Estamos realmente prontos para adversidades? O livro “Plano B” pode nos responder

Sheryl Sandberg te ajuda na hora de enfrentar adversidades com o ...

O livro é escrito pela CEO do Facebook, Sheryl Sandberg

Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

“Encontramos nossa própria humanidade – nosso desejo de viver e nossa capacidade de amar – em nossas conexões com os outros”.

Normalmente, todo final de ano faço uma lista dos melhores livros e divulgo em minhas redes sociais (os dez ou cinco que eu mais tenha gostado). Como já comentei em algumas publicações nas semanas anteriores, no ano de 2019 li 41 livros.

Plano B entrou no quinto lugar dessa lista no ano passado, ficando atrás de “Dono do morro”, “Eu sou Ricardo Boechat”, “O casal que mora ao lado” e “Castelo de vidro”, respectivamente. Há publicações sobre todos eles aqui no blog (para encontrá-las basta procurar por seus títulos na caixa de busca ou clicar no meu nome na lista de Colunistas).

PREMISSA – Sheryl Sandberg, CEO do Facebook, perdeu o marido inesperadamente, enquanto ele malhava durante uma viagem de férias. Esse fato, por si só, chama nossa atenção logo no início, por ser algo que achamos que “nunca vai acontecer consoco”.

A partir desse fato, a autora descreve como foi sua vida após a perda, tanto no Facebook com os colegas de trabalho como com sua família. Apesar de ser algo triste, sua escrita prende muito a atenção e nos inspira, pois começamos a pensar em vários acontecimentos desafiadores de nossas próprias vidas.

TEMAS TRATADOS – Ela e o psicólogo Adam Grant, que também assina a obra, citam a questão do luto, de respeitar os próprios limites sem se deixar abalar, e de como lidar com as pessoas ao redor em casos extremos como esse (no caso do livro, é muito interessante ver como a Sheryl lidava com os filhos, fazendo “dinâmicas” e sempre conversando e se mantendo unida a eles).

Embora as temáticas remetam à “autoajuda”, o livro passa longe disso. É uma mistura de biografia com apontamentos interessantes e que podem inspirar os leitores. Outro aspecto interessante são as referências a projetos ao redor do mundo que ajudam pessoas que passaram por diversas situações traumáticas.

INDICAÇÃO – É uma leitura excelente, e acho que deveria ser lido por todo mundo pelo menos uma vez na vida, principalmente pela questão do luto, tema-tabu, principalmente no Ocidente. Como a escrita é muito fluida e objetiva, tudo é descrito na medida certa, sem ficar maçante (o livro tem pouco mais de 200 páginas).

Livro: Plano B – Como encarar adversidades, desenvolver resiliência e encontrar felicidade
Autores: Sheryl Sandberg e Adam Grant
Editora:  Fontanar
Páginas: 216

One thought on “Estamos realmente prontos para adversidades? O livro “Plano B” pode nos responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *