Ricardo Sales Sobrinho
Em face da polêmica criada com a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), tomo a liberdade de enviar a vocês um importante artigo do geólogo Sevan Naves. Por favor, divulguem e auxiliem a corrigir as mentiras e distorções que tomaram conta do noticiário nacional e internacional, bem como das redes sociais, acerca desta importante área da Amazônia..
###
RENCA NUNCA FOI UMA RESERVA NATURAL OU DE PROTEÇÃO AMBIENTAL.
Sevan Naves
A Reserva foi criada por razões nacionalistas e estatizantes, visando a pesquisa mineral e o aproveitamento de recursos minerais, em especial o cobre, pelo Estado, não a proteção ao meio ambiente
Sua extinção abrirá espaço para a mineração empresarial em uma área potencialmente muito rica em recursos minerais.
A presença da mineração empresarial em vários locais do País é sinônimo de preservação ambiental e diminuição de atividades ilegais.
A mineração empresarial gera compensações socioambientais, formação de mão de obra, realocação de força de trabalho para atividades legais, produtivas e sustentáveis.
PRESERVAÇÃO – A mineração empresarial é responsável pela preservação de grandes áreas de proteção ambiental, pois assume o compromisso de preservar áreas muito maiores que as onde atua.
Grande parte da área da Renca é coberta por unidades de conservação ambiental federais e estaduais. Essas unidades de conservação não deixaram de existir em função da extinção da Renca, mas continuarão a proporcionar proteção legal a áreas ambientalmente sensíveis.
Qualquer atividade na área da extinta Renca terá de se submeter a restrições e exigências impostas por essas unidades de conservação.
SUSTENTABILIDADE – A preservação ambiental e a mineração são absolutamente compatíveis, havendo vários exemplos disso no País há dezenas de anos, inclusive na Amazônia.
A Região Norte do Brasil tem enorme potencial mineral e o País precisa, ao menos, conhecer as suas riquezas para então decidir como delas se beneficiar.
Ser contrário à mineração, seja onde for, por razões ideológicas ou por desinformação – como está a ocorrer nesse episódio da Renca – é ser contrário ao nosso modo de vida. Os minérios estão na composição de quase tudo o que usamos e consumimos diariamente, da privada ao Iphone 7.
IMPORTÂNCIA – Para continuarmos a ter acesso ao que de mais básico necessitamos e aos confortos que desejamos, é preciso haver mineração. As jazidas minerais são finitas. Buscar novas fronteiras é fundamental para permitir a continuidade da vida como conhecemos.
A mineração está sujeita ao que se chama de rigidez locacional, ou seja, não se escolhe onde minerar. A mineração gera milhares de empregos e bilhões de reais em divisas todos os anos, tal como o agronegócio.
Precisamos conhecer o setor mineral e suas contibuições e, assim, atuarmos como apoiadores do desenvolvimento da mineração empresarial sustentável no Brasil. A mineração não é o atraso, muito pelo contrário, é o futuro.
“A mineração não é o atraso, muito pelo contrário, é o futuro”.
Do dono da mineradora….
Já o estrepado verdadeiro dono da terra, se é que ainda está vivo, costuma avisar o homem minerador:
– Olha, Deus colocou esses minérios no fundo da Terra porque é pra ficar lá; se o homem tira minério, sai junto uma fumaça, que mata o homem ….
O minerador, em busca do tal “futuro” questiona o índio:
-” Mas se a gente guarda esse minério num container bem fechado, lacrado?
Índio: -“Não consegue, a fumaça é invisível”
Foi o mundo da ignorância, esse mundo da “continuidade da vida como conhecemos” mencionado no texto, que acabou com a água, com o clima, com os recursos naturais… e com o índio, é claro…!
O índio queria viver direito….
No mundo da ignorância, paga-se para beber água, e imagina-se que beber água mineral é um beneficio saudável, um privilégio…
A água, no ciclo natural, cai com a chuva, penetra na terra, descendo até as camadas mais quentes, desfazendo-se até evaporar e então retoma o caminho de volta, até a superfície.
Na subida, a água vai se reconstituindo, remineralizando-se.
Quando um capitalista imbecil, o ‘dito esperto’ fura um poço de 50 metros pra coletar a água “dita pura” pra engarrafar, está engarrafando uma água verde, imatura, carente dos minerais que a completa.
Ai vem um beleza “da vida como conhecemos” e pede uma Minalba, uma Evian…
E o que a água, que de Minalba ou Evian NADA têm, faz?
Rouba os minerais do corpo do sujeito que a bebeu para estabilizar-se, tornar-se completa!
Portanto, beber agua mineral engarrafada faz mal a saude!
– “NÃO! NÃO no mundo da “continuidade da vida como conhecemos” não!
Olhe quanta riqueza, olhe minha conta no banco, olhe o nome de minha família, olhe os meus títulos, meus contatos com a governança… ”
E pede uma San Pelegrino gaseificada, pra se acalmar, enquanto o ultimo índio é escalpelado, em nome da “continuidade da vida como conhecemos”
Eis o mundo ao qual o homem de mineração defende a “continuidade da vida como conhecemos” .
A vida imbecilizada.
A mentira.
Ps: meu post acima nada tem de ecoólatra ou ecochato…
O que escrevi trata da verdadeira ciência, que foi obscurecida pelos cientistas atuais carentes de mais minério, mais mineração, essa gentalha que vive falando em viver em Marte, enquanto bebe em iate, uma elite da morte…..
Sempre houve os Newtons contra os Goethes da vida…..
Os Edison contra os Tesla, e por aí vai…
Fiquei por entender!
AndreBR
Jogue seu celular no lixo. Vá viver como coletor nômade .
O mundo dos conectados no celular… Os imediatistas…
Também, pudera, na hora de procriar todos descobrirão que a irradiação hertz vinda de seus celulares G4 os tornou inférteis, portanto sem filhos, portanto Marte é o caminho!
Cidadão, entendes de coleta?
Aqui do lado, 20 minutos a pé, tem 10 submarinos nucleares britânicos encostados, só não estão abandonados porque, se abandonar, morre todo mundo daqui, literalmente…
Quando achares novas fronteiras aproveita e coleta eles aqui, leva procê…
É $cobre$ que não acaba nunca mais…
Minério, fica no solo; pra nossos filhos viverem em paz.
Minério é a xepa da turma da sucata… coisa de Máfia…
Mal puro, concentrado.
parabens pelo comentario saiu ate lagrimas dos meus olhos muito bem escrito ….
AS COISAS NEM SEMPRE SÃO COMO PARECEM SER.
-O inimigo nem sempre chegará à tua terra vestido para a guerra.
-Não existem (boas) ações entre as nações sem que não haja retorno financeiro envolvido.
-No mundo usurário de hoje, nenhuma organização (pública ou privada) rasga dinheiro.
Se o teu vizinho viesse à tua casa com uma arma na mão, ele teria as intenções rapidamente identificadas e seria expulso ou morto pelos moradores da tua casa – e os objetivos dele não seriam alcançados. Por isso ele, ardiloso que é, sempre age com a “quinta coluna” infiltrada entre as pessoas de boa fé. Chega devagarinho, com um sorriso nos lábios e a desculpa na ponta da língua: “-SÓ QUERO TE AJUDAR, AMIGO!”…
O vizinho, quando mal intencionado, sempre procurará uma desculpa para ver o interior da tua casa: pedir um copo de açúcar, dar um presente para um menino, “estava preocupado com o silêncio das crianças,”… e por aí vai. E quando ele não pode ir sem chamar a atenção, ele manda um “olheiro” cheio de amor para dar, de preferência algum de aspecto “infantil”, aparentemente inofensivo e incapaz de despertar suspeitas dos incautos moradores, mas capaz de fazer o reconhecimento dos teus bens valiosos e dos teus meios de defesa.
Se esse ardil fracassar, ele procurará algum morador que, além de desinformado, tenha a cara de ingênuo (ou de idiota mesmo) para fazer o papel de “Joaquim Silvério dos Reis”, a ser usado para convencer os demais que “o negócio proposto é vantajoso”. Derrotar uma casa de dentro para fora – com a ajuda de traidores e desafetos locais – sempre será mais fácil do que arrombá-la de fora para dentro.
-ORA, NÃO FORAM ASSIM, ENTRE SORRISOS E BOAS INTENÇÕES, OS PRIMEIROS CONTATOS DOS EUROPEUS COM OS AMERÍNDIOS?
Hoje a desculpa que os países ricos usam para nos manter no atraso como fornecedores de produtos primários é a mesma: SALVAR-NOS! E para isso, financiam regiamente as ONGs.
Salvar-nos da mesma forma que salvaram os líbios e os egípcios da ditadura, só que de uma maneira mais sutil, mais lenta, mais elaborada, haja vista a imensidão e a diversidade do nosso país.
Eles querem:
-Salvar-nos da devastação da natureza e da nossa mata…
-Salvar-nos do aumento do buraco de ozônio…
-Salvar-nos da posse das armas atômicas…
-Salvar-nos do sufocamento resultante da destruição do “pulmão do mundo”…
-Salvar-nos da poluição causada pela exploração das enormes jazidas minerais do nosso subsolo…
-Salvar-nos da perda da nossa biodiversidade…
-Salvar-nos do perigo de produzirmos lixo nuclear…
-Salvar-nos da falta de água global…
-Salvar-nos do desmatamento causado pela agricultura e pela pecuária…
-Salvar-nos dos alagamentos, das cheias e das tempestades resultantes do desequilíbrio ecológico causado pela construção de hidrelétricas…
-Salvar-nos dos mortais raios UVA-UVA-UVC resultantes do uso do gás CFC nas geladeiras…
-Salvar os povos indígenas do genocídio praticado por nós…
-Salvar-nos do desmatamento desenfreado e de nos tornarmos um deserto do Saara…
-Salvar-nos do perigo das usinas nucleares…
-Salvar-nos do monóxido de carbono que sai do escapamento dos carros de luxo que têm mais de quatro cilindros…
-Salvar-nos do consumo dos poluidores combustíveis fósseis…
-Salvar-nos do desmatamento feito para a construção de ferrovias…
-Salvar os nossos animais silvestres de atropelamentos em estradas pavimentadas…
-E, atualmente, salvar-nos do aquecimento global antropogênico…
Cada motivo para nos salvar tem o seu tempo e o seu prazo de validade e quando as pessoas começam a perceber que o motivo divulgado pela imprensa era uma fraude, passa-se para o próximo motivo, elencados desde os anos 60 em uma infinita lista politicamente correta.
Agora veja estes números sobre O DESMATAMENTO DAS FLORESTAS NO MUNDO, em milhares de quilômetros quadrados, até o ano de 2005, divulgado no Almanaque Abril 2014 (pág. 205) e em livros de geografia do ensino médio:
-ÁFRICA: Cobertura original 6.799. Hoje restam 7,8%.
-ÁSIA: Cobertura original 15.132. Restam 5,6%.
-AMÉRICA DO NORTE: Cobertura original: 10.877. Restam 34,4%.
-AMÉRICA CENTRAL: Cobertura original: 1.779. Hoje restam 9,7%.
-AMÉRICA DO SUL: Cobertura original 11.709. Hoje restam 54,8%.
-EUROPA: Cobertura original: 4.690. Hoje restam 0,3%.
-RÚSSIA: Cobertura original 11.759. Hoje restam 29,3%.
Oceania: Cobertura original 1.431. Hoje restam 22,3%.
DESTACO:
-AMÉRICA DO SUL: Cobertura original 11.709. Hoje restam 54,8%.
-EUROPA: Cobertura original: 4.690. Hoje restam 0,3%.
AGORA, ME DIGA:
-Quantas ONGs brasileiras estão na Europa e nos Estados Unidos ensinando-os a preservar a natureza como nós preservamos a nossa até os dias de hoje?
-Quantas ONGs estão na justiça americana pleiteando INDENIZAÇÃO aos descendentes dos massacres perpetrados pelo GENERAL CUSTER?
-Quantas ONGs defensoras dos direitos dos “povos indígenas” estão na ONU denunciando o genocídio dos aborígenes australianos?
-Quantas ONGs estão na França protestando pela poluição do meio-ambiente com a radiação proveniente das explosões resultantes de mais de DUZENTOS E DEZ testes nucleares, 17 dos quais foram realizados no Saara Argelino e os outros 193 no Pacífico Sul?
-Onde estavam esses ecologistas quando milhões de animais e plantas foram FRITOS pela radiação dos testes nucleares franceses?
-Precisamos que alguém que destruiu 99,7% da sua floresta nativa nos ensine como preservar a nossa?
-Por que as ONGs não procuram salvar as florestas de coníferas ou as matas da Califórnia dos incêndios anuais?
POIS É: Eles querem nos salvar, mesmo que seja contra a nossa vontade… mas, curiosamente, parece que não querem ser salvos, pois continuam a fazer tudo o querem nos proibir!!!
Como dizia a boneca Emília, “nesse angu tem caroço!”
Abraços.
Nosso angu só tem caroço, ou melhor, o cancro cancerígeno do ministreco gangster Maggi…
Esse pulha mata mais que radiação, e de forma igual, invisível e silenciosamente…
URGE liofilizar o Maggi !!!!!
A urna c’o pó dele que vá para Marte, ou pros quinto dos inferno…
Francisco Vieira,
Parabéns, pelo excelente comentário. Acertou na mosca.
Acompanho o meu amigo Jacob nesse elogio ao Vieira, indiscutivelmente!
Vieira
Parabéns. Falam da mineração mais não conseguem viver sem ela.
Fiquei feliz em ver os comentários, não precisei me estender, pois as exposições de motivos foram suficientes para que eu diga apenas que não somos trouxas, existem alguns nos meio de nós.
A mineração não é o atraso, muito pelo contrário, é o futuro de mais propinoduto para os políticos corruPTos. E o povo? Continuará sendo milhões de desempregados, alguns em pobreza extrema, sem moradia própria, saúde pública, transporte, educação… etc..
rsrs… Valha-me Deus, e ainda tem gente que acredita! Que, para continuarmos a ter acesso ao que de mais básico necessitamos e aos confortos que desejamos, é preciso haver mineração…
Muito esclarecedor esse artigo.
isso nos remete a alguns questionamentos sobre as entidades ditas “ambientalistas”: por qual motivo não se manifestaram contrariamente às mineradoras que já atuam na RENCA? Quais são as mineradoras “autorizadas” a atuarem na RENCA? Alguma dessas entidades ambientalistas recebem ou já receberam algum aporte de mineradoras, ou suas financiadoras do Brasil e do exterior?
O que está havendo é uma reserva de mercado para as mineradoras “amigas” que já atuam na área!
O debate deve prosseguir, primeiramente com a revelação de quem já está na RENCA!
É preciso abrir essa caixa-preta da mineração na RENCA!
Na RENCA só tem garimpeiros.
O nome COBRE é uma fantasia que os milicos criaram no final do governo Figueiredo . Nunca foi pesquisado nada lá.