Empreiteiras envolvidas podem ser declaradas inidôneas

http://www.tce.mt.gov.br/arquivos/2009/10/jpg/248x186/c357cc4f57cd4444700e40c2e34fe120.jpg

Chico de Gois

O procurador Júlio Marcelo de Oliveira, do Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), ofereceu uma representação, com pedido de cautelar, para que sejam declaradas inidôneas oito empresas que atuam na Petrobras e, segundo as investigações da Operação Lava Jato, teriam participado de um esquema de propinas para agentes públicos em troca de obras. Oliveira também pede a repactuação de preços nos contratos, uma vez que, para o Ministério Público, há superfaturamento.

A ação do procurador, no entanto, vai de encontro ao que defende o presidente do TCU, Augusto Nardes. Nesta semana, ele afirmou que é contrário à declaração de inidoneidade das grandes empreiteiras porque, na visão dele, isso poderia paralisar o país, uma vez que elas são responsáveis por grandes obras. Quando uma empresa é declarada inidônea, ela é proibida de manter contratos com a administração pública federal. Nardes defendeu uma revisão nos contratos.

Oliveira utiliza como argumento para seu pedido a própria Operação Lava Jato, que tramita na 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele lembra que as investigações realizadas pela Polícia Federal apontariam para um grande esquema de corrupção na Petrobras e que, inclusive, há provas nos autos, além de depoimentos do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto da Costa, do doleiro Alberto Youssef e de empresários que confessaram as práticas criminais.

O procurador também lembra que as empreiteiras Queiroz Galvão, Mendes Júnior, IESA, Galvão Engenharia, Engevix, Camargo Correa, UTC e OAS são responsáveis por dez obras do setor de energia do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

11 thoughts on “Empreiteiras envolvidas podem ser declaradas inidôneas

  1. Paródia Poética:

    No primeiro governo
    Eles disseram: tinham que fazer
    Conciliação com atores antigos
    E não falamos nada.

    No segundo governo
    Em nome da
    Governabilidade
    Fizeram vistas grossas
    Com os desmandos
    Sempre aumentando
    E não falamos nada.

    No terceiro governo
    Surgiram casos escabrosos
    Nunca, jamais vistos
    E continuamos calados.

    Agora, no quarto governo
    Sepultados… enlutados
    Continuamos calados.

    Psicografamos comentários
    Reclamamos, parados.
    Coitados
    Morremos e esquecemos
    Conforme diz o Hino:
    “eternamente deitados”.

  2. Melhor seria declarar o sistema político e econômico como um todo inidôneo, porque há décadas que o Banco Central também ratifica as decisões da banqueirada NACIONAL E ESTRANGEIRA.

    • Caro laco silva … a banqueirada levou um chega prá lá do aquilo roxo … lembra da Zélia com bolsa de alça no ombro??? pois bem … Bento XVI escreveu em “Caritas in Veritate” que estamos na hora de Governo Mundial que regule a banqueirada – deu exemplo regulamentando o Banco Vaticano, ao afastá-lo de aplicações de origens duvidosas … … … agora Francisco Pedro complementa o cerco com a luta pelos 3 T – Terra … Teto … Trabalho … … … está caindo a BABILÔNIA!!! !!! !!!

      • Você é um desmemoriado. Não levou chega prá lá desse citado. A banqueirada não repassou a inflação final e até hoje não ressarciu os poupadores. Ao invés de POIS BEM, você POIS MAL, porque Bento XVI foi “impinchado”em vida, entre outras coisas por cumplicidade nos trambiques d o Banco do Vaticano. Você é um piadista de “governo mundial” regulamentar a banqueirada. Ela controla um por um dos governos europeus para arrochar lá os povos e controla o FED-EUA que foi privatizado em 1913. GERENTE É GERENTE, MANÉ É MANÉ.

        • não se deve confundir Cardeal Ratzinger com Papa Bento XVI

          Enquanto Cardeal cuidava do Depósito da Fé e dos Processos de Malfeitos Sacerdotais – porém, era obrigado a aplicar o que era Lei, determinada pelos Pontífices (em especial, os desde São João XXIII)

          Já Papa, foi alterando as Leis Criminais, tanto as de comportamento sacerdotal quanto as de aplicação financeira … e foi incomodando muitíssimos lobos, que bolaram os Vatileaks – que desapareceram misteriosamente da mídia!!! só renunciou quando já tinha feito a limpa … notou que a Cúria de Francisco Pedro é a mesma de Bento XVI??? só saiu Bertone por ter mais que passado dos 75 anos!!!

          Recentemente a justiça italiana arquivou a investigação sobre o Presidente do IOR do tempo do Emérito – INOCENTE, entendeu???

        • O FED (Federal Reserve) é uma entidade ilegal,porque contraria a Constituição dos EUA.Foi aprovado no congresso americano às vesperas do natal de 1913.

          O FED é obra da dinastia Rothschild.
          A proa da Oligarquia Financeira Mundial,liderada por 13 famílias.

          PS-Natan (Bauer) Rothschild disse: “Deixe-me controlar e emitir dinheiro de um país que não me importarei com quem faça as leis.”

          PS2-A tragédia da humanidade é o sistema financeiro,que gera dinheiro do nada.
          Crimes de lesa-humanidade.

  3. Declarar essas empre$a$ inidôneas é a base para fazer justiça.

    Que quebrem de vez.Devem ser punidas no rigor da lei.

    PS-Há uma conversa safada,defendendo que essas empresas não podem deixar de prestar serviços ao governo,porque geraria prejuízos e atrasos incalculáveis.

    Essas empreiteira$ formam o cartel mais perverso ao setor.

    Inúmeras emprenteiras de médio porte,podem substituir essas fraudulentas empresas
    com total condição.

  4. Quando chegar ao setor elétrico, quero ver o amigão do Lula, Bumlai, lá em Belo Monte. Não foi à toa que o Tuma Jr. falou que o governo federal não tem o mínimo interesse em investigar os trens, pois a coisa sai dos trilhos e para na conta de luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *