Em 2018, talvez Lula nem queira disputar, com medo de perder

Lizst Vieira e Marijane Lisboa
O Globo

Os candidatos Dilma e Aécio, apesar das aparências, são mais semelhantes do que diferentes. Os grupos econômicos que sustentaram os dois candidatos são os mesmos: o agronegócio, as empreiteiras, as empresas de mineração, os bancos. As diferenças não são muitas. O PT tem uma concepção desenvolvimentista, neo-extrativista, que reforça a reprimarização da economia. Prioriza o Estado como fomentador do crescimento. É corporativista e arcaico em matéria de gestão. O PSDB sofre influência da ideologia neoliberal, crê numa dinâmica virtuosa do mercado sem regulação. Defende uma gestão moderna sem priorizar direitos sociais.

Ambos, PT e PSDB, acreditam que a solução para o país é o crescimento econômico predatório dos recursos naturais, sem privilegiar qualidade de vida. E se houver índios, meio ambiente ou Ministério Público atrapalhando, passam por cima. Com 39 ministros, o atual governo foi muito pior que seu antecessor.

Houve avanços, especialmente nos programas sociais que aumentaram a renda tanto nos estratos mais pobres como nos estratos mais ricos. Mas o baixíssimo crescimento econômico e a pressão inflacionária ameaçam a oferta de emprego e o poder aquisitivo do salário.

Em matéria de meio ambiente, a situação é dramática: favorecimento do agronegócio e multinacionais da biotecnologia, retomada do programa nuclear, grandes hidrelétricas na Amazônia, corpo mole no combate ao desmatamento para não contrariar pecuaristas, madeireiros e mineradores, incentivos à indústria automobilística em desconsideração ao grave problema das mudanças climáticas. E nenhum incentivo foi concedido a projetos de sustentabilidade.

DIREITOS HUMANOS

Em relação aos direitos humanos, é bom não esquecer que os governos do PT evitaram a apuração dos crimes de tortura e assassinato cometidos pela ditadura. Em abril de 2014, a presidente Dilma manifestou-se publicamente contrária à revisão da Lei da Anistia. Os números de demarcações de terras indígenas decaem vertiginosamente (FHC demarcou mais que Lula e Lula mais que Dilma). As estatísticas de assassinatos de índios e sem-terra são alarmantes.

O PT permitiu que um homofóbico raivoso assumisse a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. Dilma recebeu o apoio da Igreja Universal em troca de um acordo que desconhecemos mas que não é difícil imaginar. Daí sua postura recuada em matéria de aborto e casamento gay.

A corrupção sistêmica na Petrobras explica por que a Refinaria Abreu e Lima passou de 2,5 a 20 bilhões de dólares e a refinaria de Pasadena custou quase 1,5 bilhão, quando um ano antes custava 42,5 milhões. E Dilma aprovou essa transação sem ler o contrato, ou sem pedir que um assessor o fizesse, confiando apenas num parecer “técnico” de duas páginas e meia.

Se a presidente Dilma houvesse perdido, em 2018 provavelmente o PT ganharia a eleição. A vitória da Dilma significa — com nova roupagem — mais do mesmo nos próximos quatro anos. Em 2018, talvez Lula nem queira sair candidato e correr o risco de perder. Quem viver, verá.

*Liszt Vieira e Marijane Lisboa são professores da PUC

28 thoughts on “Em 2018, talvez Lula nem queira disputar, com medo de perder

    • mas, antes de 2018,

      será que o BARBA-DELATOR-DEDODURO, o fujão, e o seu sacrista, o anacronizado, vão processar o Delegado Tuma Júnior? O Brasil inteiro, ansioso, quer ver o Júnior, sem delação premiada, nas barras dos tribunais.

      e a Rosemary dos vôos ardentes, a Rosemary do bebarrão, cadê-la?
      antes de 2018 devolve o cartão corporativo?

  1. Não misture o PSDB com o PT, porque a diferença é grande. O PT é o partido dos trabalhadores. O PSDB tem o espírito do Armínio Fraga, um homem do capital especulativo. O PT trouxe prosperidade enquanto o PSDB pobreza. De 2003 até hoje o PIB só subiu. Não há um ano sequer que o PIB tenha sido negativo. O único jeito do PSDB tirar o poder do PT é através da desmoralização. E foi o que fez , passou 2 anos expondo os podres da República, escândalos na Petrobras, mas nem assim ganhou a eleição. A maioria preferiu a Dilma. O PSDB tem que mudar de nome. As reservas de petróleo da Petrobras são de aproximadamente 13,5 bilhões de barris, sem contar a experiência em águas profundas. O Brasil vai continuar e Aécio sumirá no mapa porque é medíocre porque usou na campanha estratégia obsoleta. Qual brasileiro não sabe que a corrupção impera ? O Brasileiro quer é prosperidade, mesa farta, emprego, a sexta para tirar onda.

  2. Ora pois pois,ópá e picaretas
    Ainda não acreditam na força dos BOLSAS-FAMILIAS.
    A proposito, o Estado de São Pauloé osegundo do Páis a recebermais bolsas………
    eh!eh!eh!eh
    Agora lá vem as patadas efeagacianas…..

  3. Renato Lima,

    Algumas ponderações ao seu comentário:

    1-PT e PSDB fazem a “estratégia das tesouras” do psicopata Lenin.O PT “a lâmina radical comunista”,o PSDB igualmente esquerdista,mas “light”.

    2-O PT é o partidos trabalhadores que não trabalham,querem viver às custas do Estado
    (na verdade às custas da população que trabalha e produz),que tem por meta única o poder ditatorial e totalitário.Vide metas do Foro de São Paulo (comunização do Brasil e de toda a América Latina. O neo-comunismo do século 21).

    3-O PSDB,como disse acima,faz o “esquerdismo light”.Respeita a democracia, e o estado de direito,os fundamentos econômicos-financeiros-monetários.O fato de ser Arminio Fraga o executor desses fundamentos pouco importa.
    A farsante Dilma,terá que fazer esse ajuste pelas insanidades que cometeu durante seu desgoverno.E o preço será terrível para a população e ao país.

    4-O PT,composto pela escória humana e política,trouxe prosperidade onde?
    Endividar a população num ritmo insano de consumo? A média de crescimento econômico não passa de 1,5%. (durante 12 anos).

    5-As Eras Lula/Dilma,navegaram sob céu de brigadeiro pela conjuntura internacional.
    Por que não fizeram as reformas que o pais carece? A nossa educação está nos últimos níveis internacionais.Nossa infraestrutura é mediocre (portos,rodovias,aeroportos,mobilidade urbana,saúde,segurança púbica,…,tudo de 3º mundo).O custo Brasil é insano.

    6-O PSDB é um Partido Só De Bundões (com raríssimas exceções nos seus quadros).
    Jamais foi,é e será oposição ao “irmão PT”.Ambos os partidos lutam entre si pelo poder,
    E só.Durante 12 anos de fraude governamental petista-comunista não houve oposição alguma ao PT.

    PS-O único país “democrático” do mundo onde não existe nenhum partido conservador nas eleições.

    7-Dilma ganhou a eleição? Fraude no TSE e na apuração dos votos não conta?
    E Aécio com mais de 51 milhões de votos, “amarelou” e não denunciou toda a farsa e fraude.
    80 milhões de eleitores não votaram na nulidade humana e política Dilma Ruimself.

    😯 brasileiro é na sua essencia materialista-existencialista.Não faz a sua parte para um verdadeiro projeto de nação.

    Resumo da ópera: Ou o Brasil apeia do poder esses psicopatas comunistas,ou estará no rumo (em pouco tempo) da inviabilidade irreversível como nação.

    Quem viver verá!

    • Olá Carlos Germani, boa volta. ao blog.
      Quem seria esse o “SAlvador daPátria ” depois da saída dos comedores de criancinhas.????

      “Ou o Brasil apeia do poder esses psicopatas comunistas,ou estará no rumo (em pouco tempo) da inviabilidade irreversível como nação.”

      • Saudações,caro Armando

        Tudo na vida tem um momento histórico.Com as elites (todas) políticas,empresariais,
        intelectuais,…,que o Brasil tem,deixou de atingir níveis de prosperidade de 1º mundo.

        E com os desgovernos petistas-comunistas,o retrocesso aumentou .

        A resposta honesta e direta é: Não há “salvador da pátria”.

        O que deve haver é uma mudança radical de mentalidade da população para um verdadeiro projeto de nação.

        Enquanto a população optar pelo materialismo-existencialismo não haverá solução alguma e sim, mais provações sem fim.

        PS-O estrago causado no país pelas eras Lula/Dilma/PT não será desconstruído em
        menos de 20 anos.O câncer petista-comunista já gerou metástase na conjuntura nacional.O tratamento será penoso e de longa duração.

        Uma terceira via do que está aí,com alto investimento em valores morais,tradicionais,cultura e intelectualidade,conservadora e liberal,é a receita para
        que o país se viabilize definitivamente como nação.

        Do contrário o caos generalizado e a inviabilidade irreversível do Brasil,como nação,será um fato inquestionável.

        • Sr Germani:

          “Dengue” nós já temos.
          Falta-nos um “Mal” Tse Tung, que faça uma verdadeira revolução neste país, democraticamente. Democraticamente ? Não haverá revolução.

    • Sr Carlo Germani
      Concordo plenamente com seu comentário, especialmente o item 6: é vergonhosa a incompetência do PSDB para fazer oposição a um PT cujo modelo de governar está visivelmente esgotado. Vai ser bundão assim… A verdade é que, na prática, o governo petista nunca teve oposição.

      • Nik rj,
        Muito bem colocado e lembrado este detalhe de suma importância para um debate a respeito de oposição aos petistas.
        É que jamais tivemos oposição ao PT, como muito bem escreveste!
        O PT tem a sua estrada asfaltada neste sentido, sem qualquer temor de má sinalização, curvas sem avisos, descidas íngremes sem alertas, vastos acostamentos e lugares confortáveis para descanso e alimentação.
        Os petistas só precisam contemplar a paisagem.
        A questão é que não pagam pedágio, como todo e qualquer cidadão brasileiro arca com as despesas quando viaja pelo País.
        Também não quer pagar as suas despesas onde come, bebe e dorme.
        Igualmente se acha no direito de encher o tanque do seu carro sem pagar o posto de combustível e, se o carro estraga, o mecânico não pode cobrar o conserto.
        Da mesma forma quando para em lojas de conveniências dos postos de combustíveis à beira dessa estrada maravilhosa para adquirir roupas da moda, perfumes, material de higiene, que também entende poder levá-los de graça.
        Enfim, o PT só quer se divertir às custas e penas do brasileiro trabalhador, que paga impostos e sustenta os petistas vagabundos, criminosos, que roubam as nossas estatais, desviam verbas para o partido, exigem comissões nos contratos firmados, toma de assalto os cofres públicos e entendem que seus “direitos” devem ser preservados contra aqueles que os criticam, que denominam do alto de suas hipocrisias e cinismo quando flagrados em ilicitudes, que são “fascistas” e antidemocratas!
        Nesse meio tempo, dê-lhe roubo!!!

        • Salve Bendl
          Colocaste bem a situação…O PSDB, muito pelo temor de bater de frente com a mítica figura do Lula, só muito recentemente se apresentou como alternativa ao PT.
          Deixaram a quadrilha com as mãos livres para agir.. Só temo que a oposição tenha despertado (despertou mesmo?) tarde demais. O estrago já está feito…

          Um abraço

          • Nik,

            Sem ilusões.

            Se a (pseuda) oposição tivesse despertado,não teriam aceitado a
            derrota (que nao ocorreu).

            Aécio com mais de 51 mihões de votos “amarelou”.

            Por que,antecipadamente às eleições,não questionou todo o processo eleitoral (tecnologia ultrapassada das urnas eletrônicas,processo de apuração
            e totalização dos votos,onde 30 técnicos do TSE acompanharam a apuração,sem auditoria alguma do PSDB e coligados)?

            Vamos parar com essa enganação.
            Se depender do PSDB apear o PT do poder,esquece.

            E lá se vão 16 anos de conivência e subserviência do PSDB ao PT.

  4. Embora em muito menor número, os inteligentes produzem os avanços.
    Dispensam os incautos e os analfabetos funcionais. Não por que os desmerecem. Absolutamente. É porque não precisam deles mesmo.
    Produzem as coisas boas para o resto comprá-las. É este resto que trabalha e ao invés de investir em si, na melhora de sua cultura, compra bens duráveis ou não.
    São os mesmos que assistem novelas, os programas de humor/bagaceiros, os programas de amor&sexo, faustão, altas horas e tudo mais.
    Também são analfabetos políticos. Discutem, debatem e cada vez sabem menos, ou que diz o grande guru deles: menas.
    Não me preocupo com Lulla, rei dos medíocres, príncipe dos mentirosos, patrão dos incapazes. Já li muito sobre seres como elle e sei que lhe espera.
    Tão covarde que não disse uma palavra para defender a namorada Rosemary.
    Aos amigos, tal qual fez Judas, primeiro desconheceu-os e os acusou de traidores.
    A história lhe fará justiça. E a justiça, mais dia menos dia, triunfará!
    Esta ou a outra!

  5. O provocador Armando e o defensor petista, Renato Lima, se esmeram em apresentar quadros que omitem a discussão do momento: a corrupção na Petrobrás pelo PT!
    Renato vem com a mesma e cansativa ladainha de sempre e, Armando, a respeito de quem poderia melhorar o Brasil.
    Pois tivemos um candidato, Aécio, que não cometeria os erros petistas e tampouco os crimes praticados contra o Estado e Estatais.
    E não venceu por motivos óbvios: o fraude nas eleições, os votos comprados, a ameaça da extinção do bolsa família pelo tucano, se ele vencesse o pleito.
    O problema vai ser o PT PERMITIR que seja derrotado legalmente, pois pelo jeito e conforme suas atitudes, somente à base de intervenção ou impedimento pelo montante de ilicitudes praticadas, que estão nos levando à ruína, por mais que Renato tente demonstrar antigos números a respeito da Economia e Armando querendo saber quem poderia substituir Dilma.
    Nessas alturas qualquer cidadão brasileiro iria administrar muito melhor o Brasil, com mais honestidade, seriedade, responsabilidade e moral, que o PT.
    A questão é que os petistas NÃO deixariam que ele/ela assumisse o poder.

    • Olá,Bendls, como anda a máquina.???
      Espero que estejas bem de saúde ai pelos lados do
      Guaiba.,
      Meu caro, o problema da corrupção da Petrobrás nãovem de hoje, há casos até no governo do Sarney, lá peloidos de 1985.,fora Collor, Itamar, Thc, Lula, e agora com mais intensidade no governo da Dillma.
      Viu , em todos os governos desde a abertura pólitca há corrupção, inclusive nos tempos nos militares , há até aquele caso não explicado nos dias dehoje, quando Delfin Neto era Ministro nosGovernosmilitares, o tal famoso” JAPONÊS”……..que nadou de braçada naPetrobrás.
      O problema é que virou tanta roubalheira que o “oleo”começou a vazar pelas bordas dosbarris depetro´leo,
      E tudo o que é corrupção está ligadoas EMPREITEIRAS que “mandam” e desmandam”nos políticos há séculos nestePáis.
      Eatingem todos os niveis politicos, Federal, Estadual,Municipal,
      Vaimedizer que tem algumsantinho nessa estorinha .?????
      Claro que não, todos semexceção são farinhas do mesmo saco.
      Creio eu meu caro, há tempos quedigo isso,inclusive tem um textodoSr,Newtom senao meengado, O BRASIL NÂO TEM MAISJEITO..
      Não vejo nenhum político nestePáis que de jeitonessa espelunca e bandalheira que seinstalou…..
      A não ser se vocês me derem um VOTO DE CONFIANÇA, me candidato imediatamente ao CARGO DE PRESIDENTE…..

      Grande abraço, boa volta, e Saude´é o que interessa,o resto não tem pressa……..
      fui…

      • Caro Armando,
        Este teu comentário é sensato, verdadeiro, indiscutível.
        Os roubos na Petrobrás não são exclusividade do PT, porém são os maiores constatados e cometidos pelos petistas!
        Outra questão:
        O PT É GOVERNO.
        Não poderia cair no mesmo golpe, cuja tradição é anterior ao regime militar, conforme afirmaste.
        Ao deixar-se conduzir pela tentação e facilidades à testa da estatal, Armando, o PT não tem moral para resgatar os malfeitos do passado, pois comete os mesmos crimes e em intensidade jamais vista!
        Dá a entender que, tais atrocidades petistas, devem ser perdoadas ou minimizadas porque a tradição de desvios de verbas faz parte dos governos anteriores, do presente e futuro, em consequência.
        Bom, aí fica difícil aceitar passiva e conscientemente que devemos considerar o histórico de nossos presidentes da República e de dona Dilma, inclusive, como “normais”, em se tratando de seguirem a mesma conduta condenável que seus antecessores, como uma espécie de inexorabilidade do poder, algo inevitável, pois como dizia o célebre Maquiavel, “O poder corrompe”.
        Em outras palavras e resumindo:
        Todo o governo é ladrão, então!
        Grato por perguntares sobre a minha saúde.
        Apesar das tuas posições políticas és uma pessoa educada, respeita o debate, és muito inteligente e sagaz ao estabeleceres os tópicos mais confortáveis à discussão.
        Gosto de trocar idéias contigo porque elas não ultrapassam os limites do tema estabelelecido ao não enveredarem para o pessoal, então o câmbio neste sentido se torna agradável e salutar para o entendimento ou fortalecer as mesmas posições, porém com civilidade e respeito.
        Desejo-te também muita saúde, inclusive a teus familiares.
        Excelente fim de semana.
        Um abraço, Armando.

  6. DE : Paulo Roberto
    PARA: Dilma Rousseff

    Uma mensagem Eletrônica de Paulo Roberto Costa para Dilma Rousseff em 2009 indica que ela e Lula ignoraram alertas sobre irregularidades em obras da Petrobras usadas pelos corruptos do caso Lava-Jato.

    CAPA DE VEJA DESTA SEMANA QUE circula A PARTIR DE AMANHÃ.

    Pois é: o cerco cada vez aperta mais.

  7. O empresário Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, disse à Polícia Federal nesta sexta (21), que começou a fazer negócios com a estatal ainda no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no início da década passada; “Por volta do ano de 2000, ainda durante a gestão Fernando Henrique celebrou um contrato com uma empresa espanhola, de nome Union Fenosa, visando a gestão de manutenção de termelétricas”, disse; FHC não quis se pronunciar sobre o fato

  8. Senhores, me deixaram sem argumento, a não ser: PSDB e PT-Governo, são farinha do mesmo saco, ambos se confundem na questão BRASIL, e ficamos como cegos em tiroteio, na hora do VOTO, ter que escolher o menos pior, é DOSE!!!
    Essa eleição, pelas atitudes do presidente do tse, toffoli, foi fraudada, e o PSDB, AMARELOU, a declaração do sr. Noronha a respeito da apuração, diz tudo, nós aqui do BLOG, somos muitos inteligentes, em ver caminhos de “REDENÇÃO”, ou babacas sonhadores por um Brasil sério e justo para seu povo.
    O inferno na consciência dos que abusam do “poder” acontecerá além túmulo, acreditem ou não, como dizia Sócrates: “o que temos, deixaremos, o que somos, levaremos, e Jesus: pagará até o último ceitil.
    Façamos nossa parte no BEM, e roguemos à Misericórdia de DEUS, para proteger o JUIZ SERGIO MORO, A EQUIPE DA POLICIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO, E QUE A JUSTIÇA DOS HOMENS, FAÇA JUSTIÇA, PONDO OS LADRÕES DO COFRE PUBLICO NA CADEIA, E NÃO SÓ OS 3PS:pobre, preto e puta, POIS, A DIVINA A FARÁ!!!

  9. Se tentar vai perder e feio, todos se enganaram com ele e continuam se enganando, procurou fazer a própria vida, bolsa família não é solução para acabar com a pobreza no Brasil, o povo ignora o mal que este programa faz.

  10. A situação já é insustentável para a continuidade da serventA dos Trambiqueiros à frente do comando desta nação. Não dá pra fingir, como tenta fazer a grande mídia, que a cúpula do governo nada tem com o Petrolão! Quem vai chamar pra si a responsabilidade de pedir o Inpeachment da atual presidente?
    INDIGNAI-VOS!

  11. O único comentário verdadeiro foi daquele advogado de um dos acusados”,não se faz obra nesse país sem propina”,e digo mais, o dia que se quiserem acabar com isso no Brasil,não haverá mais nenhuma obra do governo.Infelizmente, isto está enraizado desde nosso império.Quando o nosso famoso Delfim ia lá fora pegar dinheiro no FMI,todo mundo ria quando o mesmo era acusado de receber propina de 10% por cada valor recebido,sendo chamado nos bastidores de Delfim dez por cento.Para reviver,cadê a reportagem sobre a propina no fantástico sobre a corrupção das compras nas estatais do RJ.E não se enganem, até nas empresas particulares se você não doar os 10% do comprador você não ganha a compra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *