Era só o que faltava: CPI Mista da Petrobras também é chapa-branca…

Mariana Jungmann
Agência Brasil 

Instalada no início da tarde de hoje (28), a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras terá como presidente o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e como vice-presidente o senador Gim Argello (PTB-DF). O relator dos trabalhos de investigação das denúncias de irregularidades na petrolífera será o deputado Marco Maia (PT-RS).

No início dos trabalhos, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) foi anunciado como novo líder do partido no Senado. Ele terá preferência nas listas de oradores das próximas reuniões porque falará em nome do partido.

Aécio apresentou proposta de roteiro sucinto para as investigações, considerando que este é um ano eleitoral e de Copa do Mundo, e haverá longo período de recesso branco no Congresso Nacional. O senador propôs a convocação dos ex-diretores da Petrobras Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró, e do doleiro Alberto Youssef, apontados nas denúncias de corrupção e desvio de recursos da companhia.

Ele também propôs a quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico dos três e do ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli, além dos das empresas Labogen Química, Labogem Piroquímica e MO.

Aécio Neves solicitou que os membros da CPMI tenham acesso aos autos do processo resultante da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que prendeu 12 pessoas, entre elas Youssef e Paulo Roberto Costa.

O líder tucano pediu a criação de sub-relatorias para investigar a compra da Refinaria de Passadena (nos Estados Unidos), a construção de refinarias, as denúncias de corrupção relacionadas à empresa holandesa CBM e plataformas da empresa que estejam incompletas.

“Estamos apresentando um roteiro objetivo, sucinto, daquilo que se deve efetivamente investigar, em razão do pouco tempo que teremos daqui até o início do recesso parlamentar. Se houver a concordância dos líderes partidários, nós nos limitaríamos a esses poucos requerimentos para que possamos a partir do dia de amanhã, garantindo o funcionamento dessa comissão cinco dias por semana, até o início do recesso parlamentar apresentar à sociedade brasileira resultados”, disse o senador.

Os requerimentos ainda não foram votados, mas diversos parlamentares já declararam apoio à proposta para ter acesso aos autos da Operação Lava Jato. Um requerimento semelhante foi aprovado na Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras (CPI) no Senado, também presidida pelo senador Vital do Rêgo. O relator da CPI no Senado, José Pimentel (PT-CE), defendeu os trabalhos que estão sendo feitos na comissão, restrita aos senadores, e disse que pretende trabalhar da mesma forma na comissão mista, que terá a participação de deputados.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Então o presidente da CPI Mista é o mesmo presidente da CPI chapa-branca do Senado, o onipresente Vital do Rêgo? E o relator será o deputado Marco Maia, do PT? Traduzindo: pela primeira vez na História da República, há duas CPIs simultâneas sobre o mesmo assunto, e ambas são dominadas pelo governo. Ou seja, Lula pode dizer, orgulhosamente, que “nunca antes na História deste país…”. (C.N.)

 

41 thoughts on “Era só o que faltava: CPI Mista da Petrobras também é chapa-branca…

  1. Fico integralmente com a nota do Moderador, no rodapé do artigo, porquanto a mesma, resume de forma inapelável o destino das CPIs . Permita-me:

    “NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Então o presidente da CPI Mista é o mesmo presidente da CPI chapa-branca do Senado, o onipresente Vital do Rêgo? E o relator será o deputado Marco Maia, do PT? Traduzindo: pela primeira vez na História da República, há duas CPIs simultâneas sobre o mesmo assunto, e ambas são dominadas pelo governo. Ou seja, Lula pode dizer, orgulhosamente, que “nunca antes na História deste país…”. (C.N.)”

  2. Em tempo faltou ao meu grande jornalista da redação, informar que essa formação é oriunda da votação popular,que colocou esses partidos com maior bancada dentro do congresso.

  3. Perfeito o comentario do Luiz, eu so estranho o jornalista Carlos Newton, homem de total experiencua, nao saber que o presidente da CPI e o relator, sao escolhidos pelos votos dos nembros da/CPI.
    Ou essa surpresa é fingida ou o Newton nao é mais o mesmo.

  4. newton, concordo contigo em gênero e número.
    Não consegui encontrar duas CPIs como estas.
    Quanto as escolhas, é claro que quem tem maioria elege o presidente e o relator.
    Só acho que a escolha do relator pode ser um tiro no pé!
    O deputado maia é muito enrolado – quadro antigo mas com pouca cultura. Será muito bom vê-lo tentando explicar do jeito dele.
    Se aprovarem as convocações e os pedidos de documentos, nem se o Lulla, fosse o relator, conseguiria dar “nó em pingo d’água”.
    Os podres aparecerão e vamos até onde vai a malandragem deles.

  5. Querem matar a democracia. As minorias querem o poder de mandar na maioria. Em todos os movimentos que temos visto, aqui e no mundo, minorias querem que suas vontades prevaleçam. É assim com os gays, com partidos nanicos, com seitas religiosas, e muitas outras minorias. Respeitá-las, sim, mas concordar, é outra coisa.

  6. BOMBA ATÔMICA ARMADA PARA EXPLODIR.

    Imaginem, se juntar em protestos os seguintes grupos:

    1)Índios
    2)Sem Tetos
    3)Quilombolas
    4)Professores
    5)Pessoal da saúde
    6)Motoristas de ônibus
    7)Metroviários
    8)Aeronautas
    9)Correios
    10)Funcionários de algumas estatais(Furnas- Eletrobras e etc)
    11)População de saco cheio
    12)Policiais insatisfeitos
    13)Blacks Bostas
    14)Ás Vadias
    15)Doleiro com sua deleção premiada.
    16)Os aposentados

  7. Este senhor já foi presidente da CPI do Cachoeira e no fim das contas não deu em nada, é hábil em atrapalhar para não haver investigação, será que esta da Petrobrás também vai dar em nada, espero que não, estão destruindo a Petrobrás e ninguém é punido, o Brasil é maior do que todos estes que estão no governo, eles se vão mas o povo fica.

  8. Creio que, durante essa minha idade que já passa dos setenta, nunca vi tantos vira-latas comandando o nosso querido Brasil. Pelo amor de Deus minha gente honesta, vamos derrubar esses demolidores da verdade e da honestidade do País. Fora ladrões.

  9. Senhores, estamos chovendo no molhado, 05/10/14, o Zé e Maria Povinho, vai reeleger a canalhada, eleger os que mamaram E MAMAM nas tetas dos governichos, O jargão dos bandidos da planície, foi absorvido por “osmose”, ” TÁ TUDO DOMINADO”.
    O POVO QUE SE DANE, este é o lema d’eles: trabalhe, em 12 meses, seis meses de tru trabalho, encha as burras do governo, para continuarmos a “roubar”.
    Afinal de contas, o “pão e circo” funciona, o “me engana que gosto” é lema, e somos mulheres de malandro: quanta mais porrada, mais feliz eu fico!
    Não vejo luz nesse fim de túnel, em que o Brasil se encontra, apenas “CORRUPÇÃO TOTAL E ABSOLUTA”. SALVE-SE QUEM PUDER!!!! CRIME VIROU SINONIMO DE VIRTUDE”.

        • Pois é, Maria, esse sr. Francisco não muda o disco. Ele pensa que quem não é pt é tucano. Quero mais é que todos os partidos se lixem. Meu partido é o Brasil, exclusivamente, torço para que ele volte a crescer e saia desse poço sem fundos.

          • Voce quer que ele volte a crescer quanto? Ou quando o Pais cresceu o que voce queria?
            Porque nos tempos tucanos o pais crescia bem menos que Alemanha, Espanha, italia, ingkaterra, estados unidos, é claro que voce nao por ignorancia, nas pr ler so as bobagens do PIG, acha o contrario. Todos esses paises que citei, hoje crescem menos que o Brasil. Se voce continuar lendo a Veja nunca saber disso, fai ser uma “maria vai com os outros.”

    • Theo, penso igual . Enquanto não se investir em EDUCACÃO, também, a tendência dos Zés e Maria Povinho é crescer, pois para esse governo qto mais analfabetos tiver, melhor. Querem que esse povo dependa das suas benesses. E assim, vai se criando esse bando de vagabundos que não querem nada com o trabalho e porque não com a educação?

  10. Ora, minha gente, o povo sempre esteve a serviço dos poderosos, ontem, hoje e amanhã. Essa turma de “benfeitores do país” será reeleita em outubro.Se quisermos melhorar (mudar|?) alguma coisa, devemos fazer a nossa parte, dialogando com amigos e que esses façam o mesmo, levando adiante alguma nova informação.

  11. “SALVE-SE QUEM PUDER!!!! CRIME VIROU SINONIMO DE VIRTUDE”

    Que o diga a Quadrilha que Rouba o Metrô de São Paulo há 24 anos.
    Alguns deles tem até 5 contas na Suiça-Tucana…..eh!eh!eh
    Há odores de esgoto também de corrupção na SABESP-CAIXA-PRETA
    Sorry, agora vou receber as “pedradas e pauladas e patadas ” da Tropa de Choque THC e da Patrulhinha Fraco-Tucana-Suiça…….eh!eh!eh

  12. Definitivamente enquanto os sectários petistas continuarem nesta Copa Política de Corrupção entre PT e PSDB, certamente não vamos para a frente!
    A torcida que se nota é que o PT precisa vencer o PSDB em números de escândalos políticos, econômicos, desvios de verbas, alianças espúrias, incompetência, incapacidade e corrupção. Enquanto não suplantarem TODOS os partidos que antecederam o PT na presidência este pessoal não descansará, pois a função deles é esta, de prestarem um péssimo serviço à Nação e demonstração cabal de antipatriotismo!
    Basta analisarmos que a cada ato ilícito, os mesmos vociferam na Tribuna da Internet que no passado aconteceu algo parecido, pois a intenção é o crime pelo crime, mas não comparar o que há de positivo com o que foi feito de bom anteriormente!
    Ora, na condição de isento politicamente, apesar de eu ser um crítico cáustico do PT, reconheço que muitos atos levados a efeito foram consideráveis:
    Emprego;
    Aumento do salário mínimo;
    O bolsa família, sem entrar no mérito que deveria haver a contrapartida;
    Aquecimento do mercado interno.
    FHC controlou a inflação;
    Teve de suportar crises econômicas muito fortes da Coréia do Sul e Rússia;
    Não permitiu que o sistema econômico brasileiro enfraquecesse;
    Entregou o Brasil para o PT em boas condições para crescer.
    No entanto, desde que escrevo para este espaço democrático, o que leio é depreciação de FHC e seu governo diuturnamente, pois os sectários petistas preferem a intriga, a mentira, a desinformação, que apresentarem as realizações do PT, curiosamente.
    Agora, vamos e venhamos, ambos os partidos JAMAIS pensaram no povo. O PSDB na conjuntura econômica da época e, o PT, no enaltecimento do seu partido e implantaçãode uma ideologia retrógrada.
    Resultado:
    NADA DE CRESCIMENTO PARA O BRASIL E, EM DECORRÊNCIA, A MANUTENÇÃO DA POBREZA E AUMENTO DO ANALFABETISMO!!!
    Estes os legados deixados pelo PSDB e PT.
    Reitero:
    RENOVAÇÃO TOTAL nessas eleições ou continuaremos a contabilizar pobres e analfabetos por anos a fio.

  13. Sr. Francisco de Assis, sinceramente,posso ser até ignorante por ler só as bobagens do PIG, mas tenho vivência, experiência, não sou cega nem alienada pois não consigo enxergar esse seu tão propalado crescimento do Brasil. Traduzindo em miúdos: sinto na pele o que estão fazendo com o meu país. Não preciso ler muito menos alguém me provar, pelo seu A + B, que o Brasil está crescendo.
    Passe bem!

    • Nao disse que a srta é ignorante, disse que isso é fruto de leitura das “vejas”.
      Quanto ao crescimento que a srta nao ve, eu khe mistro. Quando Lula assumiu o governo em 2003 o Pais estava em 16° lugar e hoje esta em 6° .
      Ou voce quer o crescimento dos ” bons e eticos” ladroes, que destruiram a economia brasileira, que mesmo com a inflacao, tinha menos corrupcao, mais empregos, ocupava a 9° posicao na economia. Depois da maior corrupcao da historia da Republica, que os tucanos ensinavam ” eticamenre” compra de parlamentares para mudar a Constituição, coisa inedita, ou voce conhece tamanha corrupçao em democracia no mundo, e foi um dos paises que menos cresceu?

  14. Sra Lourdes Horácio, esses petistas não têm noção do ridículo papel a que se prestam e por isso ficam nessa retórica falaciosa de citar números mais números e de tentar justificar os crimes de agora com pretensos crimes de outrora. Quem conhece o Brasil sabe que não há sequer um só serviço público satisfatório para o povo. Está tudo entregue à bandalheira do “roubem o quanto puderem, cumpanheros, é pro partido!”. De certo que, se me permite, penso que é inútil debater ideias com petistas fanáticos ou pré pagos. São facilmente identificados embora haja alguns que tentam disfarçar. Saudações

  15. Srta Lourdes Horacio, esqueci de lhe dizer que fui fundador do psdb, depois fui para o pmdb, portanto posso criticar de forma isenta, sem a contaminação do PIG, e sem partidarismo.
    Mas pense um pouco, Srta Horacio. FHC depois de tentar esvaziar os cofres, fez um emprestimo no FMI para deixar uma reserva para o Lula de 32 bilhoes de dolares, isso depois das privatizações (tudo isso de forma etica). Lula assumiu e hoje o pais tem 370 bilhoes de dolares em reservas, isso sem vender uma unica estatal.
    A Srta seria capaz de me explicar porque prefere o governo lesa patria ao de Lula que se tirarmos as Vejas, e o Alvaro Mentiroso Dias, zera a corrupção.
    Ou ele fala de corrupção do Metro, com as contas numeradas na suiça, se for necessario eu coloco aqui o numero da contas e os titulares e ate o partido que eles pertencem. corrupção de Furnas, a srta n]ao se embra da compra da Reeleição com gravaçoes de quem se vendeu contando como foram pagos a compra “etica”. O Senhor Arruda, candidato a Governador agora, que foi filmado pegando no dinheiro da corrupção, ele era lider de Fernando Henrique no Senado nos anos das privatizações.
    Estou falando de coisas provadas e dinheiros sumidos. Não de suposiçoes e dinheiros guardados nos cofres do pais.

  16. Sou novo em assunto político, faço para dar resposta as perseguições sofro há 50 anos. Parece mentira mas com uma trégua no governo militar. Talvez por que esses corruptos estavam amedrontados.
    Mas sinal de que as coisas vão bem, no meu entendimento, são as pesquisas.
    Quanto a CPI para acabar de vez com problemática é começar no início do governo FHC. Iniciar pelos Diretores da época, com a quebra de sigilo bancário, fiscal e telefone dessa turma. S é depurar a Petrobras tem que ser nesses governos.

  17. Interessante quando a oposição se torna situação ou vice-versa.
    Quando era FHC no poder, os petistas se rasgavam por qualquer CPI.
    Bradavam, vociferavam, acusavam, e muitas vezes logravam êxito em investigações onde algumas descobriam irregularidades e outras eram apenas com a intenção de perturbar o governo.
    Pois o PT assumiu o poder, e o que se vê é o mesmo filme de antes. A oposição querendo formar CPIs e, o PT, facilmente debelando-as pela maioria que dispõe no Congresso, evidentemente comprada à base de cargos e mimos oferecidos pelos petistas.
    No caso da Petrobrás é notório que teve falhas graves na sua administração. Pois o PT deveria ser o primeiro a querer resolver as dúvidas geradas quanto à honestidade de seus diretores e o envolvimento da presidente Dilma quando comandava o Conselho da estatal quanto à decisão sobre a compra da refinaria em Pasadena, USA.
    Evidente que os fatos negativos serão jogados para baixo do tapete, e a sociedade ficará sem os esclarecimentos devidos, no entanto, haverá a certeza absoluta que mais uma vez o PT está envolvido em ilicitudes, corrupção e desonestidade pelos esforços feitos em constituir uma CPI mais fria que traseiro de pinguim, inócua, inútil, ridícula.
    Os que apóiam tal procedimento contrário ao Páis deveriam se envergonhar, ainda mais quando se presume que certas manifestações típicas de torcedores de arquibancadas que se transferiram para a política, possuem diploma de curso superior, são pessoas esclarecidas, portanto deveriam exigir transparência do poder central quando envolvido em dúvidas quanto à sua correção de atitudes.
    Infelizmente ou desgraçadamente, o Brasil está dividido entre os favoráveis à mentira, ao engano, ao roubo, desde que praticados pelo PT, e os que desejam uma Nação cujo objetivo principal seja o bem comum, e não o bem-estar de um partido político e seus membros, e obviamente, os aproveitadores, que querem participar deste festival de crimes impunes e receber os restos de resultados obtidos mediante comissões falsas de investigações e desvios de dinheiro do erário público, pouco importando se à base de bajulações ou humilhações e subserviência a um poder desgastado, incompetente e ineficaz na administração deste País, que se encaminha célere para ter eliminado de suas tradições a ética e a moral na politica, que hoje é praticada descarada e escandalosamente, e divulgada por jornalistas que se venderam por preços de mercadoria de segunda mão, meros objetos em liquidação do que ainda possuíam de caráter e personalidade!

  18. Tenho acompanhado os esforços do sr.Bendl contra os sectários petistas, sinônimos de vândalos das redes sociais.
    Se me permitir, assino embaixo do seu último comentário sobre a maneira como o PT ainda consegue profissionais da imprensa que defendem seus atos ilícitos e as tentativas de esconder suas falcatruas, principalmente com a Petrobrás.
    A maior prova que temos de haver falhas na gestão da estatal reside na sua desvalorização comercial e queda em suas ações.
    O resto é conversa mole de gente ou contratada por trocados para defender a desonestidade ou porque obrigada a se manifestar favorável à ilicitude para manter seu cargo e função no Parlamento.
    Se o PT demonstra ao povo brasileiro o que vem a ser um mau partido político, certos jornalistas sequer se preocupam em ser péssimos profissionais.

  19. BOLSA DE VALORES:
    Petrobras valia U$ 15,4 bilhões em 2003. Hoje vale R$ 214 bilhões … plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=748002 jan. 2014 … Apesar da perda de valor, empresa cresceu 300% de 2003 até 2013. Manchetes não mostraram crescimento.Este governo comprou, comprou e comprou, enquanto o outro vendeu, vendeu e vendeu. Onde foi aplicada a verba? Mais quatro de Dilma e oito do Lula, o Brasil vai comprar mais 3 Países e ainda vai sobrar dinheiro. A Petrobras deve recorrer a uma corretora de imóveis nos EUA, para verificar o valor do terreno ocupado pela Passadena. Acredito que o terreno vale uma boa fortuna.Todos os negócios que os Senhores fizeram foram bons ou tiveram alguns negativos.
    Partidários da oposição vê de forma diferente.

  20. O Senador candidato Aécio Neves, nem ele nem o Tio dele. Veja, você que é funcionário deixa seu cargo para seu filho? O Taxista deixa por uma Lei do Tio também Senador Francisco Dornelles. Taxista é uma concessão do serviço público. Isto não acontece com os Cartórios, que deveria aproveitar os substitutos que conhecem os serviços há anos. Os pedágios do PSDB embora uma péssima criação, fixa prazo de validade por ser uma concessão do serviço público. Um Senador dá uma despesa fabulosa anual para fazer besteiras como esta.
    O Senador candidato fala também sobre inflação e que não se compra hoje com o mesmo dinheiro. Errado não se trata do mesmo dinheiro se o salário também foi corrigido. Sobem os preços, mas sobem os salários. Os que aumentam os preços são os empresários e comerciantes, portanto eles são geradores de inflação.
    Vacina para aumento de preços, vejam:
    O candidato do PSDB Aécio Neves acredita que somos todos burros. Fala que não se compra hoje com o mesmo dinheiro. Claro que não, mas o dinheiro de hoje está corrigido. Vejamos que o salário mínimo em 2002 era R$180,00, hoje corrigido está em R$ 724,00. Portanto não é o mesmo dinheiro.
    Parabéns às Fábricas de Cimento que desconta do preço do produto o valor do imposto desonerado pela Presidenta Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *