É improvável a anulação da Lava-Jato, diz presidente do STJ

Falcão diz que golpe de Youssef não vai prosperar

Eduardo Militão
Correio Braziliense

O Superior Tribunal de Justiça, que já anulou pelo menos três grandes operações policiais, não deve invalidar a Lava-Jato na opinião do presidente da corte, Francisco Falcão. “É muito pouco provável; acho improvável pelos fatos que estão postos”, disse ele nesta sexta-feira (28/8), ao anunciar seminário sobre lavagem de dinheiro, que começa semana que vem.

O relator das quatro investigações da Lava-Jato no tribunal, Luís Felipe Salomão, disse que ainda é preciso esperar. “É cedo para analisar o caso específico”, afirmou ele, em entrevista coletiva. No tribunal, correm inquéritos contra os governadores do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e do Acre, Tião Viana (PT), e o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia Mário Negromente. Há ainda uma apuração sigilosa sobre um magistrado.

O STJ praticamente jogou na lixeira três grandes operações da Polícia Federal nos últimos sete anos. A Castelo de Areia, que apurou pagamentos de propina da Construtora Camargo Corrêa, a Boi Barrica, sobre crimes financeiros cometidos pela família Sarney, e a Satiagraha, sobre corrupção e delitos financeiros do banqueiro Daniel Dantas, foram todas invalidadas por problemas técnicos na obtenção de provas e condução das investigações.

LAVAGEM DE DINHEIRO

Falcão e Salomão disseram que o seminário da semana que vem pode sugerir melhorias na lei de combate à lavagem. O relator da Lava-Jato disse que a cooperação internacional entre os países é um instrumento importante. Segundo o jornal “O Estado de S.Paulo” a empreiteira Odebrecht foi à Suíça recorrer novamente contra o envio de.documentos que comprovam que ela pagou propina no exterior com dinheiro desviado da Petrobras.

Salomão criticou a iniciativa. “É inócua essa medida”, disse. “Se houve essa conduta, ela precisa ser examinada, apurada e regularmente punida.”

Falcão afirmou que as barreiras para os crimes de lavagem estão mais eficientes. “O mundo está ficando pequeno. Hoje, não há segredo de pessoas e recursos.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGÉ um orgulho para a Tribuna da Internet ver uma autoridade respeitada como o ministro Francisco Falcão  se dignar a responder a uma matéria nossa, postada ontem, sob o título “Fracassa o golpe de Marcelo Odebrecht para anular a operação Lava Jato“. A grande esperança de Marcelo Odebrecht, Vaccari & Cia. Ltda era justamente melar os inquéritos, como aconteceu nas operações Castelo de Areia, a Boi Barrica e a Satiagraha. Mas a entrevista de Falcão acaba com esta esperança, embora o ministro Salomão insista em deixar a porta entreaberta, para qualquer eventualidade futura, se é que vocês me entendem, como dizia meu amigo Maneco Muller, genial jornalista que inventou a crônica social à brasileira. (C.N.)

One thought on “É improvável a anulação da Lava-Jato, diz presidente do STJ

  1. O fato mostra o alcance, cada vez maior, da Tribuna da Internet. CN não desista deste site ! Ele é melhor site política da atualidade. Indiscutivelmente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *