E os eleitores que poderão votar em Jair Bolsonaro só para derrotar o PT?

Resultado de imagem para bolsonaro charges

Charge do Kacio (kacio.art.br)

Elio Gaspari
O Globo/Folha

Num encontro com artistas em São Paulo, Fernando Haddad disse o seguinte: “Não tem como se desenvolver do ponto de vista institucional sem passar por alguns partos. (…) As nações que chegaram ao desenvolvimento passaram por momentos tão dramáticos quanto o que nós estamos passando agora”.

E acrescentou: “Se a gente vencer essa etapa, nós vamos olhar para trás e, ao invés de acusar aqueles que querem votar no Bolsonaro e tudo o mais, vamos compreender que é uma parte de um sentimento que se expressou dessa maneira, como uma febre alta, mas que foi importante em determinado momento para a gente pensar que tem uma coisa errada com esse organismo aqui e vamos cuidar dele porque é muito importante para nós”.

FEBRE ALTA – Trata-se de uma construção na qual a candidatura de Jair Bolsonaro seria uma febre alta, depois da qual nasceria um novo tempo, mas tudo gira em torno de seis palavras: “Se a gente vencer essa etapa”. E se não vencer? Teria faltado combinar com Bolsonaro.

O comissariado deve refletir sobre o preço de ir para o segundo turno sem qualquer autocrítica. Afinal, no mesmo encontro, Haddad disse que “não quero repassar os erros de todos os envolvidos, porque são muitos”.

Ele não quer, mas o eleitor que tem medo do que chama de “a volta do PT”, gostaria que quisesse.

TEORIA DO PARTO – Os comissários devem pesar os riscos da teoria do parto. Ela embute a ideia de que o PT irá para o segundo turno nos seus termos e, quem quiser, que o siga. Milhões de pessoas votariam em Átila mas não votam em Bolsonaro. O que não se sabe é o tamanho do eleitorado que é capaz de votar até em Bolsonaro, para evitar o retorno do PT ao Planalto nos termos do comissariado. Em Minas Gerais e em São Paulo boa parte do eleitorado tucano migrou para Bolsonaro. Querer levar o centro para o programa do PT e para a retórica de Haddad ameaça sua candidatura e contamina o governo que pode advir de sua vitória.

Em 1984 Tancredo Neves construiu a primeira conciliação da História saída da oposição. Se ele tivesse adotado a estratégia dos comissários de 2018, Paulo Maluf poderia ter sido eleito presidente.

20 thoughts on “E os eleitores que poderão votar em Jair Bolsonaro só para derrotar o PT?

  1. “O câncer está aí!!!
    Uma metástase chamada Haddad.
    Você tem o direito de votar nele.
    Os professores também têm o direito de votar nele, claro!
    Só não terão mais o direito de reclamar quando um aluno lhe der um tapa na cara, um chute.
    O Agricultor tem o direito de votar nele!
    Só não terá mais o direito de reclamar quando sua propriedade for invadida e destruída pelo MST.
    O comerciante tem o direito de votar nele!
    Só não terá o direito de reclamar dos assaltos diários.
    As mães têm o direito de votar nele!
    Só não terão mais o direito de chorar quando ver o cara que deu um tiro na cabeça do seu filho(a) para roubar um celular sair sorrindo da delegacia.
    Nessa hora você terá o direito de por uma música da Daniela Mercury, do Caetano Veloso, da Anitta…
    Isso vai te ajudar a se acalmar”
    Kleber Augusto Pereira

    • Por falar em abuso e desplante, nesta semana que finda a TV mostrou a sessão da comissão de justiça do senado americano reunida para analisar as credencias de um candidato á Corte Suprema americana (é o equivalente ao STF sem levar em conta a mediocridade e permissividade de nossos juizes).
      Alguém viu alguém servindo cafezinnho ou água gelada para os senadores ou o convidado? Pois é, mas no nosso desmoralizado STF há rapazes com capinhas pretas tal qual os juizes para servir café aos digníssimos magistrados. Até nisso somos inferiores.

    • Se alguém te disser que o presidente da república tem algum poder para evitar que um aluno dê um tapa na cara de um professor,você está sendo enganado.O poder está nas mãos do prefeito do município e do diretor da escola onde aconteceu o fato.
      Se alguém te disser que o presidente da república tem algum poder para evitar que a propriedade rural de algum agricultor não seja invadida e destruída pelo MST,você está sendo enganado.A responsabilidade é do governador do estado em que se situa a sua propriedade.
      Se alguém te disser que o presidente da república tem algum poder para evitar os assaltos diários aos estabelecimentos comerciais,você está sendo enganado.A responsabilidade é do governador do estado em que se situa o seu estabelecimento comercial.
      Se alguém te disser que o presidente da república poderá evitar que um bandido dê um tiro na cabeça do seu filho(a) para roubar um celular e sair sorrindo da delegacia,você está sendo enganado.A responsabilidade será do governador do estado onde você mora,que tem a obrigação constitucional de providenciar um combate feroz e eficiente contra o crime e contra os criminosos.
      Você tem que tomar muito cuidado com pessoas enganadoras e mistificadoras que vão tentar fazer você escolher o pior dos candidatos para a presidência da república,em nome de premissas falsas,mas que,na realidade trará um perigo imenso para as garantias constitucionais e democráticas do país onde você vive.
      Darcy Leite

      • Sabemos que a permissividade, incompetência e o descalabro dos últimos governantes é que deu espaço a que chegássemos neste estado de coisas.

        Mantendo o mesmo partido de venais no governo, os fatos do cotidiano mudarão?! os que se locupletaram na última dezena de anos – políticos e empresários do “mecanismo” – ficarão mais, digamos, tranquilos quanto a sua inocência? Parece que sim.

  2. Eleitores e leitores, por vezes, faltos de discernimentos. Ontem, neste Blog, foi urdida uma claque, com o objetivo de exercer pressão contra o Editor, a fim de que ele revertesse uma medida disciplinar. Dos 11 que se manifestaram em prol do punido, todos se resumem a 3. Codinomes, pseudônimos, cognomes, alcunhas, nicknames, heterônimos…..
    É muito fácil mudar de celular, cada vez que se envia uma mensagem; são Imei’s diferentes. No caso de computadores diversos, os identificadores são os IP’s.
    Conforme os mais recentes dados da Anatel, atualmente, no Brasil, há cerca de 12 milhões de fones celulares irregulares: entre roubados, sem registros e até aqueles que operam com os sinais fornecidos pelas milícias.
    Está desmascarada a farsa!

  3. Conciliação nunca foi do estilo do PT. Os petistas, em momentos dramáticos da história nacional, se recusaram a apoiar Tancredo, Itamar ou o plano real. O PT sempre se arrogou o monopólio da virtude, sempre considerando que todos os outros estão errados. Difícil imaginar que vá agir diferente agora.

  4. Eu considero Bolsonaro um bom candidato, mas não é o candidato de meus sonhos.
    Pensei, há algum tempo, que votaria nele no primeiro turno e decidiria em quem votar no segundo.
    Mas apareceram os demais candidatos, fugitivos de um filme de terror. Haddad, Marina, Alckmin ( não seria o Dória?), Ciro Gomes, Alvaro Dias, argh.
    Repentinamente Bolsonaro se tornou o melhor candidato do mundo.
    Realmente, em eleição, o contraste é relevante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *