Em meio a tantos desacertos, enfim um excelente nome para o Ministério

O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Carlos Velloso

Ex-ministro do STF, Velloso foi “sondado” por Temer

José Carlos Werneck

Se for o escolhido pelo presidente Michel Temer para o ministério da Justiça, Carlos Mário Velloso será um excelente nome para compor o atual Governo. A este ilustre jurista de irrefutável reputação ilibada e portador de um brilhante currículo profissional, não faltam méritos, caso venha a ser designado para a importante função, pelo presidente da República.

A mídia recebeu o nome de Velloso com entusiasmo, após ter sido sondado pelo presidente Michel Temer, porque o jurista mineiro disse na semana passada que o novo ministro da Justiça não poderá ser entrave para a Operação Lava Jato. “A Lava Jato está passando a limpo o Brasil. Tem o apoio da sociedade brasileira e da mídia séria”, afirmou o ex-ministro do STF, acrescentando que a Lava Jato representa um marco e destacou o fato de Poder Judiciário, o Ministério Público e a polícia trabalharem em conjunto para acabar com os rumores de que são responsáveis pela impunidade do país.

AUTONOMIA – Velloso também já declarou não acreditar que o próximo ministro se posicione contra a Lava Jato: “A Polícia Federal tem grande grau de autonomia e o Ministério Público é reconhecidamente uma instituição independente e autônoma”.

O presidente convocou Velloso ao palácio na tarde desta terça-feira (dia 14), e devem se reunir pelo menos mais uma vez, antes da decisão, que só ocorrerá na semana que vem, após a sabatina de Alexandre de Moraes na Comissão de Constituição e Justiça do Senado sobre sua indicação ao Supremo.

6 thoughts on “Em meio a tantos desacertos, enfim um excelente nome para o Ministério

  1. Muito bom dia, o temer, provavelmente, não irá nomear Carlos Velloso para justiça na minha modesta opinião. Temer é uma decepção! Deveria ter se espelhado em itamar Franco mas não o fez! É refém de bandidos do seu próprio partido o qual presidiu e arrecadou fundos de origem duvidosa. Poderia dar um basta em tudo isso (chantagens explícitas) e “pular” para o lado do povo, mas não fará isso. entrará para a história como um ser menor. O que hoje ocorre no estado do RJ está prestes a se alastrar e contaminar a esfera federal. Estamos próximos da insolvência e, quem sabe aí, reconstruiremos a nção. Pobre Brasil! Pobre povo brasileiro! Gostaria de deixar aqui link editorial Valor econômico de hoje retratando nossa preocupante situação. http://www.valor.com.br/opiniao/4869544/governo-nao-tem-urgencia-em-deter-aumento-da-divida

  2. Que bom que no meio de tantas notícias Políticas negativas, aparece uma positiva como a acima do Dr. JOSÉ CARLOS WERNECK elogiando o Dr. CARLOS MÁRIO VELLOSO, cogitado pelo Presidente TEMER (76) PMDB, para o importante Ministério da Justiça.

    Acho que o nosso bom TRIBUNA DA INTERNET onLINE descreve muito bem nossos “defeitos Políticos explicitados na Lava Jato e Operações similares”, que devem ser naturais e continuadas, mas analisa pouco suas causas.

    Nós, como oriundos da ex-UDN, LACERDISTA portanto ( Democratas-Nacionalistas-Privativistas de Matriz Nacional), que dá preferência ao Capital Nacional de Matriz no Brasil e apenas tolera o Capital Internacional que nunca deve ser Dominante, vemos a coisa assim:

    O grande Presidente GETÚLIO VARGAS ( PSD – PTB) Pai de nossa Industrialização, traçou o rumo de nosso Desenvolvimento Sócio-Econômico no sentido do ( Nacionalismo-Desenvolvimentismo-ESTATISMO), dando preferência total ao Capital de Matriz no Brasil, o que está certíssimo, mas errando na preferência exagerada da Empresa Estatal em detrimento da Empresa PRIVADA de Matriz no Brasil. Manteve sempre estrito controle do Capital Internacional nunca permitindo que ele se tornasse Dominante, nem perto disso.

    O dinâmico Presidente JUSCELINO KUBITSCHEK ( PSD ), partindo da grande base criada pelo grande Presidente VARGAS, abriu demasiadamente a Economia Nacional ao Capital Internacional, criando o que chamou de um Desenvolvimento Associado, que permitiu a longo prazo este se tornar Dominante em nossa Economia Atual. E quem depende dos outros ( Capital Internacional), é DEPENDENTE. E ser dependente não é bom.

    Lembremos que só Empresas com Matriz no Brasil ( Estatais ou Privadas) criam TECNOLOGIA NACIONAL e capitalizam 100% aqui dentro. Que só o Capital Nacional que é o BOM.

    Dentro dessas duas correntes nossa Economia operou. Mais recentemente:

    O Governo FHC-MARCO MACIEL ( PSDB-PFL) optou pelo DESENVOLVIMENTO ASSOCIADO ( JUSCELINISTA), ficou muito dependente do Capital Internacional – FMI, e depois de uma largada razoável terminou seu octavonato ( 8 anos) de forma melancólica, não fazendo o Sucessor.
    Assumiu então o Governo LULA-JOSÉ ALENCAR ( PT- PR), que claramente optou pelo Modelo VARGUISTA, proteção a Indústria Nacional, Conteúdo Nacional de 55% em tudo financiado por Bancos Públicos especialmente BNDES, Contratos de PARTILHA no Pré-Sal, maior parceria com os BRICS e certo distanciamento dos EUA-FMI, buscou por todos os meios evitar o Capital Internacional se tornar Dominante, etc,etc, claro, tudo com as devidas adaptações da época, e teve grande sucesso. Fez a Sucessora, Presidenta DILMA (69) PT, que após 4 anos de razoável Governo, para se re-eleger fez coisas que nos levaram a profunda Recessão e perda completa do Poder Político, que redundaram em seu Impeachment.

    O Governo TEMER-MEIRELLES ( PMDB-PSDB) tem a propensão a seguir mais a Política ( JUSCELINISTA) de Desenvolvimentismo Associado, que depende muito do Capital Internaciona- FMI, e nós NACIONALISTAS ( LACERDISTAS – VARGUISTAS) devemos pressionar para que pelo menos ele siga “um caminho do meio”, e não joguem fora a água suja do banho, com BEBÊ e tudo”.

  3. Werneck, o Ministro Carlos Mário Velloso vai sujar a biografia. Ministro da Justiça de uma quadrilha de corruptos e malfeitores, desmerece quaisquer ministro. Agora mesmo o TCU está acusando o Ministerio da Saude (o ministro) de ter feito um contrato de CZ$ 145.000.000,00 (cento e quarenta e cinco milhões), sem licitação. O ministro já estava denunciado em outra falcatrua. Só uma mostra da verdade: O Ministro Velloso fai sujar sua biografia sem dúvida.

  4. Aqui no Rio, um dos muitos desembargadores notáveis e que se projetaram em razão de suas decisões avançadas, muito bem fundamentadas, corajosas e justa, foi o desembargador Newton Doreste Baptista. Juiz de carreira, quando se aposentou seu nome surgiu para que o então governador Anthony Matheus o nomeasse Secretário de Segurança, tal o conhecimento jurídico, a ilibada conduta e o respeito e admiração que todos lhe devotavam. O então governador esquivou-se. Disse que o dr. Newton poderia ser o ouvidor do Estado.
    Ouvido, me recordo que o desembargador respondeu que não iria, depois de aposentado como desembargador, magistrado, portanto, ocupar cargo de secretário de Estado, quanto mais de ouvidor.

  5. Nóis é u Jararaca !

    O comandante máximo das pesquisas
    Brasil 15.02.17 11:52

    Lula lidera em todos os cenários pesquisados pelo CNT/MDA.

    No segundo turno, ele venceria Aécio Neves por 39,7% a 27,5%, Marina Silva por 38,9% a 27,4% e Michel Temer por 42,9% a 19%.

    O que isso quer dizer?

    Que Aécio Neves, Marina Silva e Michel Temer estão queimados.

    E que o comandante máximo da ORCRIM vai jogar a carta eleitoral para tentar escapar da cadeia.

  6. O acobertamento acintoso de companheiros corruptos e o toma-lá-dá-cá tão transparente deveriam servir de sinal vermelho para qualquer profissional honesto se juntar ao governo Temer. Por esses motivos, acho que o senhor Velloso deveria recusar o convite do presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *