
Charge do Paixão (Gazeta do Povo)
Carlos Newton
O instituto Datafolha divulgou mais uma pesquisa em que o eleitor avalia que o e x-presidente Lula é o pré-candidato mais preparado para acelerar o crescimento da economia, pois 32% dos entrevistados citaram o petista como o melhor nome para desempenhar essa missão. O resultado da pesquisa é bastante similar ao quadro geral de intenção de voto do eleitor, com o ex-presidente sendo seguido pelo deputado Jair Bolsonaro (PSL), com 15%, e Marina Silva (Rede), 8%.
Para reverter a estagnação da economia, Lula é o favorito de eleitores de todas as faixas etárias e regiões do país. No Nordeste, o petista é visto como o melhor remédio para a economia por 51% dos entrevistados, contra apenas 8% do segundo colocado, Bolsonaro.
IGNORÂNCIA – O prestígio eleitoral de Lula é fruto da ignorância dos eleitores brasileiros. A maioria não se importa com o fato de Lula ser corrupto e ter institucionalizado o maior esquema de corrupção já visto no mundo. Para o eleitor, nada disso tem importância, porque todos os demais políticos também são corruptos, a ladroagem faz parte do negócio, todo mundo sabe disso, é fato público e notório.
A vantagem eleitoral do ex-presidente diminui conforme aumentam a escolaridade e a renda dos eleitores, melhor dizendo, que diminui a ignorância.
Entre os eleitores com renda superior a dez salários mínimos, com maior grau de instrução, o petista cai para terceiro (14%), atrás de Bolsonaro (22%) e do tucano Geraldo Alckmin (17%).
É IMBATÍVEL – Não adianta citar alto grau de rejeição e outros fatores. Pessoalmente, acredito que Lula continua imbatível, não há como ser derrotado por nenhum desses pré-candidatos, inclusive Bolsonaro.
A eleição de Lula, a meu ver, seria desastrosa. Com sua mistura de arrogância e ignorância, Lula ameaça mergulhar o país numa crise ainda pior. A sorte dos brasileiros é que ele não poderá disputar a eleição, devido à falta da certidão de elegibilidade, que é exigida a todos os candidatos.
Por tudo isso, será uma eleição eletrizante, e a inevitável recursa da candidatura de Lula vai causar uma confusão monumental, estando ele preso ou não.
O que tal voltarmos ao voto Censitário? Desta feita, com uma diferença: relativizando o valor do voto, conforme a faixa econômica e de escolaridade do eleitor. Em vez de simplesmente excluir essa escória que vota pela barriga ou por casuísmo, sem levar em conta a idoneidade do candidato. O voto, que hoje tem valor unitário para todos, passaria a ser multiplicado por fatores decimais. Quando o votante metesse o dedão na maquina para votar, um display exibiria logo o seu fator.
Aliás, aqui no nordeste, a gente não se preocupa muito com essa coisa: se o cara é ladrão, mau caráter ou não. Pistoleiros e capos de organizações criminosas, cá ainda são cultuados como divindades. Basta se reportar a um pouco da história desta região de Vidas Secas
Paulo III
E é por esta razão que temos de mudar todo o processo: do voto universal, a organização partidária e eleitoral.
Democracia é muito bonita e pode até ser, a melhor forma de administrar estado e sociedade.
mas sem qualidade no voto, teremos sempre escolhas desqualificadas, compradas, manipuladas.
Se o voto é importante, como distribui-los entre idiotas?
O voto dado à Lula, Dilma, Aécio, Temer e todos os demais corruptos e vigaristas que CONTINUAM dominando partidos e política, é a prova provada do que entendo como voto.
E por favor, esperar que a educação (familiar), a escolarização (escola) e o bom senso ajam ESPONTANEAMENTE e que a sociedade melhore mental e em caráter, é sonhar de olhos abertos!
Só com qualidade se produz mais qualidade. Com coisa ruim e mediocridade o resultado é mais ruindade e mediocridade.
As laranjas podres que digam!
Abraço.
Fallavena
Bom dia! Perfeita a análise prezado C.N. , como sempre. Abraços a todos desta Tribuna
“Entre os eleitores com renda superior a dez salários mínimos, com maior grau de instrução, o petista cai para terceiro (14%), atrás de Bolsonaro (22%) e do tucano Geraldo Alckmin (17%) C.N”
É difícil acreditar na fidedignidade dessa porção extraterrestre, cujo percentual cai, quando a preferência é por Lula. Porque, no Brasil, os que ascendem a um pstamar socioeconômico mais elevado, a maioria chega lá roubando, traficando, matando, fraudando ou cometendo qualquer tipo de injustiças. Ou aliás, para essa “espécie triunfante” de araque, Lula não oferece um perfil confiavel; pois aqueles que se abastaram, pouco importando como chegaram lá, eles querem é um presidente que lhes garanta segurança jurídica, para ampliarem e desfrutarem das suas posses logradas. Logradas, porque tem sentido duplo: roubadas mesmo ou coonestadas. E o Luiz Inácio da Silva, em seus discursos, apregoa a divisão de renda; verdadeiro ou falso, isso deve passar uma certa insegurança aos que já são aquinhoados.
1) O fenômeno Lula é semelhante ao fenômeno do povo evangélico/neoevangélico que não se preocupa se os seus líderes estão envolvidos ou fazem coisas obscuras… segundo eles e a Bíblia, os líderes são indicados por Deus, logo, podem até errar, mas tem o voto/aprovação do rebanho.
2) Da mesma forma acontece com lulistas/petistas/ex-querdistas…
Bastante pertinente a vossa analogia. Com uma diferença: o produto Lula, com todas as suas virtudes e vicissitudes, tem existência real, palpável, em carne e osso. Ao passo que, o produto dessas seitas antinomistas, vendidas pelos heresiarcas, e extraído de um alfarrábio, com a alcunha de bíblia. Essa bugiganga abstrata não tem forma, cheiro, nota fiscal, certficado de garantia nem selo de qualidade. O crendeiro trouxa assina o contratô já com quebra.
… marxistas/comunistas/leninistas/maoistas/trotskistas/castristas/chavistas…
Todos têm fé religiosa em seus avatares.
Confusão toda causada pela ignorância, irresponsabilidade e falta de ética do brasileiro médio. Quando Gobineu, no final do século XIX previu a barbárie da nação brasileira pela falta destes atributos, foi tachado de etnocentrista, pelos polticamente corretos de ontem e de hoje.
Os pesquisadores do Data Folha, e eu já fui entrevistado por um deles, te passam uma cartela com perguntas e “cenários” e vão digitando as tuas respostas em um tablet. Mas ficam de frente para o entrevistado de modo que ele não veja o que estão digitando. Eu tentei ficar ao lado da entrevistadora para ver a digitação , mas ela se desloca para que vc não veja. “pesquisa fake” total!
Você é o primeiro entrevistado em pesquisa que eu tomo conhecimento. Registrei o seu depoimento, embora ache que a manipulação se dê por outros métodos, menos primários.
Aqui no Ti é a primeira vez que vejo esse relato.
O que acontece é simples: o exército não deixará esse corrupto ser eleito. Só isso. O resto é nostalgia dos padrões. Ai todo dia postam uma notícia, uma pesquisa, uma carta, um ex-presidente do exterior dizendo bobagem, um Gilmar Mendes beiçando a lógica, um Sepulveda de oitenta anos tão corrupto quando o Marcio Tomás Bastos, um Kaká recebedor de propina via defesa de ladrão. É um nunca acabar de fakenews. E ainda bem que o Brasil não passa da primeira fase da copa, o Luladrão vai continuar preso. É 3×1 para Sérvia.
Uma das pedras angulares do processo democrático reside, justamente, na liberdade de escolha. Impedir um governante eleito de assumir, simplesmente, porque ele é a síntese fiel do povo que o elegeu. Tal desfiguração das aspirações populares constitui um desrespeito à soberania de um povo, significa forçar um resultado, com o emprego do terror bélico.
Eu diria que os eleitores do presidiário estão falando com a barriga e os outros são cúmplices…
Como ele gostava de se comparar a Jesus , em certa ocasião muitos foram procurar Jesus não pelo que ensinava , mas pelo pão e peixe que multiplicou saciando a fome momentânea …
Esses são os bolsa isso e aquilo ….
Novidade, petistas não se importam com corrupção.
mais instruido bolsonaro ?
Com uma disputa baixo nível desse jeito, não surpreende a leviandade do eleitorado em suas escolhas.
Quem chama os eleitores de ignorantes tem pouco apreço pela democracia e flerta com o autoritarismo.
Mostra um misto de arrogância e petulância.
Amigo Alex Cardoso
Me perdoe, mas são ignorantes sim. Não possuem capacidade mental para analisar; não são honestos. não querem enxergar e se vendem/se trocam por migalhas e querem dizer-se “cidadãos e eleitores”?
Quem entrega a rede elétrica de sua casa/apto para alguém que sequer sabe o que é um fio/cabo elétrico?
dar título de eleitor para todos é pior do que dar CNH para deficiente visual.
A democracia é muito legal em nações com uma sociedade que respeita as leis, estudou e sabe para onde vai os impostos que paga.
Voto tipo “bingo” é brincadeira.
Abraço.
Fallavena
Chora e esperneia petralha, eleitores do partido dos traidores são, em sua maioria, analfabetos, ignorantes e iletrados, a escória, a pobraiada, o Zé povinho, o pior que existe, aqueles que vendem seu voto por uma migalha chamada bolsa família, resumindo sequer deveriam ter direito ao voto! Detalhe:tudo que vem da folha é fake, aquele antro de sapata, gazelinha, maconheiros e comunas!
Grande Newton
Na falta de mais, dedico alguns minutinhos ao seu comentário.
Preciso, cirúrgico, fatal e verdadeiro.
Me permita dizer: só pode votar nesta casta de políticos atuais – em sua maioria quase que absoluta, eleitores mediocres, pilantras e corruptos como seus escolhidos.
A democracia está em risco não pelos militares, mas pelos civis de merda que temos e em grande quantidade. E dizer que sacrificamos gerações para estes imbecis voarem!!!
Abraço fraterno e saúde.
Fallavena
Os petistas ainda querem nos dar lição de moral!
Se alguns dos mais importantes pressupostos que se exige de um candidato é a honestidade, a probidade, a seriedade, e os eleitores de Lula ignoram tais exigências, aceitando-o como ladrão e genocida, o quadro que precisa ser analisado e com muita atenção é justamente a desconsideração pelos valores éticos e morais dessas pessoas que querem Lula na presidência de novo!
Há uma identidade profunda entre o chefe de quadrilha com seus seguidores, que não se importam se o PT roubou e explorou o povo, inclusive os eleitores de Lula, trazendo à tona a gravíssima falta de um ensino/educação adequados para o povo brasileiro que, em nome de uma ideologia calcada na falsa igualdade, rejeita princípios e valores que apenas exige dos outros, menos de si mesmos e de seus candidatos!
Esta liberalidade com Lula precisa ser debatida e discutida.
A meu ver, diante da propagação permanente que o rico é o culpado pela situação do pobre, e a máquina de propaganda da quadrilha foi pródiga em fixar na mente limitada dos necessitados que, se Lula roubou, seus crimes foram para beneficiar o povo!
Não há outra explicação lógica para esta cumplicidade com Lula, a desconsideração pelos seus crimes, o descaso pelos danos e prejuízos que ocasionou ao povo e país!
Em consequência, quem detesta Lula e sua quadrilha, quer derrotá-los nas eleições, MESMO QUE O CANDIDATO QUE REÚNE CONDIÇÕES PARA TANTO TENHA SEUS PROBLEMAS DE ORDEM ÉTICA E MORAL!!!
E quem dos candidatos atuais ao Planalto não tem o rabo preso?!
A vantagem do Bolsonaro sobre os demais é que está plenamente identificado como oposicionista de Lula, enquanto todos os outros querem não só os votos dos petistas, quanto aceitariam o PT em suas composições para vencer o pleito!
Tudo retorna ao meu mantra: somos – enquanto povo – inviáveis financeira, econômica e politicamente. Pode acrescentar culturalmente, afinal povo que tem como referencia cultural axé, sertanejo universitário e padre cantor não pode dar certo.
São tão canalhas quanto o Jim Jones vermelho desbotado !
Concordo, Amigo Bendt. Fraternal ABRAÇO.