Em nota, Frente de Prefeitos diz que Bolsonaro tenta se eximir de suas atribuições de chefe de Estado

Frente alega não ter tido retorno aos questionamentos feitos

Deu no G1

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) repudiou, em nota oficial, o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em rede nacional de televisão na noite de quarta-feira, dia 8, em que afirmou que a “responsabilidade exclusiva” das medidas de isolamento social motivadas pela pandemia do novo coronavírus é dos governadores e prefeitos.

Segundo a entidade, liderada pelo chefe do Executivo de Campinas (SP), Jonas Donizette (PSB), Bolsonaro tenta se “eximir de suas atribuições de chefe de estado”. Durante o discurso, o presidente afirmou ainda que o governo federal não foi consultado sobre a ampliação das medidas de isolamento.

CONTESTAÇÃO – No entanto, a informação também foi contestada pela FNP, que garante que os prefeitos pediram orientações à União em duas oportunidades, mas não obtiveram resposta.

Ainda de acordo com os prefeitos, a entidade encaminhou um ofício ao governo federal, no dia 27 de março, para questionar se havia nova orientação de combate à Covid-19 e reiterou as mesmas perguntas no dia 30 de março.

SEM RETORNO – “Para esses questionamentos, até o momento, não houve qualquer retorno. Diante disso, prefeitas e prefeitos das cidades com mais de 80 mil habitantes, que reúnem 61% da população e produzem 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, reafirmam que (…) continuarão reforçando as medidas de isolamento social”, diz o texto da nota.

Poucos antes do pronunciamento do presidente, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, ao analisar ação movida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que o governo federal não pode derrubar decisões de estados e municípios sobre isolamento social, quarentena, atividades de ensino, restrições ao comércio e à circulação de pessoas.

QUARENTENA – Na segunda-feira, dia 6, o governo de São Paulo ampliou a quarentena no estado a partir de quarta-feira, dia 8, até o dia 22 de abril. A medida segue sem flexibilizações, e foi tomada para conter o avanço do coronavírus no estado.

###
NOTA DA FNP

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lamenta que, mais uma vez, o presidente da República, Jair Bolsonaro, tenha se manifestado para se contrapor à postura de prefeitos e governadores no enfrentamento ao novo coronavírus. Em seu pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, nesta quarta-feira, 8, o presidente apesar de dizer que respeita a autonomia dos governadores e prefeitos, distancia-se e opõe-se quando afirma que “muitas medidas de forma restritiva, ou não, são de responsabilidade exclusiva dos mesmos; o governo federal não foi consultado sobre sua amplitude e duração”.

Essas declarações, além de lamentáveis, porque tentam eximir o presidente de suas atribuições de chefe de Estado, autoridade que tem como dever zelar pela harmonia da federação, também não são verdadeiras. No dia 27 de março, a FNP encaminhou o ofício 197/2020, questionando se havia nova orientação do governo federal no combate à COVID-19. Como não recebeu resposta, reiterou as perguntas em 30 de março no ofício 213/2020. Para esses questionamentos, até o momento, não houve qualquer retorno.

Diante disso, prefeitas e prefeitos das cidades com mais de 80 mil habitantes, que reúnem 61% da população e produzem 75% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, reafirmam que continuarão trabalhando incansavelmente para prestar o melhor atendimento possível à população e também continuarão reforçando as medidas de isolamento social, como forma de não causar um colapso no Sistema Único de Saúde.

55 thoughts on “Em nota, Frente de Prefeitos diz que Bolsonaro tenta se eximir de suas atribuições de chefe de Estado

  1. “…afirmou que a “responsabilidade exclusiva” das medidas de isolamento social motivadas pela pandemia do novo coronavírus é dos governadores e prefeitos.”

    -Ué?
    -Tão reclamando de quê?
    -As decisões do Bolsonaro não eram equivocadas e erradas e poderiam gerar uma mortandade nunca vista antes na Terra de Santa Cruz?

    -Agora cada PREFEITO e cada GOVERNADOR, serão os responsáveis por tomar as decisões CORRETAS!
    -Não será maravilhoso?

  2. Deveriam prender todos que estão apoiando e criando esta rebelião contra o Estado brasileiro. Bolsonaro tem que ordenar a prisão destes crápulas, após esta crise. Dória agora disse que foi o secretário de saúde dele que mandou distribuir a cloroquina. Tem que prender todos, sem exceção. Cometeram crimes contra a vida ao esconder a utilização da cloroquina. Justiça tem que ser feita, inclusive Mandetta. Mandetta, o deveria ser o primeiro da fila. Aguarde Mandetta, o seu dia vai chegar.

  3. Não entendemos que muito deste ataque sórdido a Bolsonaro é orquestrado pela esquerdalha. Querem criar uma rebelião no Brasil para desviar a atenção dos EUA para que não tire Maduro do poder. Não vai dar certo, o ditador Maduro vai cair.

  4. Cegueira tem limite.
    Se continuarmos deste jeito, vamos acabar como a Alemanha nazista.
    PS1: Votei no Bolsonaro por falta de opção pois renego um insurgente contra a instituição que o acolheu FFAA, mas, pt de jeito nenhum.
    PS2: Não sei quem mente mais se o nine finger ou o mito.
    PS3: O nine finger diz que é o ser humano mais honesto que pisou no planeta e o mito quer que as coisas aconteçam como a turma dele acha que é o certo, atropelando e denegrindo quem pensa diferente, mas depois quer que outros assumam a responsabilidade que é da função ao qual foi alçado como esperança de modos e maneiras melhores.
    Não tem problema vamos continuar pois eles também passarão.

    • Prezado Pereira Filho, opinião é um direito de todos e todos as temos.

      Nesta sua aí de cima vc não colocou fatos que pudessem comprovar terem elas correspondência com a realidade.

      Você se mostra muito chateado e eu me solidarizo com esse seu sentimento.
      Mas sabe como é né, nem tudo são flores nesta vida , contudo confio na sua recuperação, pois você sempre se mostrou aqui como uma pessoa com um espírito forte.
      Abs.

      Saúde.

  5. Vá lá que uns e outros devam ser presos, mas muitos deverão ser internados em hospícios, né Antônio!

    Tu tá nas últimas, meu!

    A dupla Antônio e Mário Jr, extrapolou.
    Entrou em órbita.

    Deve ter ido em busca da cloroquina porque imaginam que a droga irá curar quem é de esquerda!

    Che, o fanatismo desses dois e suas obsessões contra a esquerda, os deixaram doentes.
    Precisam ser exorcizados por um padre!!!

        • Sei que vc é um elemento bem intencionado, nem de esquerda é, mas ao não possuir um conhecimento profundo de politica e economia, e sem estudar a História do século XX, que está bem documentada através de livros e até filmes e muito menos alguma coisa que o leve a ter um mínimo de noção sobra a natureza humana, vc se ficará sempre perdido nas baboseiras sentimentais que coloca em seus posts.

          Você tenta se mostrar isento nas questões aqui levantadas, querendo dar uma de moderador dos aqui comentaristas e é aí que vc acaba irritando a todos com essa pretensão, pois você não tem condição cultural para tanto.

          Escrever gramaticamente bem, como no seu caso, não é suficiente para elucidar questões. Tem que ter cultura para isso.

          • Lamento eu não ter conhecimentos e cultura.

            Sei que devo irritar meus colegas mas, é aquela história:
            Tudo é uma questão de compensação.

            Imagina:
            Se me consideras um elemento bem intencionado, – muito obrigado! -, em contrapartida não chego aos teus pés em conhecimentos da História e Economia.

            Terás que me suportar, a menos que consigas mais uns colegas que exigissem a minha saída da TI porque eu os envergonho, pelo fato de eu ser tão ignorante.

            Fica à vontade.
            Eu quero o bem da TI.

    • Seu babaca já pedi para não se dirigir a mim. Psicopata! Vc é a pior criatura que conheci nos blogs. Vou te pedir mais uma vez, não se dirija a mim. Vc me dá náuseas.

    • São esses os dados científicos que tanto cobra?
      Concordo que o tal remédio pode nao fazer efeito nenhum, mas até agora não vi nenhum medico defendendo outros remédios como já fazem com este, e afinal tudo é muito novo e se algum testar o xixi do cavalo malhado e der certo que seja.

      • Este remédio já se mostrou eficaz junto com a azetromicina em milhares de casos.
        Acontece que, em muitos casos o paciente já chegou tarde e não tem mais volta.
        Noutros caso , raros, o organismo do paciente não aceita a medicação como acontece com qualquer remédio.

        Enfim, o que a esquerdinha está praticando ao torcer para que o remédio não funcione e os óbitos aumentem, tem o nome de HEDIONDO.

  6. -Em São Paulo Teve pancadão Funk no final de semana com centenas de pessoas amontoadas.

    -Já no Rio…

    “Moradores da Rocinha relatam aumento de circulação de pessoas mesmo com mortes por Covid-19. Estabelecimentos comerciais reabriram na última semana, segundo assistente social Leandro Castro. Governador decretou fechamento de comércio até o fim de abril.
    ‘É diferente quando se lida com morte’, afirmou Denis Neves sobre moradores não estarem assustados.”

    -Quero ver o governador subir o morro para fechar os comércios (e as boca de fumo) locais!

      • “O uso de máscaras se tornou obrigatório em muitas regiões da China desde o começo do surto do novo coronavírus. Outros países estão seguindo o exemplo, como a Áustria, que anunciou nesta semana a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os supermercados do país. Ao contrário do que muitos pensam, a máscara serve mais para proteger as pessoas ao redor de quem a está usando do que propriamente quem está de máscara.

        Como os sintomas demoram para aparecer, praticamente todo mundo é considerado um potencial portador do vírus. Portanto, a lógica por trás da obrigação de usar uma máscara é: se todos aderirem a ela, diminuirá o risco geral de infecção.”
        (DW)

  7. As ratazanas querem 1) dinheiro e 2) transferir a responsabilidade da má gestão da saúde pública, com hospitais e clínicas em petição de miséria, para o Bolsonaro.

  8. Prezados,

    Boa tarde.

    Quererem imputar ao nosso Presidente Jair Bolsonaro tudo de ruim é pura perca de tempo.

    A crise do encizalhamento como opção que Ruy Barbosa criou, já foi muito melhor com o crescimento do Brasil após 1964 com o aprendizado nos erros de Ruy Barbosa.

    Agora então será perfeita, com empréstimos as indústrias e comércios reais e não de fachadas como na época. Acabemos de uma vez por todas com shopping center, criado para dar maior segurança, para mais um engaiolamento com o povo não vendo estrelas, pois às ruas inseguras era o que restava.

    Para o comerciante, não é bom, pois a loja nunca será sua. Para isso, criemos um fortalecimento do Ministério da Justiça e Segurança Pública com prisão em 2º instância.

    Quanto aos prefeitos, cadê as máscaras dos policiais, e para que tanta força se com os bandidos, libertaram segundo fontes não pesquisadas 30.000 mil criminosos. “Isso é uma vergonha”… Boris Casoy.

    Caso queiram assistir, é só digitar no youtube: empresário de Maringá desmaia após levar um mata leão dos GM em ação de fiscalização da prefeitura.

  9. Dados do boletim epidemiológico:

    4.842 municípios sem caso algum
    – Municípios com mais de 100 mil habitantes, 50 deles sem caso algum.
    581 municípios com até 10 casos

    97 municípios com mais de 11 casos.

    Ei, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí!

    É ano de eleição … além de grana para a politicagem, prefeitos e governadores sabem que mortos empilhados pelo descaso de estados e municípios (os gestores) com a saúde não pega bem.

      • O suposto jornalista ativista fala, fala, acusa, diz e não mostra provas. Só neste país com essa justiça de merda um sujeito destes não é processado e tem que pagar uma indenização astronômica.
        E se este diálogo aconteceu e ele tem a gravação para provar, tem que ser preso por escuta telefônica ilegal sem autorização judicial, pois é impossível ele ligar, o outro deixar sua outra ligação no vivavoz audível para outro celular e ainda ele ter tido tempo de gravar.
        DESRATIZAÇÃO JÁ!
        Depois ainda defendem esta corja travestida de mídia.

    • E vc e Vidal torcer para tudo dar errado em tudo neste governo, inclusive o remédio que já salvou milhares, até médicos que confessaram tê-lo usado em si mesmo e se salvado também , depois de contaminados.

      • Nós não “torcer” contra o remédio cloroquina.

        Eu e o Vidal, apenas mencionamos e postamos vários estudos científicos alertando que a cloroquina ainda não tem resultados suficientes para se afirmar que é eficiente e eficaz.

        Tu, e mais alguns comentaristas fanáticos em favor de Bolsorano nos criticam há dias, justamente porque cegos pela ideologia que abraçaram, o ódio à esquerda, deixam de ler o conteúdo dos links mencionados.

        E ai daquele que opõe resistência à cloroquina!
        Tu és um que não admite contestação, e sai vociferando impropérios e que somos esquerdistas assassinos ,,, e um monte de bosta, como se eu fosse de esquerda ou de direita!!!

        Se é assim como afirmas, tu e mais alguns comentaristas que entendem ser a cloroquina milagrosa ou que pode curar os infectados pelo COVID-19, processem o Mandetta, que como vocês dizem, quer propina porque esta droga é barata!
        E coloquem no processo ou ação pública, que o ministro da Saúde não quer usar a cloroquina!

        Outra dica:
        Tu achas que. se este medicamento fosse assim tão eficaz, os médicos brasileiros e internacionais não comunicariam a população??!!

        Quase 100 mil mortos, que poderiam estar vivos por que médicos se negam a utilizar a cloroquina??!!

        Endoidou de vez?
        Pirou?

        Che, já encheu o saco essa história; essa tua ojeriza pela esquerda; esse teu ódio que te consome contra o socialismo e o comunismo.

        Muda o lado do disco.
        Muda essa mantra insuportável.

  10. São 12 comentários em defesa das ideias do Bolsonaro e 2 contra. Isso vem acontecendo diariamente em todos os artigos na esperança de convencer os demais comentaristas de que Bolsonaro seguindo a cartilha do Olavo de Carvalho, através do gabinete do ódio está certo, enquanto a OMS, os mandatários de todos os países, o ministro da saúde, que é médico, e os infectologistas, estão todos errados.
    Inacreditável

    • Jacob,

      O país virou uma zona ideológica e política.

      Ninguém se entende.

      Os frequentadores querem mais brigar entre si, acusarem-se mutuamente, que dançar e beber em paz.

      E, a mulherada belíssima, ali, encostadas nas paredes, conversando entre si, só olhando o fiasco do homaredo!

      Baita fiasco!

      Abraço.
      Te cuida.

  11. Não tendo como colocar fatos, o Néscio vem aqui com essas conversas de botequim, tentando aliviar seus transtornos mentais advindos de sua não aceitação na democracia.

    • Pô, logo quem falando em democracia …

      Quem não a aceita és tu!

      Tu que odeias a esquerda, o socialismo, o comunismo, que todas os admiradores e seguidores desses movimentos deveriam estar presos porque assassinos …
      Tô dizendo, a cada dia que passa estás mais patético, radical e fanático.

    • Não falei. O cara começa o dia defendendo o comunismo e a china, que obriga o povo a trabalhar a troco de sopa de morcego.
      E agora no final do dia, se diz democratICO desde criancinha. E ataca quem não defende os escravos chineses, por não aceitarem a democracia.

  12. Tu também entraste nessa?!

    Misturas alhos com bugalhos e queres um resultado em camarões?!

    Piraste?
    Endoidaste?
    Ou foi muito trabalho, então a confusão mental?

    Descansa.
    Tem uma boa noite de descanso.
    Amanhã é outro dia, e tu poderás entender melhor a situação.

    • Isto é fato. Você começou o dia defendendo o comunismo; e terminou o dia defendendo a democracia.

      Comunismo é o oposto de Democracia.
      Na china comunista existe capitalismo; comunismo não é o oposto de capitalismo. Vá dormir você; que hoje você não engana mais ninguém. Até o governo comunista capitalista da china, acha que você já cumpriu sua tarefa hoje e merece descanso.

    • Francisco como sempre se achando no direito de xingar a todos. E ainda se acha alguma coisa, coitado, sai com uma melancia na cabeça que aparece mais. Não passa de um otário recalcado.

  13. Prefeitos, Governadores e alguns outros políticos não viviam ridicularizando o Presidente da República, indo contra as políticas de governo? Agora com a aquiescência do STF tudo bem … continuem com suas próprias demandas, porem, na hora que a corda arrebentar lá na frente o Governo não terá como ajudar porque também estará quebrado devido a gestão de agora dos Governadores, prefeitos e adendos. Parabéns! Venceram … a sociedade mais uma vez NAO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *