Enquanto Lula curte a generosa “inocência”, Dirceu aguarda a volta para a cadeia

Artigo: É preciso construir palanques amplos para Lula, por José Dirceu | Partido dos Trabalhadores

STJ confirmou a pena de Dirceu, que depende do Supremo

Carlos Newton

A colunista Bela Megale, de O Globo, informa que o ministro João Otávio Noronha, do Superior Tribunal de Justiça passou a ser visto por José Dirceu e seus aliados como o responsável pela última derrota que o ex-ministro petista teve na Justiça, enquanto Lula da Silva tem sido cada vez mais favorecido.

Em abril, por unanimidade, a Quinta Turma do STJ manteve uma decisão da Lava-Jato que condenou Dirceu a mais de 27 anos de prisão por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Como ainda é possível apresentar recursos, o ex-ministro petista segue solto.

VAGA NO SUPREMO – Afirma Bela Megale que a avaliação feita a Dirceu por seus conselheiros da área jurídica é que sua derrota, que vai na contramão de vitórias angariadas por outros réus da Lava-Jato nas cortes superiores, deve ser atribuída a uma articulação de Noronha no tribunal.

Segundo os advogados do petista, o ministro do STJ quer usar o caso de Dirceu para fazer gestos a Bolsonaro, porque ainda sonha em ocupar uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), se o atual presidente for reeleito.

Teorias conspiratórias à parte, não há dúvida de que existe uma diferença enorme entre o tratamento generosíssimo que a Justiça vem dando a Lula, enquanto Dirceu sofre os rigores da lei.

JÁ FORAM AMIGOS – Desde sempre, José Dirceu foi o primeiro amigo, responsável pela estruturação do PT e pelas campanhas eleitorais do partido. Após ser vitorioso em 2002, Lula nomeou Dirceu para a Casa Civil e deixou o governo a cargo dele, que depois acabou respondendo sozinho pelo escândalo do Mensalão, enquanto Lula escapava praticamente incólume.

Dirceu pegou cadeia, perdeu a chance de ser presidente da República em 2010, mas a amizade continuou e foi ele quem acudiu Lula e estruturou a defesa da segunda-dama Rosemary Noronha, envolvida em corrupção na Agência Nacional de Águas e na Agência Nacional de Aviação Civil, para as quais conseguira “nomear” os irmãos Paulo e Rubens Vieira, usando o prestígio de cama e mesa que tinha com o então presidente Lula, que a levara em 34 viagens ao exterior, como clandestina, sem ter seu nome na lista de passageiros.

FIM DA AMIZADE  – O poeta gaúcho Mário Quintana costumava dizer que “amizade é o amor que não acaba”. No entanto, já faz muitos anos que a amizade entre Lula e Dirceu não mais existe. Sem justificativa, Lula parou de atender os telefonemas de Dirceu, e cada um foi para o seu lado.

Lula deve muito a Dirceu. Mesmo assim, fez questão de humilhá-lo publicamente, ao excluir o nome dele da lista de convidados, embora tenha prestigiado na cerimônia a também ex-amiga Dilma Rousseff, e só para manter as aparências, porque ela continua escanteada da campanha.

Com toda certeza, a diferença de tratamento que a Justiça mantém em relação aos ex-amigos petistas Lula e Dirceu mostra como a vida pode ser cruel e desigual.

###
P.S. – São coisas da política, como diz Pedro do Coutto, o brilhante decano da Tribuna de Internet. (C.N.)

10 thoughts on “Enquanto Lula curte a generosa “inocência”, Dirceu aguarda a volta para a cadeia

  1. Lula é um hedonista, passa o rodo sem dó nem piedade. Ele é seu próprio Dorian Gray. Me lembrei da Heloísa Helena, disse numa entrevista que preferia encarar Dirceu que Lula.
    Zé Dirceu olha na sua cara e avisa, vou te ferrar, já o Lula te abraça risonho, tapinha nas costas e espera você se virar para enfiar a faca.
    Ficando no molusco, o elemento disse numa entrevista não ser mais uma pessoa comum, não era mais o homem, era uma ideia.
    Imagino Dick Vigarista e Trambique pensando a mesma coisa.
    Dick não corria pra ganhar, corria para prejudicar os outros e Trambique resmungando medalha… medalha… medalha.

  2. Se o molusco vencer a próxima eleição, vamos sugerir ao José Nêumanne Pinto, que escreva um livro com o seguinte título: ” Do cárcere ao palácio, a trajetória do maior vigarista que o mundo já conheceu”.
    O cortejo fúnebre da ética e da moralidade no Brasil, segue em frente, agora são “capas pretas” passeando pela Europa por conta de réus.
    Criança, não verás nenhum pais como este.
    O Olavo Bilac sabia das coisas.

  3. A diferença maior é que para tirarem Dirceu da disputa em 2010, a condenação (sem prova) foi direto no STF. Seu algoz foi Joaquim Barbosa indicado para ministro por Lula. E uma condenação do STF, só o chefe do Papa pode anular.

  4. No mensalão, Lula disse que não sabia de nada, a bomba estourou o colo de José Dirceu.
    Quem conhece o Lula sabe que ninguém faz nada no PT sem seu consentimento. Recentemente fez aliança com Alckmin, muitos petistas eram contra, mas prevaleceu a vontade do Lula.
    No petrolão, Lula não podia dizer que não sabia de nada, contou com amigos poderosos para ter direito a elegibilidade, mesmo não sendo inocentado.

  5. O maior corrupto da História da Humanidade sendo o que sempre foi:traíra e pilantra, usa os amigos e descarta, nenhuma novidade.Quanto ao facínora que fez treinamento de guerrilha em Cuba, duvido que seja preso.

  6. Com certeza nos seus tempo de todo poderoso o seu Zé Dirceu pisou no pé de algum dos onze sinistros, pois o ódio votado ao ex-amigo do Luladrão é mesmo desconcertante. Por crimes iguais o Luladrão foi inocentado mas o seu Zé não, então só pode ser isto, ele tem um mais ou mais inimigos nos tribunais superiores, e hoje ter inimigo nestas cortes é uma muito ruim ideia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.