É impossível que Meirelles não entenda o mal que está fazendo ao país

Resultado de imagem para henrique meirelles

Meirelles manda muito mais do que Temer

Carlos Newton

Henrique Meirelles é o exemplo de brasileiro bem-sucedido. Formado em Engenharia Civil pela USP, fez um curso de Administração (MBA) na UFRJ e em 1974 começou a trabalhar no BankBoston, que dez anos depois o indicou para um estudo avançado em Harvard, e acabou se tornando presidente mundial do banco americano. De volta ao Brasil, em 2002 investiu parte da fortuna numa campanha eleitoral pelo PSDB em Goiás, foi o deputado federal recordista em votos do Estado (183 mil), nunca se viu nada igual. De olho no governo de Goiás e na Presidência da República, renunciou ao mandato para presidir o Banco Central nos governos de Lula.

Desprezado pela presidente Dilma Rousseff, voltou à iniciativa privada , como integrante do Conselho Consultivo do grupo J&F (Friboi) e do Conselho de Administração da companhia aérea Azul. Com o impeachment, assumiu a chefia da equipe econômica, com carta branca do presidente Michel Temer. É o mentor das reformas da Previdência e das leis trabalhistas.

TEMER É REFÉM – O presidente Michel Temer caiu de paraquedas no governo e não entende absolutamente nada de economia, sua especialidade é a política de bastidores. O Planalto, com os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral) e Antonio Imbassay (Secretaria de Governo), é a consagração do deserto de homens e ideias de que tanto falava Oswaldo Aranha, este, sim, um ministro de verdade. No meio dessa mediocridade, Henrique Meirelles reina absoluto na política econômica.

Com sua formação e larga experiência, não se pode acreditar que o ministro da Fazenda desconheça a realidade econômica do país. Meirelles sabe que o maior problema é o descontrole da dívida pública. Com o plano de contenção orçamentária a ser cumprido em 20 anos, finge que está tudo sob controle, mas não é verdade e a longo prazo todos estaremos mortos, como dizia o genial John Maynard Keynes.

ETERNO BANQUEIRO – O fato é que Meirelles jamais desencarnou da condição de banqueiro. Sua política exige sacrifícios a todos – governo, iniciativa privada, trabalhadores e até aposentados e pensionistas,  atingindo praticamente a população inteira. Curiosa e sintomaticamente, só estão sendo poupados os banqueiros.

Com o país enfrentando sua maior crise econômica, mesmo assim os bancos seguem acumulando no Brasil os maiores lucros do mundo dito civilizado, chegam a cobrar cerca de 500% na rolagem de cartão de crédito, algo jamais visto na história da agiotagem oficializada. Outro dia, Meirelles até deu declarações criticando esse juros, os bancos nem ligaram, dois dias depois aumentaram mais um pouco as taxas.

E nem uma palavra dele sobre a dívida pública federal, que subiu 3,17% em março, para R$ 3,234 trilhões, ante uma inflação de apenas 0,25% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ou seja, a dívida teve aumento real de 2,92%, algo verdadeiramente assustador. Mas quem se interessa?

CULPA DA PREVIDÊNCIA – Na visão de Meirelles e de sua equipe econômica, a culpa da crise econômica é Previdência Social, embora jamais o governo exiba os cálculos atuariais. Culpam também as leis trabalhistas. E no afã de proteger os banqueiros, Meirelles faz o país andar para trás.

O número de lojas e salas comerciais vazias nas grandes cidades brasileiras é assustador, jamais se  viu crise nessas proporções. Mas o governo não está nem aí. Só tem três preocupações  – abafar a Lava Jato, garantir foro privilegiado e aprovar as reformas preconizadas por Meirelles.

É uma situação tão paradoxal que não se pode nem seguir o lema anarquista “”hay gobierno, soy contra”, porque no Brasil o que menos existe é governo, pois quem governa chama-se Meirelles, que trabalha exclusivamente para os banqueiros.

13 thoughts on “É impossível que Meirelles não entenda o mal que está fazendo ao país

    • Nesse artigo nosso aprazadíssimo Carlos Newton pegou “tão leve” que acabou me deixando com sérias dúvidas sobre a profundidade efetiva da sua capacidade de análise nessa ceara, ou se, por razões inexpugnáveis preferiu não cutucar o covil das onças com vara-curta, . . .

  1. O Brasil se tornou um país difícil de viver.. oxalá pudesse ir embora.. altíssima carga de impostos, benefícios poucos e de má qualidade, sem poder protestar ou poder mudar as regras, sistema político corrupto e protegido, justiça que beneficia e protege quem tem poder e dinheiro, violência nas ruas e segurança também só pras elites. Vivemos uma escravatura disfarçada de democracia, onde, quando reclamamos e queremos protestar, o governo corta o ponto em forma de ameaça. Amanhã, dia 28, o dia é nosso, do povo que não costuma.a frequentar delegacias ou figura em inquéritos, que é tolhido em suas conquistas em favor do capital e banqueiros,​ que paga muito impostos, que é honesto e trabalhador. Nós já damos a nossa parte, quando essa gente vai dar a deles?

  2. Meirelles sabe muito bem o mal que está fazendo ao país! É PHD neste assunto.
    Assim como Temer, que age como se estivesse possuído por uma entidade irredutível em massacrar trabalhadores!
    Nunca a analogia de um trator que passa sobre a população foi tão emblemática!
    para estes senhores, a eleite política e econômica do país, pouco importa a condição da maioria da população. Estão todos aposentados, ganham em um mês o que nenhum trabalhador comum sonha em ganhar em dez anos. Vão se preocupar com o quê?
    O discurso temerista de que é preciso sacrifícios para que todos ganhem é no mínimo hipócrita!! É só avaliar quem realmente vai perder. Perguntem se estes tubarões da política farão uma reforma que inclua retirar seus próprios benefícios e terão a resposta concreta!
    Perguntem se este lobos astutos querem uma auditoria nas contas do governo e no fundo de pensões!!!
    É por isso que apoio a paralisação de amanhã!

  3. Mais uma coisa:
    qualquer cidadão atento percebe que o bombardeio político contra os cidadãos ganhou intensidade nos últimos dias. Chego a imaginar uma conversa de Temer com os “aliados” suprapartidários no seguinte rumo: “vamos bombardear a população com reformas simultâneas. Esta ficará confusa, sem tempo para se organizar, imobilizada pelo bombardeio”.
    Tática covarde de governantes desesperados e corruptos que, sem alternativa lançam às pressas e de “improviso” projetos como Abuso de autoridade e Reforma trabalhista em uma mesma semana.

  4. Bom Dia Carlos Newton,

    Aí é que você se engana. Ele sabe exatamente o que está fazendo com o país, porque ele foi banqueiro – além de milionário – e sua mentalidade foi feita no mercado financeiro. Tenho 52 anos e conheço a mentalidade do agiota que não tem a menor preocupação com o setor produtivo, só pensam em dinheiro. Querem apenas enriquecer com o trabalho alheio, não se importando com as consequências dramáticas advindas de suas atitudes. Famílias e empresas já foram arruinadas pela agiotagem. Sinto-me recompensado quando você fala sobre a dívida pública federal e seus encargos, além dos maiores juros do mundo cobrados no cheque especial e no cartão de crédito. Você viu que ninguém discute isso, a grande mídia não toca no assunto da dívida e já li vários artigos que dizem que esse é o maior problema do Brasil. Procure artigos sobre Auditoria Cidadã da Dívida e videos com a especialista Maria Lúcia Fattorelli – ela explica tudo sobre o assunto. O combate à corrupção é importante, mas não resolve os grandes problemas do Brasil como está sendo divulgado – e é dever do Estado combater a corrupção através de órgãos reguladores. Se toda a arrecadação federal for para o pagamento de dívidas, o combate à corrupção será inócuo porque o dinheiro economizado não virá para a sociedade e sim para os banqueiros e a especulação financeira – essa é a verdade que querem esconder do público. Eu já escrevi isso aqui várias vêzes. Em 2016 mais de 100.000 lojas fecharam. Os shoppings centers inaugurados nos últimos 5 anos estão com metade dos seus espaços vagos e sem perspectivas de ocupá-los no médio prazo. Carlos Newton, escreva mais artigos como esse, eu já pedi várias vêzes aqui nesta Tribuna. Ninguém vai à rua por uma auditoria da dívida pública, porque a mídia não divulga nada sobre isso. Vivemos em déficit primário, não pagamos sequer os juros da dívida e esta caminha para superar 80% do PIB em 2020. Somente esse ano serão acrescentados, segundo dados oficiais, mais 538 bilhões de reais a essa dívida. É esse o principal problema do Brasil que a população em geral não tem consciência. Sem querer me alongar, por favor, escreva mais artigos sobre esse assunto para que possamos divulgar em nossas redes sociais. Obrigado pela atenção!

  5. O comprometimento de Michel Temer e Henrique Meireles ao capital internacional é evidente, não é atoa que Michel Temer já entregava ao embaixador dos EUA suas intenções, não há patriotismo, sempre seremos quintal do EUA.

  6. Aliás, Meirelle$ é criatura de Lula. apoio total à greve geral. POIS ENTÃO SEJA CANDIDATO OUTRA VEZ LULA, pelo velho continuísmo da mesmice do velho $istema político podre, com prazo de validade vencido há muito tempo, você e seus rivais de fla-flu, à velha e carcomida moda personalista, populista, assistencialista, demagogista, bravatista e sofista, via campanhas espetaculosa$ 171, bancadas pelas Odebrechts da vida, via achaque ao erário, tal seja ao sangue, suor é lágrimas da população contribuinte, mas estejam certos de que agora, desta feita, voce$ e elle$, irão se deparar com o Leão da Mega-Solução de verdade, da RPL-PNBC-DD-ME, do projeto novo e alternativo de política e de nação, do borogodó que a população consciente realmente quer, e Dele necessita, do novo caminho para o novo Brasil de verdade, porque evoluir é preciso. Projeto esse que vai arrancar a sua máscara camaleônica tb, em público, ao vivo e em cores, e mostrar para o Brasil e o mundo que vc enquanto postulante pela Esquerda é tão falso quanto nota de R$ 3. E a ditadura militar, Odebrecht, Sarney, Maluf, FHC, Renan, Juca Caju, Angorá, Padilha, Sérgio Machado, Petrobras, Serra, Aécio, Dória, Alckmin, banqueiros, rentistas, agiotas e CIA, seus parceiro$, que o digam. O Leão está pronto para enfrentá-los todo$, desta feita, nas urnas ou nas ruas a qualquer momento, vocês não passarão mais recibos de otários para os seus eleitores incautos, inocentes úteis, conduzidos para as suas fazendas, Fla-Flu, pelo capital velhaco e a mídia bandida, mercenária. Basta. Chega dos me$mo$. Fora todo$. Evoluir é preciso. Urge resolvermos o Brasil no qual quem não tem esquemas para se defender contra o achaque do estado e do mercado manipulados por bandidos, esquemosos, à moda do couro sai a correia, encontra-se mais perdido do que cego em tiroteio, desgraçado, no ar, sem escada e com a broxa na mão, no mato e sem cachorro. Basta de campanhas espetaculosa$, 171. Chega dos me$mo$. Basta de charlatanismo. Basta de esquemas 171, de partidarismo-eleitoral, golpismo-ditatorial, e seus tentáculo$, velhaco$. Basta de plutocracia com jeitão de cleptocracia e ares fétidos de bandidocracia. Basta de guerra tribal primitiva, permanente e insana por poder, dinheiro, vantagens e privilégios, sem limite$. Chega dos me$mo$. Vem comigo, Brasil. Simbora para o futuro, rumo à Democracia Direta, com Meritocracia Eleitoral, porque evoluir é preciso. http://www.brasil247.com/pt/247/poder/292466/Lula-%E2%80%9Cagora-eu-quero-ser-candidato-%C3%A0-Presid%C3%AAncia-da-Rep%C3%BAblica.htm

  7. O Mundo inteiro se encontra cheio de salas vazias e estabelecimentos fechados.
    Vivemos uma crise gigantesca, encapada por mentiras, como, por exemplo, a Europa que sinaliza para um firme reaquecimento, ou as paginas online que começam a ‘fincar’ no subconsciente das pessoas que Trump e empático e ha melhora sua aceitação frente ao publico, etc…

    A única forma de enfiar o Meirelles na presidência e matando o voto direto no Brasil…

    Todo Brasileiro tem o instinto de enxergar um falso papa.

    Honestamente, o Brasil deve dar o exemplo ao Mundo, parar tudo e descer pra ver… nada de período eleitoral em Outubro.
    IMPEACHMENT JÁ do Temer e tudo que esta aí.

    INTERVENÇÃO POPULAR JÁ , a reforma que passa e justamente a reforma do Povo Brasileiro, que deixa de ser submisso a um bando de cafajestes facínoras e mostra sua força!

    Somos uns 100 milhões de adultos descontentes e subjugados ao bem-entender de no máximo 1500 vigaristas …. Da briga? Da nada,
    O problema e o povo, que não se mexe, e a casca da ferida da repressão da ditadura que não cai…
    Ou a TV BOBO, que fez um trabalho bem feito demais…

    Diz a musica:

    ♫♪♫ Quando a nossa Mãe acordar,
    cantará pelo sertão.
    Quando a nossa Pátria acordar,
    Todos seus filhos saberão
    e regojizarão ♫♪♫

    Hora de acordar e tomar de volta desses podres meliantes o que é nosso.

    O Papel deles não vale NADA…

    BRASIL (100 milhões ) x BRAZILDAS (1500 ladrões)

  8. A meu ver, as “Reformas” ( Lei de Teto de gastos Públicos, Trabalhista, da Previdência, do Setor Privado ( Desonerar Exportações, Simplificar Regime Tributário, Fazer Privatizações…..) e Reforma no Orçamento Federal ( Eliminar indexações para Salários/Benefícios Servidores Públicos, Análise de Custos/Benefícios de todos os Programas Sociais, acabar com vinculação de Gastos Mínimos em % da Arrecadação ex. Saúde, Educação. Etc, …
    tudo isso estava expresso no Programa do PMDB PONTE PARA O FUTURO.

    O Ministro da Fazenda Sr. HENRIQUE MEIRELLES, apenas está cumprindo o Programa PONTE PARA O FUTURO, com muita atenuação até. Vejamos que não se recriou a CPMF 0,25%, a desvinculação de gastos Mínimos em %da Arrecadação, eliminar indexadores para aumento Salarial de Servidores, etc,etc.

    Se houve erro, o erro maior foi impeachar a Presidenta DILMA (69) PT, um ano atrás, evitando-se assim que ela e seu Ministro da Fazenda Sr. NELSON BARBOSA estivessem agora no lugar do Sr. HENRIQUE MEIRELLES, fazendo o que tem que ser feito para o Brasil voltar a crescer/criar EMPREGOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *