Atentado será positivo ou negativo para o candidato Jair Bolsonaro? Eis a questão.

Resultado de imagem para BOLSONARO ESFAQUEADO

A facada em Bolsonaro certamente influenciará os eleitores

Carlos Newton

As próximas pesquisas estão sendo aguardadas em clima de ansiedade total, com vários candidatos à beira de um ataque de nervos. A próxima apuração do Instituto Datafolha já trará os primeiros efeitos políticos do atentado ao deputado Jair Bolsonaro, que lidera com folga a disputa.  Além disso, as novas pesquisas revelarão mais claramente o potencial de transferência de votos de Lula da Silva para o substituto Haddad.

EFEITO FACADA – O mais importante, no momento, será o efeito da facada levou Bolsonaro para a emergência hospitalar, com grave risco de perder a vida. Não se pode prever o que ocorrerá, porque o resultado tanto pode ser positivo, pela vitimização do candidato, quanto negativo, pela lição de que pregar a radicalização e a força, como Bolsonaro faz, pode acarretar uma reação contrária verdadeiramente insana.

Posso estar equivocado, mas na minha opinião o efeito será positivo para o candidato do PSL, que não poderá fazer campanha, pois a recuperação é demorada, mas dará declarações diárias à imprensa. A alta rejeição a seu nome, que é o fator mais negativo e poderia evitar sua eleição no segundo turno, pode ser reduzida devido à comoção nacional causada pelo ensandecido atentado.

ADEUS ÀS ILUSÕES – Enquanto isso, alguns concorrentes do segundo escalão já começam a se despedir da disputa, como Alvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB) e o resto da galera da rabeira. Dias chegou a esboçar um avanço, mas depois estacionou, enquanto Meirelles jamais foi candidato de verdade, pois o MDB nunca teve verdadeira disposição de apoiá-lo.

A bola da vez agora é Geraldo Alckmin, que vem fazendo uma campanha insossa, não consegue entusiasmar o “Centrão” e está sendo traído no atacado e no varejo, dependendo das peculiaridades da política em cada Estado.

Se Alckmin continuar empacado na próxima pesquisas do Instituto Datafolha, que será divulgada segunda-feira, e depois no levantamento da CNT/MDA, pode dar adeus às ilusões e fechar a sorveteria do picolé com chuchu.

VOTOS DE LULA – Outra grande expectativa é sobre a capacidade de Lula da Silva transferir votos. É bom lembrar que, na pesquisa espontânea de todos os institutos (“Em quem você vai votar?”, sem apresentação da lista de candidatos), Lula nunca teve mais de 20% dos votos, ficava por volta de 17% ou 18%. 

Já se sabe que uma parte desses votos não será transferida para Haddad, que precisará ter mais de 20% para chegar ao segundo turno e enfrentar Jair Bolsonaro. Na mais recente pesquisa Ibope, o substituto de Lula chegou a 6%, em viés de alta e deve continuar subindo, mas ninguém até que ponto ele vai.

Por enquanto, a eleição está sendo decidida por Bolsonaro e um tertius, a ser escolhido entre Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT), empatados em 12 pontos, enquanto o candidato do PSL folga na frente com 22 pontos. A diferença é que Marina está empacada e Ciro aparece em viés de alta em três pesquisas seguidas.

###
P.S. 1 –  Mesmo subindo nas pesquisas, a meu ver continua improvável uma vitória de Bolsonaro no primeiro turno. Posso estar enganado, mas na segunda-feira teremos uma visão mais aproximada do quadro, com o resultado do Datafolha

P.S. 2Este artigo foi publicado inadvertidamente às 7h10m, e já tinha alguns comentários quando o retirei para fazer a atualização, pois estava completamente defasado. Peço desculpas ao leitores. (C.N.)

100 thoughts on “Atentado será positivo ou negativo para o candidato Jair Bolsonaro? Eis a questão.

  1. O fato do esfaqueador ter sido, ou ser, filiado a este ou aquele partido, bem como publicar posts favoráveis ao Lula, não significa que os partidos e Lula tenham alguma coisa a ver com o que o cara fez; ver a cara do dito já nos leva a concluir que é um maluco; disse que fez “a mando de Deus”; frequenta alguma igreja destas que proliferam por aí? Que pregam que tudo o que acontece é por obra de Deus, Jesus? Aí desvirtuam e fazem o que o cara fez, dizendo que foi “a mando de Deus. A ironia de tudo isto é que o tal candidato vinha fazendo apologia das armas, de liberar armas, sempre fazendo gestos simulando dar tiro; auxiliando crianças a simular atirar de revólver; dizendo que ia metralhar os petralhas (disse depois que era brincadeira; brincando com a violência); o filho dizendo que resolveriam as coisas nem que fosse à bala; repito, a ironia é que esqueceram não existe só bala; faca também serve como arma para esfaquear, e até matar. Quando ao candidato é o mesmo de antes de ser esfaqueado, um lixo; se alguém, de repente, acha que deve votar no dito por causa do fato, é um lixo, também.

    • O cara foi preso no local e chegou ileso à delegacia. Ao lado de Bolsonaro tinha vários seguranças, policiais armados e uma multidão revoltada com o incidente. Isso prova que pessoas de boa índole sabem se conter.

      Porque é tão difícil aceitar essa verdade: Não é a arma que mata, quem mata é a pessoa.

      O cara usou uma faca. A solução é proibir o porte de faca?

      Os fundamentos da seita esquerdista que você segue são baseados em puro ódio, você não percebe?

      Você chama os outros de lixo, mas o que você diz é puro lixo moral.

      Faça uma reflexão, abandone essa seita. Você não percebe que não consegue mais raciocinar direito?

      • Conheço caso de pessoas que morreram a base de pedradas e pauladas. Vão proibir também paus e pedras? O problema é a índole do ser humano, e nao no instrumento. Pois até com um soco se mata alguém. Vão proibir as mãos também?

        • Stalin matou muita gente na Ucrânia usando a arma da fome. Maduro está fazendo o mesmo. É assim que “a ideologia da paz” consegue subjugar o povo, mas isso é outra história…

        • Não entenderam nada; falei em faca, porque se fosse um revólver….o bozo já estaria, de repente, morto; ainda mais que o esfaqueador treinou tiro na mesma escola de Santa Catarina onde os filhos do bozo treinaram.
          Se ele tinha condições de comprar uma arma não sei, mas…

      • Há pessoas assassinas atépost mortem. O caso de um piloto no RS, que fazia looping: seu corpo transpôs o telhado duma residência e caiu sobre uma senhora que estava a cozinhar.
        Existem relatos de uma guerra na região do Caucaso, quando um dos lados beligerante usava cadáveres de pessoas mortas por cólera, p ara infectar os inimigos.
        O ser humano sempre foi a mais fiel personificação do diabo!
        Eu evito me ver no.espelho!

    • Disse que fez a mando de Deus por instruções do grupo criminoso. Até nesse sentido somos ordinários – os grupos terroristas estraingeiros declaram a responsabilidade do ato; aqui os covardes culpam o que chamam de Deus – um Deus vermelhinho que paga com mortadela a lealdade de seus seguidores.

    • Você sérgio pode me considerar um lixo mas tenho certeza que comparando com você sou ao menos um lixo reciclavel. Você certamente é um lixo descartável ou mais provavelmente, esgotante.

  2. Newton, você relembrou fatos importantes de nossa história. Pinheiro Machado foi morto em 1915 por um homem do povo chamado Manso de Paiva. Pinheiro Machado era o candidato mais forte para a eleição de presidente da República. João Pessoa foi morto por questões passionais em Recife. Ele era paraibano. O Major da Aeronáutica assassinado em 1954 quando acompanhava Lacerda não era político. O acusado Alcino não foi seu matador (isso eu tenho certeza). A morte do senador acreano Kairala foi graças ao estrabismo do pai de Collor, o senador Arnon de Mello. As maiores repercussões foram as mortes de João Pessoa e de Rubens Vaz.

      • Vicente

        Para o pessoal da esquerda, atentados só os contra os deles!
        Se é da direita, não vale. Se é militar, estava em serviço.

        É preciso que entendamos a atual situação da sociedade brasileira: uma sociedade doente e idiota; idiota e doente.

        O que li de ontem para hoje nas redes dá a ideia nítida de que nossa sociedade está dividida, ideologizadas, fanatizada, burra e sem rumo. E isto, acontecendo com uma parcela enorme dela.
        Ouso dizer:que, sem um choque térmico, não conseguiremos acordar e fazer muitos voltarem ao estágio de seres humanos.

        E ainda querem que se acredite na democracia! Certamente que que sim, mas não na nossa atual.

        Fallavena

        • É verdade, Fallavena.

          São décadas de lavagem cerebral nas escolas e o resultado é esse: as pessoas não conseguem mais raciocinar direito.

          São zumbis amestrados!

  3. ATAQUE A BOLSONARO ATINGE A DEMOCRACIA
    A facada desferida contra o abdômen de Jair Messias Bolsonaro feriu não só o candidato líder das pesquisas para a presidência da República, mas também a democracia brasileira. Provavelmente as investigações chegarão à conclusão de que o ataque foi premeditado, dado o local onde a facada foi dada. Quem fez sabia o que estava fazendo e queria que o golpe fosse fatal.
    AMB – Associação Médica Brasileira

  4. Tem uns idiotas mal-intencionados por aí dizendo que Bolsonaro teve o que mereceu, pois pregava o ódio… Lembrando que John Lennon foi assassinado pregando a PAZ…

    • Jonh Lennon não era pacífico, pelo contrário, prestou um grande serviço aos comunistas durante a guerra do Vietnã. Idiota útil ou não, foi condecorado postumamente por Fidel Castro. Reconhecimento pelos serviços prestados à causa…?

      • Mas John Lennon DIZIA que pregava a paz, assim como essa bandidagem esquerdopata. O famoso “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. John Lennon era um escroto mesmo.

      • Sinto muito por ter falado mal de um dos santos esquerdistas, mas é verdade.

        Fidel deu uma comenda a John Lennon.

        Se escrevi errado e você entendeu, então você também está errado.

        Não falei nada da Rainha.

        A discurseira a favor da “paz” daqueles bundalelês (Jane Fonda, Bob Dylan, etc.) da década de sessenta beneficiou sim os comunas.

        Besta é você.

  5. Acabou a teoria de uma grande organização, soltaram o outro suspeito.
    Se fosse coisa de profissionais usariam uma faca com dentes , enferrujada e a deixariam uns 15 dias num banho de cianureto, o Ogro ficaria roxinho , roxinho …

  6. A história e a análise das motivações – além da saúde mental do agressor – será a matéria nos próximos dias. E como eu tenho uma opinião sobre tudo, digo que pelo fato do sujeito ser o que parece não vai livrá-lo da cadeia tão cedo. Ou mesmo do hospital psiquiátrico.
    Também chegamos a este estado de coisas, dicotomias entre certo e errado, tão somente por nossa responsabilidade.
    A propósito, nós – o brasileiro – somos inviáveis.
    Bom feriadão a todos.

  7. É preciso distinguir dois tipos de ódio.
    Um é até natural e em muitos países civilizados existem prisão perpétua e até pena de morte contra estupradores, criminosos hediondos, corruPtos que roubam dinheiro da nção e levam a morte milhares de carentes que precisam de remédios e alimentos,etc.
    O outro vem de ideologias ou religiões políticas , que condena pessoas sem crime algum, por não se alinharem com suas crenças. Cem milhões de pessoas foram mortas por essa gente.
    Um exemplo vivo desse ódio insano é praticado até por uma professora da USP, a socialista petista Marilena Chaui, que diz odiar a classe média.

  8. O Cabo Dacciolo , que foi preso e expulso do Corpo de Bombeiros , foi eleito a primeira vez pelo PSOL , hoje ele acha que será eleito com a ajuda de Jesus ….

    • É bom analisarmos a hipótese da doença social que nos acomete brasileiros, nos transformar em psicopatas. Parece que nós temos um pouco disso.
      Voto pela inviabilidade social!

  9. Gilmar Mendes condena facada em Bolsonaro e alerta que mídia também tem responsabilidade por esse ‘clima de conflagração’

    Tenho dito que tem que haver uma certa prática de compreensão e tolerância, inclusive dos órgãos de mídia. Os órgãos de mídia são instrumentos que açulam. A mídia não foge à responsabilidade por esse tipo de situação.

    https://goo.gl/r5vvuj

  10. Sergio e o Tamborim indultado…
    Dois lixos esquerdistas vencidos e chorosos da verbinha perdida.
    Vão pra Cuba…dois excrementos pq na Venezuela não acham mais nada..dois “Zé Ruela”….hummm..estou um poeta hj!

    • Fico tão preocupado com a sua opinião que terei uma insônia de uns 15 dias.
      Faço semanalmente análise didática , sei trabalhar com todos os tipos de transferências e contratransferências positivas ou negativas …. Snif , snif , snif.

        • Como devem ser os excrementos de um “maus bofes”? Deve excretar muitos boçaisnaro.
          Tem um Antonio Carlos da Fonseca Fallavena, que foi candidato a deputado estadual em 1998 no RS, pelo PSDB, com o número 45.369, que fez só 833 votos.

  11. Já tem um video mostrando 3 pessoas envolvidas, uma mulher estava com a faca, passa para outro cara e este entega para o que está preso.
    Se for isso mesmo, não foi coisa de louco e teve conspiração e formação de quadrilha.
    Vamos aguardar.

  12. Talvez o C.N. não tenha noção do que está acontecendo, mas a sensação é que este Blog está sendo espionado por “forças ocultas” com poderes até de censura prévia, sem que o editor tenha sequer noção disso.

  13. Para o desgosto dos intervencionistas que estavam tentando fazer num novo locaute dos caminhoneiros ..

    NOTA DE ESCLARECIMENTO – ATENTADO CONTRA O DEPUTADO FEDERAL JAIR BOLSONARO – 06 SET 18

    Com relação ao atentado contra o Deputado Federal Jair Bolsonaro, ocorrido na tarde de hoje, na cidade de Juiz de Fora – MG, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, informa que:

    1. Repudia veementemente o ato de violência extrema perpetrado contra a vida do Deputado Bolsonaro, candidato à Presidência da República;

    2. Defende a manutenção da serenidade, o combate aos radicalismos e a confiança nos órgãos de segurança pública, para que todos juntos ultrapassemos esse desafio à nossa democracia e à paz social; e

    3. Solidariza-se com a família do Deputado neste momento de apreensão, desejando pronta recuperação.

    Brasília – DF, 06 de setembro de 2018.

  14. -Além do Bolsonaro, apenas outra candidato ameaça, destacadamente, a vitória do candidato petista: O Ciro Gomes. Portanto, este que cuide melhor da própria segurança de hoje em diante.

  15. Hoje, joguei um pouco de tempo e li diversas notas oficiais relacionadas ao atentado contra o candidato Jair Bolsonaro.

    Lembrei-me das notas oficiais de entidades, quando dirigidas as autoridades públicas: tudo pro forma!

    A desfaçatez é irmã da ignorância.

    Já que o papel aceita tudo, ouvi de um seguidor da vítima a seguinte afirmação: “nós sabemos que eles querem o Bolsonaro morto. Eles sabem que Bolsonaro vencendo, eles estarão pendurados no pincel.”

    O pessoal do candidato atacado acredita, piamente, que a “coréia” está eufórica.

    E muitos brasileiros permitiram e, se omitiram e ajudaram a chegarmos nesta situação.

    Fallavena

  16. Há dois tipos de ódio, o natural e o doentio.

    Quem não odeia estupradores, pedófilos, assassinos, corruPtos que roubam dinheiro público e com isso provoca a morte de carentes de remédios e alimentos?
    É um ódio bastante natural.

    Em países civilizados existe prisão perpétua para esses criminosos e até pena de morte.

    Já o ódio doentio provem de ideologias ou religiões políticas como o socialismo, em que se matou 100 milhões de pessoas por apenas não concordar com esse credo.

    Aqui mesmo temos até uma professora da USP, Marilena Chaui, que odeia a classe média

  17. Acho que essa missão é para o Nobel notabilisino fuzil literário, presidente da Constituinte Interina de notáveis Dr. Célio Menezes !

  18. -O criminoso poderia comprar uma arma de fogo de acordo com as novas regras defendidas por Jair Bolsonaro. contantes no PL 3722/2012, como alguns alegam neste espaço?

    “Art. 10. São requisitos para a aquisição de arma de fogo de uso permi-tido:
    I – apresentar os seguintes documentos pessoais do interessado:
    a) de identidade, com validade nacional;
    b) comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal do Brasil;
    c) comprovante de residência; e
    d) comprovante de ocupação lícita;
    II – não possuir antecedentes criminais pela prática de infração penal dolosa, nas esferas estadual, federal, militar e eleitoral;
    III – não estar sendo investigado em inquérito policial por crime doloso contra a vida ou mediante coação, ameaça ou qualquer forma de violência;
    IV – ter participado com êxito de curso básico de manuseio de arma de fogo e iniciação ao tiro; e
    V – estar em pleno gozo das faculdades mentais, comprovável mediante atestado expedido por profissional habilitado.”

    Aqui está o PL completo, para tirar as dúvidas de quem ainda tem: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=541857

  19. Havia uma multidão de 25 mil pessoas no centro de Juiz de Fora no momento do atentado. Não foi um ato isolado, foi um ato conduzido por profissionais.

  20. “Ninguém é tão forte e importante quanto se imagina e nem tão insignificante e fraco como aparenta .” Ninguém em sã consciência faria o que o Bispo fez, coisa de alguém levado à loucura, insanidade mental explícita, tendo como componente da tragédia o $istema político podre, certamente.

  21. O “Efeito Facada” foi dado nos partidos extremistas de esquerda, se nada representavam no cenário nacional ontem desapareceram de vez. Outros que vai ter que recolher os cães é o candidato do mercado, as razões que ele apresentava contra o capitão sumiram, o acusado virou vítima, disto era que o candidato tucano não precisava. Se a propaganda do candidato do mercado só se baseou em desconstruir o capitão, a facada matou de vez o tucano. Os indecisos ontem se decidiram, os contrários à violência também. E o lobby das armas deve estar soltando foguetes, agora é que o Estatuto do Desarmamento foi por água abaixo . E tudo graças a uma simples faca de cozinha.

  22. Saudades de quando CN bloqueou o Virgilio carioca da gema. Nao precisavamos pular os comentários para ler os válidos. Vou seguir o caminho de outros que já se abstiveram de ler a TI. Será mais saudável.
    Respeitar as opiniões alheias não é a mesma coisa que respeitar as idiotices alheias.

    • Era bem mais fácil participar dos debates, sem interrupções mal educadas e
      não inteligentes.Mas, já me acostumei. Abstraio da mesma forma como não presto atenção nos comerciais na TV ou ads nos blogs. Na verdade não foi uma boa comparação, alguns comerciais são interessantes!

  23. ( Brazil ) , país onde o cidadão que ganha R$5000,00 por mês ( US$ 1.204.8I ) , se auto intitule classe média, ( mesmo por que este , não conhece , o verdadeiro conceito de classes ) . Resta salientar que, ganhando este salário nas terras do Tio Sam , Europa e mesmo em alguns países da Ásia , o referido cidadão, , estaria abaixo da linha de pobreza . Sonhar não custa nada , mesmo que este sonho os enquadre no complexo de vira -lata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *