Em resposta ao comentarista Fallavena sobre a briga de Bendl e Solon

Facebook homem preso apos ofender pmCarlos Newton

Aconteceu o seguinte, Fallavena. Há alguns dias, numa troca de comentários, Paulo Solon agrediu Francisco Bendl de forma inaceitável, mas eu não vi o comentário, porque estava fora de casa. Como se sabe, edito sozinho o Blog, trabalhando de manhã, à tarde e à noite, 365 dias por ano, e não reclamo disso. É claro que tenho de sair, ir ao banco, cortar cabelo, fazer as coisas comuns a todos nós, não posso ficar 24 horas diante do computador para controlar se algum comentarista está sacaneando o outro.

Nesse dia, quando entrei no site, o Solon tinha feito a ofensa e Bendl já havia respondido à altura, inclusive me pedindo que mantivesse postado o destempero de Solon, para que todos pudessem constatar a que ponto ele tinha chegado. Foi o que fiz, e a partir daí passei a retirar todas postagens de Solon atacando Bendl e a outros comentaristas, exceto a ofensa original, e ao mesmo tempo deixei que Bendl descarregasse a raiva, fazendo diversas postagens desancando Solon, as quais permaneceram e permanecem no Blog.

Desde então, Solon está fora do Blog, já sabe disso e nem manda mais nada. Bendl é que também resolveu sair, não consegui entender o motivo.

Lamento que Bendl tenha parado os comentários, espero que volte, mas não aceito – de forma alguma – que ele possa atribuir a mim qualquer responsabilidade intencional pelos acontecimentos que o levaram a abandonar este espaço. É um comportamento que até me ofende, porque é certo que jamais poderei ficar controlando todos os comentários, só o jornalista Clark Kent o conseguiria, mas infelizmente não estamos no Planeta Diário…

Estou cansado disso tudo. Tive enorme paciência com Paulo Solon, que é um homem de grande cultura, mas com temperamento horrível. Da outra vez ele pediu desculpas, deu um tempo, mas agora está comprovado que não tem jeito, será sempre intolerante e sectário. Aqui no Blog, ele agora passou a ser uma ausência que preenche uma lacuna…

A propósito, vamos publicar amanhã uma interessante análise de Murillo Aragão sobre esse fenômeno moderno do ódio que a internet desperta entre as pessoas que frequentam o ciberespaço. Achei muito oportuno e inteligente o artigo, destinado a render muitos comentários.

27 thoughts on “Em resposta ao comentarista Fallavena sobre a briga de Bendl e Solon

  1. Sr. Newton, esperamos que o Sr. Bendl continue com seus comentários que são esclarecedores e ponderados, conforme o Sr. disse, a “raiva” da ofensa, já deve ter acabado, e estará voltando ao equilíbrio “mental e sentimental, para nos dar suas ponderações. Cremos que o contraditório respeitoso, é importante para que Luz da razão se manifeste. toda avaliação, precisa de duas vertentes, o que aliás, está em todas as ações da vida, para a criação sadia e construtiva, e ser tornar útil ao ser humano.
    Tenho a certeza, que o Sr. Bendl, está lendo os artigos, e com o bom senso que possui, muito em breve, estará de volta.

  2. Prezado Newton.
    Reconhecer teu esforço, dedicação e seriedade são deveres de qualquer cidadão de bem. A TRIBUNA chegou até aqui por teus predicados, servindo como um espaço maravilhoso para aqueles que desejam o melhor para nosso País e sociedade. Choca, a quem aprecia e participa deste espaço, atitudes que não contribuem com nada. Imagino o que deves sentir quando tens de interferir, chamar a atenção ou vetar alguém ou alguma manifestação.
    Não conheço Bendl, a não ser por este espaço. Passei a admirar seus comentários: muitas das opiniões vem ao encontro das minhas. Não foram poucas as vezes que cumprimentou teu trabalho e, principalmente, teus textos e tuas posições. Certamente nutre consideração e respeito por ti. E isto é muito justo.
    Newton, as massas podem promover as ações que levam às mudanças, mas são os “Newtons” que plantam e fazem crescer ideias e abrem os caminhos.
    Continue tuas lutas; elas não são só tuas. Tentarei ajudar no limite das minhas condições.
    Sou grato a ti pela oportunidade de participar na TRIBUNA.
    Aceite um fraterno e sincero abraço e o meu agradecimento. Sinto-me honrado em compartilhar o espaço da TRIBUNA.

    • A honra é nossa. Também não conheço Bendl, mas admiro muito o trabalho dela na Oficina do Conhecimento.

      Considero que o Blog pertence aos comentaristas, são eles que o tornam único, pois não é semelhante a nenhum outro. Outro dia, o colunista Vicente Nunes, do Correio Braziliense, exclamou diante de uma amiga minha: “Mas que blog é esse?!”.

      Vamos em frente, Fallavena, você estava fazendo falta aqui.

      Abs.

      CN

  3. Essas coisas acontecem. Mas tudo passa. O importante é a oportunidade de se ter o debate saudável, de fato não é legal ser ofendido por pensar de alguma maneira, digo ofensa pessoal, aqui todo mundo tem sua vida individual, ninguém sabe ou se sabe sabe muito pouco da vida de cada comentarista, o que temos é ideia das ideias conforme o manifestar contínuo de cada um. E reprovar uma ideia alheia é algo que estimula o debate inclusive, conquanto é importante ponderação, tem dias que estamos mal e tem dias e assuntos que não conhecemos bem ou mesmo não nos são interessantes, nestes casos acho prudente aproveitar a oportunidade e deixar pra comentar em outra possibilidade.

    Aprecio o modo como Bendl se posiciona. Ele é bem claro. Conciso, criativo, expressa suas ideias conforme a empiricidade dos anos que a vida tem lhe dado, e isso por si só já lhe garante respaldo. Nem sempre nossas ideias são concordantes, porém eu sempre acho valores em suas ideias…

    Que tudo logo passe, e que tenhamos os debatedores se desculpando um ao outro aqui no espaço. Precisamos debater mais ainda o Brasil e as coisas que refletem em nossas vidas. Este espaço é único. Aqui agrega-se pessoas de bom nível crítico, o que não se encontra em outros facilmente. Então é razoável preservarmos o espaço.

  4. O sr. Newton sempre agiu com lisura.
    O sr. Francisco Bendl escreve muito bem.
    Os dois são importantes para o blog.
    O que aconteceu entre os comentaristas dias atrás é passado.
    Solon não escreverá mais para a Tribuna, e frequentadores que antes nunca escreveram poderão deixar suas opiniões como estou fazendo, sem medo de receberem palavrões ou perseguições em resposta a seus comentários.

  5. Bendl, mas bah, tchê! Aquele índio malacara não volta mais. Saiu com o pala em fiapo. Vamos continuar nessa luta, irmão. Você sabe trabalhar com as palavras; é um talento que Deus lhe deu. Não o enterre! Abraços fraternos.

  6. É preciso reconhecer, sem desmerecer ninguém, que a ausência de Paulo Solon é a perda maior. No debate político as escaramuças existem e devemos nos manter acima delas.

  7. Paulo Solon demonstrou inúmeras vezes que não possui condições para ser debatedor da Tribuna, porque não respeita ao seu próximo de forma alguma.

    Também tenho certeza de que ele tem inúmeras dificuldades para conviver em sociedade, pois rapidamente agride a qualquer um que discorde de suas opiniões.

    Mas na certa há muitas formas de tratamento para os distúrbios que ele possui. Basta que ele queira melhorar, e busque portanto ajuda especializada.

  8. Houve imensa demora no bloqueio a Paulo Solon, pois este teve gigantesca liberdade para ofender e agredir, com palavras e frases absurdamente grosseiras, aos mais diversos comentaristas desta Tribuna, durante muitos e muitos meses.

    • Já expliquei, Isac Mariano, que estive fora de casa, sem acesso a computador. Fui ao enterro de uma velha amiga, dona Aparecida Abreu, minha vizinha no ed. Zacatecas, onde moro há 66 anos. Os comentários são postados diretos, não sofrem moderação. Por isso, as ofensas demoraram a ser retiradas.

      Abs.

      CN

      • Carlos Newton,

        A imensa demora a qual me referi acima é a relativa a meses e meses nos quais Paulo Solon usufruiu de enorme liberdade para ofender e agredir aos mais diversos comentaristas do blog, sem receber quaisquer sanções.

        Não me referi portanto à demora de sua resposta, ocorrida no dia de ontem.

        Traduzindo: – Paulo Solon pôde ofender e agredir livremente a quem ele quis, durante um longo período. E ele obviamente extrapolou e muito os limites do que é considerado “democrático”, em um blog.

  9. Esperamos o retorno do Sr. FRANCISCO BENDL aos Comentários. Sempre foi um bom Leitor/Comentarista que engrandece o “TRIBUNA DA INTERNET”. Nunca o vi agredir alguém, sempre se defendendo, o que é um Direito do Todos.
    É um grande Companheiro de TRIBUNA DA INTERNET.

  10. Há fenômenos de todos os tipos nos bilhões de universos, nos bilhões de galáxias, nos bilhões de estrelas, nos bilhões de sóis, nos bilhões de luas. Ficamos nós, mulheres e homens, a estudá-los e pesquisá-los para entendê-los, pelo menos um pouquinho, e tirar proveito, de alguma forma, dos benefícios que nos podem trazer.
    É exatamente este, o meu caso em relação ao caro FRANCISCIUS BENDLIUS, Primeiro e Único, filósofo grego do Período Pré-Socrático. Ou simplesmente Chicão.
    Eu, em mais de trinta anos percorrendo o Brasil fazendo palestras sobre Filosofia, Marketing, Gestão etc etc etc … tendo travado contato com os mais diversos tipos de indivíduos, nunca conheci alguém sequer parecido com o Chicão. Nunca. E por que?
    Ele tem sede de Saber! Ele tem sede de Conhecimento! E o que vale mais do que tudo … ele tem sensibilidade em cada palavra que diz e escreve. Francisco Bendl e eu, sem prévios acertos ou combinações, apenas curtimos nossa amizade, sendo os nossos pontos de vista ideológicos tão antagônicos!!!
    Francisco Bendl é um taxista. Francisco Bendl tem pouco estudo. Mas Francisco Bendl é um extraordinário Exemplo de Como Podemos Nos Entender, sem adjetivos pejorativos e violentos como os que por vezes vemos aqui. E como ele ilustra seus argumentos! Como ele parte pra cima dos poderosos banqueiros e empresários desonestos!
    Eu … repito … nunca vi ‘nada’ para ser sequer comparado. Chicão é taxista … e leu e lê toneladas de livros e enciclopédias! Exemplo maior … quem??? Como???
    E … lá vem ele … tantas vezes … nos enriquecer a todos com seus comentários e artigos.
    FRANCISCIUS BENDLIUS !!! Em nome da FILOSOFIA (amizade pela sabedoria) … volte a escrever! Você estará de lá … atacando o Socialismo. E eu de cá … exaltando o Socialismo. Em meio ao debate … degustaremos uma boa taça de vinho gaúcho! E gargalharemos de tudo isso estraçalhando um churrasco feito por você, à moda gaúcha!!!
    Abração do seu tamanho, Chicão !!!
    Do amigo, irmão e admirador,
    Almério

  11. Acompanho este site por muito tempo, posso afirmar, sem sombra de dúvidas, que nunca li nenhum texto do Paulo Solon, que não fosse eivado de sectarismo, fanatismo, culto histérico aos tiranos comunistas, etc.
    Carlos Newton foi leniente, ao extremo, com este rapaz, permitiu que se comportasse de forma grosseira, deselegante, cínica, com outros colabores deste Blog, por todo o tempo.
    Espero que Paulo Solon va cantar de galo em outra freguesia, onde possa escrever os seus textos delirantes, e continue praticando as deselegâncias, grosserias, descomposturas que são características do seu “nobre caráter”.
    Como disse Balthasar Gracia:”O homem é o resultado da sua inteligência e do seu caráter”.Ele não sabe o que é caráter.

  12. Carlos Newton,concordo com os demais;esse blog é único ;democrático,independente,plural.E de um nível acima de qualquer outro.Seu trabalho,CN,é muito valioso e deve ser continuado,mesmo com alguns percalços.

  13. Por que nao colocamos como que os dois tanto Srs. Bendls e Solon tivessem um DIA DE FÙRIA nio blog,,(igual ao filme de Michael Douglas)., e como todos nóos pobres mortais temos quase todos os dias, neste Páis de tantas injustiças.?????
    E assim depois de um ponto final das “briga” de velhinhos, os dois voltem ao normal, e continuem a nos brindar com seus textos de grande valia para os debates democráticos.
    È só uma sugestão.
    Abraços.

  14. Prezado Sr. DARCY.
    O senhor não tem autoridade moral para atacar com maus adjetivos nosso Colega Leitor/Comentarista Sr. FRANCISCO BENDL, pois que nunca foi atacado por ele, mas sempre, em vez de debater as ideias, o senhor sempre tentava ridiculariza-lo como OBESO, GORDO MÓRBIDO, SUADO, etc. Depois ele se defendia e era o AGRESSOR. Esquece o senhor que outros, como eu por exemplo, também peso +- 96 Kg para 1,76m. E o que que tem a ver isso, com o debate de ideias?
    Me pergunto, como um homem que escreve tão bem como o senhor, tão culto, não consegue entender isso.
    Quanto a gostar do estilo de escrever, da ideia desenvolvida, do tamanho do Comentário, isso lá é com cada um, não tem nada que ver com adjetivação negativa.

    • Também acho, Gilson, mas é IMPOSSÍVEL manter as postagens de um comentarista que ofende os outros de forma absurda, baixa, ignóbil. Quem procede assim deve ter seu próprio Blog.

      Abs.

      CN

  15. Expulsaram o baderneiro Solon???
    Não me digam!!!!
    Parabens Newton, essa limpeza já deveria ter sido feita há mais tempo.
    Voltarei a postar no querido blog.

  16. Os petistas estão desesperados e por isso tendem ao ataque descabido. Não é produtivo debater com petistas. Eu já desisti faz tempo. São integrantes de uma seita de fanáticos que não conseguem compreender a farsa que sustenta aquele partido. Já teve gente boa por lá mas começaram a sair, ainda antes do mensalão, quando da indicação do Meireles para o BACEN. Agora o partido é de fato uma quadrilha. Em nome do partido enfrentam e afrontam até o STF. Está claro que aquela Corte fará uma manobra para anular a AP 470 e ainda promover um massacre contra Joaquim Barbosa, que no entender dos petistas é o único algoz do partido.

  17. Concordo contigo, Gilson. Paulo Solon faz falta,sim. Seus comentários são pertinentes,inteligentes. Mas o Francisco também faz falta. Eles são o sal do Blog. Inclusive a bate tecla deles é até gozado. Voltem, meus companheiros. Sejamos companheiros !

  18. Contra quem lutamos – Autor desconhecido
    Ele já tinha todas as rugas do tempo quando o encontrei pela primeira vez. Queixava-se que tinha muito a fazer. Perguntei-lhe como era possível que em sua solidão tivesse tanto trabalho…
    Tenho que domar 2 falcões, treinar 2 águias, manter quietos 2 coelhos,vigiar uma serpente, carregar um burro e dominar um leão ! Disse ele.
    Não vejo nenhum animal perto do local onde vives. Onde eles estão?
    Ele então explicou: Estes animais todos os homens tem!
    – Os 2 falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau. Tenho que domá-los para que se fixem sobre uma boa presa. São meus olhos!
    – As 2 águias ferem e destroçam com suas garras.Tenho que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir. São as minhas mãos!
    – Os 2 coelhos querem ir aonde lhes agrada. Fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades… Tenho que ensinar-lhes a ficarem quietos, mesmo que seja penoso problemático ou desagradável. São meus pés!
    – O mais difícil é vigiar a serpente. Apesar de estar presa numa jaula de 32 barras, mal se abre a jaula, está sempre pronta para morder e envenenar os que o rodeiam. Se não vigio de perto, causa danos. É a minha língua!
    – O burro é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia. É meu corpo!
    – Finalmente, preciso dominar o leão… Ele sempre quer ser o rei,o mais importante. É vaidoso e orgulhoso. É o meu coração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *