É suspeita a criação do “Observatório” para “acompanhar” a intervenção no Rio

Resultado de imagem para rodrigo maia charges

Afinal, o que pretende Maia com o “Observatório”?

Jorge Béja

A ocasião em que esse tal Observatório Legislativo da Intervenção Federal da Segurança Pública do Estado do Rio foi criado pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) me leva a tê-lo por suspeito. Certamente produzirá mais polêmica e confronto com a atuação dos militares das Forças Armadas, sob o comando do general Braga Netto, do que colaboração e ajuda. Estamos no início das operações militares no combate à criminalidade e na defesa da segurança pública. Tudo será difícil e haverá muitos confrontos e mortes. É uma guerra, fuzis de um lado, fuzis de outro. Militares armados de um lado e meliantes armados de outro.

O campo das batalhas é desfavorável aos soldados da lei e favorável aos “soldados do crime”, que bem conhecem o terreno, suas trilhas, esconderijos e escapes. E entre os confrontantes está o vai-e-vem da população ordeira, vitimada e trabalhadora.

DIREITOS HUMANOS? – Vamos aguardar o que os observadores do Observatório vão observar, o que vão fazer, como vão agir. Que não venham atrapalhar e atuar como defensores de quem não tem e nem merece ter preservado estes tão decantados “Direitos Humanos”, porque não se pode dar a quem rouba da população o maior e mais sagrados dos Direitos Humanos, que é o Direito à Paz e à Incolumidade, pessoal e coletiva.

29 thoughts on “É suspeita a criação do “Observatório” para “acompanhar” a intervenção no Rio

  1. Esta pantomima toda está me cheirando a UPP do Cabral e do Beltrame.
    Em resumidas contas é o seguinte: “Vamo vê comequita pa vê comequefica”
    Seria cômico se não fosse trágico.
    Simples assim.
    Atenciosamente.

  2. Esse observatório nada mais é do que uma infame vitrine para Rodrigo Maia se mostrar. Esse cara tem ambições políticas imensuráveis, e faz de tudo para mostrar que tem poder, inteligência… mas também para sair na mídia!

    É um dos caras mais traiçoeiros que a política brasileira já produziu. Algo como um “Lula mais da direita”, porém portador de algumas malandragens bastante semelhantes.

    Num país, como este onde os malandros da política triunfam, Rodrigo Maia tem futuro.

  3. Juca Valo, bom dia.
    Queira a sorte que seja este o objetivo; mas, para mim o que está se preparando é obstaculizar o trabalho da segurança, como já adiantou o Grande Jorge Bejá.
    Querem a sociedade brasileira assim, desse jeito, uma Zona; e o pior é que conseguem, pois aparentemente a mídia seja por que motivo for potencializa essas vozes.

  4. Os antigos romanos tinham a sabedoria de distinguir as coisas, quando tinham que tomar uma atitude drástica.
    Em tempos de crise, o senado nomeava um “ditador”que passava a ter poderes absolutos, por tempo determinado, inclusive com o próprio senado entrando em recesso.
    Tudo o que fizesse de necessário, era legal, alguma coisa que ficasse pouco clara era julgada depois.
    Voltada ao normal a situação, a “ditadura” acabava e o sistema continuava.
    No Rio de Janeiro, deram poderes relativos ao general, que tem a obrigação de respeitar os direitos civis da população, afinal o exército esta em operação policial e não em guerra.
    Os políticos já devem ter recebido recados dos “ditadores” da favelas, de que não mais serão bem-vindo as comunidades e também não terão mais os votos dos favelados.
    O instinto de sobrevivência política, já começa se manisfestar no políticos cariocas, que detém poder e estão sendo responsabilizado pelos criminosos, como omissos e coniventes com a intervenção.
    Ha também a possibilidade do “mastodôntico” consumo de drogas da região, já esta preocupado com a falta e consequente aumento do preço do produto e até com os efeitos “colaterais”, que a abstinência pode provocar na galera abastada, que consome o produto.
    Para os políticos do Rio, a coisa passou a ser um equilibrismo no arame da passagem de uma situação para outra, tem que agradar gregos, troianos, traficantes e usuários. O mar não esta pra peixe.

  5. Certíssimo, Dr. Beja. Este crápula, filho de outro, será convidado para participar de uma das primeiras operações de incursão numbdos redutos mais violentos, com capacete e colete à prova de balas, para avaliar, ele próprio e alguns asseclas e sabujos da Entourage, o trabalho das FFAA.
    Com a cara de babaca que lhe é própria, não irá por falta de coragem, física e moral.

  6. Caro Dr. Jorge Béja … Muito bom dia!

    Permita-me algumas observações?
    Entendo o Observatório Legislativo como uma resposta ao pedido do Comandante Villas Bôas de não haver uma nova Meia Comissão da Verdade!!!
    Já trabalhei em 3 comunidades … e comunico a quem interessa que não vi em nenhuma das 3 um local tipo estande de tiro … armas vi, sim … treinamento não vi, nem soube de ter havido algum … … … talvez seja o principal motivo das balas perdidas, né???
    Quando há confronto tenho lido que as mortes de policiais é muitíssimo menor … no entanto, as mortes de policiais fora de confronto é altíssima … … … vingança???
    Se for haver guerra … é de vitória dos Operadores da Segurança … … … no entanto, guerra foi contra guerrilha política – que queria conquistar o Estado … … … e hoje, ninguém que eu saiba, esteja cobiçando a Presidência, né???

    Quando da guerrilha … se combatia o Comunismo … … … e agora são vários os problemas; sendo que o principal é APRENDER A LER!!!
    Saudações!!!

    • Você queria um estande de tiros aonde? Na associação de moradores? Eles treinam na mata que fica no alto do morro aonde ninguém ousa entrar. Eu moro em frente e ao lado de favelas e escuto treinos toda semana.

      • Caro José Augusto Aranha … devemos desprezar o romantismo, meu amigo!!!

        Estande de tiro é o de menos num atirador de elite … há todo um preparo físico, psicológico e intelectual anterior!!!

        https://veja.abril.com.br/mundo/apertar-o-gatilho-e-a-parte-mais-facil-diz-ex-sniper-americano/

        https://extra.globo.com/noticias/mundo/seal-que-matou-bin-laden-lanchava-ao-lado-do-corpo-quando-mundo-soube-da-morte-rv1-1-19209834.html

        Abração

        • https://www.oantagonista.com/brasil/trope-de-elite-exercito-no-rio/: “A trope de elite do Exército no Rio
          Brasil 25.02.18 09:30
          Uma tropa que recebe treinamento de alto nível, com sede em Goiânia, chegou ao Rio de Janeiro para ficar na linha de frente da intervenção federal no estado, sob o comando do general Walter Souza Braga Netto, informa O Globo.
          “Na caserna, entre os militares, seus integrantes são chamados de ‘fantasmas’ por atuarem nas sombras, em operações sempre cercadas de sigilo. O Batalhão de Forças Especiais do Exército conta com aproximadamente 2 mil homens. Não raro, eles são comparados aos Navy Seals da Marinha americana, que mataram Osama bin Laden no Paquistão em 2011. Esses militares, preparados para ações antiterror, têm nas mãos uma missão muito difícil: expulsar o tráfico e as milícias de algumas favelas cariocas.”
          Coronel da reserva e ex-integrante das Forças Especiais, Fernando Montenegro explicou ao jornal que os integrantes passam por um rígido processo de seleção no Forte Imbuí, em Niterói, antes de seguirem para um mínimo de cinco anos de preparação em Goiânia.
          “É incomparável a qualidade deles. Eles alcançam uma qualificação extrema não só em nível tático, recebem treinamento de ponta para ações de alto risco em áreas urbanas. Trabalham com inteligência e entendem como funcionam as forças de sustentação de uma guerrilha. É um treinamento que capacita o militar a suportar situações extremas. Cada integrante das Forças Especiais tem um nível de conhecimento que o permite planejar sabotagens em grandes instalações e até produzir explosivos de forma improvisada.”
          No brasão dos FEs, como são chamados, aparece uma mão empunhando uma faca, com uma luva – referência às ações sempre discretas, que não deixam rastros. A lâmina está manchada de vermelho e o fundo preto indica que a tropa, preferencialmente, age à noite.
          Tremei, vagabundos do tráfico!”
          … … …
          Bin Laden traficante??? kkk KKK kkk

          • Se expulsar elas apenas mudam de endereço. Ou se faz cirurgicamente a eliminação ou estamos perdendo tempo e dinheiro.

  7. Caro Dr. Jorge Béja … gostaria de fazer também algumas observações sobre o “totus tuus” que o doutor mencionou em http://tribunadainternet.com.br/general-braga-netto-o-povo-do-rio-de-janeiro-lhe-implora-nos-socorra/

    https://blog.cancaonova.com/tododemaria/o-que-significa-totus-tuus/ tem: “A expressão, do latin, “totus tuus” significa todo teu (todo de Maria). Esta ficou mais conhecida porque foi o lema do pontificado do saudoso Papa João Paulo II. Ele usou estas palavras como lema por causa da sua particular devoção e consagração a Virgem Maria. Porém, a expressão “totus tuus” tem sua origem nos escritos São Luís Maria Grignion de Montfort e significa a consagração total a Virgem Maria.
    São Luís Maria, em seu Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, usa estes termos como fórmula de renovação da consagração: “Tuus totus ego sum, et omnia mea tua sunt”, que quer dizer: “Eu sou todo teu, e tudo o que é meu te pertence”.”

    • Prezado Lionço Ramos Ferreira.

      Por quase uma década que estudei interno regime fechado) no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro e depois, por 3 anos, também interno, com os sacerdotes salesianos, tive muitas aulas de Teologia. No
      São Bento, me ficaram inesquecíveis e cravadas no meu coração e na minha memória as aulas de Dom Estêvão Tavares Bettencourt O.S.B. E nos Salesianos as aulas do Padre Wolfgang Gruen. Dom Estêvão já faleceu. Padre Gruen está com 92 anos, lúcidos e ainda leciona em Barbacena e São João Del Rey.

      Tudo isso que o prezado leitor escreveu sobre o “Totus Tuus” desde a adolescência é do meu conhecimento. Veja só a quem ponto os beneditinos e salesianos chegaram para lecionar Teologia. O “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem” nos foi entregue, como alunos, em latim. E em latim o lemos todos.

      Sua contribuição é preciosa. Mas no artigo de ontem não havia lugar para explicar tudo isso. A saudação que recebeu João Paulo II por parte do povo tinha aquele sentido. Ou seja, dizíamos ao Papa que nós éramos todos dele. E foi neste mesmo sentido popular, distante da História da saudação, que o empreguei no artigo.

      Mais uma vez muito agradecemos sua erudição. E que seja sempre assim, Per Omnia Saecula Saeculorum, In Cristum, Cum Cristum e Per Cristum.

      Gratíssimo.

      • Muito feliz sabendo que padre Gruen continua na luta.
        É claro que sabia que o doutor confirmaria o que comentei.
        Meu objetivo é mostrar um lado da História que poucos conhecem … e foi por isso que estamos hoje com Intervenção Militar!!!

        A Intervenção Militar de 31/03/1964 foi a pedido da mulheres, que se sentiram ofendidas por Jango. Acontece que São João XXIII, em cujo Pontificado acontecera a renúncia de Jânio (provocada principalmente por Jânio ter condecorado Guevara que libertou padres que seriam fuzilados em Cuba) … São João XXII convocou o Concílio Vaticano II para aggiornamento da Igreja … e durante o concílio, a Igreja se foi aproximando do laicato, que estava com forte tendência esquerdista – na época.
        Isso levou a Igreja Católica no Brasil a ir se afastando do 31/03/1964.

        Acontece que entendo o 31/03 como um Movimento Mariano – só que esquecemos que Maria pediu o “APRENDAM A LER” … … … só recentemente é que percebi tal pedido … e já tinha lido as Mensagens Marianas inúmeras vezes!!!

        Abraço.

  8. Caro Dr. Béja … vou tocar num assunto muito delicado … é um assunto que levou à queda de Jango – é sobre a Autoridade na Igreja … Maria (com suas Aparições e Mensagens) ou Papa (com suas Encíclicas e a Doutrina Social)???

    http://www.ebc.com.br/cidadania/2014/03/discurso-de-jango-na-central-do-brasil-em-1964 … em seu mais famoso discurso, Jango comete um equívoco que documenta o Maria x Papas???

    Discurso de Jango na Central do Brasil em 1964 … Na sexta-feira, 13 de março de 1964, o presidente João Goulart defendeu as reformas de base propostas por seu governo em um grande comício na Central do Brasil, no Rio de Janeiro. Cerca de 200 mil pessoas participaram do ato político. Confira a íntegra do discurso: “… Ameaça à democracia não é vir confraternizar com o povo na rua. Ameaça à democracia é empulhar o povo explorando seus sentimentos cristãos, mistificação de uma indústria do anticomunismo, pois tentar levar o povo a se insurgir contra os grandes e luminosos ensinamentos dos últimos Papas que informam notáveis pronunciamentos das mais expressivas figuras do episcopado brasileiro.
    O inolvidável Papa João XXIII é quem nos ensina que a dignidade da pessoa humana exige normalmente como fundamento natural para a vida, o direito ao uso dos bens da terra, ao qual corresponde a obrigação fundamental de conceder uma propriedade privada a todos.
    É dentro desta autêntica doutrina cristã que o governo brasileiro vem procurando situar a sua política social, particurlamente a que diz respeito à nossa realidade agrária.
    O cristianismo nunca foi o escudo para os privilégios condenados pelos Santos Padres. Nem os rosários podem ser erguidos como armas contra os que reclamam a disseminação da propriedade privada da terra, ainda em mãos de uns poucos afortunados. … ”
    … … …
    E há esse Papas x rosário de Maria conforme entendia Jango???

    • Sr. Lionço Ramos Ferreira escreveu:

      “…o direito ao uso dos bens da terra, ao qual corresponde a obrigação fundamental de conceder uma propriedade privada a todos.”

      Me trouxe á lembrança uma musica famosa, tocada milhões de vezes pelo mundo, cuja tradução é:

      Declaro que a vida é simplesmente tomar, e não dar
      A Inglaterra é minha, e me deve uma vida
      (aqui no sentido de ‘um meio pra viver’)
      Mas pergunte-me por que, e eu cuspirei nos seus olhos

      Que não podemos mais nos apegar aos velhos sonhos
      Não, não podemos nos apegar a esses sonhos

      É o corpo que governa a mente, ou a mente governa o corpo?
      Não sei

      “Still Ill” – Johnny Marr, Steven Morrissey

      • Caro Sr. AndreBR … a questão das drogas é complexa, né???
        Em minhas pesquisas, encontrei a origem da boemia (não dormir à noite –
        porque não trabalha de dia) com Baudelaire e o uso do absinto.

        Conforme seu artigo, até o Papa Leão XIII usava vinho de folhas de coca.

        Foi com a morte da nossa Cármen Miranda que começou a haver uma conscientização melhor da questão das drogas.

        Freud chegou a usar cocaína medicinal; porém, a largou quando percebeu que se estava viciando.

        Recentemente tivemos a morte do Michael Jackson também com problemas de drogas.

        Hoje sabemos que drogas são drogas mesmo … quando criança, usávamos lança perfume só para brincar … depois descobriram que também pode ser droga!!!

  9. Uma citação é conclusiva … http://www.fatima.pt/pt/pages/narrativa-das-aparicoes com:
    Segunda aparição de Nossa Senhora
    Local: Cova da Iria
    Data: 13 de junho de 1917
    Pessoas presentes: 50 a 60
    «– Vossemecê que me quer? – perguntei.
    – Quero que venhais aqui no dia 13 do mês que vem, que rezeis o Terço e que aprendam a ler.”
    … … …
    Se Nossa Senhora pede que aprendam a ler é porque não quer ninguém enganado, né???

    Sugiro que os homens que rezam o Terço neste 19/03 lembrem deste pedido de Maria.

    • contato@tercodoshomens.com.br

      Para quem se interessar em resgatar nossa História … que está amarrada, desde 1961 … quando Jânio condecorou Guevara, que libertou padres condenados ao fuzilamento.
      Jânio fez tal pedido atendendo o Núncio Apostólico … acabou renunciando … e o Brasil até hoje não se encontrou!!! !!! !!!
      … … …
      Conclusão: Rezemos o Terço … Aprendamos a Ler (a Bíblia da maneira que Maria ensinou a Jesus)

  10. Parabéns, Dr. Jorge Béja. O seu artigo desnuda o oportunismo pueril e irresponsável do Rodriguinho, que, coitado, tem pretensões eleitorais muitos degraus acima da sua competência.

  11. Deveriam é calar a boca porque os Militares só estão lá porque ninguém deu conta, nenhum governador de nenhum Estado, nenhum político tomou providências, nenhuma instituição seja ela de deusmelivre-asul, regional, municipal, estadual ou federal quis tomar a frente.
    Se tivessem alguma coisa a fazer ou dizer os Militares não estariam nessa, que para eles é a maior canoa furada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *