Flamengo domina a grande área da emoção e da comunicação coletiva do país

Resultado de imagem para flamengo campeão"

Flamengo demonstrou que o jogo só acaba quando termina 

Pedro do Coutto

A televisão no final de semana e os jornais de segunda-feira acentuaram um aspecto, para mim nunca visto, de manifestação esportiva como a que empolgou principalmente o Rio de Janeiro. O povo foi maciçamente às ruas, lotou a Avenida Presidente Vargas, projetando sua magia numa área que na história política esteve ocupada só nas grandes manifestações da campanha pelas eleições diretas e também no comício de encerramento da candidatura de Tancredo Neves à presidência da República.

Ficou nítido que o Flamengo no gramado sintetiza em si o grande mercado de emoção e comunicação no Brasil. Isso fora do campo, no retorno pela estrada da vitória.

COISAS DO FUTEBOL – Mas o gramado do Monumental de Lima, como assinalou Joaquim Ferreira dos Santos, em O Globo de segunda-feira, foi palco de uma exibição fantástica de garra, coragem e da eterna afirmação que o jogo é de 90 minutos e que se por um gol se vence, por um gol também se perde.

O jornalista exaltou com precisão o trabalho do técnico Jorge Jesus cuja visão é sempre jogar na área do adversário, encurtando assim a trajetória da bola para a meta do outro time, adversário que exigiu no sábado uma forte carga de vigor na luta e na capacidade de acreditar que o jogo só acaba com o apito do juiz.

Jorge Jesus, como destacou Joaquim Ferreira dos Santos, tem uma preocupação permanentemente ofensiva, o que acrescenta muito de emoção e de comunicação da camisa rubro-negra com multidões de torcedores pelo país, especialmente, claro, no Rio de Janeiro.

VIRADA DO JOGO – O Flamengo chegou da vitória e foi recebido nos braços de uma multidão emocionada até as lágrimas, provocadas pela virada do jogo. Faltavam cinco minutos, o River Plate estava perto do êxito. Faltava apenas uma estação no caminho de um jogo que se desenhava como 1 X 0. Mas o Flamengo foi à frente, empatou o confronto e prosseguiu avançando. Estava parecendo que a decisão passaria a ser na prorrogação ou pelos pênaltis. Mas o Flamengo, de acordo com suas tradições no campo esportivo continuou indo para frente, e foi assim que nos cinco minutos finais arrebatou a taça.

Foi, sem dúvida, uma conquista que vai passar a história do futebol porque dificilmente se encontra uma emoção tão forte que uniu os jogadores e torcedores. Já se disse que a torcida é o 12º jogador do Flamengo. É verdade. A energia transmitida pelas arquibancadas e telas levando multidões no Brasil e na Argentina formaram uma ponte de afeto e dedicação tanto da equipe quanto do seu 12º jogador.

O Flamengo sempre se agiganta nas decisões que  participa. E o grito da vitória, quando surgiu o segundo gol, transformou-se numa emoção coletiva e ´profunda que somente as grandes partidas podem proporcionar.

CAMPO ABERTO – O Flamengo no futebol torna-se o maior mercado da emoção e da comunicação brasileira. Um campo aberto exclusivo para as grandes vitórias. No que se pode chamar de grande e absoluto mercado de comunicação e emoção, unindo por igual todas as classes sociais. O Flamengo está presente nessa unidade e suas atuações destacam sempre ainda mais a importância do grito da vitória.

Como escrevia Nelson Rodrigues, todas as vitórias são santas, tanto na terra quanto no céu. Amém. Os torcedores rubro-negros esperam novas vitórias. Tanto para o clube quanto para o futebol brasileiro modernizado por Jorge Jesus.

14 thoughts on “Flamengo domina a grande área da emoção e da comunicação coletiva do país

  1. O técnico do River errou feio, jogou melhor no primeiro tempo, fez trocas equivocadas, quem assistiu o jogo sabe, não sou fanático de futebol, mas apreciador do esporte, erro de percurso do técnico, tinha outros jogadores melhores, mas trocou mal.

    • O flamengo sempre esteve e estará na mídia pois a mentira lhe é favorável.
      Um clube que.perseguiu o negro, o pobre e o trabalhador é tratado pela grande imprensa como um clube popular.
      Mostrem a história verdadeira desse clube e não haverá um só torcedor que tenha vergonha.
      Apoiem a quem não presta e verão os resultados.
      É triste ver toda essa farsa.

  2. Futebol é ópio do povo,um anestésico eficaz.

    País,com sérios problemas estruturais,pelo terceiro dia consecutivo essa apologética.

    Pela razão,o Flamengo ficou devendo esse fictício brilho.

    Futebolísticamente o River Plate é que estava com a mão na taça…

    Mas,o imponderável,a sorte,e erro grasso do Marcelo Galhardo de trocar jogador de contenção por um atacante,deixou vulnerável a defesa..

    Interessante, até aos 40 minutos do segundo tempo,os comentaristas das rádios carioca,estavam cornetindo o Jorge Jesus.

    Até parece os comentaristas do blog. TI, a maioria emocionais, fanáticos.

  3. No fora Cabral a Presidente Vargas ficou até mais lotada. E aí o ditadorzinho botou seus capangas estatais para espancarem as pessoas. A multidão do Flamengo não foi maior.

  4. Algumas pessoas querem tirar o brilho da conquista do Flamengo, não é o caso do articulista.

    Acho que a conquista do Flamengo foi épica, principalmente porque foi contra um time argentino e de virada.

    Parabéns a diretoria, ao treinador, ao elenco e principalmente a torcida rubro-negra.

    PS. Não sou torcedor do Mengão , mas me sinto feliz porque é mais um título para o Brasil.

    Salve o futebol brasileiro!!!!

    Abraço, saúde e paz para todos.

  5. cornetiando,pegando no pé do português..

    Sejamos justo,o Português é um bom técnico,joga pra frente,e tem variantes de jogadas,tem jogadores talentosos que saibam se posicionar em campo.

    Por, derradeiro,o Flamengo ficou devendo uma apresentação show.

    Pode ser,que nós brinde com belo espetáculo no mundial inter clubes.

  6. No domingo, eu não tinha nem me recuperado da ressaca do Bicampeonato da Libertadores e o Mengão vem com o Hepta Brasileiro!

    Mengão é isso aí, não sabe nem o que fazer com tanto título em 2019!

    É barba, cabelo e bigode!

  7. Como falei,analiso sem paixão,faço com a razão.

    Exemplo,sou Gremista, merecidamente o Flamengo é campeão Brasileiro antecipadamente..

    Patrolou o Grêmio três vezes,Jorge deu uma lição di humildade ao vaidoso Renato.

    Jorge Jesus, é o Ciro Gomes na política,entende di tudo e conhece os caminhos do bem comum.

  8. Somente no Brasil em que ja foi confirmado que o Flamengo manipula resultados de jogos ainda ser exaltado. O caso das papeletas amarelas mostra como o Flamengo ainda hoje consegue esconder as suas artimanhas manipuladoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *