Em meio à segunda onda da covid, a gente deseja um Feliz Ano Novo, mas fica na dúvida

O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um...Francisco Bendl

Quase duzentas mil pessoas morreram através da pandemia em 2020, batizada de “gripezinha” por Bolsonaro. Entramos em 2021 contabilizando mais vítimas fatais e à espera da vacina, cuja declaração do presidente é de que ele não tem pressa nem cede às pressões!

Dados que não são importantes para o povo são postados no blog por determinados comentaristas, querendo provar que a atual administração faz um bom trabalho. Não faz!

NÚMEROS INCONFIÁVEIS – O desemprego aumentou, e temos “oficialmente” – números em que não se pode confiar – 14,5% de desempregados no país (ou pessoas que ainda não desistiram de procurar trabalho).

Se contarmos os 50 milhões de cidadãos que labutam na economia informal, temos uma nação dentro da nossa sem emprego, carteira assinada e direitos trabalhistas, que governantes e políticos teimam em deletar da vida profissional dos brasileiros.

Em meio a esse quadro, desejo que todos, indistintamente, arranjem trabalho e tenham um Feliz Ano Novo! Mas tenho lá minhas dúvidas, se será possível termos um novo ano com esperança e perspectivas, pelo menos razoáveis, de avanços.

MAIS POBREZA – A meu ver, seguiremos com extremas dificuldades, aumentando a pobreza, a miséria e a fome. Enquanto o governo não se preocupar em amenizar o alto índice de desemprego – e jamais fará isso, de acordo com a índole de Bolsonaro, insensível e pelo ódio que tem pelos desvalidos –, em consequência as necessidades do povo diminuiriam, pois nada que este governo faça de “bom” poderá ser assim classificado porque o ser humano, o brasileiro, está vivendo dias amargos, difíceis, e sem possibilidade alguma de alívio ao pesado fardo que carrega em seus ombros arqueados.

Certamente, um dos fatores mais graves que impede qualquer auxílio dirigido às classes mais necessitadas, saliento a brutal e criminosa injustiça social, que caracteriza o Brasil!

Milhões de pessoas tentando sobreviver às custas de latas de lixo que contenham restos de comida, e as castas do Judiciário e do Legislativo em franca demonstração de desprezo pelo povo, usando o dinheiro público para se locupletarem imoral e ilicitamente.

ESTÁ TUDO ERRADO – Mordomias, regalias, privilégios, direitos adquiridos, proventos milionários … Não bastassem tantas concessões, uma parte substancial desses gastos reverte para o bolso dos parlamentares advindos da corrupção, do roubo contra o cidadão e erário público!

Desejo que tenhamos todos um Feliz Ano Novo, mas para aquelas pessoas que se preocupam ou têm empatia pelos necessitados, certamente elas não poderão ter um 2021 como lhes desejo.

Haverá muita tristeza entre milhões de brasileiros; falta de comida; falta de emprego; falta de uma dignidade perdida por causa de governos incompetentes, corruptos, mal intencionados, cujo resultado é este que constatamos:

O PAÍS DAS ELITES – É uma nação sem futuro, presa pelas castas, elites de poder econômico, que somente visam o seu bem-estar em detrimento do bem comum.

E, tendo nos governos municipais, estaduais e federal, um Executivo operante, pródigo, voluntarioso, em cada vez mais oferecer benefícios e concessões tiradas do povo, dos desvalidos, dos necessitados, para satisfação dos poderosos!

Podemos acreditar em Feliz Ano Novo? Será?

33 thoughts on “Em meio à segunda onda da covid, a gente deseja um Feliz Ano Novo, mas fica na dúvida

  1. Prezado Bebel
    Esse foi o contexto da fala do presidente.
    Para que fique bem claro.
    Feliz 2021.
    Para você é todos da TI

    “No meu caso particular, pelo meu histórico de atleta, caso fosse contaminado pelo vírus, não precisaria me preocupar, nada sentiria ou seria, quando muito, acometido de uma gripezinha ou resfriadinho, como bem disse aquele conhecido médico, daquela conhecida televisão”.

    Ele se referia a uma fala do médico Drauzio Varella, que apoiadores do presidente resgataram de um vídeo de janeiro deste ano. Mais tarde, o médico gravou novo depoimento em que reconhecia que havia subestimado o novo coronavírus.

    • Prezado Sales,

      Eu me referi à conduta do presidente durante esta pandemia, de irresponsável, de total desprezo pela vida dos brasileiros.

      O mundo está se vacinando, e nós sequer temos SERINGAS!!!!

      Definitivamente, a “preocupação” de Bolsonaro com a saúde do povo é de um sádico, de um torturador, de um genocida!

      Trata-se do que penso a respeito desse (des) governo que está destruindo esta nação.

      Abraço.
      FELIZ ANO NOVO!

  2. Testemunhei com meus olhos e ouvidos, na véspera de natal, verdadeiro desprezo com a vida e total desrespeito aos mortos, nas proximidades de minha casa, parecia Réveillon em Copacabana, tamanha a queima de fogos, bagunça com carros e motos, paredões generalizados, a maioria sem máscara…a conclusão é a seguinte:a imensa maioria do povo brasileiro não presta, seremos para sempre, subdesenvolvidos!Uma ou duas semanas, veremos o resultado…

    • Prezado Haremhab,

      Não podemos esperar do povo um comportamento adequado se, por parte de nossas autoridades e supostos líderes, eles agem pior!

      Que exemplos temos dos três poderes que podemos afirmar ser exemplar e que devemos seguir ou obedecer?
      Nada, pelo contrário, somente atos ignóbeis, corrupção, má intenção e desprezo pelo povo.

      A diferença é que eles têm à disposição os melhores médicos e hospitais, além de dinheiro NOSSO para gastarem á vontade!

      Abraço.
      Feliz Ano Novo!

  3. Acabou o jogo
    Daqui pra frente a unica certeza é a de que a situação do brasil e do mundo vai piorar cada vez mais.
    O que resta adiante é muita fome , desemprego , miséria e muito cinismo.
    Preparem-se para o pior.
    A humanidade fez por merecer.

    • Caro Dias,

      Lamentavelmente, a pandemia que se aproxima matar DOIS MILHÕES DE SERES HUMANOS NO MUNDO, no Brasil rumamos para 200 mil óbitos, descortinou de vez os mandatários de algumas nações, que podemos classificar de irresponsáveis e que têm pelos seus povos total desprezo!

      Abraço.
      FELIZ ANO NOVO!

  4. 1) Feliz 2021 com todos os Covids que aparecerem.

    2) Um livro clássico espírita do jornalista José Fuzeira, lembra: “A Luz e a Dor salvarão o Mundo”, publicado em 1960.

    3) Buda, no século 6 antes de Cristo, também falou semelhante, “o ser humano só aprende e melhora com o sofrimento”.

  5. A DEFESA DA CIDADANIA

    Por Merval Pereira

    31/12/2020 • 04:30

    O que os bolsonaristas estão chamando de “ativismo judicial” descontrolado nada mais é do que a defesa de uma política sanitária que nos permita ter vacinas mais rapidamente. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, acolhendo um pedido do partido político Rede, estendeu a validade de medidas de combate à pandemia, cujo prazo terminaria hoje, 31 de dezembro.

    A mais importante delas é a autorização para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em caráter “excepcional e temporária”, em até 72 horas, libere a importação e distribuição de vacinas contra a Covid-19 já aprovadas em agências equivalentes dos Estados Unidos, Europa, China ou Japão.

    Com a aprovação, no Reino Unido, da vacina da AstraZeneca/Oxford, que já estamos fabricando aqui na Fiocruz, o governo, que apostou nesse imunizante, poderia iniciar imediatamente a vacinação a nível nacional. Claro que temos um problema a mais, ainda não temos seringas nem agulhas. Para infelicidade de Bolsonaro, o governador João Doria foi precavido e já comprou seringas e agulhas suficientes para vacinar a população do estado.

    Como a quantidade de doses ainda será pequena, o sistema que os ingleses adotarão pode ser uma solução inicial: dar a todos a primeira dose, e só a partir da maior produção, começar a vacinação com a segunda dose. Seria um início emergencial para um problema que se transformou em calamidade pública, embora o presidente Bolsonaro e seus mais próximos assessores não levem em conta suas responsabilidades.

    Nas festas de fim de ano no litoral paulista, Bolsonaro, como de hábito, não está usando máscara, e provoca aglomeração. O governo, no entanto, confirmando sua incapacidade de atuação, estava disposto a deixar passar o prazo, o que atrasaria muito a vacinação já atrasada no país. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também já havia se antecipado à previsível lassidão do governo, autorizando a compra de vacinas já aprovadas em outras agências internacionais, dentro do espírito da lei que agora o STF prorrogou em boa hora.

    A atitude particularmente perversa do presidente Bolsonaro, que ganha prêmios internacionais por seus atos ligados à corrupção, e se tornou motivo de piadas pelo mundo, revelou-se mais uma vez no comentário que fez sobre a aprovação do aborto na Argentina: “Lamento profundamente pelas vidas das crianças argentinas”.

    Não se ouviu palavras de pesar do presidente pelos quase 200 mil mortos no Brasil, inclusive crianças, pela incúria do governo no combate à COVID-19, mas Bolsonaro é capaz de, por motivação político-religiosa, se intrometer nas decisões do país vizinho. Barbárie, como classificou o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, é defender a tortura.

    A legalização do aborto até a 14º semana de gravidez, como aprovado agora na Argentina, pode ser considerada uma política de saúde pública e um avanço no direito das mulheres pois, segundo a Organização Mundial da Saúde, só um em cada quatro abortos feitos na América Latina ocorre de maneira segura. Claro que é assunto delicado, e que comporta várias visões de mundo, mas o fanatismo religioso não pode estar à frente da emancipação dos cidadãos.

    O que aconteceu recentemente entre nós, quando uma criança de dez anos, abusada seguidamente pelo tio, teve que chegar ao hospital escondida na mala de um carro para poder fazer o aborto legal, não é aceitável. Os fanáticos que se postaram à frente do hospital tentando impedir a realização da cirurgia autorizada pela Justiça tiveram o incentivo de bolsonaristas seguidores da ministra Damares, cujos funcionários foram acusados de vazar a informação de onde seria feita a operação, o que levou os fanáticos religiosos a fazerem suas manifestações, com ataques morais e até físicos contra os médicos envolvidos na operação.

    Esse mesmo fanatismo faz com que o presidente Jair Bolsonaro insinue que quem tomar vacina contra a COVID-19 pode virar jacaré. Nas redes sociais, há até mesmo loucuras como a afirmação que a vacina interferirá no DNA das pessoas. Todas essas aberrações e o fanatismo religioso acontecem não apenas no Brasil, mas em várias partes do mundo. O que não acontece é um presidente da República dar vazão à divulgação delas.

      • Prezado Francisco Bendl,

        Agradeço e retribuo os votos de Feliz Ano Novo e de muita saúde para o senhor e para toda a sua família.

        Ressalto, entre outros motivos, para além da amizade virtual, que nós da TI precisamos que o senhor goze de boa saúde e por muito tempo, porque seus comentários e artigos trazem luz, reflexão, experiência de vida e apontam soluções (também criticam o que está errado) para as mazelas do sofrido povo brasileiro.

        Um grande abraço,

        Ednei José Dutra de Freitas
        Rio de Janeiro, 31 de dezembro de 2020

        • Caríssimo dr.Ednei,

          As suas palavras, invariavelmente gentis para com este escrevinhador, animam, alegram, e impulsionam eu seguir em frente.

          Muito obrigado, parceiro, pois lutamos pelo mesmo objetivo.

          Outro abraço, forte e fraterno.
          Cuide-se da pandemia!

  6. Não precisa nem de uma alma nova, um Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação. Larguem de perder tempo com picaretas, vigaristas, charlatões e afins, fantasiados de políticos, e venham comigo, simbora fazermos o novo de verdade acontecer a partir de 2021. Basta. Chega dos me$mo$. Fora todo$. Fé em Deus, fé no HoMeM, fé na Causa Nobre, fé no que virá. Feliz 2021, a todos e todas.

  7. Ótimo texto, caro Bendl.

    – Esperemos que o próximo ano seja melhor;

    – Esperemos que nossos líderes se deem conta do princípio elementar que o exemplo vem de cima;

    – Esperemos que os de cima da pirâmide percebam que as desigualdades sociais devem ser combatidas para sermos um país melhor;

    – Esperemos que as pessoas sejam mais solidárias;

    – Espero que todos os amigos aqui deste blog tenham um Ano Novo ótimo!!!

  8. Parabéns à Covid-19! No Brasil, a sua eficácia mortífera tem-se mostrado maximizada!
    -Ei queridinha, mas pode não ficar envaidecida! Essa performance não é um mérito teu. Ocorre que, aqui, tiveste a glória de ter a tua estratégia letal assumida por um caudilho pensante. E o que é melhor: ele é dotado de tirocínio militar: financiado pelos próprios coitados que agora te ajuda a matá-los. Como todo quinta-coluna infiltrado, ele conhece todas as nossas armas de defesa, o que nos torna ainda mais indefesos!
    Advertência: Sr. Francisco Bendl, não caia na armadilha dos provocadores. Queremo-lo aqui lúcido, mas cego para esse tipo de germes!

  9. Prezado Chico, embora não tenhamos o que comemorar neste ano ruinoso para o Brasil e tão bem abordado nos seus textos, não podemos perder aquela menininha linda que logo, logo, dará as caras: a nossa querida Esperança, do nosso querido Mário Quintana (sai e entra ano CN não esquece).

    Feliz ano novo CN e Marcelo Copelli,
    Feliz ano novo Chico e colegas da TI.
    Abraço a todos.

    • Ricardo, meu conterrâneo,

      Tu és um excelente amigo, um cara do time, um gaudério sempre disposto à luta, ao bom combate.

      Muito agradeço pelos teus comentários me animando, querendo que eu siga em frente, durante este ano que se vai, e que será lembrado pela imensa tristeza que deixará em milhares de pessoas, nossos irmãos brasileiros.

      Resta-nos a amizade; esta, sincera, legítima, verdadeira e honesta.

      Um abração.
      Te cuida, meu, da “gripezinha”.

  10. Caro Chicão, feliz ano Novo para ti e família, apesar dos desatinos deste governo é melhor pensar em coisas boas no ano que se aproxima, como saúde o valor mais importante da nossa existência.

    Aproveito o espaço para também desejar ao Carlos Newton e família , este grande jornalista que tão carinhosamente matem este espaço, extenso aos demais comentaristas e articulista e famílias, um feliz ano novo, com saúde nosso bem maior.

    Abração a todos

    César Cavalcanti

    • César – Fortaleza, meu irmão nordestino,

      Sim, concordo contigo:
      temos de considerar o que aprendemos neste ano que ora se despede.

      Se, a política segue pior a cada ano que passa, o povo tem demonstrado muita resistência, determinação, para suplantar o sofrimento porque vive por culpa de governos insensíveis e corruptos!

      Mas, devemos, sim, almejar bons augúrios a todos, mormente à TI, seu Editor, articulistas e comentaristas.
      Da mesma forma, aos milhares de leitores que nos honram com suas atenções.

      O meu abraço fraterno, parceiro.
      Te cuida!

  11. O ilustre Sr. FRANCISCO BENDL nos transmite um FELIZ 2021, mas fica com um pé atrás” devido ao desempenho anti-Científico do Governo nesse ano de Pandemia Covid-19, e na demora e aparente pouca pressa na Vacinação, que é chave para voltarmos a uma vida normal.

    O Governo em 2020, devido ao Covid-19, tem uma queda de PIB de +-4,5%, aumento do Desemprego e Despesas Emergenciais de +- R$ 700 Bi ( Pagamento Emergencial para +- 50 Milhões de Invisíveis e Crédito e Subsídios para a Pequena e Micro Empresa, etc, ) que não terá em 2021;

    Mas com o final das Despesas Emergenciais, deve o Governo criar um Mini Plano MARSHALL ( +- R$ 350 Bi para reativar Obras paradas de Infra-Estrutura, etc. financiado com Monetização da Dívida Pública pelo BC, ainda mais agora que estamos com a Taxa Básica SELIC em 2%aa, e com isso daria também um grande alento para o Investimento Privado, Nacional e Internacional.
    Se o Governo BOLSONARO/MOURÃO não Investir e abrir Empregos, terá o destino do Presid. MACRI da Argentina e mesmo do que se achava imbatível o Presid. TRUMP dos EUA, isto é, a derrota Eleitoral.

    Assim o Ano de 2021 será bem melhor do que esse Ano de 2020.

    Desejamos um Feliz Ano Novo com muita SAÚDE e FELICIDADES ao Autor Sr. FRANCISCO BENDL, aos Sr. CARLOS NEWTON e MARCELO COPELLI nossos Editores, Todos os Escritores, Comentaristas e principalmente LEITORES de nosso bom TRIBUNA DA INTERNET ONLINE e suas respectivas FAMÍLIAS.

  12. Mestre Bortolotto,

    Obrigado pela tua participação e palavras de incentivo, pois tenho sempre sido alvo da tua bondade.

    O que me causa espécie, mestre é que, mesmo eu, de baixo da minha ignorância, sei que solução haveria para combater o desemprego imediatamente mas, o governo se faz de salame!

    Um forte abraço, mestre Bortolotto.
    Abração.
    E te cuida!

  13. “Festa gay lota areias e causa aglomeração em Ipanema, no RJ.” Pois é: o “prisidenti” não dá o exemplo, né?
    Hipocrisias à parte, desejo, a todos, uma Ano-Novo repleto de paz, saúde e prosperidade…
    Em especial para você, querido amigo Bendl. Um grande abraço!

    • Souzza, meu amigo e oponente político de mentirinha,

      (Certamente eu e tu jamais deixaremos de ser amigos porque discordamos politicamente, só faltava essa)!

      Obrigado.

      Da mesma forma, te desejo o mesmo e para teus amados.

      E vamos em frente, até onde der, até onde for possível, pois o ano que vem não será fácil de ser levado adiante.
      Mas, assim como somos na TI, Souzza, respeitando o pensamento alheio e a pessoa – fundamental! -, pelo menos amenizaremos os ânimos mais exaltados.

      Mesmo que discordemos, como acontece conosco, agora, a ponto de deixarmos de lado uma relação amistosa é muito pouca vergonha na cara!

      Por isso, que me faz bem eu ler teus comentários quando endereçados a mim:
      “Amigo Bendl”, pois és também meu amigo Souzza!

      Abração, guri.
      Te cuida dessa pandemia!

      • Adorei o “oponente político de mentirinha”. Eu tenho um profundo respeito e carinho por você. amigo! “Que Deus possa abençoar cada sonho que você carrega dentro de seu coração!”. Sim, “chicão”, para mim, é um exemplo…Abraços!

    • Meu caro Lionço,

      Tu sempre um cavalheiro, um sujeito boa praça, um cara muito legal!

      Certamente terás um 2021 com saúde, paz, sucesso e realizações, extensivo aos teus amados.

      Muito obrigado pelo comentário e participação.

      Forte abraço, guri.
      Te cuida!

  14. Caro Chicão, fiquei na cola dos comentários… rsrs
    É sempre um aprendizado ler o que você escreve.
    Parabéns pela lucidez e acurado bom senso.
    Feliz Ano Novo pra você e todos os teus amados…
    Um forte abraço.
    José Luis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *