Faz sucesso nas redes sociais uma fake news que merecia ser verdadeira

Resultado de imagem para SUPREMO CHARGES

Charge do Bier (Arquivo Google)

Mário Assis Causanilhas

É pena que determinadas fake news não sejam verdadeiras. Faz sucesso na internet uma resposta que teria sido dada ao ministro Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, a propósito de suas preocupações com a democracia. A carta aberta teria sido postada no Facebook pela juíza Daniele Moura, da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, mas na verdade não há nenhuma juíza com este nome. O que existe de fato é um texto verdadeiro e irrespondível, que nos traz esperança quando vemos o bem se levantar contra o mal.

###
FALSA CARTA ABERTA AO MINISTRO TOFFOLI

Não, Toffoli, é você e seus colegas do STF que constituem a maior ameaça à nossa democracia. Foi você quem votou pela libertação de José Dirceu, já condenado em segunda instância, contrariando a lei e a jurisprudência emanada pelo próprio pleno do STF. Foi seu colega Lewandowski que atropelou a Constituição e manteve os direitos políticos de Dilma Roussef no final do processo de impeachment. Foi seu colega Lewandowsky que fez de tudo para dar ao presidiário Lula a oportunidade de conceder uma entrevista à mídia em pleno processo de campanha eleitoral, interferindo diretamente no processo.

Foram seus colegas da Segunda Turma que tentaram de todas as formas revisar a jurisprudência da execução da pena a partir da segunda instância, tão somente para proteger criminosos poderosos. Foram seus colegas que decidiram não implantar o voto impresso, em decisão que contraria uma lei aprovada pelo Congresso Nacional e devidamente sancionada.

Seu colega Gilmar Mendes se transformou na persona mais detestada do país, após ter se transformado em uma espécie de libertador geral da nação. E foram vocês que, ao invés de reforçarem o papel legítimo de corte constitucional do STF, a transformaram em uma leniente vara penal VIP para ricos e poderosos.

Você e seus colegas frequentemente atuam como legisladores, assumindo ilegalmente uma função que, segundo a Constituição, é exclusiva do Poder Legislativo. Vocês atuam não como magistrados, mas como uma bancada legislativa a serviço daqueles que os indicaram para tão alto posto, subvertendo por completo a função e a essência legítima desta corte.

Vocês se constituem em um grave problema. A nova legislatura terá que, dentro do processo legislativo constitucional existente, encontrar formas legais e legítimas para reformar profundamente esta Corte, suas funções e mesmo a totalidade dos seus membros. Vocês é que são a ameaça à democracia, que precisa ser anulada pelas instituições democráticas do Estado brasileiro.

17 thoughts on “Faz sucesso nas redes sociais uma fake news que merecia ser verdadeira

  1. O Brasil foi governado e dominado nos 3 Podresres durante esses 16 anos de lulopetralhismo pelo que existe de pior e criminoso para a vida e dignidade do País e de seu Povo. Em um país sério, todos, todos mesmo , dos 3 Podresres que deixaram impunes e imunes e procrastinaram a punição dessa Organização Criminosa PT e seus aliados e apoiadores, tem que ficarem junto com eles em Regime Fechado por 60 anos e devolvendo o que roubaram impunemente e cinicamente do Povo Brasileiro !!!!

  2. Verdades não precisam de um nome, muito menos, de donos. Precisam apenas serem ditas. O STF é tudo isso e muito mais, coisa bem pior. Fazem o que fazem por não ter um Congresso a altura para dizer a eles que ou se comportam ou serão expurgados de seu mandato vitalício. Visto que, principalmente, para eles, a impunidade os afeta.

  3. Perfeito, verdade que está no seio do povo, nosso STF, com essa turma, se transformou em stf, a Srª Justiça, é estuprada e vilipendiada, o sistema de nomeação tem que acabar, o resultado está aí, descredito nos tribunais superiores. Esses elementos, indignos, se o País fosse sério, estariam vendo o sol nascer quadrado. Oremos a Deus para iluminar a nova turma que irá governar a partir de 01/01/2019, para o Brasil ser respeitado pelo Mundo.

  4. Vamos direto ao que interessa.

    Quando Lula foi eleito em 2002, houve um amplo acordo com as oligarquias. Lembram-se da Carta ao Povo Brasileiro?

    Esse acordo foi rompido em 2013 com as jornadas de junho.

    O resto é História.

    Não existe governo no Brasil que consiga se manter no poder sem os militares e tudo aquilo que se denomina burguesia, seja nacional ou internacional.

    O problema não é o Governo Bolsonaro, que não gera nenhuma expectativa de melhoras na economia e apenas aprofundará as reformas iniciadas pelo Governo Temer.

    Ele foi eleito apenas na onda anti-petismo e esquerdismo em geral.

    O fracasso de Bolsonaro não trará o PT de volta em 2022 e sim um governo militar profundamente repressivo.

    Não sou ativista nem partidário. Votei em branco para todos os cargos nos dois turnos da eleição.

    Acho que a oposição ao Governo Bolsonaro ainda não caiu totalmente na real sobre essa nova realidade que o Brasil vive.

    O Rui Costa Pimenta, presidente do PCO, sempre disse isso em suas análises semanais e é um crítico severo dessa esquerda fantasiosa, iludida com a institucionalidade, achando que as coisas vão se resolver no parlamento.

    Não se trata de defender o caos, pois todos podemos ser vítimas da violência, mas precisamos estar preparados para tempos muito sombrios neste país.

  5. Prezado Cidadão Brasileiro,

    Percebo um pessimismo no teu comentário, e inexplicável.

    Não tens as características necessárias para antever o futuro, logo, as tuas previsões de “tempos sombrios” podem não se realizar.

    Por que discordo do teu texto, e bem escrito:
    Pelo fato de que pior como estamos não haverá como agravar esta situação caótica!

    O Brasil e seu povo foram roubados, explorados, mal administrados, manipulados, iludidos, enganados, cujo resultado é o desemprego, a inadimplência, ética e moral falidos, e financeiramente depauperados!

    Tempos mais sombrios do que este, que padecemos há 16 anos??!!

    Que sustentamos nababescamente poderes constituídos que sequer trabalham em nosso favor??!!

    Que implantaram a cleptocracia, e que tivemos de aceitá-la à força??!!

    Bolsonaro terá muito o que fazer, concordo.
    Deverá estar cercado de gente muto competente para demonstrar ao cidadão que teremos futuro.
    Se não aquele que queremos, pelo menos uma chance de melhorarmos.

    Não será nada fácil, mas, imagino caso Haddad tivesse vencido, então qual seria o teu comentário?
    Seria a repetição deste que apresento o meu contraditório ou, no teu entendimento, o Brasil estaria melhor com o retorno do PT??!!

    Abraço.

  6. UMA CORTE DESMORALIZADA, formada por advogados de bandido rico:

    “Jorge Béja

    Se o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, não decretar a prisão do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) por descumprimento de ordem judicial, desmoraliza a si próprio e ao Poder Judiciário.

    Independentemente do acerto ou desacerto da decisão de afastar Renan da presidência do Senado, a ordem judicial é para ser cumprida. Renan não pode dizer que a desconhece ou que dela não foi regularmente intimado. A interposição de agravo regimental e a apresentação de Mandado de Segurança por parte de Renan e do Senado implica no conhecimento do teor da decisão judicial e, consequentemente, significa que houve intimação do presidente do Senado.

    A prisão já era para ser decretada. O crime de Renan é de desacato e desobediência à ordem judicial, popularmente conhecido como obstrução da justiça, figura que não existe para o Código Penal. E enquanto perdurar a desobediência, Renan se encontra em flagrante delito, visto tratar-se de crime permanente. Logo sua prisão se impõe. E enquanto não for decretada, o Judiciário fica desmoralizado (…)”

    http://www.tribunadainternet.com.br/se-nao-prender-renan-marco-aurelio-desmoraliza-a-si-proprio-e-ao-judiciario/?fbclid=IwAR2Q_mf8YYAS6-kcRdUwmRGnUOVDuL6U9XV3g4tnqRHBWlhGteunnNeh-_8

  7. Supremo que age ao margem da Constituição e as Leis do Brasil MERECE UMA FAXINA GERAL. O SUPREMO E’ OU DEVERIA SER O GUARDIÃO DA CONSTITUIÇÃO, PORÉM ESSES QUE ESTAM AÍ SÃO OS COVEIRO DELA. Supremo que solta bandidos e corruptos são uma ameaça ao Brasil. O JUDICIÁRIO PRECISA DE UMA FAXINA GERAL, retirar os maus elementos desta Suprema Corte.

  8. Tanto o novo presidente como o novo Congresso podem mudar muita coisa. E destas coisas está o fim do mandato vitalício para os membros dos tribunais. Este tipo de ranço é que nos levou a tal estado de coisa, juiz mandando prender e ministro do STF mandando soltar na mesma hora. Com mandato por tempo determinado os ministros saberiam não abusariam tanto do poder do qual dispõe e usam e abusam dele. O novo governo e o novo Congresso devem e ter a prerrogativa constitucional de mudar as coisas e, o Poder Judiciário não pode mais estar acima da lei como hoje está.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *