Entenda os erros cometidos por Cunha na guerra contra Dilma

Carlos Newton

As ordens de João Roberto Marinho foram seguidas, a Organização Globo deu uma refrescada na pressão contra o governo e aumentou a carga contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. Para quem acredita em coincidência, é realmente um prato feito. A edição do jornalão nesta terça-feira, por exemplo, merecia até ser comemorada no Planalto, não fosse o artigo de Marco Antonio Villa, na página 12, avisando que não existe mais governo. Até nas cartas dos leitores só saíram mensagens de apoio a Dilma.

Em outros grandes órgãos de comunicação, também se nota uma aliviada no governo e no PT, embora seja impossível cessar a carga de cavalaria, tal a gravidade da crise múltipla que o país atravessa – na política, na economia e na ética.

Não há perspectiva de salvação para o governo, é tudo questão de tempo, mas não resta dúvida de que o Planalto até conseguiu uma momentânea vitória, ao tirar Dilma do foco da mídia e transformar Eduardo Cunha no vilão da vez. Sem dúvida, a Organização Globo lidera a campanha para desmoralizá-lo, e este movimento conta com a ajuda do próprio Cunha, que ainda é inexperiente nessas brigas de cachorro grande e acaba metendo os pés pelas mãos.

CUNHA SE DEFENDE MAL

Nos últimos meses, Cunha havia se tornado uma esperança para muitos brasileiros. Ele colocou a Câmara para trabalhar numa velocidade jamais vista, parecia que algo de novo estava surgindo. O problema é que o presidente da Câmara tem mostrado que é bom de ataque, porém mau de defesa. É corajoso e bate pesado nos adversários, mas seu jogo de cintura deixa muito a desejar.

Apesar das acusações contra ele no inquérito que corre no Supremo, Cunha estava se saindo muito bem. Conseguiu levantar dúvidas sobre as sucessivas denúncias, porque as testemunhas se contradisseram e as provas materiais ainda são fracas.

Sua grande mancada foi romper com a presidente Dilma, declarar-se em oposição e passar a atacar sem cessar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. A partir daí, os adversários de Cunha começaram a fazer a festa, demolindo a imagem política que ele mal começara a esboçar.

O mais curioso é que Janot ainda não tem prova consistente contra Cunha. A única coisa que seus peritos descobriram foi que o computador de Cunha estava ligado na hora em que o computador da então deputada Solange Almeida (PMDB-RJ) registrou os pedidos de informações sobre fornecedores da Petrobras. Mas isso não prova nada. Se Janot tivesse encontrado algo mais sólido, já teria divulgado, prazerosamente.

RENAN SAI DA TOCA

O fato é que Cunha se precipitou ao tentar demolir essa perícia feita por Janot na Informática da Câmara, pois foi pedir apoio justamente ao petista Luis Inácio Adams, da Advocacia Geral da União, como se fosse possível contar com o inimigo. Por óbvio, acabou se enredando ainda mais.

Esses seguidos erros políticos de Cunha, podem acreditar, o senador Renan Calheiros jamais cometeria. Mais experiente e acostumado a grandes embates, Renan domina como poucos a arte de morder e assoprar ao mesmo tempo. Espertamente, na chamada undécima hora, Renan agora surge como salvador da pátria, entregando a Dilma 27 propostas de combate à crise, das quais 19 já estão tramitando no Congresso, vejam como é criativo o senador alagoano.

É TUDO MENTIRA

Ao contrário do documentário que Orson Welles jamais concluiu, é tudo mentira e Renan apenas joga para a plateia. Sua única intenção é se safar do Lava Jato. Há mais provas contra ele do que contra Cunha.

Se o procurador Janot tirar o nome de Renan no próximo listão e mantiver o de Cunha, será mais um escândalo envolvendo este patético governo, que a cada dia insiste em nos surpreender, sempre negativamente.

O Planalto ganhou uma pequena trégua para respirar, mas seu fôlego acaba este domingo, quando o povo sair às ruas. O espetáculo será impressionante e pacífico, mostrando a maturidade da democracia brasileira.

20 thoughts on “Entenda os erros cometidos por Cunha na guerra contra Dilma

  1. Não se pode afirmar que o Eduardo Cunha levou ou não os 5 milhões. Usando a
    frase chavão do PT: não há provas! mas não se pode negar que o trabalho que ele tem feito na Câmara dos Deputados, no cômputo geral é muito importante para o país.
    O fato é que o costume do PT com seus aliados, em sua defesa contra atacam seus adversários,
    procuram algo para desacredita-los. Têm políticos que deveriam ser denunciados pelo Rodrigo Janot
    e não foram.

  2. Cunha tem os amigos mafiosos do Rio de Janeiro, é cobra criada, não acertou a própria cara feia, mas fez amigos grandes durante a vida…

    No entanto, PTDilma joga pesado e contrata PIXELS, Globo e Renan, no jogo de come-come Cunha. Mas o PAC MAN não é imune aos velhos fantasmas que às vezes o cercam no labirinto da comilança.

    A cobra do Nuclear Creature ia crescendo infinitamente. Quanto mais crescem os esquemas de lavagem e corrupção, mais difícil fica não se chocar contra as paredes e contra o seu próprio corpo.

    Donkey Kong arremessa os seus barris, salta, é grandalhão, mas é lerdo em sua estrutura mental símia. O brutamontes tem algumas habilidades da selva, mas não resiste a um atropelo e às vezes tenta saltos maiores do que seria capaz, por erros de avaliação.

    Nesses joguinhos nostálgicos dos anos oitenta do século passado, PT-PMDB-PSDB… sofrem toquinhos e alfinetadas alienígenas, entregues de bandeja, mas nem precisavam, pois seguem sozinhos a máxima de que: MALANDRO DEMAIS SE ATRAPALHA…

    Anunciar na Globo, na Record, no púlpito das igrejas e alugar as tropas do senado são manobras caras e de efeito no curto prazo, mas não garantem que irão, mesmo passando de fase, virar esse joguinho clássico, mas anacrônico.

  3. Newton, você conheceu Cunha lá atrás, conheceu e entrevistou. Pelo visto ele tem um poder de sedução nunca visto em outras pessoas. Nem a Sofia Loren seduzia tanto. Tenho andado pouco; nunca mais fui à Brasília. Mas se for não passarei perto da Câmara dos deputados para não dar de cara com Cunha e me apaixonar por ele a primeira vista. Dizer que Cunha era a esperança de muitos brasileiros, é de atordoar qualquer um. Romper com Dilma foi seu erro. Não diga isso. O erro de Cunha foi ter nascido “malandro demais”. Lembras dos ditados carioca? Malandro demais vira bicho! O mal do malandro é pensar que todo mundo é otário. Desesperado Cunha jogou merda no ventilador para sujar e confundir todo mundo. Sua sofreguidão pelo impeachment de Dilma é desespero. Todos agora estão querendo ajudar, não muito, Dilma. Qual a razão?As razões são muitas. Só para dizer duas: A primeira é figurada por Renan que quer ver se Dilma pede a Janot que não carregue nas tintas contra ele. A segunda vem da Europa, quando o “principe dos sociólogos” Fernando Henrique declarou que Dilma é honrada. Disse mais alguma coisa que não lembro em favor de Dilma. Hoje ouvimos senadores do PSDB dizendo que Lula é o responsável pelo que está acontecendo. Até Jarder Barbalho (mestre na bandidagem) desenterrou podres do PSDB feitas no passado. Alguma coisa esta acontecendo e não é para favorecer Cunha. Cunha será sem nenhuma dúvida, não agora, mas daqui há três anos o goleiro da seleção da Papuda. A não ser que ele além de seu poder de sedução também tenha muita sort e aconteça alguma coisa com Dilma. Eu já disse aqui que não aposto um tostão furado em Cunha. Na Câmara onde circula uma enxurrada de beócios ele dá olé. Em outras instâncias ele é um mediocre perna de pau.A coisa está feia: Tem gente lavando dinheiro até com “sémen de touro”. Cunha está proximo desse personagem. Tem relações dissimuladas com gente que explora jogos proibidos com negócios ainda com construtoras e que têm contas na Coréiado Sul. Se chega isso ao meu conhecimento. Amanhã, daqui a um ano, dois, cinco chegará ao das autoridades. Sem esquecermos que Cunha foi dissípulo de Paulo Cesar Farias o tristimente famoso PC Farias tesoureiro de Collor. Acho que não precisa mais.

  4. Existe um duplo interesse da Globo em fazer do Cunha o único bode expiatório. O primeiro e que a renovação da concessão da Globo ainda não foi realizado. O segundo é a briga com a emissora do bispo e finalmente as dívidas eternamente roladas do Globo.
    Dessa forma surgiu o pavor de que o Cunha possa assumir por 3 meses e destruir a poderosa.
    Quanto a ‘moral’ dos Marinhos, continua como sempre foi, não devemos esquecer que em agosto de 2013, militantes petistas jogaram sacos e sacos de estrume na Central Globo de Jornalismo, no Jardim Botânico.
    Merda com merda se mistura fácil.

  5. Caros CN e Antonio Santos Aquino … Bom dia!

    Ao eu ter declarado que descansaria … me saiu na Bíblia: “11. Três amigos de Jó, Elifaz de Temã, Bildad de Chua e Sofar de Naama, tendo ouvido todo o mal que lhe tinha sucedido, vieram cada um de sua terra e combinaram ir juntos exprimir sua simpatia e suas consolações. 12. Tendo de longe levantado os olhos, não o reconheceram; e puseram-se então a chorar, rasgaram as vestes, e lançaram para o céu poeira, que recaía sobre suas cabeças. 13. Ficaram sentados no chão ao lado dele sete dias e sete noites, sem que nenhum lhe dirigisse a palavra, tão grande era a dor em que o viam mergulhado”. (Jó 2) … e me lembrei também de outro silêncio de uma semana: “1. O Senhor disse a Noé: “Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque te reconheci justo diante dos meus olhos, entre os de tua geração. 2. De todos os animais puros tomarás sete casais, machos e fêmeas, e de todos animais impuros tomarás um casal, macho e fêmea; 3. das aves do céu igualmente sete casais, machos e fêmeas, para que se conserve viva a raça sobre a face de toda a terra. 4. dentro de sete dias farei chover sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites, e exterminarei da superfície da terra todos os seres que eu fiz.” 5. Noé fez tudo o que o Senhor lhe tinha ordenado. 6. Noé tinha seiscentos anos quando veio o dilúvio sobre a terra. 7. Para escapar à inundação, entrou na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 8. Dos animais puros e impuros, das aves e de tudo que se arrasta sobre a terra, 9. entraram na arca de Noé, um casal macho e fêmea, como o Senhor tinha ordenado a Noé. 10. Passados os sete dias, as águas do dilúvio precipitaram-se sobre a terra. 11. No ano seiscentos da vida de Noé, no segundo mês, no décimo sétimo dia do mês, romperam-se naquele dia todas as fontes do grande abismo, e abriram-se as barreiras dos céus. 12. A chuva caiu sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites. 13. Naquele mesmo dia entrou Noé na arca, com Sem, Cam e Jafet, seus filhos, sua mulher e as três mulheres de seus filho; 14. e com eles os animais selvagens de toda espécie, os animais domésticos de toda espécie, os répteis de toda espécie que se arrastavam sobre a terra, e tudo o que voa, de toda espécie, todas as aves e tudo o que tem asas. 15. De cada espécie que tem um sopro de vida um casal entrou na arca de Noé. 16. Eles chegavam, macho e fêmea, de cada espécie. Como Deus tinha ordenado a Noé. E o Senhor fechou a porta atrás dele. (Gn 7)

    Saudações!

  6. Na Missa do Domingo passado, temos: “1. Quando Acab contou a Jezabel tudo o que fizera Elias, e como ele passara ao fio da espada todos os profetas de Baal, 2. a rainha mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: Que os deuses me tratem com o último rigor, se amanhã, a esta mesma hora, eu não fizer de tua vida o que fizeste da deles. 3. Elias teve medo, e partiu para salvar a sua vida. Chegando a Bersabéia, em Judá, deixou ali o seu servo, 4. e andou pelo deserto um dia de caminho. Sentou-se debaixo de um junípero e desejou a morte: Basta, Senhor, disse ele; tirai-me a vida, porque não sou melhor do que meus pais. 5. Deitou-se por terra, e adormeceu debaixo do junípero. Mas eis que um anjo tocou-o, e disse: Levanta-te e come. 6. Elias olhou e viu junto à sua cabeça um pão cozido debaixo da cinza, e um vaso de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. 7. Veio o anjo do Senhor uma segunda. vez, tocou-o e disse: Levanta-te e come, porque tens um longo caminho a percorrer. 8. Elias levantou-se, comeu e bebeu e, com o vigor daquela comida, andou quarenta dias e quarenta noites, até Horeb, a montanha de Deus. (1Rs 19)

    Passada esta semana de silêncio … entro nos 40 dias e 40 noites a continuar em descanso!!!

    Aproveito para algumas atualizações:
    1 – A força de Eduardo Cunha vem de onde???
    2 – Em relação às 24 Partes do m3 ao m3(3) … tenho uma nova: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=universo-esta-morrendo&id=010130150811#.VctIYE3bLDc … … … continuam esquecendo a RADIAÇÃO!!!
    3 – Em relação à produção da Petrobrás, constatamos que é supervalorizado a fator de recuperação … http://www.jb.com.br/economia/noticias/2015/08/11/pesquisadores-dizem-que-pre-sal-pode-conter-pelo-menos-176-bilhoes-de-barris/ … aí se posicionam plataformas e estas produzem menos do que o esperado!!!

  7. Quem fica em contato mais próximo com o eleitor???
    1 – Nossa Presidenta Dona Dilma, seu Vice Temer e Ministros???
    2 – Os Senadores e os Governadores???
    3 – Os Deputados Federais e Prefeitos???
    4 – Os Deputados Estaduais, Distritais e Vereadores???
    … … …
    Aí reside a força de Eduardo Cunha … é apoiado pelos que estão pertinho do povão … como aconteceu isto??? Parece até que nunca ouviram falar em HEGEMONIA … antes pensava-se que seria o PT quem queria implantar hegemonia partidária … agora se percebe que a HEGEMONIA É PALACIANA!!! !!! !!!
    … … …
    As verbas foram se tornando PALACIANAS por meio de contribuições, desde FHC!!!
    Vejam o caso do RS!!! e o caso de inúmeras prefeituras – todo mundo sem dinheiro!!!
    … … …
    ENTENDERAM??? dia 16 estarei de terço na mão em Copacabana!!! !!! !!! até 40 dias e 40 noites!!! abrs.

          • Uai, sô … pode ser 100%: “42. Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, na reunião em comum, na fração do pão e nas orações. 43. De todos eles se apoderou o temor, pois pelos apóstolos foram feitos também muitos prodígios e milagres em Jerusalém e o temor estava em todos os corações. 44. Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. 45. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um.” (At 2)

  8. DILMA GANHA UMA SOBREVIDA NO TAPETÃO – A CONCLUSÃO SOBRE A ANÁLISE DAS CONTAS DE SEU PRIMEIRO MANDATO FORAM ADIADAS PORQUE O MINISTRO RELATOR DO TCU PEDIU MAIS INFORMAÇÕES, POSTERGANDO O JULGAMENTO. PELO ANDAR DA CARRUAGEM, ESTAS CONTAS SÓ SERÃO JULGADAS NO ANO QUE VEM. OS MINISTROS SÃO PAGOS PELO POVO PARA CONTRARIAR A VONTADE DO POVO. JOGADA POLÍTICA SUJA ! VEJAM A MATÉRIA PUBLICADA NO ESTADÃO 12.8.2015:

    O TCU (Tribunal de Contas da União) vai fazer novos questionamentos ao governo sobre os gastos de 2014 dentro do processo que analisa a regularidade das contas de gestão da presidente Dilma Rousseff.

    A decisão será tomada na sessão da tarde desta quarta-feira (12). O ministro Augusto Nardes, relator do processo de contas, encaminhará a solicitação de novos esclarecimentos, abrindo assim um prazo de defesa maior para a presidente. O prazo, que pode ser de até 30 dias, ainda não está decidido.

    Com isso, a previsão de que o processo de contas tivesse sua análise no TCU encerrada até o início de setembro não deverá se concretizar, ajudando o governo, que ganhará mais tempo para evitar que o parecer do tribunal possa ser usado para um eventual início de processo de impeachment contra a presidente na Câmara dos Deputados.

    Em junho, o TCU começou a votação do processo de contas anual de Dilma, mas o relator considerou que, devido a várias irregularidades constatadas pelo órgão, eram necessários novos esclarecimentos do governo.

    A tendência, na época, era que as contas fossem rejeitadas devido às chamadas “pedaladas fiscais”, manobras do governo para adiar pagamentos sem registrá-los como dívidas e usar bancos públicos para cobrir o rombo. O governo já respondeu ao TCU, alegando que as manobras com os gastos públicos são realizadas há muitos anos e que não as considera ilegais.

    Entre os esclarecimentos que serão pedidos ao governo no novo documento a ser aprovado nesta quarta estão pontos que o procurador do TCU Júlio Marcelo de Oliveira questionou antes da votação das contas e que não foram encaminhados no primeiro pedido do relator Augusto Nardes, conforme a Folha mostrou em julho.

    A comissão de Fiscalização e Controle do Senado também pediu ao relator que os pontos apontados pelo procurador fossem esclarecidos pelo governo.

    O procurador aponta que o governo já sabia que teria que cortar despesas e, mesmo assim, não fez o bloqueio do orçamento, o que contraria a lei orçamentária.

    • O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou nesta quarta-feira o pedido de novos esclarecimentos à presidente Dilma Rousseff sobre as contas de 2014, protocolado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). A Presidência da República terá 15 dias para responder os novos questionamentos, a partir do momento em que receber a notificação. A decisão foi definida em sessão plenária. O ministro relator do processo, Augusto Nardes, sugeriu adiamento de dez dias. Mas, como outros membros da Corte pediram prazo maior – o ministro Bruno Dantas pediu 30 dias -, definiu-se o prazo de 15 dias para que o governo entregue a nova defesa. A partir de então, os técnicos do Tribunal terão mais 15 dias para analisar as explicações e, só então, o texto passará pelas mãos do ministro.
      “Dois novos elementos não foram contemplados no relatório inicial, em virtude de terem sido apresentados pelo Ministério Público fora do prazo regimental. Devemos agora realizar oitiva complementar à presidente Dilma Rousseff para que, caso entenda ser necessário, pronuncie-se acerca desses dois novos indícios de irregularidade”, disse Nardes. “Vamos fazer todos os esforços para que o processo volte ao colegiado (de ministros) o mais breve possível”, disse o relator.
      LEIA TAMBÉM:
      Investigação sobre tráfico de influência no TCU não avança
      Auditores do TCU apontam falha em defesa de Dilma
      “Como se trata de tema bastante novo e efervescente, não poderíamos simplesmente examinar dois novos pontos sem reabrirmos o prazo para a defesa”, disse Bruno Dantas, que justificou seu pedido por prazo adicional por um risco de “judicialização”. “Na sessão de junho, demos 30 dias para a presidente esclarecer 13 irregularidades. Agora que temos mais duas, fico a me perguntar se não correríamos o risco de abrir um flanco de judicialização. Um questionamento sobre um prazo de 30 dias antes e agora somente 10 dias”, disse Dantas.
      O Senado enviou na noite de terça-feira um requerimento à Corte de Contas pedindo mais tempo para a presidente prestar esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas nos demonstrativos de gastos do governo no ano passado. O movimento sinaliza uma tentativa de adiar o julgamento para outubro, quando, estima o governo, o ímpeto popular pelo impeachment terá sido aplacado.
      A previsão inicial de julgamento era o dia 26 de agosto, poucos dias depois das manifestações programadas para o próximo domingo. Com a aprovação do requerimento, o governo terá mais tempo não só para explicações, mas também para tentar reconstruir a base desarticulada. O movimento inicial de reconstrução foi a aliança com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), selada com um ‘pacto anticrise’ sugerido pelo próprio Renan e acatado pelo Executivo a toque de caixa.
      O senador Otto Alencar (PSD-BA) é um dos poucos remanescentes da base aliada e ex-vice-governador da Bahia na gestão do petista Jaques Wagner, hoje ministro da Defesa.

      Reportagem da revista VEJA

  9. Aquino, só falta ao Carlos Newton, alugar um barracão de dois comodos, para morar junto com o Eduardo Cunha.
    Os incistentes elógios dele ao dito cujo, beira a insanidade.

  10. Sr. Carlos do jeito que o Sr. se coloca acha mesmo que todas as mazelas do Brasil se resume em tirar Dilma/pt sem ser pelo voto ? julgas democrático ?

  11. Com ESSE CARA só Maria Bethânia, cantando Caetano, nos seus bons tempos, mesmo:

    Ah! Que esse cara tem me consumido
    A mim e a tudo que eu quis
    Com seus olhinhos infantis
    Como os olhos de um bandido
    Ele está na minha vida porque quer
    Eu estou pra o que der e vier
    Ele chega ao anoitecer
    Quando vem a madrugada ele some
    Ele é quem quer
    Ele é o homem
    Eu sou apenas uma mulher (sapiens)

  12. Lionço pensei que você fosse um homem livre. Lamento teu sofrimento. É um grande sofrimento ficar comparando o momento político brasileiro com a visão bíblica do diluvio. De terço na mão para que, JC não está nessa passeata do nada. Rezas tendo medo de que? Estás junto a Cunha comendo uma fatia do bolo da Lava Jato? Isso é tudo uma bobajada. Não esqueças que Dilma está muito próxima dos udenistas. Seu tio foi ministro do STF por duas vêses e era muito amigo de Carlos de Lacerda e Armando Falcão. É bem provavel que seu tio tenha lhe influênciado, mesmo não tendo sido filiado a UDN. Dilma concluirá seu mandato e sairá aplaudida. O PT sairá de rastros.

  13. Carlos Newton, receba meus cumprimentos pela clareza em sintetizar e desnudar a trama petralha de tentar evitar o inevitável. Entendo que já há irrefutáveis provas contra Palloci e o Barba na lava jato, porém o juiz Moro deve preferir enjaular esses vermes na segunda feira, após o 16 de agosto. Saudações brizolistas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *