então deveriam é ter fechado as portas há muito tempo. Essa política do novo CEO da Ford americana vai enterrar de vez essa indústria que é invejada pelos concorrentes.

  11. desta vez, o nobre cn parece equivocar-se
    pois os 16 anos de lulopetismo e incompetência gerencial é q estão fazendo a ford sair
    francamente: ja vai tarde, carros feios e poucas opções, além do péssimo pós-venda
    quem tem ford, agora está com mico nas mãos
    vida que segue
    toca o barco

  12. Em seminário sobre a Reforma da Previdência realizado na sede nacional do PDT, em Brasília, o ex-ministro Ciro Gomes confirmou que seu partido atuará quando a proposta começar a tramitar no Congresso. “Temos compromisso com a classe trabalhadora e com os direitos adquiridos, portanto não aceitaremos aprovar uma reforma injusta contra o povo brasileiro”, comentou Ciro. O presidente Jair Bolsonaro deve entregar o texto final à Câmara dos Deputados, onde iniciará a tramitação, nesta quarta-feira. https://www.revistaforum.com.br/nao-aceitaremos-uma-reforma-injusta-contra-o-povo-brasileiro-diz-ciro-gomes-sobre-previdencia/

  13. A concorrência derrotou a Ford. Os caminhões Volvo são 100 vezes melhores, simples assim.Assim vai parar de mamar nas tetas do governo. Durante os (des)governos Lula e Dilma o Bndes deu bilhões de financiamento para as fábricas e para os motoristas comprarem caminhões sem avaliar a real necessidade do mercado. Entupiu o mercado de caminhões e agora está chegando a hora de pagar conta. A empresa fecha, mas os caminheiros se ferram.

  14. Sempre defendi que o Brasil deveria, com incentivo do governo ter sua própria industria automobilística. A FNM se não fosse liquidada pela ditadura e tivesse incentivos como as multinacionais, hoje, com certeza certeza seria uma grande empresa…

  15. KKK aonde está a novidade, desde o ano passado esta montadora americana disse que deixaria a América Latina. Lá na terra do Trump ela vai deixar de montar carros e só montará SUVs e a caminhonetes, porque o mercado quer isto. Então quem acusa o governo não sabe sobre o que está falando

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *