Expulsão de Alexandre Frota do PSL pode ser definida ainda hoje

Frota foi alvo de retaliação após críticas públicas ao governo

Renato Onofre
Estadão

O PSL decide nesta terça-feira, dia 13, se expulsa o deputado federal Alexandre Frota (SP), que recentemente passou a fazer críticas à legenda e ao governo de Jair Bolsonaro, seu correligionário. Como pano de fundo está o veto do Palácio do Planalto a indicações do parlamentar para cargos na Agência Nacional de Cinema (Ancine) e a perda de poder do diretório municipal de Cotia, na região metropolitana da capital paulista.

O pedido de expulsão partiu da deputada Carla Zambelli (SP) e foi subscrito pelos também deputados Caroline di Toni (SC), Bia Kicis (DF) e por Luiz Philippe de Orleans e Bragança (SP). O senador Major Olímpio (SP) também cobrou o afastamento definitivo do deputado, o terceiro mais votado da sigla no Estado. O argumento de Zambelli é que Frota tem demonstrado “infidelidade” ao atacar o governo e colegas de bancada. A deputada diz ainda que a abstenção do parlamentar na votação do 2º turno da Previdência é uma traição à legenda.  A proposta foi aprovada por 370 votos a favor, 124 contra e uma abstenção, a de Frota.

“DECEPÇÃO” E CRÍTICAS – A situação do parlamentar na sigla piorou após ele afirmar que o presidente Jair Bolsonaro é a sua “maior decepção” e que a indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, para a embaixada brasileira em Washington representa a “velha política”. O rompimento de Frota com o governo ocorreu após o parlamentar ter suas indicações à Ancine vetadas definitivamente pelo Planalto. Desde março, o governo “congelou” os nomes sugeridos pelo deputado para a agência. Frota, na época, culpou os ministros da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e Osmar Terra, Cidadania.

Na última semana, Frota compartilhou uma reportagem crítica ao presidente e seus filhos que relatava os laços familiares de empregados nomeados por eles desde 1991. No mesmo dia, atacou Zambelli por uma postagem da deputada que o criticou por se aproximar do governador de São Paulo, João Doria, do PSDB.
Frota também travou briga pública com Major Olímpio ao dizer que senador instalou uma “milícia de ex-PMs” no PSL. Irritado, Olímpio pediu a sua expulsão. Os dois brigavam por espaço na estrutura do partido.

EXPULSÃO –  O presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), afirmou que caberá à Executiva Nacional do partido analisar a expulsão do deputado federal Alexandre Frota (PSL-SP), já que o partido não tem conselho de ética. “Ele está desalinhado com a legenda”, disse Bivar afirmando que ele criou uma relação “áspera” dentro da legenda.

A aliados, Frota já dá como certa a expulsão do partido. Por isso, no último sábado, 10, o parlamentar desativou seus perfis nas redes sociais. A medida foi vista como uma “prevenção” aos ataques que poderá vir a sofrer se a expulsão for confirmada. No Facebook, Frota tinha 1,1 milhão de seguidores. No Twitter, somava 170 mil seguidores.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Conforme previsto por esta Tribuna, Frota não teria vida longa dentro da legenda. Sempre polêmico, porém sincero, perdeu cargos no PSL, após sucessivas críticas ao governo federal e a aliados do presidente. Já recebeu convites, inclusive do DEM, e em poucos dias deverá anunciar a sua nova casa.  E, apesar de tentar amenizar o processo, o presidente do PSL, Luciano Bivar (PE), está dedicadíssimo na articulação para fazer de Frota o símbolo do primeiro expurgo partidário motivado por críticas a Jair Bolsonaro e seu governo.  (M.C.)

21 thoughts on “Expulsão de Alexandre Frota do PSL pode ser definida ainda hoje

  1. Minha nossa, que esculhambação é nosso país!
    Li bem, ou preciso de óculos?
    Alguém é colocado no parlamento pelos eleitores, teoricamente, para representá-los.
    Mas, o que vemos, é um verdadeiro balcão de negócios, onde não se discute os problemas do Brasil, e sim interesses pessoais.

    Sempre fui adepto, que num momento de crise, as diferenças devem ser colocadas de lado, para o bem da nação.
    Neste momento, estou questionando minhas convicções, e infelizmente só mesmo uma atitude radical e unilateral, para se tentar resolver nossos problemas.

  2. Mais uma burrice do PSL. Se nao deu pra utilizar o Forota, o ‘bem votado’ como Dândi do govermo bozolado, poderiam pensar mais á frent na possibilidade de utiliza-lo como nêmesis do bagual firula…

    Ainda tem gente que daria um rim pelo Bozó, por enquanto.

    Atrazo do Sanatório Geral.

  3. Não sei nada sobre as intenções políticas de Alexandre Frota, todavia, ser expulso de um partido político, o PSL, que tem como Presidente d Sr. Luciano Bivar, sobre o qual já comentei nesta TI , que era acusado de desvio de dinheiro desde que foi presidente do Sport Club Recife, em Pernambuco, é ser expulso de um vespeiro infecto, cheio de parlamentares que usaram laranjas nas campanhas eleitorais, e com um Presidente de Partido (o PSL) para lá de suspeito e com vários processos nas costas, vejam abaixo clicando no link :

    https://www.metropoles.com/brasil/empresario-confirma-desvio-de-dinheiro-para-campanha-de-luciano-bivar

  4. Frota somente se elegeu por São Paulo por que Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann puxaram milhões de votos para a legenda. Também porque se vinculou a Bolsonaro. Sinceramente, o PSL não perde muita coisa não.

  5. O sujeito é um oportunista desqualificado. Como lhe falta idéias próprias para apresentar projetos, apela para o arrivismo gratuito como forma de chamar a atenção. Nessa batida, seu futuro é trabalhar e ser dirigido pelo produtor/diretor viadovaldo.

  6. Absolutamente corretos.
    Isto mostra que eles não estão pra brincadeiras.

    E a dona tabata e e os demais que votaram a favor da “reforma” da Previdência Social do Povo Brasileiro?

    O que o PDT e o PSB estão esperando para mostrar que também não estão pra brincadeiras.

  7. -Na minha opinião, quem está em um partido ou time de futebol tem que trabalhar em equipe. Qualquer partido.
    -Lembram-se da deputada trabalhista, que foi criticada por alguns e elogiada por outros por ter votado com o governo?
    -Agora, quando puder se candidatar sem que se precise entrar em algum partido…

  8. O Frotão, (não confundir com um grande hospital de emergência de Fortaleza CE.) denunciando (e sendo punido) pela velha por ter ficado de fora justamente dos embróglios e vícios de velha política.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *