
Brasil está de volta ao mapa, agora na escala negativa
Pedro do Coutto
Mais uma vez a realidade desafia os projetos, por melhor elaborados que sejam e cujos objetivos voltam-se para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Em artigo publicado ontem em O Globo, Merval Pereira destaca um estudo da Macroplan, empresa dirigida pelo economista Cláudio Porto, que traça uma estrada para a retomada da economia brasileira. Inclusive recorre a uma bola de cristal para antever o que será o Brasil de hoje a 2030.
Na mesma edição do Globo, reportagem de Cláudia Almeida e Carolina Nalin revela que o Brasil, que havia se livrado dessa chaga, retornou ao mapa mundial da fome. Estava na escala 39 e passou à escala negativa de 62.
DADOS MUNDIAIS – Este estudo foi realizado pelo economista Marcelo Neri, diretor social da Fundação Getúlio Vargas. Os dados são do Gallup e do programa World POTI que pesquisou a situação de 145 países. Este total é a base da pesquisa, e nosso país que estava na 39ª posição passou a 62ª. A alteração ocorreu em 2019.
Na minha opinião, em 2020 terá mantida essa posição. Afinal de contas os salários permanecem congelados e os preços crescendo. Além do mais, o desemprego atinge a cifra absurda de 14 milhões de colocações perdidas.
POPULAÇÃO CRESCE – Um aspecto que não é abordado pelos economistas é o fato de que a população brasileira ainda cresce à velocidade de 1% a/a. Portanto tem que se somar o índice de desempregados ao movimento demográfico. A cada ano, mais de um milhão de jovens completam 18 anos e têm de ser incorporados à estatística do desemprego, caso tenham parado de estudar.
O panorama, portanto, não é dos melhores. Ao contrário, é dos piores, sobretudo em face do endividamento do país. Está atingindo, acentua a Macroplan, 90% do PIB. Alcança, assim, cerca de 6 trilhões de reais, pois o PIB nacional é de 6,6 trilhões de reais.
Extrema pobreza e fome são algumas das consequências que a pandemia da COVID-19 poderia trazer aos países da América Latina, acredita especialista.
https://br.sputniknews.com/americas/2020112316488024-pobreza-e-fome-na-america-latina-estao-logo-ao-lado-diz-especialista/
A TERRA ESTÁ SENDO RAPIDAMENTE DESTRUÍDA PELA HUMANIDADE. A POPULAÇÃO MUNDIAL ESTÁ CRESCENDO TOTALMENTE FORA DE CONTROLE E DESTRUINDO ANIMAIS, VEGETAIS E MINERAIS DE MANEIRA LASTIMÁVEL !!! A ÚNICA MANEIRA DE CORRIGIR ISSO TEM UM NOME BEM SIMPLES: “PLANEJAMENTO FAMILIAR”. MAS AS PESSOAS PARECEM NÃO ENTENDER ISSO. AS RELIGIÕES TAMBÉM NÃO. SE NÃO ABRIREM OS OLHOS AGORA, DEPOIS SERÁ TARDE DEMAIS.
Desculpe, Antonio, se continuar com comentários em maiúsculas, serão deletados. Aqui não é preciso GRITAR!
Obrigado,
CN