Em 2022 teremos uma eleição eletrizante e ninguém pode garantir quem será o vencedor

TRIBUNA DA INTERNET | Com dois criminosos liderando as pesquisas, é preciso  defender desesperadamente a terceira via

Charge do Brum (Arquivo Google)

Carlos Newton
Estadão

A Tribuna da Internet é um espaço para reflexão e troca de ideias, coisa rara na internet, mas sempre que se aproxima uma eleição presidencial a radicalização fala mais forte, especialmente nos dias de hoje, quando a web fica tomada por todo tipo de militantes políticos, cada um puxando a brasa para sua sardinha, como se dizia antigamente, sem falar na atuação desesperada dos robôs, humanoides, replicantes e androides, que são remunerados para encher o saco dos outros, digamos assim, com franqueza total e absoluta.

Mas não há saída, temos de conviver com esse tipo de comentarista, que gosta de dar pitaco em tudo, até banca o Rolando Lero, mas não tem senso de humor e transforma as divergências em agressões gratuitas. Eu nem ligo e sempre peço aos comentaristas de verdade que também não liguem, mas é duro de aturar.

BELA ELEIÇÃO – O fato concreto é que teremos uma bela eleição. Posso estar enganado, mas a meu ver apenas quatro candidatos têm possibilidade de vitória – Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (?), Ciro Gomes (PDT) e Sérgio Moro (Podemos).

Faltando muito tempo para a eleição, as pesquisas ainda não são confiáveis, sempre dependem de quem pagou a conta, porque os chamados institutos precisam sobreviver, a gente até entende.

Temos dois cenários no primeiro turno. Um deles, o mais lógico e esperado, é que passem para a final os candidatos Lula da Silva e Jair Bolsonaro, vejam a que ponto caiu a política brasileira.

TERCEIRA VIA – O outro cenário é um segundo turno com a presença de um dos candidatos da chamada terceira via. É improvável, porém possível, devido ao comportamento da “maioria silenciosa”, expressão criada pelo republicano Richard Nixon para designar a faixa do eleitorado que não faz militância, mas decide as eleições.

Essa perspectiva da terceira via se divide em dois subcenários. O primeiro é com a presença de Ciro Gomes no segundo turno, para enfrentar Lula ou Bolsonaro. E o segundo contexto seria com Sérgio Moro passando para a final.

Mas é claro que o grande número de candidatos favorece Lula e Bolsonaro, que só precisam se preocupar com a união dos candidatos de terceira via. Se isso acontecer e houver uma coalizão de todos eles, as chances de vitória contra Lula ou Bolsonaro são excelentes.

HÁ CONTROVÉRSIAS – Mas existem problemas. Um deles chama-se Gilberto Kassab, fundador, presidente e dono do PSD, que está fechado com Lula e engabelou o senador Rodrigo Pacheco, que teria boas chances para o governo de Minas Gerais, mas aceitou ser lançado à Presidência sem a menor possibilidade de vitória.

O outro problema é a atitude de Ciro Gomes, que está atacando Sérgio Moro com ofensas graves, o que pode inviabilizar um futuro acordo entre os dois. O mais incrível é que Ciro nada ganha com essa atitude infantil. Pelo contrário, só tem a perder.

O pedetista conseguiu 12,47% na eleição passada. Se não perder eleitores, é provável que em março (mês que começa a definir as candidaturas), Ciro esteja na liderança da terceira via, precisando desesperadamente do apoio de Moro e dos demais pré-candidatos alternativos. Devia pensar nisso.

###
P.S. –
Na minha concepção, se houver união da terceira via e o candidato for Ciro, o ex-juiz Moro devia tentar o governo do Paraná, Mandetta faria o mesmo no Mato Grosso do Sul, Alessandro Vieira em Sergipe, Eduardo Leite no Rio Grande do Sul, João Doria em São Paulo, Artur Virgilio no Amazonas, Rodrigo Pacheco em Minas Gerais etc. Da mesma forma, se Moro estiver na frente, Ciro sairia para governador do Ceará e traria o Nordeste com ele para a terceira via. Como se trata de uma coligação, os candidatos derrotados seriam acolhidos no primeiro escalão do novo governo. Desse jeito, a candidatura de terceira via seria fortíssima, com chances reais de derrotar Lula ou Bolsanaro. Como todos sabem, sonhar ainda não é proibido. (C.N.)

27 thoughts on “Em 2022 teremos uma eleição eletrizante e ninguém pode garantir quem será o vencedor

  1. Caro Newton,

    Li no O Antagonista, que o PDT quer gafar a candidatura do Ciro para apoiar o ex-presidiário(ladrão ) Lula da Silva .

    Como todo mundo sabe, esse site é “morista” de carteirinha.

    Algumas notícias dadas no site não se concretizam, razão pelo qual não estou dando muita fé nesta notícia sobre o PDT.

  2. 1) Nada tenho contra a Política, tento estudá-la como Ciência Política…

    2) Lamento os políticos que apequenam esta Via para o bem – estar da população…

    3) Só se preocupam, tais politiquinhos, com o bem – estar deles, de seus familiares, amigos e afins…

    4) Uma lástima !

  3. Só o Lula tem chance de vitória. Dos outros, só o Bolsonaro poderia chegar ainda a segundo turno.

    Moro é um Jânio reciclado. Não vale a pena dar trela a ele. Se duvidar, ele está mais interessado em cavar espaço na mídia e criar uma audiência cativa de direita pseudo-inteligente para vender livros do que em ocupar uma presidência que estaria em guerra permanente com os outros poderes, e que estaria mais que fadada ao fracasso.

    Já escrevi uma vez e vou repetir, o Brasil devia pensar a sério em adotar o parlamentarismo. O presidencialismo é essencialmente disfuncional., induz a pessoas a pensar que o presidente é um super-herói que vai resolver tudo sozinho desde que queira, mas não é assim que a coisa funciona. Na verdade, depois da constituição de 1988 o presidente depende de apoio permanente da grande maioria do Congresso para governar. Os presidentes que não conseguiram manter isso, como Collor e Dilma, acabaram destituídos. Como figuras como o brigão Ciro e o pretensioso Moro pensam que vão governar?

  4. Jogar ao veto é fácil para um provinciano.

    Agora,tratando-se de pessoa com inteligência nata e conhecimento adquirido nos livros e na faculdade.
    Porquê não dissecar fundamentar o “BRIGÃO”.

    Não gostam do Ciro, porque é nordestino ?
    Nao gostam do Ciro,pro ser idealistas ?

    Não gostam do Ciro,por ele não ser covarde,e ter capacidade de indignação ?

    Não gostam do Ciro,por ele ter projetos que assusta establishment ?

    Afinal qual a tua idéia de
    Gestão para a nação?

    Aí doutor ?

    • Ideia de gestão? Parlamentarismo, já disse. O presidencialismo não funciona, é uma receita pra guerras políticas sem fim. Mesmo nos EUA. Se acaso os democratas perderem sua maioria no Congresso ano que vem – algo que é bem possível – Joe Biden ficará sob risco de impeachment, apenas pelo desejo dos republicanos de desgasta-lo.

      E tudo que você disse do Ciro pode ser dito, até com mais propriedade, do Lula. Ciro é só um narcisista tagarela, nunca vai ser presidente. Falta a ele a sagacidade do Lula.

  5. Ainda é cedo para o eleitor entrar na onda da eleição. Os cidadãos estão preocupados com a sobrevivência, que não está fácil não, meu irmão.
    Crise braba danada, com inflação, juros e desemprego.
    Pessoas passando fome e revirando lixo. Situação calamitosa deste governo Bolsonaro e comandado na Economia, pessimamente pelo investidor nos Paraisos fiscais, o senhor Paulo Guedes, adorador do general Pinochet.
    A entrada de Moro na disputa presidêncial, querendo se tornar o terceiro para ir ao segundo turno, provocou efeitos devastadores em Bolsonaro e em Lula. Os dois começaram a botar a cabeça de fora, tentando zerar o jogo. Perda de tempo, um dos dois será ultrapassado por Moro.
    Aposto, que Bolsonaro não irá para o segundo turno, porque vem despencando nas pesquisas e Lula se mantém estável. Contudo, as previsões podem mudar, como as nuvens no céu, quando chegar a primavera de 22.

  6. `Por enquanto, como todo mundo está vendo, a gestão desse pobre país está uma bagunça. Me entusiasmei muito com a ideia da terceira via mas meu candidato resolveu atacar o Moro, não sei porque. Uma coisa eu digo: se o esquema não der certo e tivermos um segundo turno entre o Boçal e o Lula, mesmo jamais tendo sido do PT ou mesmo simpatizado com o partido, JURO QUE VOTAREI NO LULA !!! O que eu quero mesmo é ver o Brasil LIVRE de um desequilibrado mental, inteiramente ignorante do que seja conduzir um país !!!!

  7. Cara os três patetas são candidatos do establishment..

    Os três são candidatos dos especuladores.

    Os três candidatos se apresentam com fachadas diferentes, mas economes são iguais, sendo o Moro,treinado pela CIA.

    Antes era o Lula o preferido,devido a exposição tornou se inconfiável…

    Por isso o Lula,fez essa turnê pela Europa em busca de apoio meu caro WALTSON.

    PS: É isso que CIRO,deve fazer,buscar apoio dos Países digamos, Civilizados.

  8. Caro C.N. permita-me mais uma vez discordar, mas data vênia, prova que não conhece a política do Paraná, o Ratinho vai se reeleger já no primeiro turno como se reelegeu o Greca, sem precisarem nem fazer campanha. E o sonho de insistir neste perdedor contumaz, o canga Ciro Gomes é perda de tempo, mas cada um tem o direito de ter o seu candidato de estimação. A melhor opção de uma terceira via viável, aceitável para o centro é o Moro, pessoa sem rabo preso com ninguém. Mas a insistência do coronel nordestino pode prejudicar a vitória da terceira via, ele sabe que não tem a mínima chance de passar para o segundo turno.

  9. O Brasil decididamente não é para amadores.

    Se passamos o tempo todo lambendo as feridas de termos escolhido duas tragédias, teoricamente distantes e diferentes, mas, na pratica, irmãos siameses, como podemos brigar de forma infantil entre nós e inviabilizarmos a única chance de sair deste atoleiro criminoso??

    Por que temos que ser Lulistas, Bolsonaristas, Ciristas (????) Moristas, Pessedebistas????

    Por que não podemos ser cidadãos, com pensamento próprio e lógico?

    Com racionalidade e estratégia mínima??

    Não percebemos que temos que enfrentar duas maquinas poderosíssimas em poder, cargos, dinheiro, associações nem sempre republicanas, legiões de fanáticos imbecilizados??

    Como lutar contra estas forcas com poder descomunal e reais chances de se perpetuar no poder??

    Três crianças pequenas sabem que para ter chances contra o grandalhão devem se unir.

    Nós não temos a menor capacidade de perceber isso??

    Como aceitar o comportamento de Ciro??

    As manobras de Dória e Artur Virgilio?

    A ingenuidade de Pacheco em relação a felpudíssima raposa Kassab?

    Parece que ja estamos disputando a tapas o ultimo pequeno pedaço de pão, distribuído por almas caridosas aos famintos.

    E nós brigando entre nos por suposições a um ano da eleição?

    Tenho por mim, que aquele que não tem espirito publico para entender a delicadeza do momento e pelo menos, agora, estrategicamente identificar corretamente que sao os inimigos reais a combater, este politico ou cidadão

    não tem capacidade e ou moral para ser meu presidente

    Vista o chapéu quem quiser

  10. Certamente o mais preparado é o Ciro, é o único que apresenta um plano de governo, podemos discordar em alguns pontos, mas é o único que realmente tem propostas, mostrando o caminho para implementa-las, mas acho que errou ao atacar o Moro, pois dependeria dele no segundo turno, a menos que a estratégia dele seja baseada na expectativa de que o Lula e o Bolsonaro não estarão no segundo turno, partindo do princípio que as candidaturas do Lula e do Bolsonaro são dependentes uma da outra, pelo discurso utilizado por ambos, tendo em vista que a popularidade do Bolsonaro está minguando a olhos vistos, e imaginam que o Lula não terá o contraponto que necessita para manter sua narrativa de que só ele pode derrotar o Bolsonaro (e vice-versa).

  11. Pode ser .

    E uma hipótese a ser considerada, mas parece ser de altíssimo risco e desmoralizaria todos os institutos, jornalistas e boa parte dos políticos.

    Mas que seria uma final hilariante sem os mitos das duas correntes de fanatizados.

    Aí talvez podemos escolher mais relaxados.

    Mas só Ciro viu isso até agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *