
Embaixada afirma que falas do ex-chapeiro caluniam a China
Pedro Henrique Gomes
G1
A embaixada da China no Brasil afirmou em nota divulgada nesta terça-feira, dia 24 que são “infundadas” e “solapam” a relação entre os dois países mensagens publicadas em uma rede social pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro e presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.
O deputado escreveu na noite desta segunda-feira, dia 23 — e depois apagou nesta terça — mensagem sobre o 5G, a internet móvel de quinta geração. Na mensagem, dizia que o governo brasileiro declarou apoio a uma “aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”.
DISPUTA – A implementação da tecnologia 5G virou uma disputa entre China e Estados Unidos. O governo norte-americano acusa as empresas chinesas de espionagem. A China diz que os Estados Unidos utilizam a questão da soberania nacional para prejudicar empresas chinesas.
“O governo Jair Bolsonaro declarou apoio à aliança Clean Network, lançada pelo governo Donald Trump, criando uma aliança global para um 5G seguro, sem espionagem da China”, escreveu Eduardo Bolsonaro na noite da segunda-feira, dia 23.
Segundo o deputado, a aliança pretende proteger os países participantes de invasões e violações às informações particulares de cidadãos e empresas. “Isso ocorre com repúdio a entidades classificadas como agressivas e inimigas da liberdade, a exemplo do Partido Comunista da China”, disse Eduardo Bolsonaro.
CALÚNIA – Em nota, a embaixada da China no Brasil afirmou que as declarações de Eduardo Bolsonaro seguem “os ditames dos Estados Unidos de abusar do conceito de segurança nacional para caluniar” o país asiático e cercear as atividades de empresas chinesas. “Isso é totalmente inaceitável para o lado chinês e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento. A parte chinesa já fez gestão formal ao lado brasileiro pelos canais diplomáticos”, diz o texto da embaixada.
De acordo com a nota, EUA buscam uma “hegemonia digital exclusiva” por meio de bloqueio à empresa chinesa Huawei. “Os EUA têm um histórico indecente em matéria de segurança de dados. Certos políticos norte-americanos interferem na construção da rede 5G em outros países e fabricam mentiras sobre uma suposta espionagem cibernética chinesa, além de bloquear a Huawei visando alcançar uma hegemonia digital exclusiva. Comportamentos como esses constituem uma verdadeira ameaça à segurança global de dados”, complementou a embaixada.
“LIGA PARA O EDUARDO” – Nesta terça, o ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi indagado por jornalistas sobre o assunto. Os repórteres perguntaram se o Brasil entrou na aliança Clean Network a fim de evitar a espionagem chinesa, como havia afirmado o deputado Eduardo Bolsonaro. Faria não quis responder. Disse apenas: “Liga para o Eduardo”.
O ministro deu a declaração depois de se reunir com o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do relator na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) do edital do 5G e de conselheiros da agência. O órgão criará o edital para o leilão das ondas onde a rede operará.
Na nota, os representantes chineses também disseram que as falas do deputado são “infundadas” e “indignas” com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara e que os fatos comprovam que a China é “amiga e parceira do Brasil” e que a cooperação entre os dois países “impulsiona o progresso e traz benefícios para os dois povos”.
CIÊNCIA – A embaixada disse que o governo chinês incentiva empresas chinesas a operar com base em ciência, fatos e leis e se opõe a qualquer tipo de especulação e difamação injustificada contra empresas chinesas.
Para a representação diplomática da China, as declarações de Eduardo Bolsonaro não refletem o pensamento da maioria da população brasileira e prejudicam a imagem do Brasil.
“Instamos essas personalidades a deixar de seguir a retórica da extrema-direita norte-americana, cessar as desinformações e calúnias sobre a China e a amizade sino-brasileira, e evitar ir longe demais no caminho equivocado, tendo em vista os interesses de ambos os povos e a tendência geral da parceria bilateral. Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”, diz o texto.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Eduardo Bolsonaro, ex-chapeiro de hamburguerias americanas e dublê de parlamentar, deixa as suas responsabilidades de deputado de lado para criar problemas de repercussão internacional. Moleque, arruma confusão e depois, covardemente, tenta desfazer o estrago. A eleição de Bolsonaro saiu mais caro do que se imaginava. A democracia elegeu um “presidente” e foi contemplada com mais três suplentes destemperados e que só atrapalham. Como se já não bastasse o próprio mandatário a desempenhar tal função. (Marcelo Copelli)
Fora de tópico: https://www.clarin.com/deportes/murio-diego-armando-maradona-sufrio-paro-respiratorio-grave_0_hCcpbyiC-.html
Não sei quem é mais idiota : Eduardo Bolsonaro, que fez o comentário. O embaixador que respondeu a nota do um simples deputado, dizendo que tal fato abalaria as relações entre os dois países ou os trouxas que acreditam que a China e Brasil ( País China e empresas brasileiras ou empresas chinesas e empresas brasileiras ) vão deixar de negociar por causa de um bobagem dessas.
Eu ia publicar a notícia, Vidal, mas chegaste primeiro.
A Argentina vai virar uma praça de guerra.
Acho que o jogo do Inter contra a Boca vai ser cancelado.
Perdemos o segundo mais brilhante jogador de futebol, um gênio da bola.
A luz de Pelé ainda se mantém acesa.
Caro Bendl,
acho que não. Vai haver muita consternação, sem dúvida. O povo de lá o reverenciava. Tive o prazer de vê-lo jogar e meu gosto pelo futebol aumentou muito. Foi genial.
Abraço, saúde e vida longa.
Que tristeza!
Eduardo Bolsonaro virou Tchutchuca. Bolsotrouxas piram! 🙂
Mais uma jabuticaba brasileira para meu pomar “Eduardo Bolsonaro, vulgo Bananinha, filho nº 02, ex-chapeiro, deputado por São Paulo, sem nunca ter morado lá” é o Presidente da Comissão de Assuntos Exteriores da Câmara dos Deputados do Brasil.
Brinca, Marcos!
Eduardo Bolsonaro é o skrotinho 01? Sempre confundo a numeração dos skrotinhos.
Mas o 00 todos sabemos quem é.
Voto pela nossa inviabilidade total.
Todos eles vão acabar “miserados”
Desde as primeiras horas da manhã quando postei e com comentei o pitaco do chapeiro e suas possíveis consequências, fiquei atento à movimentação governamental e não detectei nenhuma manifestação oficial ou política a respeito da nota da embaixada chinesa.
Acho eu, muita insensibilidade ou irresponsabilidade por parte do governo, ou pior, o endosso à atitude temerária e inconsequente do 03.
É até aceitável que os leitores e comentaristas da TI, distraídos com suas escaramuças ideológicas diárias e investigação do sexo dos anjos, não tenham prestado vem atenção às três últimas linhas do artigo que coincidem com as da nota chinesa, mas é inconcebível que o Itamaratí não tenha percebido que foram tirados para dançar.
O que está fazendo o Instituto Rio Branco que não abre urgentemente um curso de diplomacia e geopolítica para as cavalgaduras do Planalto?
“Caso contrário, vão arcar com as consequências negativas e carregar a responsabilidade histórica de perturbar a normalidade da parceria China-Brasil”
Esta claro, ou precisa desenhar?
Uai, sô!
As jumentices do Bananinha não deveriam surpreender mais ninguém, rapaziada!
Assim como seu pai, Bananinha é uma cadelinha amestrada do Trump. Fez campanha antecipada pra ele já em 2018, oferecendo-se a ele de calcinhas como uma rampeira de beira de estrada.
Seu conceito do que seja ser “conxevadô” é bem interessante:
“Você sabe o que é ser conservador? Não precisa estudar, ler livros e fazer cursos. Se você concorda com o Sikera Jr., parabéns! Você é um. ‘Sikera, um fenômeno que não pára de crescer!”
(Eduardo Bolsonaro, em 06/02/2020)
Quando soube que Joice Hasselmann esta com Covid, o Bananinha escreveu: “‘NÃO SABIA QUE CORONAVÍRUS DAVA EM PORCO'”
Sim, senhores: esse esgoto moral ainda tem o descaramento de se apresentar como “cristão”, “conservador”, “defensor dos valores da família”
Diante disso, por que se surpreender com alguém tão mediocre?
Sejamos francos: Eduardo Bolsonaro está bem à altura da pocilga moral que é o bolsonarismo e seus apoiadores.
A provocação à China é apenas mais dose de esterco ideológico que lança à manada de jumentos que o aplaudem.
“Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado, ê!
Povo feliz!”
EM TEMPO:
Daqui a pouco vem uma notinha ou textículo agrojornalistico do Gerson Camarotti, Thais Oyama, Miriam Leitão, Andréia Sadi ou Monica Bergamo dizendo que “conversei com militares/generais se mostraram preocupados/apreensivos/desconfortáveis” com o tweet do Eduardo Bolsonaro…..patati patatá….. blá blá blá, ti ti ti……Zzzzzzzz
Perfeito
Concordo,também,Armando.
No alvo!
Clap, clap, clap!
Não sei quem é mais idiota : Eduardo Bolsonaro, que fez o comentário. O embaixador que respondeu a nota do um simples deputado, dizendo que tal fato abalaria as relações entre os dois países ou os trouxas que acreditam que a China e Brasil ( País China e empresas brasileiras ou empresas chinesas e empresas brasileiras ) vão deixar de negociar por causa de um bobagem dessas.
A China já esta fora da 5G, podem espernear a vontade. E o embaixador/espião chinês já deveria ter sido expulso do país a tempos.
A China pode fazer a ameaça que quiser. De uma coisa eu tenho certeza, não vai faltar comida aqui.
Cuidado robô, chines é vingador!
O Cesar pode me chamar de robô e eu não posso chama-lo de CIROula? Essa é a imparcial comissão da verdade da TI. Tudo bem, a verdade sempre se destaca e a mediocridade também.
A diferença, Eliel, é que você é mesmo um robô, e muito folgado. Faça seu trabalho automático e não se meta a perseguir comentaristas de verdade, como o César. Se não gosta do blog, suma!
CN
Veja só, Eliel, que visão tão diferente da realidade, já eu tenho um temor diferente, de uns tempos para cá, a possível guerra civil brasileira, a seguir a deterioração politica, moral e económica, não será esquerda contra direita, será famintos contra os que ainda tiverem um pedaço de pão.
A nossa diferença deve estar na sua longa e profícua experiência contra meus 81 anos estéreis sem 4entender nada.
Caríssimos Moreno e César – Fortaleza,
O pessoal seguidor e admirador de Bolsonaro, logo, pertencente à direita – sou obrigado a defini-los assim, pois a luta que se empenharam é contra a esquerda -, possibilita uma certa segurança porque as FFAA estão ao lado do presidente, por pior que ele esteja nesse momento.
A falta de educação e respeito do antes requerente como Embaixador Brasileiro nos Estados Unidos, poderá um dia nos trazer sérios problemas, que o rapaz do alto da sua estupidez, idiotice e ignorância não tem a menor ideia!
O cantar desse galo é típico de inexperientes, inconsequentes, irresponsáveis, os legítimos “maria-vai-com-as-outras”, ou seja, ouve o cacarejar, mas não sabe os porquês do canto do outro.
Quero ver o dia que a China se emputecer com esses rompantes insanos e cretinos, e decidir não comprar mais um alfinete do nosso país!
Quero ver aonde que o bosonarinho vai compensar os bilhões de dólares anuais deixados pelos chineses nos cofres nacionais ou, lá pelas tantas, duvido que o moçoilo tenha coragem de ir à China e pedir perdão pelas suas declarações estapafúrdias.
Às vezes me questiono quem são os piores nesse governo atual;
se o pai ou seus filhos.
A questão que está nos levando cada vez mais para o fundo do oceano é a administração Bolsonaro ser feita pelo genitor e seus rebentos, uma tragédia nunca antes vivida pelo Brasil.
Apenas um detalhe aos mais desinformados e animados sectários de Bolsonaro:
A China já tem a maior Marinha do mundo!
Longe dos americanos, a indústria naval chinesa e sua aeronáutica se desenvolvem tão rápido como se constrói uma ponte na China.
Da mesma forma, desnecessário eu avisar que o mundo não teria a quantidade de militares que a China possui, isto é, perder 10/20 milhões de soldados e nada é a mesma coisa.
Se até Putin e a sua Rússia se mantém discretos com a turma de Xi Ji Ping, os americanos pensariam várias vezes, e repensariam mais ainda, em provocar a China.
Se um dia, o mundo precisou de um fiel da balança, que ora pendia para o urso, ora para a águia, a fina, bela e incomparável porcelana chinesa e sua delicadeza, passaram a controlar os ânimos mais exaltados do mamífero e da ave.
Se aprecio essa posição chinesa?
Sim, claro que sim.
Mais:
Admiro a forma como os chineses hoje conduzem o seu país.
Trinta anos atrás e a China era medieval. Hoje, é a segunda economia maior do mundo, e prestes a ser a primeira, e retirou da miséria mais de 600 milhões de chineses!
Os países ocidentais, democratas, capitalistas, liberais, agem ao contrário:
aumentam a miséria e a pobreza de seus habitantes!
Fosse eu bem mais moço, pegaria meus mijados e iria para a China.
Lá, o comunismo venceu;
aqui, o capitalismo, a falsa democracia, a pseuda liberdade e o direito de ir e vir, nos derrotaram!
Se querem a verdade, basta perguntar a qualquer pobre e miserável, o que lhes interessa mais:
alimento na mesa diariamente ou prefere ser uma pessoa “livre”, o seu país é regido pelo capitalismo, o regime é democrático, mas ele terá de catar nos lixões restos de comida para sobreviver!!!
Preciso antecipar a resposta?
Moreno, é possível que tenhamos uma guerra civil brasileira, o José Dirceu já “profetizou” isso quando disse “Nós vamos tomar o poder. O que é diferente de ganhar a eleição”. Isso não vai acontecer sem que muito sangue seja derramado.
O que me deixa perplexo é um criminoso condenado fazer uma afirmação dessas e ninguém contestar. E o criminoso condenado segue livre e solto para implementar o seu plano de tomar o poder a força.
Por causa de um conflito interno pode ser tenhamos os problemas que você mencionou, como tem a Argentina no presente. Agora, por causa das ameaças da China, não acredito. O Brasil tem segurança alimentar auto-suficiente, a China não. Depende e muito do Brasil.
Moreno, eu acompanho as reportagens do Canal Rural Business, especializado no agro-negócio. Na análise que fazem sobre o mercado de soja no link abaixo, mostram como a China cairá totalmente nas mãos do Brasil se perder o embate comercial com os Estados Unidos. Vale a pena checar.
A CHINA ESTÁ FERRADA!
https://www.youtube.com/watch?v=hC30XBtskWo
Eliel, para por um momento de assistir o Canal Rural e lê com atenção o comentário acima do Bendl, sem falso patriotismo, com espirito atento ao enfoque histórico de suas afirmações, abra a mente e veja a China como uma consequência de sua milenar sabiduria e estoicismo social, caminhando para a liderança mundial. Cabe aos inteligentes aceitar e bater palmas, ou vai querer brigar?
Moreno, prefiro ouvir os profissionais especialistas conhecedores do assunto.
Segue aí o link do jornalista Paulo Figueredo, neto do general João Batista Figueiredo, falando sobre os perigos da tecnologia 5G da China. Muito bom.
https://www.youtube.com/watch?v=sFVOkJ47jTo
O neto do ex presidente João Batista Figueiredo não é aquele que foi preso por dar golpes?!
Não, aquele é o filho do general Figueiredo.
Abs.
CN
Empresas do Titio Sam praticam espionagem ao governo brasileiro, as nossas empresas,…e eu não vejo essa indignação vindo das bolsonaretes para conta os interesses brasileiros praticados pelos norte-americanos.
Porque você acha que Bolsonaro Zero Zero,pretendeu armar a população?
PS-Aproveitando o tema,sou a favor da posse e porte de armas.
PS2-Para isso,é preciso rigorosa seleção de quem possa obter essa licença.
PS3-Grande parte da população não tem a mínima condição moral,psicológica para
ter a posse de uma arma e muito menos o seu porte (*).
PS4-Para ter uma arma,é preciso rigoroso teste psicológico,treinamento de tiro,
cultura armamentista,
conhecimento de defesa pessoal e de terceiros e,principalmente,a clareza do que significa portar uma arma.
(*) não quer dizer com isso que não exista milhares de pessoas portando armas ilegalmente e
sem a mínima condição psicológica para tal.
QUAL NAÇÃO MONOPOLIZA A BISBILHOTICE INTERNACIONAL?
A Marinha, o Exército e o Itamaraty foram clientes de empresa de criptografia suíça que tinha vínculos com a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, a CIA.
Segundo reportagem do jornal O Globo, de 1950 a 2018, a Crypto AG forneceu a 120 países aparelhos de comunicação secreta para uso de chefes de Estado, militares e diplomatas, por exemplo, mas nunca informou que possuía ligação com a CIA. Em 2019, a companhia mudou de donos.
De acordo com o jornal, isso possibilitou espionagem por parte de norte-americanos e, em boa parte do tempo, de alemães. O Brasil teria adquirido, entre 2014 e 2019, produtos para equipar os submarinos do programa Prosub, que ainda está em
https://br.sputniknews.com/brasil/2020112216483954-espionagem-marinha-brasileira-usou-criptografia-de-empresa-controlada-pela-cia-diz-jornal/
Totalmente inaceitável é o sabujo de um regime assassino (manda assassinar seus adversários políticos), tirânico (governa o seu povo impondo o medo), colonial e escravagista (invadiu o Tibet para escravizar os tibetanos) e racista (extermínio dos uigures) querer censurar um legítimo representante do povo brasileiro.
O barulho da imprensa progressista, venal e corrupta é compreensível: recebe jabá do PCC para fazer propaganda do XiPing, o homicida chinês. O silêncio do Presidente da Câmara, o corrupto Rodrigo Maia, revela a sua pusilanimidade e o seu papel de viralatas do regime assassino.
como se dizia antigamente, este piá é uma vergonha nacional. Mas também é fiel àquele outro ditado popular, tal pai tal filho. Ou outro ainda, quem sai aos seus não degenera.
Perfeito.
O sabujo do homicida chinês no Brasil acabou de tuitar um “poema”, onde o genocida Mao Tsé Tung compara os povos das outras nações a insetos e conclui assim:
“A nossa força é irresistível
Fora com todas as pragas”
É isto!
O fritador de hamburgueres e dublê de deputado federal,o Bolsonaro Zero Três,Eduardo, é,erroneamente,o fantoche do pai,Bolsonaro Zero Zero,para fustigar as relações internacionais,
especialmente com a China.
PS-É evidente que Huawei com sua alta tecnologia ,(5G) tem objetivo principal de CONTROLE ABSOLUTO sobre toda a população.
Isso já está consolidado e em plena execução na China.
PS2-Você aceita ser vigiado totalmente? Eu não.
PS3-É inadmissível para um presidente da República,terceirar (ao filho Eduardo,no caso) qualquer questionamento e crítica à tecnologia 5G da China.
A falta de habilidade política é total em Bolsonaro zero Zero.
Carlo Germani,
achas que hoje já não acontece isso conosco? Experimente pesquisar qualquer coisa e já terás pela frente um monte de anúncios. Hoje vivemos vigiados por câmeras, por um monte de coisas.
Não somos anônimos. Aquilo que foi profetizado pelo livro 1984, hoje é realidade.
Sem dúvida alguma,Vidal.
George Orwell foi profético.
PS-tem um detalhe: o sistema 5G da Huawei,cujo CEO e proprietário foi por muito tempo o responsável pelo sistema de espionagem na China e no mundo,é de tal avanço tecnológico que não similar igual no mundo.
PS2-Na China,já é uma realidade de rotina o reconhecimento facial,seja em metrôs,trens,ônibus,aviões,…,o que ainda não temos aqui.
Não?
Reconhecimento facial em meios de transporte não.
Os comentários das bolsonaretes são hilários!
Eles acusama China de espionagem, mas esquecem que o Titio Sam faz espionagem aqui com a gente, o quintalzinho deles, o tempo todo.