É preciso evitar que o Sete de Setembro se torne justificativa para ditadura militar

A tentação do poder é o abuso que ele incita.... Frase de Barão de Montesquieu.Roberto Nascimento

Os ”patriotas” que flertam com o golpe e a volta do obscurantismo, com fechamento do Congresso e do Supremo, prisões de jornalistas e desafetos, simplesmente para permanecer no Poder, com medo de perder as eleições, pagarão o preço por mergulhar a nação no mesmo drama da Líbia, do Iraque, da Síria, do Afeganistão e da Venezuela.

Não adianta contar com os EUA, que já perceberam a furada e o custo de uma intervenção armada para manter governos que não se sustentam ao longo do tempo. Nesse clima de tensão permanente, trabalhadores e empresários perdem seus empregos e seus negócios. Política nefasta, na qual todos perdem.

GANHAR E PERDER – Não seria melhor se submeter ao escrutínio popular. Se ganhar continua, se perder, se prepara para voltar quatro anos depois. Simples assim. Querer se perpetuar, a todo custo, tem um componente de desfortúnio e de tragédia. O drama de Getúlio Vargas está bem presente na nossa memória.

Senhores, a melhor ditadura é sempre a pior solução para as nações. Os exemplos de ditaduras que desembocaram em tragédias para seus povos, são incontáveis.

NÃO FALTAM EXEMPLOS – Na União Soviética de Stalin, gerou a dissolução do país e legou um presidente bêbado, Boris Yeltsin, e um autocrata como Vladimir Putin. Em Cuba, Fidel Castro ficou lá até morrer, e sequer melhorou as condições econômicas da Ilha. Adolf Hitler, Benito Mussolini, Francisco Franco e Antonio Salazar deixaram legados malditos.

A ditadura brasileira pós-1964, depois de 21 anos, deu nisso que está aí, uma desorganização louca e o país atrasado no século 21. A ditadura venezuelana é um assombro de caos, incompetência e sofrimento para o povo.

Então, será que nós pretendemos embarcar em mais uma aventura? Claro que não, pois sabemos dos rumos, das incertezas e a desagregação da sociedade como consequência do perigo. O risco é altíssimo, e além de tudo, não é patriótico colocar a nação em perigo, por causa da vontade de alguns permanecerem no Poder, um exercício efêmero.

TEMPO DE DISTENSÃO – O ideal para o país seria o fim do acirramento, distendendo-se as relações esgarçadas e retomando o crescimento sem ameaças de golpe.

O problema é que se atingiu um limite tal que Bolsonaro não tem mais condições de recuperar o tempo perdido, devido aos erros cometidos no combate a pandemia e a quebra dos compromissos da campanha, que foram muitos.

A quem interessa o confronto? Apenas a Bolsonaro, seus filhos e sua entourage paramilitar. Assim, seria melhor se todos permanecessem em casa no Sete de Setembro, para não dar motivos a quem está mal intencionado.

12 thoughts on “É preciso evitar que o Sete de Setembro se torne justificativa para ditadura militar

  1. Fora da pauta.

    Gente, é realmente assustador o que está acontecendo com relação aos currículos que as pessoas estão fabricando.

    Este país é uma brincadeira!!

    Acho que a justiça tem que se debruçar nisso e punir os falsários.

    Essa atitude (falsificação) deveria
    Ser punida com três anos de reclusão no mínimo. Sem direito a recurso!

    Caramba! Não há nenhuma punição pra falsificadores?
    JL

    https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.oantagonista.com/brasil/reverendo-amilton-nunca-estudou-teologia-na-faculdade-onde-diz-ter-se-formado/amp/&ved=2ahUKEwjzqOD4sMjyAhWQIbkGHXwXBB4QlO8DKAB6BAhIEAE&usg=AOvVaw0gFm5Ky9ZnDOVImrKn5aK2

  2. Boa noite senhor Roberto Nascimento. Sua escrita, foi para pessoas de bom senso e pelo que tenho visto loucos ensandecidos nem sabem o que é isso.

    • isso me pareceu mais o rabo balançando o cachorro. (acuse-os daquilo que você é)

      O “Protesto” de 7 de setembro; é contra a ditadura do judiciário; que manda prender, censurar e confiscar dinheiro de jornalistas.

      E o texto; acusa o Bolsonaro disso; Bolsonaro é quem recebe ofensas mentirosas, tem suas falas distorcidas; e mesmo assim, nunca NUNCA pediu sequer direito de resposta nesses jornalões. Bolsonaro nunca fez o que o STF está fazendo; NUNCA censurou, NUNCA mandou prender, muito menos confiscou o dinheiro desses jornalistas que recebem fortunas para ficar distorcendo o que o Bolsonaro fala.

  3. Excelente artigo.
    .
    (Excelente artigo para quem não abriu mão da capacidade de pensar por si, sem perder a capacidade de dialogar com diferenças – executadas as nazifascistas e/ou narcomilicianas.)

  4. Que tal comemorarmos o 7 de setembro com distribuição de ajuda aos que atualmente têm necessidade. Cada quilômetro percorrido pelas carros de assalto (e bota assalto nisso) daria para alimentar várias famílias.
    Que tal serem mais patriotas, seus milicos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *