
Cunha se tornou o alvo preferencial de Janot e do Planalto
Carlos Newton
Embora os processos estejam correndo sob sigilo de Justiça, os grandes jornais receberam simultaneamente, nesta quarta-feira, informações de que a Procuradoria Geral da República vai denunciar, entre esta quarta e quinta-feira, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao Supremo Tribunal Federal. Nenhum dos jornalões forneceu a fonte da matéria. Todos divulgaram secamente a notícia principal e depois passaram a atribuir a “investigadores” as informações complementares.
Repete-se agora a mesma cena assistida há alguns meses, na véspera da divulgação oficial da lista de políticos e autoridades que iam ser investigadas pelo Supremo Tribunal Federal, quando toda a imprensa recebeu simultaneamente a informação de que estariam na relação os nomes dos presidentes do Senado e da Câmara, Renan Calheiros e Eduardo Cunha, que ficaram furiosos e atribuíram o vazamento da notícia ao próprio Palácio do Planalto, que estaria em conluio com a Procuradoria-Geral da República (leia-se Rodrigo Janot).
Interessante notar que uma das matérias, da Folha, assinala que “ainda não há uma redação final”. Mesmo assim, sem a redação final, o jornal já podia confirmar que a tendência é que o presidente da Câmara seja enquadrado no crime de corrupção por envolvimento no esquema de desvio de dinheiro da Petrobras. “A princípio é pelo menos esse crime. Mas ainda não há redação final”, adiantou um investigador à reportagem da Folha. “A expectativa é que, até quinta, além de Cunha, pelo menos outros dois congressistas sejam denunciados”, acrescentou a Folha.
ESTADÃO CITA COLLOR
A matéria do Estadão inclui ao lado de Cunha o senador Fernando Collor (PTB-AL) e diz que “a informação foi confirmada ao Estado por fonte com acesso às investigações”, confirmando que a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve denunciar, entre esta quarta-feira e amanhã, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o ex-presidente e senador Fernando Collor (PTB-AL) por envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás.
Para quem acredita em coincidência, é um prato cheio, porque também em O Globo surge a mesma notícia, transmitida ao jornal por “uma fonte que acompanha o caso de perto”. A informação, porém, propositadamente difere um pouco do Estadão e da Folha. Diz que o Ministério Público Federal deverá apresentar denúncia contra o presidente da Câmara ainda nesta quarta-feira, mas não cita Collor e especula que “o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), deve constar na lista apresentada ao Supremo como outro denunciado”.
VÍTIMA PREFERENCIAL
Em tradução simultânea, pode-se dizer que existe uma preferência por Eduardo Cunha que se exibe de forma flagrante, inexplicável e até patética. Afinal, foram 47 políticos submetidos a inquérito, dia 6 de março.
Por que o senador Renan Calheiros ficou (ou ficará) de fora? E os outros que são reconhecidamente corruptos, como Edison Lobão, Roseana Sarney, Mário Negromonte e tantos mais, por que estão sendo poupados? Por que esta predileção por Cunha? Por que ele é considerado alvo prioritário? Como um homem como Rodrigo Janot se presta a esse tipo de serviço? Que país é este?
Renan Calheiros é “MUI AMIGO” de Eduardo Cunha, fez seu acordo com o procurador geral e com o governo e deixou seu companheiro de partido se virar, deveria ser os dois denunciados, vamos esperar o fim desta história, vem traição por aí.
O Eduardo Cunha tem um mérito, não se acovardou diferentemente do Renan Calheiros,
que tão rápido passou para o lado do governo, sabedor que o governo tem seus aliados nos
diversos setores dos poderes públicos. Se o Cunha for denunciado e o Renan não for, será
um verdadeiro esquema escandaloso.
O achacador tem todo apoio da parte da imprensa que tambem achaca.
O PSDB apoia incondicionalmente o achacador.]
Por que será que o PSDB levou 20 milhoes para Melar a CPI da Petrobras e a melou em 2013? Voces acham que os achacadores vão tocar no assunto, não vão falar de corda em casa de enforcado
KKKK o MAV bandido voltou. Ganhou a esmola do final do mês , sanduiche de mortadela e voltou para dizer bobagem aqui no site. Fala do mensalâo, do petrolão, da Rose, da amante do BB, do eletrolão do BNDSão, disto tu entendes bem. Bandido sabe tudo sobre o grupo onde vive.
O pior de tudo, é que a “grande” imprensa tá pianinho em relação ao outro picareta, RENAM Calhorda.
QUE país esse nosso…..
Concordo com o Sr, Carlos Newton. Janot está cometendo crime ético, se é que isto existe. Não poderia particularizar as denúncias a três nomes. Toda a pressa para Eduardo Cunha e nenhuma pressa para outras figuras que lambem as botas do poder da hora. Não defendo Eduardo Cunha, que deve ser punido exemplarmente, porém ele não é culpado sozinho. O achaque de cinco milhões de dólares é pouca coisa perto dos pixulecos que saíram da Petrobras, via empreiteiras e diretores corruptos e foram parar nas campanhas do pt e outros partidos, com o aquecimento (involuntário ou amigo) do TSE. O crime contra o TSE, por si só, já é motivo para interdição da chapa PT e do próprio partido. Infelizmente, este país é corruptível em todas as esferas de decisão. Nós, pobres eleitores somos seres vivos, mas os políticos são seres muito vivos.
Interessante que a grande imprensa se cala sobre os 22.700.000,00 doados pelas empresas da Lava a Jato ao PSDB.
Ah o PSDB pode, da para entender porque o Mensalão do PSDB que começou muito antes do Mentirão do Joaquim Barbosa não produziu nada ate agora. Sera que a lava a Jato vai lavar mais branco e cheiroso? Sei não
Tu não entendeu ainda, o PSDEM_BOS é o Partido INIMPUTÀVEL MUNDIAL, nada pode acontecer com com os ladrões corruptos do partido.
A Midiazinha de Mérida se cala, porque seus patrões e jornalistinhas-amigos-chapa branca são frequentadores da Adega do Apartamento da Avenue Foch em Paris, onde o anfitrião para recebê-los é a RAINHA DA FRANÇA…..eh!eh!e
Armando, vai trabalhar senão o FHC te dá outro pontapé na “B”.
PQ Mensalão do PSDB e Mentirão do Joaquim ? Estais fazendo a mesma coisa de que acusa a imprensa, de ser imparcial.
Não adianta os petistas falarem, inventarem e espernearem.
A massa vai explodir com o tsunami econômico que eles criaram e já está fazendo vítimas nas filas de emprego, nas compras do mês e nas contas vencidas..
It’s the economy, stupid!
Não tem janot, barroso, STF que dê jeito.
Vai ficar marcado à ferro e fogo no lombo do PT o desastre que ainda está no início.
A novela mexicana da política vai virar disaster movie.
Aguardem o natal.
Concordo José! O débâcle negativo sobretudo na credibilidade das Instituições dessa atual conjuntura social, econômica e instável no campo moral e ético vai desembocar em desordem, que caminha de mãos dadas com a desobediência civil. Governo corrupto e ilegítimo, economia arruinada e a carestia transformarão o País na combalida Venezuela.
Eu não via filas de desemprego no governo de FHC, apesar do desemprego bater 23% quase igual aos 7,5% que geram filas.
Sera que era o Moro que media as filas daqueles tetricos anos 90?
Eu ainda não acredito que Cunha e Collor serão denunciados agora.
“Por que esta predileção por Cunha? Por que ele é considerado alvo prioritário? ”
Interessante o questionamento. Parece petista : “E o mensalão mineiro ?” “E o helicóptero da cocaína ?” “Por que aó o PT e não o PSDB ?”
“Tucano é petista com complexo de superioridade intelectual”
(Reinaldo Azevedo)
Sr.Newton, não estou entendendo uma coisa, neste Mundão de nóis todos, se o PARTIDO DA ÈTICA é contra tudo e todos que estão ai, porque cargas dáguas está se aliando ao Homem-de-Deu$ eduardo cunha com toda a sua ficha criminal que dá mais de 5 kilômetros de extensão….???
Petralhas e simpatizantes, se crimes houveram praticados em outras administrações e o governo atual não age para identificar os respondáveis e puní-los, está PREVARICANDO! E se não sabe de fatos, praticam tão somente as difamações de adversários, que é a outra especialidade petista, fora roubar.
Sr Petralha: “Haver” com significado de “existir” vai para a terceira pessoa do singular. Use “Se crimes houve em outras administrações … etc …”.
Negão também é cultura.
Não se usa “etc.” acompanhado por reticências (etc….). Usa-se “etc.” ou reticências. Sem mágoas, petista de …
Ao invés de usar etc várias vezes, usei … , como também poderia usar idem idem. Entendeu, Shit MAV, ou prefere o arquivo jpeg ?
Negão (sem cota) ainda é cultura !
Eu disse ontem que não acreditava que fosse denunciado agora (no dia de ontem 19/08/15). Não tinha recebido nenhum aviso. Duas horas da madrugada de hoje dia 20, recebi um telefonema que dizia: Até agora não posso confirmar se amanhã o procurador apresentará denúncia. Muita especulação, de concreto ninguém sabe nada.
Estimado Aquino … Boa tarde!
…
Algum Pavio Curto
Outro Pavio Maior
Pavio por Pavio
…
Qual incendeiará???
…
Abrs.
Rapaz! Basta alguém – mesmo um bandido independente – que não seja da quadrilha do PT ser denunciado, que a turminha petralha do come-e-dorme fica toda ouriçada!
Pena para eles que essa euforia é esporádica, porque para cada larápio autônomo desmascarado sempre há uns vinte “cumpanhêros” na fila.
E o comportamento de manada contiua, com CN à frente. Que dureza!
Lionço você tem idade de ser meu filho. Pensei que você tivesse uns 93 anos. Você me alegra; é bom assim. De agora em diante para mim tudo é festa.