Fernando Baiano vai entregar o esquema do PMDB na Petrobras

Baiano fará delação premiada semana que vem

Gabriel Mascarenhas e Bela Megale
Folha

Apontado com operador do PMDB no esquema de corrupção na Petrobras, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, indicou para integrantes do Ministério Público Federal que pode entregar informações sobre a suposta participação de três figuras de peso do partido nos desvios de recursos da estatal.

A Folha apurou que ele citou os nomes do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (RN), e do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (RJ).

O lobista também adiantou que tem como fornecer mais elementos sobre o papel de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras, no esquema.

Embora não tenha detalhado a atuação de trio peemedebista ou de Cerveró, Baiano adiantou que pode contribuir com informações novas. Essa é a condição imposta pelos investigadores para fechar o acordo, que garantiria ao lobista penas atenuadas pelos crimes que cometeu.

ACERTANDO A DELAÇÃO

As conversas com Baiano começaram há cerca de um mês, em Curitiba, onde o lobista está preso numa cela da Superintendência da Polícia Federal desde novembro de 2014. Só na última semana, ele teve dois encontros com os procuradores.

Apesar de não ter assinado os termos da delação, o que deve ser feito na próxima semana, o acordo está praticamente fechado, segundo fontes ligadas à Policia Federal e à defesa do lobista.

Os maiores entraves aconteceram devido ao tempo de prisão. A defesa queria que, com a colaboração, Baiano saísse imediatamente da cadeia, mas a Procuradoria não cedeu. O mais provável é que ele saia apenas em novembro.

FORA DO BRASIL

Baiano também tentou a negociar morar fora do Brasil, já que sua mulher tem cidadania americana. O argumento do operador era que gostaria de reconstruir a vida no exterior com a família. Novamente o Ministério Público vetou o pedido.

Cunha, Renan e Cerveró já são alvo da Lava Jato. Cunha foi denunciado ao STF (Supremo Tribunal Federal) na semana passada por corrupção e lavagem de dinheiro. Cerveró já foi condenado, também por corrupção e lavagem de dinheiro. Renan é alvo de inquérito em curso no STF.

Procurados, Renan e Henrique Alves informaram que não iriam se pronunciar. O advogado de Eduardo Cunha não retornou os contatos feitos pela reportagem. A assessoria do PMBD afirmou que jamais autorizou quem quer que seja a se apresentar como operador da legenda.

8 thoughts on “Fernando Baiano vai entregar o esquema do PMDB na Petrobras

  1. Mais um que vai perder a simpatia da Dilma. A madame já declarou que não gosta de delatores, principalmente aqueles que vão alcagüetar as barbaridades feitas pelo partido dela e pelo seu governo.
    Já o “bom baiano”, não joga nada, mas só quer massagem. Deseja ir morar la nos esteites. E a cadeia, quem é
    que vai cumprir? Vai pagar alguém para ficar no seu lugar fazendo “curso de leão”? Assim não da, né baiano.

  2. Caro Jornalista,

    Me desculpe pela intromissão:

    Ontem foi o enterro de uma das mulheres que frequentavam a igreja da minha mãe. Tinha apenas 41 anos de idade.
    Os bandidos chegaram no sítio dela, localizado no entorno do DF, às quatro da tarde para o ASSALTO. Ela estava arrumando a casa. Depois de pegarem todos os seus parcos pertences e satisfazerem os seus instintos primitivos, resolveram matá-la com uma picareta. Perfuraram toda a barriga, aos poucos… perfuraram-lhe a cabeça… abusaram… E ELA GRITANDO.
    .
    EM VÃO.
    .
    Todos os vizinhos OUVIRAM OS GRITOS de dor e de pavor … Mas ninguém tinha uma ARMA EM CASA… sabiam que se fossem socorrê-la desarmados, TAMBÉM SERIAM MORTOS pelos meliantes!
    Como lá não tem posto policial num raio de dezenas de quilômetros, não adianta ligar para a polícia. Nem tem polícia pra ligar e se ligasse a polícia não acharia um endereço no meio do mato! E mesmo se achasse, quando chegassem seria tarde demais.
    Os Vizinhos apenas ficaram apenas chorando, trancados em casa, tremendo e ouvindo os gritos agonizantes da VÍTIMA DA VEZ…

    Já é a TERCEIRA MULHER que matam neste mês na região, IMPUNEMENTE!!!
    Triste país.
    Amaldiçoado país.
    Triste povo, que aceita tudo sem reagir.
    Miserável povo, condenado a viver(?) feito galinha e a trabalhar feito cavalo sem receber nada em troca dos ladrões que nos governam. Para estes doutores, preocupados com bandidos, uma morte a mais… Uma morte a menos…
    .
    Tristes abraços.

    • Cada vez mais, estou convicto, que não há saída para nosso Brasil, a não ser o impeachment da Dilma e a extinção do PT, e o banimento da vida publica, que os partidos esquerdistas, que são forças auxiliares do Lulapetismo. É dever cívico e patriótico que cada brasileiro empunhe sua bandeira verde amarela, e se empenhe na derrocada destes bandidos. DELENDA EST PT E IMPEACHMENT JÁ

  3. Lamento muitíssimo pelo ocorrido.. A certeza da impunidade e o mal exemplo dado pelos governantes alimenta este macabro círculo vicioso. Mesmo achando que lugar de milico é no quartel, dou a mão a palmatória: precisamos de uma intervenção constitucional URGENTE!! Qualquer criança com o mínimo de discernimento sabe que as instituições estão aparelhas e falidas. Esse é mais um homicídio que alimenta os dados anuais de 500000 homicídios ( VIVEMOS NUMA GUERRA).

  4. De minha parte além de lamentar profundamente, digo sem medo que: acontecendo algo dese tipo com alguém dos meus, sei muito bem quem são os responsáveis, ou melhor, os irresponsáveis, sei também que não são super-homem, assim sendo a mesma bala que mata chico, mata também Francisco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *