É impossível o Supremo investigar e condenar tamanha quantidade de corruptos

Resultado de imagem para impunidade charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Jorge Béja

Assim como nas guerras, não será surpresa se o Legislativo, o Executivo e o Judiciário federais venham firmar uma espécie de armistício para acabar com o enfrentamento entre os Poderes, que existe, é real e prejudica todo o povo brasileiro. As delações dos Odebrecht, pai e filho, além de outros integrantes da diretoria da empresa, vão atingir o mundo político, não só de Brasília, como também dos Estados. Serão 200? 300? 400 ou mais, talvez? É o que saberemos nos próximos dias.

E para cada político que desfruta da prerrogativa de foro, no âmbito federal competirá ao Supremo Tribunal Federal o processamento e julgamento. Mas não serão apenas os políticos que surgirão no rol dos corruptos. Os não-políticos, também. E para cada quadrilha que no meio dela esteja um político federal, o foro competente também é o STF em razão do princípio da atração, segundo o qual o maior atrai o menor. Que horror!

HUMANAMENTE IMPOSSÍVEL – E não serão apenas 11 ministros que vão dar conta de centenas ou milhares de ações penais. Como se sabe o ministro expede Carta de Ordem para que juízes federais dos Estados ouçam testemunhas e promovam diligências. Será humanamente impossível preparar todos os feitos penais a ponto de estarem prontos e aptos a receberem julgamento final no STF.

A demora será longa. Dez, vinte ou trinta anos, no mínimo. E ao longo do tempo, muitos (ou quase todos) morrerão (julgadores e réus) e a prescrição se consumará, caso a punibilidade não venha ser extinta pela morte dos réus. Daí minha crença no armistício. Corruptores e corrompidos confessarão seus crimes, devolverão o dinheiro roubado do povo brasileiro e serão punidos apenas com a cassação dos direitos políticos. Não há outra saída, caso contrário a impunidade reinará.

SEM ESTRUTURA – São muitos e muitos os criminosos e muitos e muitos os crimes que cometeram. Não há estrutura judiciária para investigá-los e julgá-los. Nem que existissem 10 Supremos, cada um com 21 ministros. Para isso seria preciso mudar a Constituição Federal. E ainda assim, para ocupar 210 cadeiras na Suprema Corte, faltariam brasileiros e brasileiras aptos.

No domingo, a jornalista Cristiana Lôbo disse na GloboNews que Celso de Mello pretende deixar o STF e o mais cotado para substituí-lo seria o atual ministro da Justiça, Alexandre de Morais. Não é preciso dizer mais nada.

27 thoughts on “É impossível o Supremo investigar e condenar tamanha quantidade de corruptos

  1. Novamente correto nas observações., por isso que o Brasil nao consegue melhorar em beneficio do seu proprio povo, as leis permitem aos elementos que continuam abusando do poder politico para se perpetuar no poder , triste mas e a verdade brasileira. Parabens pelo texto Dr. Beja

  2. Ou seja, caríssimo dr. Béja, o crime COMPENSA no Brasil, vale a pena praticá-lo e, principalmente, quando envolve o Legislativo e Executivo!

    Decididamente o pais faliu ética e moralmente, tenho reiterado esta afirmação, e o seu artigo como sempre muito bem fundamentado, ratifica o que venho escrevendo à exaustão.

    O que fica pendente – gravemente pendente, diga-se de passagem -, é se haverá a continuação desta corrupção institucionalizada, que deixa os criminosos impunes a condenações, haja vista o aliciamento do STF ou vistas grossas aos roubos cometidos pelos parlamentares, até hoje livres, leves e soltos, enquanto os empresários das construtoras desonestas estão pelo menos detidos ou porque têm as suas penalidades decretadas!

    Diante da barbárie cometida pela Câmara Federal com relação aos dez artigos contra a Corrupção, alterando-os nas suas substâncias e acrescentando outros que protegem o criminoso político, inexoravelmente o senhor deverá repetir o teor do que escreveu dentro de mais cinco anos, quem sabe menos, pois teremos outra leva de parlamentares corruptos e ladrões, e mais uma vez a Justiça não dará conta de julgar de condenar os envolvidos!

    Assim, a cada quinquênio, talvez, o Brasil vai sendo dilapidado e, o povo, roubado e explorado até atingir a condição de miséria absoluta, quando sequer receberá o Bolsa Família porque não há mais dinheiro, menos, evidentemente, para os Três Poderes malignos, deletérios, nocivos e nefastos à população e nação brasileira!

    Repito:
    ÀS ARMAS!

    • Caro Bendl, o Juiz Moro, é exemplo de Dignidade, Amor a Justiça a Justiça e ao Brasil, formou uma Equipe, que trabalha em favor da moral e dignidade da Cidadania, enquanto os tribunais superiores são uma lástima.
      Placar 1ª Instância Moro e Equipe,100, stf, 0 (zero) ( Lembro o Daniel Dantas, e imprensa publicou: a barra é a 1ª, os tribunais superiores, se resolve), na época de sua declaração, não vi nenhum protesto dos sinistros.
      Caro Bendl, acredito, que a vida continua além túmulo, que seremos julgados por nossas Obras e pagaremos até o último ceitil, e os ladrões do cofre público, irão para o Ranger de dentes no inferno de suas consciências, Tribunal Divino.
      Oremos a Deus, e neste 25/12, esqueçamos Papai Noel, e oremos a Jesus o Cristo, que nos deu o Código da Vida, vibrando mente e coração no Amor fraterno. Que o Pai Celestial, abençoe o povo brasileiro trabalhador, essas almas trevosas que infelicitam 200 milhões. Forte abraço caro amigo e a todos que comungam com o Amor fraterno.

      • MEU CARO THEO,

        Uma andorinha só não faz verão, diz o ditado popular!

        Moro não tem tido a reciprocidade devida do STF quanto ao trabalho que desenvolve com tanta determinação, lamentavelmente.

        Assim, o artigo do nosso dr.Béja, traz à discussão a chance de os ladrões ficarem impunes pelos crimes cometidos e imunes à crise econômica que devasta o povo brasileiro porque ricos, milionários, fruto da corrupção e desonestidade que caracterizam os parlamentares brasileiros, todos, sem exceção!

        Peço a Deus, meu amigo, que os desempregados e inadimplentes, os desesperados e desesperançados deste país, que tenham um Natal de paz, e que não fiquem em casa, tristes, amargurados, diante da situação que os oprime e aflige.

        Que passem esta data comemorativa ao nascimento do Filho de Deus com seus parentes, amigos, familiares, mas não fiquem sozinhos, não se deixem levar pela derrota, que é circunstancial, e que poderá ter novos desdobramentos e para melhor, em seguida.

        Rezarei por esta gente, Theo, pois sei o sentimento de se estar desempregado, sem chão, com a vida fragilizada, sem qualquer possibilidade de se esperar pelo futuro, mesmo que razoável.

        Mas, a família me impulsionou ir à luta, diante da Graça Divina que fui alvo, concretizada pela esposa e filhos, que mereciam que eu não me lamentasse, mas lutasse, brigasse, conquistasse novo trabalho, e assim deu certo!

        Dia 31 faço 47 anos de casado, Theo, com a mulher da minha vida, e que me projetou ser homem em qualquer momento, por piores que fossem as dificuldades, por mais difíceis que fossem os caminhos a ser trilhados!

        Sabe, hoje olhando para trás, e me lembrando desses momentos de dor, de desespero, e eu os tendo vencido, posso aconselhar os desempregados e inadimplentes a terem fé em Deus, inicialmente, e depois que acreditem neles mesmos!

        Rezem, façam promessas QUE POSSAM CUMPRIR, e passem o Natal em companhia de mais gente, para que riem, se divirtam, e agradeçam a Deus PELA VIDA.

        Caro amigo, decano deste blog incomparável, que tenhas UM FELIZ NATAL!

        MUITA PAZ E SAÚDE JUNTO AOS TEUS AMADOS.

        E foi uma honra e satisfação indescritíveis, eu poder ter dividido contigo este espaço democrático durante este ano que se despede, problemático, traumático, complicado, e que certamente fará de 2017 mais ameno, mais fácil, pois pior do que está será impossível, praticamente!

        Um abraço forte, caloroso e fraternal, meu caro amigo Theo Fernandes.

  3. Discordo. Então para que ter um órgão igual a este que consome uma verba alta e não dá um resultado satisfatório para a sociedade. Se quizerem é só fazer um trabalho concentrado que o resultado sairá o mais breve possível. Será que o Brasil será dominado por um bando de ladrôes eternamente. Nossa justiça mais favorece os os ilegais do que as pessoas justas com o seu sistema de recuros infinitos. Para mim, julgo que o esta ocorrendo agora no Brasil uma situação anormal, que merece que este caso seja julgado o mais breve possível.

  4. Muitos deles serão julgados em primeira instância, nos TRFs, etc…. Isso é uma desculpa da Globo para se deixar tudo como está.
    Que se julgue ao menos pela ordem decrescente de ‘importância’ dos criminosos. Está havendo uma clara manobras da grande imprensa para que esqueçamos tudo !
    Desobediência Civil Já !

    • Eu também tinha pensado assim.
      Que se comece, logo, por Lula, Renan, Temer e outros poderosos.
      Existe material suficiente para acelerar os processos.

      A Justiça tem que priorizar os cabeças da corrupção e, depois, descendo a ladeira, vai pegando os outros pelo caminho.

      Agora, ficar nesse banho-maria, nessa lenga-lenga, nesse chove-não-molha que não dá em nada, aí ficará mais do que provado que, no Brasil, o crime compensa.

  5. Primeiro, que não são os Ministros do STF que fazem o trabalhos e sim os seus assessores e isto acontece desde a primeira instância. Então, nada acontece porque os Sinistros (sim, sinistros) não querem. Não é excesso de trabalho.e sim, falta de vergonha na cara. E, alguns, têm mesmo é falta de caráter.

  6. Assumem o que são e ainda dão risada da gente !

    Renan comparece à Festa dos Canalhas em Maceió
    O evento ocorre anualmente. No ano passado o quórum foi baixo.

    MURILO RAMOS
    19/12/2016 – 18h14 – Atualizado 19/12/2016 18h53.

    O presidente do Senado, Renan Calheiros, compareceu, no sábado (17), à Festa dos Canalhas, confraternização tradicional realizada no final de todos os anos em Maceió. Organizada pelo médico José Wanderley Neto, que também é tesoureiro do PMDB, costuma reunir políticos, empresários e jornalistas alagoanos de renome.
    No ano passado, o quórum da confraternização foi baixo. É que Wanderley foi alvo da Operação Catilinárias (etapa da Lava Jato), deflagrada pela Polícia Federal e que investigava irregularidades no PMDB do estado.

    http://epoca.globo.com/politica/expresso/noticia/2016/12/renan-comparece-festa-dos-canalhas-em-maceio.html

    • Diga-me, Tamberlini.
      Diga-me qual teria sido o assunto entre os participantes desta “Festa dos Canalhas”?
      Planos para obras de benemerência?
      Ética? Decência? Probidade?
      Preocupação com o bem-estar do povo brasileiro?
      Justiça social?
      Diga-me, Tamberlini. Mate minha curiosidade.
      Grato.

        • Obrigado por me ter respondido, Tamberlini. Aqui em casa achamos que
          a Cosa Nostra brasileira é pior do que a italiana.
          A propósito, não se fala mais sobre as atividades profissionais de Madame Jane Mery Corne e seu plantel que saciava os prazeres de governantes e políticos brasilienses. Teria parado?

          • Dr. Béja, a máfia italiana está no Brasil faz tempo, estão comprando uma porção de coisas, principalmente hotéis no nordeste.
            Em Natal tem vários…

  7. Para lembrar: o julgamento de Nuremberg, Alemanha, foi de realizado entre 20 de novembro de 1945 e 1 de outubro de 1946. Acho, que esta situação foi bem mais complexa que esta que esta ocorrendo no Brasi. O único motivo para este julgamento não ser rápido é a lerdeza do nosso supremo com sua falação demasiada.

  8. O papel da ex. ‘menina do Jô’ Cristiana Lobo foi o de ser sempre favorável a qualquer poder, estão, de forma subliminar’ preparando a opinião pública para que aceitemos esse ‘perdão’.

  9. Bom, se não for possível julgar e condenar os acusados pela excessiva demanda, deveria-se então ao mesmos, construir la no prédio do supremo, 11 confessionários, onde os senhores ministros poderiam confessar os pecadores, dar-lhes uma penitência e absolve-los de todos os atos pecaminosos.
    Talvez assim isto chegue ao fim algum dia e alguém pague alguma coisa.
    Do jeito que a coisa esta sendo conduzida no meio político, ainda vai é descambar para a galhofa.

  10. Ontem peguei um taxi para ir ao centro do Rio e a conversa com o motorista me deixou animado. Na comunidade onde ele mora já pararam de pagar tudo, como dizia Deleuze, quando os movimentos são espontâneos o agenciamento coletivo deles é muito mais fácil…
    Abaixo a revogação da Lei Áurea, esses vagabas que vão roubar sozinhos !

  11. Caro Jurista,

    Não é por acidente ou por alguma fatalidade administrativa ou burocrática. O OBJETIVO do foro privilegiado É ESTE MESMO: Garantir a IMPUNIDADE dos grandes bandidos desta fazenda!!!

  12. Se fosse no Brasil, o complexo de vira lata iria dizer: Coisa de terceiro mundo !!!

    O chefe da polícia de Berlim disse nesta terça-feira (20) que não está claro se o paquistanês preso após um incidente com mortos em um mercado de Natal da capital alemã é o motorista do veículo que atropelou dezenas de pessoas.

    O caminhão atingiu barracas de madeira que serviam comida e bebida aos pés da igreja memorial Kaiser Wilhelm, uma das atrações turísticas mais famosas da antiga Berlim Ocidental, na noite de segunda-feira (19). Além dos 12 mortos, 48 pessoas ficaram feridas, 18 delas gravemente.

    “Até onde eu sei, é incerto se ele realmente é o motorista”, disse o comandante da polícia de Berlim, Klaus Kandt.

    A polícia de Berlim disse no Twitter que está vigilante, pois o suspeito preso havia negado envolvimento no incidente, o qual a polícia disse ter sido um ataque deliberado.

    “O suspeito preso temporariamente nega a acusação”, disse a polícia de Berlim pelo Twitter. “Portanto, estamos particularmente alertas. Por favor, estejam também em alerta”.

    Mais cedo, a polícia alemã disse acreditar que o paquistanês não era o verdadeiro autor do ataque, relatou o jornal “Die Welt”, citando fontes seniores da segurança.

    “Temos o homem errado”, disse um chefe da polícia sênior. “Logo, uma nova situação. O verdadeiro autor ainda está armado, foragido e pode causar novos danos”, disse a fonte segundo o jornal.

  13. Eu não sei se a Constituição permite , mas eu já tomei a iniciativa de enviar e-mail à Presidente do STF com cópia para o ministro Teori Zavascki , que dada a impossibilidade de um Tribunal julgar 300 parlamentares (é a previsão) que a Presidente do STF exarasse um Decreto Judiciário nomeando 50 (cinquenta) membros do STF ad hoc e com eles partilhar o processo. Processados e condenados ou absolvidos os parlamentares denunciados no Petrolão , estes juízes , de notório saber , tanto da 2ª instância quanto da 1ª instância voltariam a ocupar seus cargos de origem.

  14. Nossa Política que opera no momento com 32 Partidos Políticos militantes com uma série de direitos custeados pelo Dinheiro Público ( ex. tempo de TV, etc), Eleições de 2º Turno que é quando a coisa fica como o Diabo gosta, ELEIÇÕES que custam muito, muito Dinheiro, etc, sempre teve o grosso da despesa financiada por “Comissões” em Obras/Despesas Públicas, Doações Legais registradas no TSE, Doações Legais não registradas no TSE ( Caixa 2 ), Doações ilegais mesmo, (Caixa 2 legítimo), etc,etc.

    Sempre foi +- assim, só que agora se estava chegando a um ponto INSUPORTÁVEL.
    Então se executou a Operação Lava-Jato para dar um Freio de Arrumação nesse insuportável Financiamento Político todo. Está causando uma grande turbulência Política com deletéria influência na Economia, mas é o preço a pagar para “arrumar a Casa”.

    Sou mais otimista que o ilustre Autor desse excelente Artigo, Dr. JORGE BÉJA, Advogado Militante e Escritor magnífico.
    Nossa opinião é de que, apesar de todas as Testemunhas, trâmites dos Processos, etc, nosso Supremo Tribunal Federal, que já montou uma Operação Especial para o caso das +- 400 Processos de Forum Privilegiado oriundos das Delações Premiadas da Odebrecht SA, julgará os Acusados em tempo curto e record.

    Regular-se-á depois todo o serviço de Lobby e tudo o mais relativo ao Financiamento de nossa Política, começando tudo de novo em Bases Honestas, como deve ser.

  15. Sugestão pragmática: aplica-se uma pena básica pra todos os envolvidos. À seguir ajusta-se a pena iniciando pelos que mais se destacaram na corrupção. Os chefes merecem uma atenção especial.

  16. Olhando o panorama político, do legislativo,do executivo e do judiciário, não vejo como isso vai mudar tão cedo, apesar de haver boas ideias, para contornar a situação caótica em que vivemos.
    Se o governo Goulart não fosse impedido de fazer as reformas de base, talvez não estivéssemos nessa situação deprimente.
    Junte-se a toda essa confusão, ainda temos de lambuja a violência urbana. O ônibus que faz a linha Caxias – Petrópolis, em 3 meses sofreu 5 assaltos, quem pegar um engarrafamento na Washington Luiz, na altura de Caxias, corre o risco de ser assaltado. Uns dias atrás um caminhão dos correios carregando SEDEX, indo para Petrópolis foi assaltado na altura de Caxias, levaram o caminhão com tudo que tinha dentro. Há centenas ou milhares de lugares no RJ, que se um desavisado entrar corre o risco de ser morto. A tendência é aumentar ainda mais a violência. A bandidagem é hoje o quinto poder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *