Eduardo Cunha será denunciado. Mas cadê os outros 46 do listão?

Cunha se tornou o alvo preferencial de Janot e do Planalto

Carlos Newton

Embora os processos estejam correndo sob sigilo de Justiça, os grandes jornais receberam simultaneamente, nesta quarta-feira, informações de que a Procuradoria Geral da República vai denunciar, entre esta quarta e quinta-feira, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Supremo Tribunal Federal. Nenhum dos jornalões forneceu a fonte da matéria. Todos divulgaram secamente a notícia principal e depois passaram a atribuir a “investigadores” as informações complementares.

Repete-se agora a mesma cena assistida há alguns meses, na véspera da divulgação oficial da lista de políticos e autoridades que iam ser investigadas pelo Supremo Tribunal Federal, quando toda a imprensa recebeu simultaneamente a informação de que estariam na relação os nomes dos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e  Eduardo Cunha, que ficaram furiosos e atribuíram o vazamento da notícia ao próprio Palácio do Planalto, que estaria em conluio com a Procuradoria-Geral da República (leia-se Rodrigo Janot).

Interessante notar que uma das matérias, da Folha, assinala que “ainda não há uma redação final”. Mesmo assim, sem a redação final, o jornal já podia confirmar que a tendência é que o presidente da Câmara seja enquadrado no crime de corrupção por envolvimento no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. “A princípio é pelo menos esse crime. Mas ainda não há redação final”, adiantou um investigador à reportagem da Folha. “A expectativa é que, até quinta, além de Cunha, pelo menos outros dois congressistas sejam denunciados”, acrescentou a Folha.

ESTADÃO CITA COLLOR

A matéria do Estadão inclui ao lado de Cunha o senador Fernando Collor (PTB-AL) e diz que “a informação foi confirmada ao Estado por fonte com acesso às investigações”, confirmando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve denunciar, entre esta quarta-feira e amanhã, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.

Para quem acredita em coincidência, é um prato cheio, porque também em O Globo surge a mesma notícia, transmitida ao jornal por “uma fonte que acompanha o caso de perto”. A informação, porém, propositadamente difere um pouco do Estadão e da Folha. Diz que o Ministério Público Federal deverá apresentar denúncia contra o presidente da Câmara ainda nesta quarta-feira, mas não cita Collor e especula que “o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), deve constar na lista apresentada ao Supremo como outro denunciado”.

VÍTIMA PREFERENCIAL

Em tradução simultânea, pode-se dizer que existe uma preferência por Eduardo Cunha que se exibe de forma flagrante, inexplicável e até patética. Afinal, foram 47 políticos submetidos a inquérito, dia 6 de março.

Por que o senador Renan Calheiros ficou (ou ficará) de fora? E os outros que são reconhecidamente corruptos, como Edison Lobão, Roseana Sarney, Mário Negromonte e tantos mais, por que estão sendo poupados? Por que esta predileção por Cunha? Por que ele é considerado alvo prioritário? Como um homem como Rodrigo Janot se presta a esse tipo de serviço? Que país é este?

27 thoughts on “Eduardo Cunha será denunciado. Mas cadê os outros 46 do listão?

  1. Renan Calheiros é “MUI AMIGO” de Eduardo Cunha, fez seu acordo com o procurador geral e com o governo e deixou seu companheiro de partido se virar, deveria ser os dois denunciados, vamos esperar o fim desta história, vem traição por aí.

  2. O Eduardo Cunha tem um mérito, não se acovardou diferentemente do Renan Calheiros,
    que tão rápido passou para o lado do governo, sabedor que o governo tem seus aliados nos
    diversos setores dos poderes públicos. Se o Cunha for denunciado e o Renan não for, será
    um verdadeiro esquema escandaloso.

  3. O achacador tem todo apoio da parte da imprensa que tambem achaca.
    O PSDB apoia incondicionalmente o achacador.]
    Por que será que o PSDB levou 20 milhoes para Melar a CPI da Petrobras e a melou em 2013? Voces acham que os achacadores vão tocar no assunto, não vão falar de corda em casa de enforcado

    • KKKK o MAV bandido voltou. Ganhou a esmola do final do mês , sanduiche de mortadela e voltou para dizer bobagem aqui no site. Fala do mensalâo, do petrolão, da Rose, da amante do BB, do eletrolão do BNDSão, disto tu entendes bem. Bandido sabe tudo sobre o grupo onde vive.

  4. Concordo com o Sr, Carlos Newton. Janot está cometendo crime ético, se é que isto existe. Não poderia particularizar as denúncias a três nomes. Toda a pressa para Eduardo Cunha e nenhuma pressa para outras figuras que lambem as botas do poder da hora. Não defendo Eduardo Cunha, que deve ser punido exemplarmente, porém ele não é culpado sozinho. O achaque de cinco milhões de dólares é pouca coisa perto dos pixulecos que saíram da Petrobras, via empreiteiras e diretores corruptos e foram parar nas campanhas do pt e outros partidos, com o aquecimento (involuntário ou amigo) do TSE. O crime contra o TSE, por si só, já é motivo para interdição da chapa PT e do próprio partido. Infelizmente, este país é corruptível em todas as esferas de decisão. Nós, pobres eleitores somos seres vivos, mas os políticos são seres muito vivos.

  5. Interessante que a grande imprensa se cala sobre os 22.700.000,00 doados pelas empresas da Lava a Jato ao PSDB.
    Ah o PSDB pode, da para entender porque o Mensalão do PSDB que começou muito antes do Mentirão do Joaquim Barbosa não produziu nada ate agora. Sera que a lava a Jato vai lavar mais branco e cheiroso? Sei não

  6. Não adianta os petistas falarem, inventarem e espernearem.
    A massa vai explodir com o tsunami econômico que eles criaram e já está fazendo vítimas nas filas de emprego, nas compras do mês e nas contas vencidas..
    It’s the economy, stupid!
    Não tem janot, barroso, STF que dê jeito.
    Vai ficar marcado à ferro e fogo no lombo do PT o desastre que ainda está no início.
    A novela mexicana da política vai virar disaster movie.
    Aguardem o natal.

    • Concordo José! O débâcle negativo sobretudo na credibilidade das Instituições dessa atual conjuntura social, econômica e instável no campo moral e ético vai desembocar em desordem, que caminha de mãos dadas com a desobediência civil. Governo corrupto e ilegítimo, economia arruinada e a carestia transformarão o País na combalida Venezuela.

    • Eu não via filas de desemprego no governo de FHC, apesar do desemprego bater 23% quase igual aos 7,5% que geram filas.
      Sera que era o Moro que media as filas daqueles tetricos anos 90?

  7. “Por que esta predileção por Cunha? Por que ele é considerado alvo prioritário? ”

    Interessante o questionamento. Parece petista : “E o mensalão mineiro ?” “E o helicóptero da cocaína ?” “Por que aó o PT e não o PSDB ?”

  8. Sr.Newton, não estou entendendo uma coisa, neste Mundão de nóis todos, se o PARTIDO DA ÈTICA é contra tudo e todos que estão ai, porque cargas dáguas está se aliando ao Homem-de-Deu$ eduardo cunha com toda a sua ficha criminal que dá mais de 5 kilômetros de extensão….???

  9. Petralhas e simpatizantes, se crimes houveram praticados em outras administrações e o governo atual não age para identificar os respondáveis e puní-los, está PREVARICANDO! E se não sabe de fatos, praticam tão somente as difamações de adversários, que é a outra especialidade petista, fora roubar.

    • Sr Petralha: “Haver” com significado de “existir” vai para a terceira pessoa do singular. Use “Se crimes houve em outras administrações … etc …”.

      Negão também é cultura.

        • Ao invés de usar etc várias vezes, usei … , como também poderia usar idem idem. Entendeu, Shit MAV, ou prefere o arquivo jpeg ?

          Negão (sem cota) ainda é cultura !

  10. Eu disse ontem que não acreditava que fosse denunciado agora (no dia de ontem 19/08/15). Não tinha recebido nenhum aviso. Duas horas da madrugada de hoje dia 20, recebi um telefonema que dizia: Até agora não posso confirmar se amanhã o procurador apresentará denúncia. Muita especulação, de concreto ninguém sabe nada.

  11. Rapaz! Basta alguém – mesmo um bandido independente – que não seja da quadrilha do PT ser denunciado, que a turminha petralha do come-e-dorme fica toda ouriçada!

    Pena para eles que essa euforia é esporádica, porque para cada larápio autônomo desmascarado sempre há uns vinte “cumpanhêros” na fila.

  12. Lionço você tem idade de ser meu filho. Pensei que você tivesse uns 93 anos. Você me alegra; é bom assim. De agora em diante para mim tudo é festa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *