Fotos e vídeos de armas nas cabines de votação circulam em redes sociais

de votação Foto: Reprodução

Eleitor publicou a foto com arma de fogo na cabine

Louise Queiroga e Igor Siqueira
O Globo

A legislação eleitoral é clara: “Fica vedado portar aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas e filmadoras, dentro da cabina de votação”, mas alguns eleitores estão desrespeitando a regra e exibindo não apenas o voto, mas também armas. Num vídeo que está circulando nas redes sociais, um eleitor aparece apertando os botões “1”, “7” — do candidato pelo PSL, Jair Bolsonaro — e “Confirma” com uma pistola.

Uma das fotos identifica uma urna eletrônica de uma zona eleitoral na Escola Estadual Professor Mauricio Brum, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) tomou conhecimento do caso.

COM O JUIZ — “Eu tomei conhecimento, porque também recebi uma imagem dessa. Já foi identificada, pelo menos em uma delas, qual é a zona eleitoral. Isso está sendo repassado para o juiz, acredito que já tenha chegado ao conhecimento dele para ver que medidas adotará” — disse a diretora geral do TRE-RJ, Adriana Brandão.

Pela Constituição Federal, o voto é universal, direto e secreto. E para garantir a sua inviolabilidade, não é permitido que o eleitor registre o voto, pois a prática abre as portas para o voto de cabresto. O Código Eleitoral tipifica a violação do sigilo do voto como crime eleitoral, com pena de até dois anos de detenção. E pelo Estatuto do Desarmanento, o porte ilegal de armas é crime com multa e reclusão de dois a quatro anos.

Uma outra imagem mostra uma arma de fogo em cima de uma urna eletrônica, com a foto de Jair Bolsonaro. No perfil do Twitter do gaúcho Manoel Delci, de 42 anos, a imagem angariou mais de mil curtidas e 2 mil comentários. Muitos internautas marcaram os perfis do Ministério Público e da Polícia Federal, lembrando que a quebra do sigilo do voto é ilegal. Procurado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não soube informar onde a foto foi tirada, mas ressaltou que é vetado o uso de aparelho celular na cabine de votação.

10 thoughts on “Fotos e vídeos de armas nas cabines de votação circulam em redes sociais

  1. Tava demorando achar alguma coisica sobre o malvado Bolsonaro, mas os milhares de “defeitos” nas urnas a favor do PT, que naturalmente pode estar por traz disso, não vai sair ao menos algumas linhas ?

    E as pesquisas dos institutos com seus “erros” ?
    Também não?

  2. “Uma das fotos identifica uma urna eletrônica de uma zona eleitoral na Escola Estadual Professor Mauricio Brum, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) tomou conhecimento do caso.” O fato exige investigação rigorosa, urgente. Pode ter ligação até com o assassinato de Marielle. Se for armação dos petistas que sejam punidos, e se for arrogância e intimidação de bolsonarianos que sejam punido tb, exemplarmente, e que o próprio candidato responda diretamente, o que não pode e fazer vista grossa de tamanha barbárie, sob se de escancaras as portar para atitudes ainda mais abomináveis. Se isso é o novo na política, que vá à PQP o $istema podre.

  3. Sem essa de desconversar. Que história é essa dessa arma na cabine eleitoral fotografada com a urna eletrônica ? Será que já está instalada a merda da ditadura outra vez ?

  4. Anulam-se todos os votos recebidos na seção onde ocorreu o fato.
    Não tem outra medida.

    Atribuo acontecimentos como esse fato à pressa dos TREs/TSE, falta de planejamento e capacitação de muitos dos mesários.
    Isso poderia ser contornado na escolha de presidentes das seções, preferencialmente, recaindo em bacharéis ou bacharelando em direito.
    Fui mesário desde os 18 e presidente de seção com 20, quando cursava, e fiquei 10 anos.
    Você precisa se impor em determinados momentos, mas muitos dos mesários e presidentes de seção desconhecem como proceder, se tem-se intimidados.

  5. Trabalhadores, haverá segundo turno para Presidente da República do Brasil.

    São 33 milhões com carteira assinada e 11 milhões sem carteira assinada.

    Pensar em você trabalhador é pensar no Brasil também, pois o Brasil somos nós.

    Com a fala do candidato Bolsonaro e dos seus assessores, nossos direitos trabalhistas poderão acabar.

    Quem tem carteira assinada está correndo grande risco de perder os direitos tão duramente conquistados.

    E quem não tem carteira assinada vai continuar do mesmo jeito pois virá a carteira de trabalho verde e amarela, aquela com pouquíssimos direitos.

    Mesmo quem é autônomo também ficará na berlinda, a nossa previdência social será desmantelada pelo Bolsonaro, para morrer basta estar vivo, então a viúva ficará com a metade de sua aposentadoria ou metade do que você teria direito caso se aposentasse naquele momento.

    Caso a sua esposa seja aposentada só poderá acumular aposentadoria com pensão até o limite de 2 salários mínimos e vice-versa.

    Isso vale para quem tem carteira assinada também.

    Estando com dúvida pesquise bastante na internet e verá que o risco é grande.

    Então no segundo turno repense o seu voto se foi no Bolsonaro.

    Pense em você e sua família.

  6. O risco e grande de tirarem o nove dedos da cadeia pra ser o presidente por tras do poste; essa e a realidade. Na possibilidade de isso acontecer, pense bem se voce quer novamente a gangue do PT , novamente no poder.

  7. O risco e grande de tirarem o nove dedos da cadeia pra ser o presidente por tras do poste; essa e a realidade. Na possibilidade de isso acontecer, pense bem se voce quer novamente a gangue do PT , novamente no poder.

  8. Impedir o voto de cabresto também impede a lisura do voto limpo, já que as urnas, como demonstrou nessa eleição, são fraudadas. Centenas de urnas apresentaram falhas, seja por encerrar a votação antes de confirmar a escolha para presidente, seja aparecendo a cara do posto, quando se digita 1, ou então falha ao entrar na escolha de presidente, encerrando ou travando a votação. Como fazer para registrar esse voto manipulado se a lei aplica detenção de 2 anos? Dificil engolir por que o TSE escolheu a ordem de votação, deixando o de presidente para último lugar. Deveria ser a primeira, e as falhas das urnas estariam mais evidentes, pois certamente milhares de pessoas não perceberam as falhas reportadas quando se vota para presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *