Fernanda Perrin
Folha
Quando as chances do candidato republicano, Donald Trump, levar a presidência dos Estados Unidos, se tornaram cada vez mais altas, o ex-presidente mexicano Vicente Fox afirmou que seu país “não vai pagar por aquela porra de muro”. Uma das principais bandeiras da campanha do empresário americano foi a construção de um muro na fronteira entre os dois países para conter o fluxo de imigrantes –empreitada que seria paga pelo vizinho mexicano.
Não é a primeira vez que o ex-presidente se refere à proposta dessa mesma maneira (“fucking wall”). Questionado sobre o que acontecerá numa presidência Trump, que já liderava a corrida apos vencer em Estados-chave como Flórida e Ohio, Fox se disse “chocado”. “Uma presidência Trump será complicada, especialmente para o México. Ele tem se mostrado um ignorante em questões macroeconômicas e na diferença entre ser um empresario mediano e comandar uma nação”, afirmou.
A fala de Vicente Foxaconteceu durante um seminário em Dubai (Emirados Árabes Unidos) sobre parcerias entre países do Golfo Pérsico e da América Latina. Fox, que presidiu o México entre 2000 e 2006, foi aplaudido pela plateia formada por investidores e empresários.
A possível vitoria de Trump e tratada como um “elefante na sala” no evento. Com um discurso protecionista e hostil a acordos já firmados, a possibilidade de uma nova administração republicana vem sendo encarada como um retrocesso na integração comercial internacional.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É óbvio que nenhum presidente mexicano aceitará pagar para construir o muro prometido por Trump. Outro ex-presidente, Felipe Calderon, disse que o México não pagará “um cent” pelo muro. Ninguém sabe se o muro será ou não construído. A única coisa certa é que vai aumentar a repressão aos imigrantes ilegais na fronteira com o México e em todos os Estados americanos. (C.N.)
-Ora, tudo que é ILEGAL deve ser combatido.
-Ou não?
Oras bolas. Quem vai pagar pelo tal muro, se realmente for construído, sera o otário de sempre, aquele que já paga 300 dólares para ser recebido
para uma entrevista num consulado americano, em busca de visto de entrada, sem a garantia que sera aceito e que na recusa o valor não é devolvido.
É só aumentar em 100 dólares, que a “galera” paga e não bufa. Enquanto existir cavalo, o São Jorge estará sempre montado.
A conta sera rateada entre cucarachas e brazucas, europeu e australianos são isentos.
Ora, a idéia do muro sempre foi metafórica e só acreditou nela os desinformados e o governo mexicano. Se o muro fosse construído, quem ficaria com os imigrantes ilegais seria o México e isto aterrorizou o governo.
Resultado. Bolsa – 3% …. Dólar + 2% , até o momento.
A nota da redação está perfeita.