Efeito Dilma faz a Bolsa de Valores abrir com queda de 4,65

Carlos Newton

Já era esperada a rejeição dos investidores à continuação do governo de Dilma Rousseff. A Bolsa de Valores abriu com uma queda brutal, de menos 4,65%. Mas essa situação não pode prosperar. É claro que o Brasil está numa crise econômica gravíssima, com estagflação (inflação sem crescimento econômico), mas não se pode continuar derrubando o índice Bovespa.

Se as cotações continuarem caindo, será possível assumir o controle das empresas apenas comprando as ações ordinárias a preço vil, porque o patrimônio líquido delas terá maior valor do que os papéis oferecidos em bolsa.

A hora não é de desespero e desforra, mas de raciocínio lógico. É muito duro aturar uma presidente como Dilma Rousseff, totalmente despreparada. Aécio Neves não é nenhuma Brastemp, como se diz popularmente, mas seria um governante muito melhor do que ela, não há dúvida, mas não tem carisma para derrotar a máquina pública aparelhada pelo PT, com os eleitores de cabresto do Bolsa Família e a nova “classe média” da renda mensal per capita de 300 reais.

Quem tem ações na Bolsa não deve vender. Logo o mercado se normalizará e o índice Bovespa chegará à normalidade (no meu entender, algo em torno de 62 mil pontos; agora, está em menos de 50 mil).

Dilma, Lula e o PT passarão, e o Brasil resistirá a seus “malfeitos”, porque tem um encontro marcado com o futuro.

16 thoughts on “Efeito Dilma faz a Bolsa de Valores abrir com queda de 4,65

  1. Mais uma vez, a profecia (anos 60) de Stanislau Ponte Preta (Sérgio Porto) se realiza: “o dia em que a plebe ignara perceber que é maioria e tem poder, o Brasil estará ferrado”.

  2. Esses investidores podem ser tudo,porém não são burros,eles não vão deixar a bolsa ir pro fundo do poço,pois eles irão junto.Essa turma não tem amor a ninguém,eles amam o lucro e nada mais.

  3. Não adianta o mercado ficar dando esses ataques de frescura. A Dilma está reeleita, queiram eles ou não, ninguém vai dar atenção aos pitis e beicinhos dos investidores a essa altura do campeonato.

  4. Ontem senti vergonha de ser brasileiro( mais uma vez ) e muito mais de ser nordestino, até ontem eu acreditava na velha frase de Euclides da cunha – ” O sertanejo é antes de tudo um forte”.
    Infelizmente vejo que perderam a dignidade. Não mais luta pela sua subsistência e vivem de esmolas de um governo que os tornou dependentes e indolentes.
    Vivem agora a sombra de um programa travestido de programa de inclusão social.
    Lamentável!

    • César – Fortaleza, meu irmão nordestino,
      Não, o povo nordestino não perdeu a dignidade porque está sendo enganado!
      Ao longo de várias décadas milhões de pessoas passaram fome e sede, sofreram as agruras das intempéries, do descaso de seus representantes políticos.
      O bolsa família criado por FHC e muito bem ampliado pelo PT, de certa forma compensou as vicissitudes injustas que viveram sem qualquer atenção e preocupação por parte de nossos governantes, havendo pelo menos comida e uns trocados para suas vidas, mas foi somente isto.
      Diante dessa oportunidade de terem o que comer pelo menos, aflorou desse povo extraordinário do Norte e Nordeste a FIDELIDADE, a LEALDADE, como maneira de agradecer a sacola de alimentos recebida mensalmente.
      No entanto, a falta de uma Educação e Ensino condizentes, o trabalho negado pela falta de capacidade profissional e qualidade na mão de obra e serviços, estabeleceram uma espécie de condenação dessa gente maravilhosa à miséria, criminosamente explorada pelo PT e ameaça de que se votassem em Aécio tais recursos seriam eliminados!
      Ora, César, os pais pensaram em seus filhos, e imaginaram como sobreviveriam sem esta esmola mensal.
      Assim, sem qualquer medida que os liberte dessa condição de pedintes cadastrados, de pobres regulamentados, de miseráveis condenados pela gana de um partido pelo poder, nortistas e nordestinos não tiveram outra opção, e votaram no PT.
      Lamentavelmente estão sendo usados, manipulados em suas necessidades. O crime lesa-pátria do PT tem sido com esta gente de coração aberto, mas singela, simples, que está sendo bem tratada na sua interpretação quando, na verdade, os petistas inescrupulosos e apátridas as estão traindo, subjugando-a conforme suas vontades, mediante seus interesses pelo poder acima de qualquer questão nacional e patriótica.
      Abomino as mensagens que os nordestinos e nortistas estão sendo alvos de maus brasileiros, que os estão culpando pela derrota de Aécio, no lugar de acusar a má política, os corruptos, que infestam o Congresso, Assembléias e Câmaras Municipais, inclusive suas prórpias alienações neste sentido, de somente agora terem constatado o mal que o PT faz a esta terra!
      Não, meu caro amigo, tenhas orgulho de ser nordestino, de seres digno desta Pátria, e de ainda estares sendo explorado mesmo sendo sustentado por esmolas, mas ludibriado e iludido por traidores, por criminosos que se instalaram no Planalto, que estão dilapidando o nosso patrimônio e impedindo que nos desenvolvamos porque perderiam a sua condição de manter milhões de brasileiros aprisionados ao óbulo degradante, mercê benefício que mais os prejudica que resolve as mazelas e deficiências de um povo nobre, altaneiro, permanentemente lesado por governos deploráveis, desonestos e corruptos!

  5. Curiosa essa “preocupação” do Carlos Newton com a Bolsa – esse antro de convescote dominado por QUARENTA players (especuladores), os mesmo que controlam as finanças bancarias que diariamente “encostam na parede” o Banco Central com “autonomia operacional”. A desinformação (e desonestidade também?) dos jornalistas “especializados” em “mercado de capitais” é tamanha que torna-se risível e chacota para economistas críticos e com sólida compreensão do que e como é, o capitalismo financeiro. É piada de mau gosto atribuir a Dilma a “queda” na Bolsa, hoje. O Tesouro Nacional não atua na Bolsa. Presumo que a preocupação (e temor) do CN não uma tentativa de apegar “num galho seco” para se manter “endireitado” à espera do “terceiro turno” eleitoral, ou seja, o decantado e verbo e ódio pela “grande” imprensa e os grunhidos da tucanada, depenada nas urnas ontem, o tal IMPEACHMENT da insubstancial Dilma. Tudo é o avolumar da última flor do Fascio fermenta pelas “Redações”. Quem será o “Carlos Lacerda” de agora a mobilizar os milicos de pijamas a colocarem nas ruas o urutus e cascavéis?

  6. Sei não…

    Assimilar esse nocaute eleitoral não vai ser fácil para milhões de brasileiros que esperavam, como esperam, que alguns lutem, briguem por eles, por uma gestão nacional feita com competência o que não é caso da presidente reeleita… por coisa de 3 milhões de votos de diferença, o senhor Aécio, representando a MUDANÇA ,que levou milhões às ruas, não se concretizou exatamente por causa da covardia, ou da esmola da Bolsa Parasita…

    Em termos de covardia, temos o pódio reservado para os mineiros…

    Um detalhe que deve ser levado em consideração pelo distinto público, é o da secessão, que poderá crescer, se o PT insistir no jogo da divisão que já aconteceu entre os brasileiros. Não adianta o Partido dos Trabalhadores falar de união da boca para fora,,,

    Sobre a possibilidade da divisão, o jornalista Jorge Serrão, do blog Alerta Total, já mostra o mapa do Brasil dividido entre a República Popular do Brasil – reunindo os estados do norte e nordeste – e os Estados Unidos da América do Sul – elencados pelos estados do sudoeste e sul do país…

    Como o blefe num jogo de pôquer, é aguardar e pagar para ver…

    Responder

  7. Caro Andrade,
    Não gostei desta divisão mesmo que imaginária, de o Brasil ser partido entre Sul e Sudeste contra Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
    Dá a impressão daquele gaúcho, de Santa Cruz do Sul que, na década passada, pleiteou o RS se juntar à Santa Catarina para se libertarem do Brasil, e foi um auê, merecidamente.
    Na verdade o PT elaborou um plano para que assim acontecesse esta discussão sobre a secessão brasileira, a partir do momento que colocou como antagonistas brancos e negros, homossexuais e heterossexuais, ricos e pobres, funcionários públicos e iniciativa privada e o Norte contra o Sul.
    No entanto, discordo veementemente desta iniciativa, mesmo que por diversão, pois devemos cada vez mais ficarmos unidos, coesos, sob pena de efetivamente a nossa terra ser dividida ao meio através de uma revolução, diante do ódio que se percebe dos petistas pelos que discordam do PT!
    Observa a reação contra a Veja semana passada, e a declaração do iresponsável do ex-presidente Lula ao exclamar que o seu partido iria fazer de tudo para não perder essas eleições.
    Em outras palavras:
    A mesa está posta para um jantar mortal, pois a comida a ser servida está envenenada!
    Precisamos ficar atentos e não cair nessa esparrela, que alimentará o PT com seus discursos separatistas caso esta idiotice crescer nas redes sociais, e fomentar mais ainda a diferença existentes entre os brasileiros, que poderá nos levar à completa destruição como País e uma grande parcela do nosso povo eliminada.
    Um abraço, guri.

  8. Buda tinha razão o mal da humanidade é a ignorância,as pessoas estão falando por ouvir falar, o nordeste hoje, eu vi in loco a um mês, teve um crescimento extraordinário.Eu não ia ao nordeste a mais de 10 anos,fiquei maravilhado pelo seu momento atual. Uma coisa que eu sempre pautei na minha vida é ser justo,portanto querer culpar o nordeste pela derrota do Aécio é vergonhoso.Ninguém fala de Minas Gerais,nem de São Paulo que , sofrendo a falta de água num grande estelionato eleitoral do PSDB,deu ao Aécio uma extraordinária vitória.Sem contarmos o Rio de Janeiro onde o governo Federal inundou de dinheiro e o Aécio teve excelente votação.Senhores já vive isso dentro, essa turma já esqueceu, eles já estão pensando em 2018 e a gente tolamente ficamos buscando justificativas para vitórias e derrotas.

  9. A reeleição da Presidente Dilma Rousseff (PT) tem motivado a mobilização , por meio das redes sociais , para protestar pedindo o impeachment petista, com base nas denúncias de corrupção na Petrobras . As manifestações foram marcadas em São Paulo e, Estado onde o adversário de Dilma, Aécio Neves , teve a segunda maior vitória : 64,31% dos votos válidos .
    Em Santa Catarina ele alcançou 64,59%.

    No Facebook, dos eventos mobilizam de 10 mil pessoas . Cerca de 12 milconfirmaram presença em um ato marcado para esta segunda-feira ,às 18 horas , no Largo da Batata, na zona oeste da capital. O ato pedirá o impeachment de Dilma e um”sistema de votação mais confiável”, segundo a descrição do evento.

    A manifestação deve defender o voto facultativo, o voto impresso na urna eletrônica e a devolução do “dinheiro roubado” da Petrobras . O evento foi criado por um perfil chamado Mudança já, que se apresente como um “movimento apartidário por uma gestão pública eficiente, educação e cidadania”.

    Cerca de 14 mil pessoas confirmaram presença em outro ato marcado para amanhã , na Avenida Paulista , também às 18 horas , com nome impeachment da Dilma.

    PS.Prezado amigo Bendl:
    Duas pessoas , neste espaço livre da Tribuna da Internet, que eu tenho em alta consideração e apreço. O moderador e grande jornalista Carlos Newton e você. Entanto, o meu pensamento exposto acima é o que senti no meu coração.Não é preconceito, nem ódio ou rancor.É apenas um sentimento de decepção.Fiquei tão triste, tão deprimido que não consegui dormir.Passei a noite em claro.
    Grande abraço.

    • César, meu irmão nordestino,
      Tens o direito de ficar triste, amuado, decepcionado.
      As tuas palavras foram mais uma vazão de sentimentos frustrados pela derrota, que verdadeiramente pensares desta forma da tua Região, que orgulha a todos os brasileiros.
      Claro que entendi o teu texto, e me manifestei aproveitando-o para dar o meu recado aos preconceituosos, que estão inundando as redes sociais com comentários contra o Norte e Nordeste, lamentavelmente.
      Aécio perdeu a eleição porque deixou a desejar nessas regiões, simples.
      E não contou com a fidelidade e lealdade desse povo para com o PT pelo bolsa família que, mesmo sendo condenado à miséria e não entender que está nesta situação para ser explorado por causa do analfabetismo funcional em larga escala, votou nos petistas, uma reação mais que natural.
      Aécio deveria ter sido enfático quanto a continuar com esta ajuda humanitária, e não social como tem sido denominado.
      E deveria apresentar um programa para aumentá-la, mediante Ensino Fundamental e Escolas Técnicas para formar trabalhadores em busca de melhores salários através de mão de obra mais qualificada.
      Aécio se descuidou, a ponto de ter perdido no seu próprio Estado!
      Agora, eles estão bem, mas nós não devemos nos amargurar porque queríamos mudanças e elas não acontecerão, razão pela qual a luta continua, e agora com mais intensidade porque constatamos que a metade dos brasileiros deseja o mesmo que nós!
      Eu diria que estamos mais fortes, faltando apenas união, coesão, de modo que não nos desintegremos nesta intenção de resgatar o Brasil do cunho petista e de idelogias retrógradas, apátridas, prejudiciais ao povo e ao País.
      Um abraço, meu caro.

  10. Perfeito, Rocha, perfeito.
    A intenção do PT é justamente de nos dividir, criar um estado socialista, mesmo que para tal finalidade ele nos coloque em risco iminente de uma revolução entre petistas e contrários!
    Talves esta idéia seja agora posta de lado porque a metade do Brasil não quer o PT, portanto, há uma reação inesperada de forças antagônicas, que os petistas não calculavam que fossem tão intensas e numerosas.
    Pois é este o cuidado que deveremos ter neste momento, de nos separarem, de nos jogarem uns contra os outros por conta da vitória esmagadora de Dilma nas Regiões Norte e Nordeste, e de Aécio no Sul e Sudeste, mais precisamente em São Paulo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *