Eis a opinião do general Ernesto Geisel, em 1993: “Bolsonaro é um mau militar”

Imagem relacionada

Geisel gravou entrevista ao CPDOC no Rio

Antonio Santos Aquino

Na época, a declaração do ex- presidente Ernesto Geisel sobre Jair Bolsonaro até passou meio despercebida, mas agora é uma bomba. O fato ocorrido e indesmentível foi que o general Ernesto Geisel, depois de muito assédio, em 1993 deu uma entrevista para Maria Celina d’Araújo e Celso Castro, no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Uma das perguntas feitas ao ex-presidente foi a seguinte: “O que é mais forte: a pressão dos civis batendo nas portas dos quartéis ou a aspiração de alguns militares querendo liderar politicamente o país?”

RESPOSTA DO GENERAL: “Entre nós no Brasil a vinculação dos militares com a política é tradicional. Isso vem da nossa formação. O que houve no Império? Quantos políticos quiseram ser militares através da Guarda Nacional? Quantos generais foram políticos? Sempre houve militares envolvidos na política e isso continuou com a República: por exemplo, o problema do Hermes da Fonceca na campanha civilista do Rui Barbosa. É sempre a política entrando no Exército. Isso é mais ou menos tradicional. Tenho a impressão de que, à medida que o país se desenvolve, essa interferência vai diminuindo. Presentemente, o que há de militares no Congresso? Não contemos com o Bolsonaro, porque o Bolsonaro é um caso completamente fora do normal; inclusive, um mau militar”.

São estas as palavras do general e ex-presidente Ernesto Geisel, um dos mais renomados chefes militares. Parece que estava adivinhando que no futuro Bolsonaro seria candidato a presidente, e então deixou este alerta ao povo brasileiro.

INDULTADO – O frequentador do Blog Virgilio Tamberlini, que se apresenta como “Indultado”, já abordou esse assunto. Como eu há dois anos dizia ter um documento falando de Bolsonaro que seria uma bomba, e que eu daria a algum político se ninguém o publicasse, estou repercurtindo o que foi dito por “Indultado”.

Este depoimento do general Geisel foi transformado em livro, o que não deixa de ser um documento. Detalhe final: O que escrevo não é “ipsis literis”.

69 thoughts on “Eis a opinião do general Ernesto Geisel, em 1993: “Bolsonaro é um mau militar”

  1. (Ligando o modo IRONIA)

    Geisel cumunista !!

    Geisel petralha !!

    Geisel mortadela !!

    Geisel petista !!

    Geisel esquerdopata !!

    Geisel bolivariano !!

    (Desligando o modo IRONIA)

  2. “Não contemos com o Bolsonaro, porque o Bolsonaro é um caso completamente fora do normal; inclusive, um mau militar”.”

    -Esse cara já foi chamado de tudo: Bolsoasno, machista, sexista, racista, dinossauro, atrasado, golpista, estuprador, torturador, revanchista, e agora… mau militar!
    -Só não chamaram ele de uma coisa:
    -(?)

  3. Ué? E o relatório da CIA culpando Geisel pelas torturas? E o extermínio sanguinário que Geisel chefiou? Entendo… agora Geisel é oportunisticamente um democrata e sua opinião é batata!!! Como diria Nelson Rodrigues.
    Acho que isso vai cair como uma bomba na opinião das pessoas que frequentam a Central do Brasil e o Mercadão de Madureira. A candidatura do Bolsonaro está acabada…

  4. Bem……
    Eu e quase 30% dos Brasileiros de Bem estamos pouco nos lixando pro que Geisel falou!
    No inglês de Cambridge. …
    I’m shit and Walking.
    Falou…!!??
    Bolsonaro 2018!
    Presidente do Brasil!
    Pra acabar com a bandaleira dos canalhas que insistem em vermelizar este país Verde-Amarelo.
    Chega!

  5. Nooooosssssaaaa!!! Bolsonaro é um mau militar!!!

    Ainda bem que ele agora é político, se fosse um alistamento militar, eu já estaria desistindo dele, mas como não é, tem meu voto.

  6. Quem apoia Bolsonaro vai dizer que é uma infâmia. Não se pode acreditar num General da ditadura.
    Quem não gosta dele, vai aplaudir de pé!

  7. Mau militar, ótimo. Por isso estou com ele.

    Geisel? aquele que fez um acordo de 8 usinas nucleares, a inacabada ferrovia do aço e ainda criou 400 estatais, sem falar que , quando na crise do petróleo ele não reajustou a economia?
    E o pior, enquanto o mundo se globalizava na economia, o que resultou nos tigres asiáticos, ele fechava ainda mais o Brasil, transformando-o numa Albânia dos trópicos. Terminado seu desastroso mandato deixou uma herança maldita pra Figueiredo, que não teve outra saída e acabar com a merda da ditadura militar.

    E o Lupinho, onde anda o honestinho lupinho?

  8. Com todo respeito, está ficando temeroso , o que os fascista de plantão estão tentando fazer, com bolsonaro, ser pensar nas FFAA hojé com rabo preso,pelos poderes esse sim , mal militares que o país esta sendo vendido pelo globalismo, sem soberania nacional, chegar o povo acordou , naõ aquentar mais corrupçao , sem saúde, educação, segurança publica, mais de vinte mil desempregados, Esses que tem medo do jair é o mesmo que á trinta anos assaltar á população brasileira

  9. Mais a mídia amestrada , pseudônimo artistas e políticos carreiristas (e corruptos) exaltam o O Bolsonaro, mais aumenta minha convicção de que o mesmo terá meu voto.

  10. Não sou eleitor de lula; tão pouco do boçalnaro; nada tenho a ver com corrupção; tenho o livro citado pelo Aquino; esta passagem está na página 113; Geisel, mesmo que um ditador, conhecia a peça (boçalnaro), que é um baba-ovo, lambe coturno da ditadura, embora nem tenha participado da instalação dela, pois era novinho; depois virou um soldadinho, chegando a capitãozinho, achando que sua fardinha, ou seja, seu uniforme (que está para o Exército, como o jaleco está para o médico; como o macacão está para o mecânico; etc.) é símbolo de ética. É só ver as roubalheiras que aconteceram na época da ditadura, e que continuam acontecendo dentro do Exército hoje em dia, tal como acontece, aconteceu, no governo lula e outros.

  11. Esta mídia é uma piada. Há pouco tempo, meteu o pau nos generais para prejudicar Bolsonaro. Hoje, usam um General para denegrir Bolsomito. Não vão conseguir. Bolsonaro é a antítese de toda esta corrupção que assolou o país. Vai ganhar e colocar uns dez generais no Ministério. Os políticos e as ratazanas devem estar desesperados com esta possibilidade. Morro de rir.

  12. Bolsonaro App contra o fake news, aplicativo muito bem bolado.
    http://www.bolsonaro.xyz

    Nele você encontrara o perfil do pre-candidato, redes sociais (facebook, twitter, instagram, youtube, whatsapp, etc), suas propostas de governo, apoiadores, os mais de 600 projetos apresentados por durante suas duas decadas no congresso brasileiro e respostas instantaneas contra o fake news sa respeito Bolsonaro. Pratica constante da midia brasileira. É o mito saindo na frente…

    Tudo disponivel direto no smartphone das pessoas, é só baixar o aplicativo e instalar.

    Com esse aplicativo ele não precisa ir a debates. Quem quiser saber o que ele pensa é só abrir o aplicativo.

  13. Interessante. Quem dará alguma atenção as opiniões de Geisel?

    falecido fazem cerca de 22 anos, saiu da vida política do país em 1979 (perto de 39 anos).

    Quem sabe sobre a vida de Geisel? De suas obras e crimes? Pelo que as escolas ensinam atualmente, quase nada.

    Aliás, a maioria dos alunos, em várias regiões do Brasil, pronunciam seu nome erradamente. Outro que também não sabem dizer corretamente do nome é do Gerdau.

    Quando Palocci disser que Lula sabia de tudo; que Dilma sabia de tudo; que eles dividiam o resultado do furto; nos dirão para não acreditarmos. Afinal, Palocci é um mentiroso e Lula e Dilma duas almas honradas.

    Quando digo que o eleitor brasileiro, por sua maioria, não tem qualidade, alguns se revoltam. Eu não preciso provar nada> os eleitos são a comprovação.

    Fallavena

  14. Parece fútil aqui esse lengalenga entre supostos eleitores desse ou daquele pré-candidato. Passadas as eleições, qualquer que seja o eleito, o método de governar será o de sempre: DEMOCRACIA DELEGATIVA. Ou seja: “A vocês votantes, cabe a obrigação de me delegar poderes, quanto as suas necessidades, deixem que eu sei de que vocês precisam!” A Democracia Delegativa é uma semiditadura com o aval eleitoral da população. Mas a percepção que os governantes terão da sociedade será sempre a mesmo: “Fui autorizado para governar um povo que não sabe o que quer”.
    Ainda que dentre os eleitores existam aqueles que se julgam muito conscientes, esses são absorvidos pela maioria demente; e é como dementes que todos serão tratados pelos que receberam a outorga governativa.
    Uma analogia inversa seria compararmos com o tratamento genérico que a polícia dá à sociedade: poucos são os elementos que merecem um tratamento com armas, mas, nem por isso, a polícia vai-se desarmar para parecer igual à maioria pacífica da população. Na Islândia, por exemplo, os policiais usam como arma um spray de pimenta. O que tal adotarmos aqui?

    • Ué? O indultado que sempre detona os militares agora se apoia num deles para seu objetivo. Haja hipocrisia. Faz muito que não leio nada que essa pessoa escreve. Ufa. Ainda não tenho posição fechada mas quanto mais falam de Bolsonaro mais pesquiso sobre suas opiniões e seus desejos para o Brasil e melhor vejo que é o único que tem planos para o país. Os outros são só “enrolation”.

    • Pelé é aquele que até hoje diz que quando fez o milésimo gol pediu que olhassem pelas crianças enquanto que o próprio produzia crianças pelas quais nunca quis saber nem reconhecer. Sua filha em Santos morreu com cancêr por desgosto de nunca ter conseguido sequer ser recebida pelo pai. De boca fechada foi um grande jogador e nada mais. Só abre a boca pra falar besteira.

  15. Quem é mau militar é mau cidadão, mau político e mau pai. Vejam o que o filho de Bolsonaro que é político disse a uma jornalista (Saiu na mídia e ele está sendo processado): Vai tomar no C. Lógico que teve um mau pai. (Escrevo mau poque é o certo. Quem escreve mal está de mal com a vida).

  16. O General Leônidas Pires Gonçalves Comandante do Exército na época de Bolsonaro, também fazia duras restrições a Bolsonaro que inclusive ao planejar explodir bombas nos alojamentos e banheiros dos quarteis tinha por desiderato desmoralizar o Comandante. Por essa razão foi processado e alijado do serviço ativo. Quem entra em uma Escola Militar tendo conceito sai como coronel ou general. Bolsonaro saiu como capitão. Se eleito será uma vergonha para as Forças Armadas os Generais, Brigadeiros e Almirantes baterem continência para um capitão de péssimo comportamento. Continuem com suas idéias, mas saibam quem é Bolsonaro.

  17. Bosonaro é honesto? Bolsonaro esteve até 2016 no PP. Quando falaram em “Lava Jato” ele “rapou fora”. Janene o inventor do “mensalão” era presidente do PP. Depois de sua morte quem ficou em seu lugar foi Claúdio Genu que está preso em Curitiba. Genu interrogado pelo juiz Moro disse que Janene lhe dizia que toda a bancada do PP recebia propina. Pergunta ingênua? Bolsonaro levou “dinheiro sujo”ou não levou? Quando um delator foi a Câmara de Deputados prestar depoimento ao ir chegando Bolsonaro perguntou: Eu levei dinheiro, o delator cheio de medo respondeu não.Pressionado como estava só podia responder assim. Mas ele não era e nunca fora presidente do PP. Genu foi.

  18. Bolsonaro deve explicar de onde veio o dinheiro para comprar 13 imóveis carissímos e uma casa de praia pela metade do preço de mercado. Essas “trampolinagens” ele ainda vai responder na justiça. Pode demorar mais vai.

  19. Bolsonaro tido e havido como um valentão é um tremendo frouxo. Foi assaltado em pleno dia na Tijuca, aqui no Rio, por dois moleques que lhe tomaram a moto e a pistola Glock. Ele com “cara de paisagem” disse que não atirou porque eles eram garotos. Procurem nas páginas do jornal Extra em edições passadas Esse é o valentão. Há um ano e meio na Barra da Tujuca em noite erma, Blosonaro dirigindo um carro disparou dois tiros. Depois foi a delegacia registrar que houve uma tentativa de assalto. Pergunta ingênua: os bandidos e Bolsonaro sabem atirar? Os bandidos não foram baleados e nem o carro de Bolsonaro tinha marcas de bala. Esse é o capitão Comédia.

  20. Aviso importante: Vamos comprar ternos pretos para irmos ao enterros de milhares de “bolsonaretes” que estão fazendo um “pacto de morte” se Bolsonaro não for eleito. Será um espanto: centenas de “bolsonaretes” caidos pelas praças, ruas e sargetas do Brasil. “Fica na história: Sucídio coletivo por um mau capitão”. Aqui no Blog tem no mínimo uns 15 que já assinaram o pacto.

  21. Ah, tá. Então, de repente, assim, do nada, a opinião do Geisel passou a ser importante. Se é para denegrir o Bolsonaro, vale até a opinião do capeta.
    Agora vamos esperar a opinião de algum general elogiando Cangaciro Gomes e Marina Silva, a Dilma do Mato.
    Valeu mais uma tentativa, só uma tentativa, dentre as centenas que virão.

  22. Se vc pegar o passado de cada candidato, vai achar melhor o “príncipe tupiniquim” Luiz Philippe de Orleans e Bragança ser o próximo presidente. Ninguém está limpo, mas há poucos bem intencionados.

  23. Belvedere, nome de cabaré e que ninguém esqueça: Você é o que dizia Bertold Brecht. um analfabeto político. Se alguém for aprender alguma coisa de política com você vai ficar mais burro do que os burros. Você seria muito bom para lutar MMA.

    • Não sou advogado do Sr. Belvedere mas advogo a ética nos debates.

      ATTN Sr. Carlos Newton: Não seria hora de se posicionar contra estes truculentos que, desistem de argumentos e partem para ofensas pessoais ????

      Que coisa feia Sr. Aquino !

      Discuta, debata, argumente opiniões e poupe-nos de seus julgamentos pessoais de quem quer que o Sr. discorde. Quem sabe assim o Sr. angarie respeito e mereça ser lido?

  24. A resposta para sua pergunta não é simples nem fácil, (pois a nossa política é intrínsicamente podre) e depende muito do viés de cada um.

    Para achar a ponta do novelo faz-se necessário identificar PRIMEIRO a sua preferência pessoal: Comunismo ou democracia.?

    Uma vez identificada a sua preferência pessoal resta constatar que TODOS os candidatos atuais são de viés marxista/socialista/comunista EXCETO o Bolsonaro que é democrata.

    Mas, não se deixe levar pela opinião dos outros. Pesquise e tire suas próprias conclusões.

    Boa sorte.

    • “Pesquise e tire conclusões”. É o que propões?

      Em quais fontes eu buscaria informações? Junto a intelectuais e pensadores em geral, ou buscaria informações sobre candidatos no site da “Renovação Apostólica em Cristo”? Ou, pior ainda, no astrólogo Olavo? Porque, se eu escolher esta segunda opção (que É o que você FEZ), eu concluiria que os zil candidatos liberaloides que vagam por aí (Huck, Amoêdo, Meirelles) são o que você disse.

      Claro que ninguém mais responderá ao teu comentário. Dizer que todo mundo é de formação comuna é papo de pastor. Sinto muito.

  25. Os Bolsonaretes fogem da verdade. Mas a verdade doi e como doi. “Parece um facho de luz nos olhos em uma noite escura” . Na democracia se vota em quem se quer votar. Ninguém é obrigado a mudar de opinião. Agora tem que ouvir as verdades.Os bolsonaretes ficam cheio de “dodois” quando ouvem uma verdade sobre seu “símbolo sexual”.

  26. O ‘DEMOCRATA’ boçalnaro:
    09.07.2016: DEFENSOR DA DITADURA, JAIR BOLSONARO REFORÇA FRASE POLÊMICA: “O ERRO FOI TORTURAR E NÃO MATAR”
    03.06.2018: Em entrevista ao programa Câmera Aberta há 19 anos (23.05.1999) Bolsonaro foi questionado pelo entrevistador se ele fecharia o Congresso Nacional se fosse presidente da República.
    “Não há menor dúvida, daria golpe no mesmo dia! Não funciona! E tenho certeza de que pelo menos 90% da população ia fazer festa, ia bater palma, porque não funciona. O Congresso hoje em dia não serve pra nada, só vota o que o presidente quer. Se ele é a pessoa que decide, que manda, que tripudia em cima do Congresso, dê logo o golpe, parte logo para a ditadura”, afirmou.
    10.10.2017: é CITADA A MESMA ENTREVISTA DE 23.05.1999: Depois, diz que a democracia é uma “porcaria” e conta o que faria se chegasse ao poder: “Daria golpe no mesmo dia. Não funciona”.
    O deputado afirma que Chico Lopes, ex-presidente do Banco Central, merecia ser torturado em pleno Senado. “Dá porrada no Chico Lopes. Eu até sou favorável a CPI, no caso do Chico Lopes, tivesse pau de arara lá. Ele merecia isso: pau de arara. Funciona. Eu sou favorável à tortura.”
    Mais adiante, Bolsonaro defende o fuzilamento do presidente Fernando Henrique e revela desprezo pelas eleições diretas: “Através do voto, você não vai mudar nada neste país. Nada, absolutamente nada. Você só vai mudar, infelizmente, quando nós partirmos para uma guerra civil aqui dentro. E fazendo um trabalho que o regime militar não fez. Matando 30 mil, e começando por FHC”.

    • OS CARAS acham que ser de esquerda é ser marxista, comunista, etc.; não sabem de nada os inocentes. Boçalnaro DEMOcrata? Só o DEMO, mas de demônio.

  27. BOÇALNARO, O “MITO”
    MITOmania – A doença que faz a pessoa mentir o tempo todo.
    A mitomania é uma distúrbio de personalidade onde o paciente possui uma tendência compulsiva pela mentira. Esta doença é também conhecida como mentira obssessivo-compulsiva.

    MITÔmano:
    Mentiroso compulsivo, mente com tanta convicção que é capaz de crer na própria mentira. Faz da mentira sua principal qualidade. Adquire dependência da mentira e passa a ter necessidade de mentir.

  28. Para que ninguém se engane: Eu sou Trabalhista seguidor de Getúlio, Jango e Brizola. Nada tenho com os erros e acertos do PT. Tenho a ver com minha pátria Brasil. E só falo o que é verdade. Entrei na Marinha aos dezessete anos e seis mêses em 1950. Tenho muito tempo de vida e nunca vi momento tão infeliz no Brasil como o que estamos vivendo. Não invento nada. Porém não sou o dono da verdade.

  29. Fred advogado de ética??? A Democracia não é praticada no silêncio dos cemitérios. E muito menos em conventos. Faço apenas uma observação: Você se diz advogado, mas ao apontar-me ao Newton estás fazendo um papel feio: Não sei se é de dedo-duro ou de dedo-mole. Note bem senhor advogado: Estou dizendo que não sei. Outra coisa para não esquecer: Aqui só joga time da primeira divisão. Não joga time de várzea.

    • Sr. Aquino.

      Sim, concordo que democracia não é praticada no cemitério ou convento mas DEVERIA ser praticada numa elegante mesa (ou tribuna) de debates.

      Como o Sr. aparentemente tem severos problemas de interpretação de texto, vou desenhar:

      Eu NÃO me referí em momento algum a democracia, Mas SIM AO RESPEITO aos debatedores.

      Alem do mais: EU NÃO ME DISSE ADVOGADO, assim como não lhe apontei ao Newton. O Sr. mesmo expos suas vísceras nas suas ofensas ao Sr. Belvedere. Esta lá registrado sua falta de ética para quem quiser comprovar.

      Quanto a dedo mole/duro, time de primeira ou de várzea: Não entendi patavinas. Acho que foi falta do que escrever.

  30. Calma pessoal, não fiquem nervosos, nem tudo está perdido.
    Segundo o Bolsofaro-fino ,se não eleito Presidente , vai picar a mula do Páis, como dizia antigamente.
    Bolsofaro-fino disse que se os Irmãos Tucapetralhas Ladrões Corruptos (Fhcorrupto, Luladrão) conseguirem atráves das Máquininhas Fraudulentas da EfeagaceMartics sentar novamente na Famosa cadeira de Brasilia, Adiós Brasil…!!! Meu nome é BolsoFui…..

    Vejam o video…..
    https://www.youtube.com/watch?v=v6XfG8yK8Ig

  31. Não percam tempo com essa enganação, esse Vazio ” especialista em matar ” , porque ele NÃO será eleito e, no dia seguinte, irá para a Lixeira da História, muito simplesmente.

    Para os bolsonaretes, afinal, qual crítica é válida para esse candidato Vazio?

    • Senhor Fred:

      Melhor faria o senhor se, preocupado com o seu energúmeno candidato, fosse admoestar as ” pitonisas ” que, absurdamente, para ele predizem vitória no primeiro turno.
      Portanto, vá olhar para a própria cauda, digamos assim.

      • Obrigado por me ensinar o que fazer, Sr. Cazé.
        Vou apenas me reservar o direito de não aceitar verbo/ordens imperativas para onde eu devo olhar., pelo menos enquanto estivermos sob uma suposta democracia.

  32. Fred, tens que culpar Bertold Brecht. Eu não inventei essa “parafrase”. Apenas repeti presenteando o Belvedere, para que reflita. Quanto a elegante mesa para debater, deixo para você. É muito luxo para mim.

    • Desculpe Sr. Aquino. É que eu não ví a participação do Bertolt Brecht aqui nos comentários.

      Obrigado também por deixar a mesa elegante para o time da várzea já que é muito luxo para o time da primeira divisão.

  33. Estranha democracia essa, advogada por alguns. Nela, critica-se nos outros, como defeito, aquilo que se exalta como virtude, se do próprio interesse!
    Assim, como extensão da personalidade dúbia, escolhe-se, naturalmente, o candidato favorito, gêmeo siamês dessa fraqueza de caráter.

  34. O Brasil está mesmo estranho pra cacete. Apesar da crise, ao que dizem há jornalistas e blogueiros ganhando até R$ 150 mensais do PT para defender o partido que aniquilou o país. E o tal do Instituto Lulla? Vai continuar funcionando? Pra quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *