Ficar calmo e esperar o novo Código da Mineração é a resposta?

O setor de mineração já entrou em grave retrocesso

Pedro Jacobi

A história está cheia de exemplos em que esperar simplesmente, sem reagir, é sinônimo de catástrofe. Aqui no Brasil estamos vendo o governo prometer um novo Código da Mineração, há anos. E nós, pacientemente, aguardamos.

Enquanto isso, vimos a pesquisa mineral brasileira ser desmantelada. E nós, pacientemente, aguardamos. Investimentos gigantescos, que trariam novos impostos, empregos e riqueza foram protelados por falta de concessões, segurança e de políticas governamentais. E nós, pacientemente, aguardamos.

Colegas demitidos e as pequenas empresas de mineração quebradas. E nós, pacientemente, aguardamos.

Será que é assim que demonstramos ser civilizados? Ou simplesmente estamos sendo tocados como gado, para o matadouro, sem ao menos esboçar uma reação, anestesiados pela Copa da Fifa, pelas novelas das oito, pelas promessas de que o Código virá…

FIQUE CALMO, DIZ O GOVERNO.

Se a sua empresa já paralisou a exploração mineral no Brasil, reduziu investimentos, demitiu, abandonou projetos, pedidos de pesquisa e alvarás que nunca foram concedidos pelo DNPM, teve o seu valor de mercado reduzido a quase nada e agora está considerando jogar tudo na sarjeta e abandonar o país, fique calmo. As coisas podem ser bem piores.

Imagina que você poderia ser uma das centenas de milhares de pessoas que tem que enfrentar as filas dos hospitais públicos em busca de socorro. Os mesmos hospitais, escolas, órgãos municipais, estaduais e federais, dilapidados, sujos, e ineficientes que não estão recebendo os bilhões que a nova CFEM (Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais) deveria estar arrecadando, caso o novo Código Mineral fosse aprovado.

Fique calmo. Imagina se você fosse um dos milhares de geólogos, desempregado pela política governamental inconsequente, que matou a pesquisa mineral no solo brasileiro, no desvio, desesperado, com contas a pagar e filhos a alimentar.

Infelizmente coisas muito piores podem acontecer. Imagine que tudo vai continuar como antes e que veremos a mesma política que o desempregou e colocou a mineração de joelhos, destruindo a pesquisa mineral e as pequenas empresas de mineração do Brasil, que nega aos brasileiros desassistidos os bilhões adicionais da nova CFEM…

Fique calmo e morra.

4 thoughts on “Ficar calmo e esperar o novo Código da Mineração é a resposta?

  1. Caro jornalista,

    Ótimo post.

    Como o doutor Lobão, quando era Ministro das Minas e Energia, manteve a paralisação do setor minerador durante todo o tempo em que permaneceu no cargo e, ainda, fez a minuta de um código de mineração visando favorecer, unicamente, às grandes multinacionais do ramo, agora, como senador, dará continuidade no Legislativo ao desserviço prestado à Nação que iniciou ainda no Executivo.

  2. Acabou-se a pesquisa mineral no Brasil. Temo toda uma categoria desempregada, grande parte faz pesquisa na tela de computador, ou seja não se descobre nada.
    Relatórios de gabinete que DNPM, como não fiscaliza, aceita de bom grado. Não fiscaliza porque não tem pessoal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *