Em apenas dois processos, Lula poderá ficar seis anos em regime fechado

Resultado de imagem para lula preso charges

Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

Mônica Bergamo
Folha        

As contas de criminalistas que têm familiaridade com o caso de Lula mostram que a pena total dele pode ser dura: seis anos em regime fechado, se consideradas apenas as possíveis condenações em processos que estão com o juiz Sergio Moro. Moro agora vai julgar o ex-presidente nos casos do sítio de Atibaia e do terreno do Instituto Lula, nos quais é acusado pelos mesmos crimes do caso do tríplex: corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Se as penas forem parecidas à primeira, de 12 anos e 1 mês, o petista somará cerca de 36 anos de prisão. E terá que cumprir um sexto dela em regime fechado.

SEM CHANCES – A possibilidade de Lula sair rapidamente da cadeia é praticamente descartada, a não ser na hipótese de ele ficar doente.

Pelas vias jurídicas, a primeira possibilidade, mais imediata, de liberdade seria a de o STF (Supremo Tribunal Federal) aprovar as ações de constitucionalidade contra a prisão após condenação em segunda instância —o que hoje parece difícil.

Passada essa chance, Lula poderia depositar esperanças em uma rediscussão do tamanho de suas penas no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas o tribunal tem se alinhado à Lava Jato. Outra possibilidade será a unificação e consequente diminuição do total das penas por um juiz de execução penal.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A matéria de Mônica Bergamo é muito interessante, porque a maioria das pessoas só se preocupa com o processo do tríplex, que levou Lula à cadeia. Agora é a vez do sitio e da ex-nova sede do Instituto Lula. Mas há outros processos e inquéritos em andamento, que devem agravar ainda mais as penas de Lula. Apesar isso, ainda há quem acredite na candidatura dele este ano, porque sonhar ainda não é proibido nem paga imposto. (C.N.)

4 thoughts on “Em apenas dois processos, Lula poderá ficar seis anos em regime fechado

  1. Se o Sérgio Cabral destruiu um estado pegou mais de 100 anos de cadeia, merecidamente. quantos anos o Lula deveria pegar por ter destruído o país?
    Ficando o Lula seis anos preso em regime fechado, serão 6 anos de apelações e recursos dos advogados aproveitando-se da benevolência das nossa leis para libertar o Lula.

  2. O problema do Brasil, é que ele não tem um só problema, mas isto sim uma profusão de problemões, entre os quais Lula é apenas uma gota d’água no velho oceano de lama cunhado pelo Getúlio, no qual naufragou com um tiro, para não ser julgado pelos seus inimigos, muito provavelmente. O problema maior do Brasil reside no modelo de república que, com o tempo, relevou-se um complexo de ditaduras setoriais agora em guerra entre si para saber quem pode mais, porém com a política, o estado, o mercado e a população capturados, dominados e manipulados por bandidos mancomunados, entre os quais a hipocrisia, o cinismo, a cara de pau, a desfaçatez e a frieza do modus operandi são virtudes e não defeitos, estado de coisa$ e coiso$ esse$ que, infelizmente, ninguém diz como desmontá-lo e nem como apresentar algo novo de verdade, completo, concreto e alternativo, para colocar em seu lugar, exceto a RPL-PNBC-DD-ME que mata as cobra$ e de fato mostra o pau de maçaranduba e as cobra$ a serem abatidas, porque, quanto ao resto, principalmente o establishment bandido dominante, eu presto muito atenção em tudo o que elle$ dizem mas de novo de verdade, infelizmente, elle$ não dizem nada, não desocupam a moita e nem se rendem à RPL-PNBC-DD-ME, pelo contrário, esgueiram-se dos lados iguais caranguejos e fogem Dela igual os diabo$ fogem da cruz. E tenho dito.

  3. Tem outras questões que me parece não estão incluídas nesses processos e denúncias pelas quais Lula já responde e devem vir a tona, com a possível delação do Palocci e as novas revelações que Marcelo Odebrecht está disposto a fazer, como por exemplo:

    – Os 25 milhões de euros levados a Portugal pela Rosemary na mala diplomática, viajando clandestina no aerolula.

    – A doação feita por Kadafi para a campanha, crime contra a soberania nacional.

    – O caso Celso Daniel, que não chegou aos mandantes do crime.

    E por aí vai…

    Quanto aos movimentos em sua defesa, que envolvem a trupe de advogados, será preciso monitorar com lupa a origem dos recursos para remunera-los, vão ter que se expor e buscar onde estão emburacados. Aliás, me pergunto se isso já está sendo feito no caso do Cabral, por exemplo, que se dá ao luxo de uma dieta de camarão e outras iguarias, mesmo estando preso e devendo ao povo do RJ. Os dutos por onde corre dinheiro mal havido no Brasil parecem inacessíveis, o que é um absurdo. Os órgãos controladores nesse setor parecem menos eficientes que a Justiça.

  4. Com o passar dos dias na cadeia e na eminência de próximas condenações, os advogados do Lula optarão por uma doença para que ele se veja livre das grades. Ou o câncer na garganta que ele teve e que seria recomendado fazer um tratamento para evitar a sua volta, ou um tratamento contra o alcoolismo. Em ambos os casos os apoiadores do condenado farão essa situação virar uma comoção nacional, como no caso da Vereadora que ninguém sabia que existia, e de repente se transformou num símbolo dos direitos humanos, mesmo defendendo o aborto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *