Festa da posse de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo terá 2 mil convidados

José Carlos Werneck

Joaquim Barbosa , ministro-relator do processo do Mensalão toma posse como presidente do Supremo Tribunal Federal, quinta-feira, em um momento no qual a mais alta Corte de Justiça do País tornou-se o centro das atenções da imprensa e da população. Barbosa será empossado pelo decano da Corte, Celso de Melo, mas quem fará a saudação, em nome do tribunal, será Luiz Fux, quebrando a tradição de que o ministro mais antigo realiza a abertura da solenidade.

Fux, um dos ministros que mais defendem as posições do novo presidente é visto como seu aliado no Tribunal. A solenidade, prevista para cerca de 2 mil convidados , inclui nomes de pessoas fora do âmbito jurídico e governamental, tais como os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.

Há nove anos no tribunal, Joaquim Barbosa inicia o mandato com a promessa de acelerar a publicação do acórdão da sentença do mensalão, para que os condenados comecem a cumprir pena já em 2013. Objetivando uma maior transparência no Supremo, pretende, nos dois anos de mandato, acabar com a regra pela qual, na página do tribunal na internet, quando se procura um processo, aparecem somente as iniciais dos nomes investigados, independentemente da ação correr, ou não, em segredo de Justiça .

Entre os primeiros desafios do novo presidente do STF, estará a negociação do reajuste salarial de magistrados e servidores. Com a conclusão do julgamento do mensalão, Barbosa ainda terá que fazer andar a fila de processos trancados por causa daquela ação penal.

O maior desafio, no entanto, é como ele conduzirá os trabalhos assim que assumir a presidência. Quando foi relator do processo, que mobilizou a atenção de toda a nação, Joaquim Barbosa foi criticado por colegas e advogados devido ao temperamento forte, que culminou em desentendimentos, notadamente com Ricardo Lewandowski, o ministro-revisor do Mensalão que será o novo vice-presidente do tribunal.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *