FHC, um sociólogo, eliminou do currículo escolar as aulas de Filosofia. E o PT não quis repô-las…

Walter Martins

Um fato muito importante e lastimável aconteceu há algumas décadas, embora, lamentavelmente, poucos comentem. Entretanto, tal fato foi um dos fatores cruciais para a atrofia do senso crítico e do pensamento livre de gerações inteiras.

O que seria? Parece um mistério, mas não é. Vamos ao fato: o gradual desaparecimento da disciplina Filosofia dos currículos escolares de ensino fundamental.

A Filosofia em sala de aula não admite a passividade. Ela leva à reflexão. Mas refletir é perigoso. Nossos alunos não podem contestar, não podem debater. Seriam eleitores e cidadãos perigosos demais.

Temas como Ética, Moral (não falo em Moral e Cívica), Cidadania, entre outros, não podem ser tratados. Não há espaço para isto.

A imoralidade, a falta de ética, a entrega da mente ao senso comum acrítico, entre outras coisas, não são prerrogativas da classe política (conceito erroneamente atribuído aos detentores de cargos políticos, pois toda a sociedade deveria ser a classe política), mas sim de todo o corpo da nação. Afinal, não são homens e mulheres surgidos do nada, que assumem estes cargos. São pessoas do povo.

###
UM ATO CRIMINOSO

Almério Nunes

Quem retirou a Filosofia do currículo escolar, no Brasil, foi Fernando Henrique Cardoso,um sociólogo! Como entender? Minha área é a Filosofia, me sentirei honrado se visitarem meu site: http://www.spadoconhecimento.com.br

SPA … uma singela homenagem que faço aos criadores da Filosofia Clássica, através de suas iniciais: Sócrates, Platão e Aristóteles. E também uma alusão a Roma Antiga: Salute Per Aqua, a saúde vem pela água.

Escrevo meus próprios artigos, e abordo a obra de mais de trinta filósofos e “livres pensadores”. Tenho também minha Galeria de Arte, exponho quadros seculares ou mesmo milenares, desde Buda, Confúcio e outros mestres.

Sinceramente não vejo como as sociedades possam desenvolver-se sem a Filosofia. No Brasil os filósofos são seres desprezados,infelizmente. E os temos,muito bons,em quantidade mais do que razoável.

Sócrates dizia: “Saber perguntar: Sabedoria. Saber responder: Habilidade”. Aplicando sua Maiêutica, ‘o Parto do Conhecimento’, ele fazia as pessoas irem se descobrindo… refletindo… e rumando para as suas conclusões. Sócrates é – na magistral definição da Marilena Chuai – o Paladino da Filosofia. No Brasil e no mundo, porém, vale muito mais quem se diploma em “Mercado Financeiro”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “FHC, um sociólogo, eliminou do currículo escolar as aulas de Filosofia. E o PT não quis repô-las…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *