Fraude da urna eletrônica mostra que o País está podre

Carlos Newton

Quando afirmamos aqui na Tribuna da Internet que a Justiça é o mais podre dos poderes do Brasil, há quem diga que se trata de um exagero. Infelizmente, não. É a mais pura e dura realidade, porque se a Justiça funcionasse a contento, a corrupção não teria atingido o assustador estágio em que se encontra, muitas outras irregularidades deixariam de ser cometidas e nossas eleições seriam mais limpas, sem despertar tantas suspeitas.

Nos últimos meses, as sucessivas matérias publicadas com exclusividade na Tribuna da Internet desde o início da campanha eleitoral mostravam algo que era sabido, mas a imprensa e os próprios políticos se negavam a discutir – a inacreditável, inaceitável e irrefutável vulnerabilidade da urna eletrônica.

E nesta eleição o Tribunal Superior Eleitoral, sob comando do ministro petista Antonio Dias Toffoli, mesmo instado por um procurador da República a realizar testes de segurança nas urnas eletrônicas, estranhamente se recusou a fazê-lo, e tudo ficou por isso mesmo, a oposição se esqueceu de protestar e de mostrar que estava atenta aos acontecimentos.

AS PROVAS ABUNDAM

Quem somente agora se preocupa com o assunto desconhece que as provas da vulnerabilidade da urna eletrônica são abundantes, pois há anos vêm sendo apresentadas por professores universitários, cientistas, técnicos em informática e até mesmo por hackers, que já invadiram urnas, deram entrevistas e participaram de debates públicos em entidades de classe, como a Sociedade dos Arquitetos e Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro.

A maioria das pessoas certamente desconhece também que a urna eletrônica é uma invencionice brasileira, que nenhum país sério adotou. Alguns até tentaram, como a Argentina, mas logo mudaram o sistema, porque não é admissível que as eleições não possam ter fiscalização rigorosa pelos partidos e sofram recontagem de votos em caso de dúvidas ou suspeita de fraude.

Mas o Brasil, estranhamente, insiste no uso dessas urnas eletrônicas vulneráveis, apesar das denúncias e das suspeitas surgidas desde os tempos de Leonel Brizola, que nunca aceitou essa estranha “inovação”. Há até um caso curiosíssimo ocorrido no Rio de Janeiro, em que o candidato Edgard de Carvalho Jr. (hoje, conhecido leiloeiro) denunciou que numa urna do Leme sua mãe votou nele para vereador, mas o voto não apareceu…

APURAÇÃO SECRETA

Na eleição de domingo, houve outra inovação: a apuração secreta, feita numa sala com apenas 30 funcionários da Justiça Eleitoral, e sem divulgação parcial pelos Tribunais Regionais Eleitorais.

Lembremos que nas eleições anteriores os números sempre eram passados paulatinamente pelos TREs, a imprensa acompanhava atentamente em cada capital, e a possibilidade de fraude diminuía.

Desta vez, sob pretexto de que o recém-adotado horário eleitoral (vejam só que coincidência!) estabelecia três horas de diferença com o Acre, a Justiça Eleitoral de Toffoli inventou a apuração secreta. Ou seja, cada TRE divulgava apenas a votação nos Estados onde ocorreu eleição para governador no segundo turno. E as informações sobre a eleição presidencial eram enviadas ao TSE e somente ele fazia a totalização e a divulgação.

É claro que essa sistemática favorece que haja tentativas de fraude, bastando que exista conluio entre os TREs e o TSE, especialmente nos estados onde não houve segundo turno para governador, como Minas, Bahia e a grande maioria dos Estados do Nordeste, pois nem a imprensa local nem os partidos acompanharam a apuração.

Bem, estes são os fatos, todos eles irrefutáveis, não podem ser contestados, esta é a situação real. A desculpa do horário de verão é patética, porque havia duas soluções: atrasar por alguns dias a entrada em vigor em vigor do horário de verão ou simplesmente adiantar em uma hora a votação no Acre.

A JUSTIÇA PODRE

O pior é saber que em outros países que já adotaram urnas eletrônicas, como a Argentina, o sistema foi adaptado para que possa haver conferência e recontagem. São mudanças muito simples e que tornam mais confiável a eleição.

Mas no Brasil não pode ser adaptado o sistema, simplesmente porque o Supremo Tribunal não permite. O Congresso já aprovou uma lei para adaptação da urna eletrônica, por iniciativa do senador Roberto Requião (PMDB-PR), mas o Supremo a declarou inconstitucional, sob o ridículo argumento que o voto é secreto e não pode ser impresso, mostrando que nesse importantíssimo julgamento os ilustres ministros deste apodrecido tribunal nem se deram ao trabalho de tentar saber como é que o sistema de impressão do voto consegue funcionar em outros países, sem que o sigilo seja quebrado.

É triste ver a Justiça dominada, amordaçada, enxovalhada. E o domínio do Supremo pelo PT vai piorar, porque nos próximos quatros anos o governo PT nomeia mais quatro ministros. Assim, terá escolhido 10 dos 11 integrantes do STF. Isso, se o ministro Gilmar Mendes não pedir aposentadoria, porque nesta hipótese o PT então ficará com maioria absoluta. Ah. Brasil!…

PS – A Tribuna da Internet continua com dificuldade de acesso, mas já é possível editar textos e moderar comentários. O difícil é acessar o Blog, talvez devido ao grande número de leitores simultâneos. Agradecemos aos especialistas do UOL e vamos aguardar que eles consigam também que o acesso se torne mais fácil.

63 thoughts on “Fraude da urna eletrônica mostra que o País está podre

  1. Parece que o sistema político, econômico e judicial só presta quando nos é favorável, não é? Outro dia mesmo, meu caro, seu artigo conclamava os eleitores a não anular o voto ou a não votar nulo, como queira. A urna eletrônica, então, era confiável para a escolha de um dos dois integrantes do mesmo sistema, porque lhe parecia barbada a vitória de um. Agora, deixou de ser? A propósito, o Nelson Jobim serviu a quem em sua carreira política e de magistrado? A um só, a ambos grupos políticos contendores do momento ou ao sistema como um todo, quando fraudou uma redação na comissão de sistematização, confessou e ficou impune?

    • Então vc fecha os olhos e sequer vai tentar verificar porque nenhum pais do mundo conseguiu credibilidade nestas geringonças eletrônicas? Na verdade o único que utiliza coisa semelhante Eh a Venezuela casualmente alinhada a mesma ideologia do PT, coincidência não?
      Este assunto da vulnerabilidade das urnas eletrônicas não Eh de hoje como o sr está colocando de forma interesseira ao resultado de domingo. Este tema vem sendo amplamente divulgado há anos e não por políticos e sim por técnicos especialistas, não sei a sua formação profissional, mas posso falar com muita propriedade do assunto por ser eng. Eletrônico com conhecimento de programação em software e firmware, foram feitos testes em várias universidades do Brasil e foi provado tecnicamente a violabilidade de seus programas residentes mesmo sem acesso aos fontes. Então meu sr. Procure se informar através de inúmeros artigos divulgados na internet sem esta visão político partidária.
      E saindo um pouco da questão técnica da urna comprovadamente fraudável, uma pergunta que não consegui resposta, o sr Tofoli um menino que sequer passou num concurso público que foi guindado ao cargo do mais elevado posto jurídico da nação um analfabeto em ciência da computação ou algo que se aproxime de qualquer bit, se negou de forma veemente a submeter estes equipamentos a testes exaustivos que seriam revalidados por especialistas renomeados da área. Por teimosia ou por coisa pior?
      A verdade nua e crua já comprovada Eh que a urna eletrônica pode ser manipula via programação. Via online ou offline. Cuidado para não sair defendendo aquilo que não tenha conhecimento e domínio, pode lhe colocar em situação vexatória.
      Luis vicente ,, Porto Alegre. Rs

  2. Faz muito tempo. Desde a implantação do Lulo Petismo o Brasil vai de mau a pior. Nos próximos 04 anos a putrefação das instituições vai causar um mau cheiro horrível a toda a sociedade. Jogar pobres contra ricos não leva a lugar algum e somente fortalece aos segmentos mais radicais das extremas direita e esquerda.
    Pobre do povo brasileiro.

  3. Caro Sr, Newton, assino em baixo, ótimo artigo, esclarecedor, essa “sala secreta” A PROIBIÇÃO DO TOFFOLI, EM TESTE NAS URNAS, É A PROVA QUE ESTAVA SENDO FRAUDADA, POIS, NÃO SE PROÍBE O QUE NÃO EXISTE.
    A oposição, no caso o PSDB- Aécio, tem a obrigação moral de convocar a imprensa, e protestar a fraude, a armação foi grosseira, inclusive com o final de defenestrarem a Srª Marina. Tenho escrito aqui a respeito desse cara, que está a serviço do poder, que ele e demais membros da justiça, a ESTUPRAM E VILIPENDIAM, confirmada com essa apuração secreta.
    Sou filiado ao PT-Sonho, votei na Marina e depois no Aécio, pelo roubo do cofre público do PT-Governo. RUI BARBOSA, MORRE TODOS OS DIAS DE VERGONHA.
    ESSES SAFADOS, ENCONTRARÃO UMA justiça que faz justiça< quando a porta do túmulo se abrir para o banquete do vermes, como dizia Sócrates, o que tens deixarás, mas, o que és levarás.
    DEUS, Misericórdia para nosso amado BRASIL.

  4. Caro Carlos Newton,
    Teu artigo é excelente e, reflete aquilo que eu penso.
    Até 90% das urnas apuradas o Aécio liderava a apuração.Depois houve reviravolta que não me convence.
    Abraço

  5. O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta terça-feira (28) que a decisão da Justiça italiana de rejeitar a extradição de Henrique Pizzolato é “uma vergonha” para os brasileiros.

    O QUE O POVO ACHA DE:

    MENSALEIROS SOLTOS
    APARELHAMENTO DO ESTADO
    CADEIAS SUPERLOTADAS
    BOLSA MORADIA
    CORRUPÇAO NOS 3 PODRES PODERES
    PETROLÃO
    MENSALÃO
    ETC
    ETC
    ETC

    • Dorothy, minha cara,
      A Itália está compensando não extraditar o ladrão do Pizzolatto porque o Brasil (Lula e Tarso Genro, à época ministro da Justiça) negou o mesmo com relação ao assassino do Battisti, considerado pelos petistas como “perseguido político”, não passando de um reles criminoso!
      Condenado em seu País, o Brasil ignorou os clamores italianos à sua devolução.
      Deplorável, infamente e ofensivo ao Rio Grande do Sul e Brasil foi assistir meses depois, o então governador Tarso Genro, derrotado humilhantemente nas urnas neste último domingo, ter CONDECORADO em pleno Palácio Piratini o assassino Battisti, uma afronta ao povo gaúcho e brasileiro.
      Aliás, a Itália manter o Pizzolatto em seu território é um alívio ao PT. Um a menos para contar os escândalos e a corrupção praticada por este partido em níveis jamais vistos na História Republicana brasileira!

      • Caro Bendl,

        Muito bom te-lo de volta.
        Sim, o que o desgoverno petista fez no caso do assassino Battisti foi uma afronta ao povo brasileiro. A negação italiana no caso Pizzolatto era sonho petista desde a fuga do criminoso.

        Saúde, Bendl.

        • Caro nik rj,
          Obrigado pela recepção.
          Eu diria que estou melhor, mas não recuperado.
          Acontece que, na minha idade, as opções são poucas em termos de cura plena para qualquer problema, então as decisões são com base na satisfação, emoção, afeto, consideração, amizade … exatamente o que a Tribuna da Internet me oferece através do convívio mesmo que virtual com pessoas excelentes, inteligentes, cultas, educadas, que enaltecem os nosso dias, que os deixam melhores.
          Melhor tratamento que este inexiste, meu amigo.
          Um abraço, forte.

  6. O STF condenou petistas Genoíno e Zé Dirceu, e eles pagaram caro. Aqui, no Rio, na ALERJ, escândalo envolvendo deputados se arrasta há mais de 6 anos, alguns deputados envolvidos foram reeleitos, o Crivela denunciou que o Pezão tem vários processos que deveriam ter impedido a candidatura de Pezão. Alckmin vence no primeiro turno apesar de São Paulo apresentar todo tipo de problema cuja a origem vai da má administração a corrupção, até a USP está falida. A vitória de Alckmin, no primeiro turno , essa sim, é que é muito suspeita. Duvido que houve fraude na eleição para presidente porque FHC, Roberto Freire, Agripino, Aécio, e todo seu grupo, estão muito atentos. Dilma venceu, e a vitória foi sensacional, e muito elucidativa, porque a ferrenha oposição ao PT perdeu em casa. Aécio perdeu em Minas; Agripino e Roberto Freire perderam no nordeste. Quem perde em casa, perde de muito, porque é em casa que somos mais conhecidos, e o Brasil inteiro agora sabe que Aécio e seu correligionários mentiam porque se perderam em casa é porque são péssimos administradores. Aécio deve estar envergonhado.

  7. Artigo contundente escrito pelo Carlos Newton.
    Corajoso, esclarecedor, que mostra a situação humilhante do atual STF perante o Executivo ao indeferir os testes de segurança das urnas eletrônicas.
    Teremos dois anos até as próximas eleições para discutir e insistir que este modelo de apuração precisa ser revisto, fortalecido, de modo a não deixar dúvidas na população quanto à sua veracidade, autenticidade ou, então, que esta pantomima de “festa cívica” seja abolida porque absolutamente fraudulenta!
    Quanto ao pedido feito de que não se votasse em branco ou nulo, trata-se de algo completamente diferente que criticar o sistema pelo qual os votos são apurados, sem comprovante, e havendo o conhecimento que o método pode ser adulterado, conforme informações de especialistas.
    A meu ver não se trata de que a derrota do candidato preferido esteja ocasionando reclamações que não existiriam se fosse o vencedor, mas as circunstâncias estranhas que cercaram esta eleição com o horário de verão impedindo que os resultados parciais fossem liberados, e até mesmo pela espera do Estado do Acre três horas depois que a absoluta maioria das urnas fosse escrutinada, além da inexplicável e injustificável permanência de alguns funcionários do STE isolados em uma sala manuseando os resultados obtidos eletronicamente e que poderiam facilmente ser modificados.
    A informação de que Aécio estava à frente de Dilma até 80% do total apurado nacionalmente e somente após esse percentual começaram a surgir os votos que deram a vitória à presidente Dilma, também surpreende.
    Enfim, se é para que este meio eletrônico de contagem de votos continue a trazer dúvidas ao povo, então que seja anulado de vez, missão dos parlamentares que ainda possuem algum resquício de dignidade, sob pena de que a cada pleito a descrença se instalar e aumentar as abstenções, votos brancos e nulos.

  8. Eu acredito nas urnas eletrônicas, acredito que o Lula e a Dilma não sabiam de nada, acredito que os mensaleiros são inocentes, acredito que a extradição do Pizzolato não foi combinada assim como acredito que o que o Felipe que o Youssef citou não seja o Filippi, ex prefeito de Diadema e ex tesoureiro do PT.

  9. Mas, aqui no blog APENAS os perdedores QUE VOTARAM é que estão a protestar contra possível irregularidade do sistema eleitoral eletrônico comandado por juízes do Supremo. Os que votaram nulo por não confiarem no SISTEMA como um todo, NÃO ESTÃO NEM AÍ para quem perdeu ou ganhou. Lembro que o próprio candidato perdedor nada disse a respeito, ao reconhecer a derrota, e o magistrado que impediu que as urnas eletrônicas emitissem recibos aos eleitores foi alçado ao Supremo por seu próprio grupo político.

  10. Dona Dorothy dizia há semanas atrás que as “ruas delas” davam como certa a vitória do Candidato do ‘clubinho do bolinha” aético neve (branca) e dona itáurina……..
    Eu dizia aqui há vários anos que os bolsas famílias são imbatíveis, ainda mais com essa quadrilha de corruptos do Partido da Ètica (covas,serra,anibal,aloisio,aético,geraldo,guerra,jeressaitis)., que não tem um “ser” honesto dentro do partidão.
    E deu no que deu……
    Ouvia nas minhas ruas todos os dias” temos que votar na velha, pois o outro vai tirar nossos benefícios.”……
    E assim se deu a eleição.
    A propósito, a senhora vai fazer como o ex-comuna -lobão- que vestia a camisola do Che Guevara e vai para M-A-I-A-MI ou vai para Avenue Foch em Paris.????
    eh!eh!eh
    Sorry.

  11. Caro CN … este é o fundamento da luta espiritual:

    “7. Então os seus olhos abriram-se; e, vendo que estavam nus, tomaram folhas de figueira, ligaram-nas e fizeram cinturas para si. … 13. O Senhor Deus disse à mulher: Porque fizeste isso?” “A serpente enganou-me,– respondeu ela – e eu comi.” 14. Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida. 15. Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” … 21. O Senhor Deus fez para Adão e sua mulher umas vestes de peles, e os vestiu. (Gn 3)

    1 – A misericórdia do Senhor os veste com peles em vez de folhas de figueira.
    2 – A Serpente exerce o ENGANO = MENTIRA … enquanto Jesus é a VERDADE!!!
    3 – O Senhor põe ódio entre duas descendências – BEM X MAL!!! !!! !!!
    4 – A luta é feroz: o Mal é ferido em sua cabeça (indicando que será perdedor na luta) … enquanto o BEM é ferido no calcanhar (indicando que há SALVAÇÃO antes que o veneno chegue à cabeça).
    … … …
    Torna-se necessário uma pesquisa sobre a Serpente … certo???

  12. Em compensação o Youssef pagava os blogueiros oficiais em dia:
    28/10/2014 às 20:32 \ Direto ao Ponto
    Um dos documentos apreendidos pela Polícia Federal mostra a anotação do doleiro Youssef: ‘Leonardo Attuch 6×40.000,00′
    “No monitor de uma das meses (sic) havia um post it com a anotação ‘Leonardo Attuch 11-950206533 6×40.000.00 24/02/2014′”, informa o trecho do relatório em que a delegada Paula Ortega Cibulsk resume o que foi encontrado, num dos imóveis utilizados pela quadrilha de Alberto Youssef, por agentes da Polícia Federal incumbidos de cumprir o mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça. No fim do texto reproduzido abaixo, datado de 17 de março de 2014, a delegada acrescenta que anexou ao relatório um registro fotográfico do documento que vincula o alvo principal da Operação Lava Jato ao blogueiro Leonardo Attuch, proprietário do site Brasil 247.
    As letras e os algarismos que constam do anexo 3, confrontados com outras peças da montanha de documentos capturados pela Polícia Federal, revelaram que o próprio Youssef fez as anotações manuscritas que incorporam Attuch ao bando de políticos, governantes, empresários, funcionários públicos, além de indivíduos, que se apresentam como “jornalistas” envolvidos de alguma forma com um dos comandantes do mais portentoso propinoduto montado no Brasil desde o Descobrimento.
    São tantos os integrantes do esquema forjado para saquear a Petrobras que, como faz a CBF com os times de futebol, os responsáveis pelo esclarecimento dos crimes dividiram informalmente os investigados em duas categorias. Na série A figuram presidentes da República (embolados no G4), ministros de Estado, governadores, figurões do Congresso, megaempreiteiros, diretores da Petrobras e gatunos de alta patente. Na série B aglomeram-se empreiteiros e fornecedores menos graúdos, parlamentares do baixo clero, funcionários do segundo escalão e jornalistas estatizados ou arrendados pela organização criminosa.
    Compreensivelmente, a série A tem monopolizado tanto as investigações de campo quanto os interrogatórios de Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa, que toparam contar o que muito que fizeram ou sabem em troca dos benefícios da chamada delação premiada. Sorte de Attuch: a Polícia Federal, o Ministério Público e a Justiça Federal ainda não encontraram tempo para devassar as catacumbas da classe B. Mas chegará o dia em que as suspeitíssimas anotações manuscritas terão de ser elucidadas.
    O blogueiro costuma desperdiçar seu tempo com a edição de textos abjetos sobre jornalistas independentes, aos quais se seguem “comentários” que difamam, caluniam e afrontam a honra de quem ousa criticar o governo lulopetista. A prudência recomenda que suspenda o serviço sujo e procure a ajuda de um advogado especialmente imaginoso. Vai precisar de um álibi e tanto para escapar do enquadramento no Código Penal.
    ( Augusto Nunes ).

  13. Carlos Newton, os parasitas que infestam as instituições deste país se proliferaram e se fortaleceram, principalmente, durante a dinastia petista, que lamentavelmente tem tudo para permanecer no Poder central do Brasil por mais 12 anos, devido principalmente ao terrorismo da Maria do Rosário junto aos bolsistas miseráveis e também com o apoio vexatório dos intelectualóides hipócritas e venais como Chico, Caetano e Gil, Wagner Tiso, Paulo Betti entre outros expoentes desse petismo descarado e criminoso.
    É patente a fraude eleitoral e só os petistas despudorados e os ignorantes não admitem. Sigamos lutando. O PMDB já demonstra “independência” ao governo por conta do fracasso de Eduardo Alves para governador e o troco já começa a ser dado com a não aprovação dos conselhos populares do Partido dos Trambiqueiros, juntamente com o falso moralista PSOL e o falso comunista PC do B.
    O PT deixou claro aos brasileiros QUE O CRIME COMPENSA!
    Sigamos na luta.
    Saudações brizolistas

    • Por lembrar Brizola na saudação, lembro que ele criou há mais de meio século também seus “conselhos populares” chamados Grupo dos 11. Ele se mandou, quatro anos depois pediu arrego ao ditador Costa e Silva em troca de passaporte e muitos integrantes de seus “conselhos”, principalmente cabos da Marinha, Exército e Aeronautica, ficaram nas ruas da miséria e SEM ANISTIA POLÍTICA NA PRÁTICA.

      • Sem contar aqueles que foram parar no caldeirão do Lumpesinato chamado Ilha Grande que, fecundada com o aproveitamento de seus presos políticos (e embasada pela Anistia Internacional e o comunista Helder Câmara com suas pastorais – conforme relatado no livro do jornalista Carlos Amorim) pariu as facções do crime organizado que desde que Brizola fazia vista grossa enquanto governador até os dias atuais controlam o Brasil como poder paralelo em aliança com as FARC – as mesmas FARC que sentam na mesa do Foro de São Paulo há décadas lado a lado com o… PT!

        Não sou eu quem diz, está tudo relatado.

        • É o próprio COMENTARISTA quem chuta, porque NEM SABE que grupo político Dom Helder simpatizava em 1937, que nunca foi comunista, muito menos a vista grossa com cocaína que rolava solta SEM REPRESSÃO nos anos 70 durante a ditadura militar, como no Hotel Meridien, Leme, RJ e até mesmo numa grande emissora de TV patrocinada pelo regime. Quanto às FARCS, melhor seria que o comentarista pedisse explicações ao presidente Santos, da Colômbia, que negocia diariamente com eles em forum internacional, ao invés de trazê-la para politicagem ridícula no blog.

  14. Estimado senhor … “Jorge Luis Baleia outubro 29, 2014 8:38 am … “Dust thou art, from dust you came, to dust you will return” Genesis 3:19”

    Hoje estou sem tempo para a pesquisa … quem sabe no sábado???

    “Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”” (Gn 3,19)

    Para entender: “Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais e feras dos campos; andarás de rastos sobre o teu ventre e comerás o pó todos os dias de tua vida”. (Gn 3,14)
    … … …
    O alimento da Serpente é a MORTE de HomeMulher!!! !!! !!!

    “Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim”. (Jo 14,30) … esta é a SALVAÇÃO: Jesus morreu voluntariamente e não se tornou PÓ; pois a SERPENTE não tem nada nele (PECADO) … … … RESSURREIÇÃO!!! !!! !!! é a vitória de Cristo e dos seus!!! !!! !!!

    “A morte e a morada subterrânea foram lançadas no tanque de fogo. A segunda morte é esta: o tanque de fogo”. (Ap 20,14) … “Porquanto os filhos participam da mesma natureza, da mesma carne e do sangue, também ele participou, a fim de destruir pela morte aquele que tinha o império da morte, isto é, o demônio,” (Hb 2,14) … “O último inimigo a derrotar será a morte, porque Deus sujeitou tudo debaixo dos seus pés”. (1Cor 15,26)

  15. Não entendo nada de informática e portanto sempre achei que as urnas eram corretas.
    Mas o tempo mostrou que, desde sua criação, elas não foram aceitas em nenhum lugar do mundo.
    A não ser, adivinhem, na Venezuela.

  16. Por que o CORONELEAKS está na contramão da suspeita de fraude nas urnas eletrônicas?

    Rejeitada nos países civilizados pela frágil segurança que oferece, não garantindo lisura na votação, sem qualquer comprovação que garanta a certeza do voto que foi dado, exposta a invasão de hackers, fico me perguntando: por que o CORONELEAKS agiu com tanta veemência, rejeitando comentários que tratassem do assunto?

    Sou leitor da sua coluna diária no blog, visto que funda suas apresentações em críticos e cronistas políticos, daí causar-me surpresa, diria mesmo espanto, ler no blog, que considero uma casamata da democracia e da cidadania, uma divergência tão radical, chamando de “histéricas” as suspeitas dos que, ante inúmeras demonstrações da franca fragilidade do equipamento, colocam a garantia da eleição no patamar da dúvida.

    E mais se afirma a suspeita, diante de uma campanha petista virulenta, desonesta, mentirosa, eivada de calúnias e infâmias, praticando o mais sujo vale-tudo em que se incluiu o terrorismo eleitoral praticado contra as políticas sociais, que, convenhamos, não pode ser patrimônio de um partido, por se tratar de uma política de Estado.

    O uso indevido da máquina estatal, de maneira descarada… Enfim, assistimos, creio eu, a mais violenta campanha que já se praticou no país.

    E é justamente em cima desses fatos, que mais se suspeita da intromissão fraudulenta nas urnas eletrônicas, já que se partiu para fazer valer o diabo, custe o que custar…

    E é isso aí…

    m.americo

  17. Amigos, estamos escrevendo para nós mesmos. Escrevemos e lemos, lemos e escrevemos e não passa disso. Agora mesmo soube que entre alunos nas universidades brasileiras prevalece a história reescrita pelo PT. o que deve ser feito para mudar isso?

  18. O que poucos avaliam é que desde que os militares decidiram abandonar o abacaxi, pois a casca estava ficando muito espinhosa, o partido que sempre se manteve no poder em todos os governos foi o PMDB e seus infiltrados.
    Começou com a historicamente estranha ida do Sarney da antiga Arena para o PMDB se tornando, por pressão dos militares, o vice de Tancredo. A sequencia todos já sabem. diverticulite dupla no Tancredo e no seu mordomo João Rosa.
    Após sofríveis 5 anos de tortura vieram as eleições e o objetivo foi eliminar Brizola, que bem ou mal quebraria a continuidade do sistema, e reiniciar o maniqueísmo eles e nós (lula o amestrado de esquerda e o confiável Collor com o PMDB a tiracolo).
    Como Collor achou que poderia goveroubar sozinho, o PMDB rapidamente o eliminou e assumiu provisoriamente e a contragosto a presidência. Itamar até surpreendeu, mas talvez por isso foi para o ostracismo partidário assim que desocupou a caneta.
    Entretanto o fundamental era recriar o maniqueísmo nós e eles, que estava enraizado no inconsciente político brasileiro com o MDB e a Arena.
    Então, apareceu o PSDB com seus quadros oriundos da ala centro esquerda do antigo MDB, frente ampla contra a ditadura.
    E o PSDB junto com o Plano Real se encaixou perfeitamente ao projeto Pmdebista. Foi constrangedor para a esquerda ver o FHC apertando a mão de ACM, assim como Lula fez com Maluf. E o PSDB venceu e venceu duas vezes.
    Foi quando novamente a cúpula, chefiada por Dom Sarney, percebeu que o PSDB estava querendo andar muito sozinho na liderança. E em agosto de 2002, o capo di tutti capi se bandeou para o outro lado apoiando Lula, que se mostrava ansioso por este aval que foi decisivo para a vitória do PT nas urnas. Mas por que Sarney e o PMDB fizeram isso? Não poderiam continuar manipulando o PSDB e se manterem no poder? Como os jangadeiros do Nordeste, eles sabiam que se deve respeitar o movimento das ondas. E utilizar a força delas, dominando ao invés de lutar contra.
    E assim seguiu o maniqueísmo eleitoral do nós e eles até que apareceu a terceira via, Eduardo Campos e Marina. É curioso lembrar que na véspera do “acidente” com o avião, Eduardo divulgou um vídeo onde atacava ferozmente o….PMDB, em especial Sarney, Renan e Collor.
    Uma terceira via forte é tudo o que o PMDB não quer. Acaba o maniqueísmo, o Fla-Flu que o povo tanto gosta e que é tão fácil de manipular.
    Portanto senhores, se as denúncias do Petrolão não forem acobertadas pelo governo, preparem-se pois vem aí mais uma superprodução, “PMDB, o retorno”.
    Quanto as urnas eletrônicas, é obvio que são manipuladas principalmente para o legislativo. Por isso o PMDB sempre teve e tem a maioria de deputados e vereadores no país, o que lhe dá capilaridade política e controle inclusive do bolsa-família dos rincões.
    Por essa razão, também, o PSDB, irmão siamês da fórmula maniqueísta do poder, não mexe em casa de marimbondo e não reclama da urna funerária brasileira.

    • Muito bem observado.

      O lamentável é a ausência de uma ‘direita’ organizada no país. Uns blogueiros aqui, uns leitores acolá, mas partido que é bom, nada. A inocuidade da ARENA fulminou a reputação de lideranças deliberadamente de direita no país. Claro que, de tempos em tempos, aparece um sujeito caricato e sem base como um Levy Fidelix (que tenho lá minhas dúvidas), mas de substância, organização e conteúdo… um deserto.

      Neste cenário, o PMDB – que é ‘centrista’ (ou “dinheirista”) – acaba sendo um mal necessário para brecar as esquerdas de abocanharem o bolo inteiro.

  19. Àqueles que insistem em provocar-me com insultos etc., até dizendo que ‘virei casaca’, que ‘malufei’, reitero tudo o que comentei neste blog logo na manhã do dia 27.

    Lá, expondo meu pensamento sincero, o que disse em relação a urnas eletrônicas, foi que
    “” … adulterar seu conteúdo
    é atitude de crápula, é atitude de gângster, é atitude de licencioso,
    é atitude de moleque, é atitude de cretino, é atitude de desavergonhado,
    é atitude de safado, é atitude de trapaceiro, é atitude de velhaco,
    é atitude de descarado, é atitude de bandido, é atitude de patife,
    é atitude de pústula, é atitude de sórdido, é atitude de venal,
    é atitude de cafajeste, é atitude de canalha, é atitude de ordinário,
    é atitude de mau-caráter, é atitude de pilantra, é atitude de sabujo,
    é atitude de vigarista, é atitude de trampão, é atitude de picareta,
    é atitude de calhorda, é atitude de vagabundo, é atitude de nojento,
    é atitude de bunda-suja, é atitude de asqueroso, é atitude de corrupto,
    é atitude de trêfego, é atitude de desonesto, é atitude imoral,
    é atitude desprezível, é atitude vil, é atitude infame,
    é atitude torpe, é atitude … “”

    Por favor, NÃO DETURPEM minha opinião, posso e tenho direito de mudar!

    • “ Por mais irracional e imoral que seja uma ação, o homem sente um impulso insuperável de racionalizá-la, isto é, de demonstrar a si mesmo e aos demais que a sua ação foi determinada pela razão, pelo consenso comum, ou, pelo menos, pela moralidade convencional. Não tem dificuldade de agir irracionalmente, mas é quase impossível a ele não dar à sua ação a aparência de uma motivação razoável” ( Erich Fromm – Psicanálise da Sociedade Contemporânea ).

  20. Não costumo acessar a Tribuna da Imprensa on line, mas hoje resolvi ver como está a coisa andando por lá. Continua na mesma e, seus leitores não têm direito a comentários. Isto é péssimo e é uma das razões do porque eu não acessar mais esse blog.
    Mas, um de seus colunistas, Sebastião Nery, que não tem nada a ver com isso e que também tem artigos publicados aqui, escreve um artigo em que desmascara cabalmente mais um farsante a serviço do PT, um tal Bucci.

  21. Posso não acreditar na urna eletrônica,porém tenho que provar que elas são fraudulentas,acusações sem provas soa como choro de perdedor.Infelizmente não fu iainda a fundo nessa questão e qualquer opinião mais profunda soará como um de serviço ao debate.

  22. Como fraudar eleição se os adversários são FHC, Agripino Maia, Roberto Freire, Aécio Neves ? Essa turma é espertíssima, poderosíssima, tem gente dela em todas as instâncias da república. Dilma venceu a eleição de forma lícita, como está na lei, o PT tem muitos eleitores, a maioria trabalhadores porque o PT é o partido dos trabalhadores. O Agripino Maia se eleger é que é duvidoso , porque o Agripino fala em modernidade, mas no Rio Grande Norte, o estado que representa no senado, pertence a uma espécie de dinastia política que domina o estado há bastante tempo e pelo tempo que domina o estado não tem realização alguma para cobrar nada de ninguém. Por isso a união FHC, Agripino, Roberto Freire, e Aécio perderam a eleição. Perderam por pouco, mas perderam onde não deviam ter perdido. Em casa. Foi fatal.

  23. De qualquer jeito, a solução agora é mandar essa urna eletrônica para institutos de pesquisas científicas de outros países, como como o MIT nos EUA e alguns equivalentes na Europa, para fazerem um diagnóstico isento dessa traquitana.

  24. Caro Jornalista,

    Repito o comentário anterior:

    Fico pensando… Cá, comigo…

    -Você pagaria conta com cartão de crédito em uma máquina que não emitisse boleto – papel que poderá provar o valor da fatura/compra, caso questionado?
    -Você realizaria ou arquivaria um importante trabalho em um computador que não permitisse fazer back-up?
    -A Receita Federal não exige recibo?
    -E se, amanhã, quando você for comprar pão, após pagar ao dono da padaria, ele te dissesse: “-Beleza! Tá debitado! Até amanhã! Como o senhor confia em mim, não preciso te dar o recibo da maquininha, certo?”
    Mesmo que o pleito tenha sido honesto, sempre pairará uma sombra de dúvida. E isso já era discutido desde as eleições passadas!

    O leitor José Augusto Aranha está CERTÍSSIMO no comentário que ele fez. É essa a ideia:

    “A tecnologia do voto impresso, junto com a votação eletrônica, não permite que o eleitor leve o papel para casa.
    Após a impressão, o voto/cédula deve, obrigatoriamente, ser depositado na urna junto à maquininha de votar. Em alguns casos, o eleitor nem toca no voto, pois tem um visor transparente protegendo a cédula impressa.
    O eleitor confere se a impressão ESTÁ DE ACORDO COM O SEU VOTO e deposita ou aperta um botão e o voto impresso “cai” dentro da urna anexa.
    Com isso temos a possibilidade de uma conferência futura se houver suspeita.
    Como era antigamente, o eleitor não pode sair com este voto impresso.”

    – No mês passado a Índia (lembra do tempo em que ela era chamada, pejorativamente, de Belíndia?) conseguiu colocar um satélite em órbita de MARTE e os brasileiros não conseguem colocar uma IMPRESSORA em uma urna???

    Abraços.

  25. Caro Renato,

    O AÉCIO é RUIM, mas tão ruim que perdeu até em casa. E perdeu duas vezes: não elegendo o governador do partido, nem tendo a maioria dos votos para presidente. Em nenhum dos turnos.

    Mas a discussão é outra. E essa discussão foi levantada aqui a mais de QUATRO ANOS ATRÁS. Portanto, antes de alguém ter conhecimento (exceto a Mãe Diná) dos resultados das eleições deste ano!!!

    Abraços.

  26. Eu acredito que a urna é segura, o problema é que nós fomos impedidos de acompanhar a apuração. O grande problema do PSDB é que enquanto todos já sabem quem será o candidato petista, o PSDB vai para uma convenção e na última hora é que o escolhido sairá em campanha. Uma perda de tempo imensa.
    Existem notícias boas também, o Bendl voltou.

  27. Até quando este sujeito chamado Carlos Newton vai ficar defendendo golpes anti democráticos, quando vai aceitar a derrota e fazer uma oposição com responsabilidades e sem ódios, lutando e pressionando por reformas eficazes, começando pela mãe de todas reformas, a política………..quem perdeu tem que aceitar, é feio ficar chorando pelos cantos, que nem uma virgem arrependida…………se quiser continuar chorando, vai para o Cantareira pra ver se enche os reservatórios.

  28. Engraçado que a fraude só aconteceu agora no segundo turno, no primeiro, quando todos achavam que a Marina seria a candidata que mais votos teria e acabou, em cima das eleições, ficando atrás do Aécio, não houve fraude, a urna eletrônica funcionou as mil maravilhas.
    Agora, mudando de assunto, eu não consigo entender, embora respeite, o que faz um brizolista torcer para a vitória do PSDB ?
    Será que alguém que tenha ou teve, o Brizola como referência acha que se estivesse vivo ele votaria igual ao FHC ?

  29. Este artigo parece mais uma anedota. Há muito que o ex-governador Leonel Brizola contestava os pleitos realizados por meio de urna eletrônica. Brizola era o único que combatia este sistema que não permite recontagem. Agora só porque D. Dilminha Lilinha ganhou as eleições é que vão questionar as urnas.
    Alguém acredita que Pezão, Eduardinho Paes conquistaram seus cargos de maneira legítima?
    NÃO ESQUEÇAM QUE A TUCANAGEM NA ERA FHC, POSSUIAM SEUS LIDERES NO JUDICIARIO, A SABER:
    NELSOM JOBIM E GILMAR MENDES.
    LAMENTAVELMENTE ESTA TRIBUNA ESTA SE TORNANDO MAIS VEÍCULO DOS VENDILHÕES DA PÁTRIA.

  30. Depois não querem que o Brasil seja um país sem credibilidade, sem vergonha na cara, que aceita que uma eleição presidencial seja desmoralizada por falta de confiança em suas urnas eletrônicas. Parece que nossas autoridades querem confirmar o que DeGaulle dizia : O Brasil não é um país sério!

    • Você ainda acha que eles “querem confirmar” que o brasil não é sério?
      Pois já confirmaram há muito tempo.
      E o brasil é isso mesmo que você escreveu: um país sem credibilidade e sem vergonha na cara.

  31. EM TODOS PARTIDOS,TEM OS BONS E RUINS,PORÉM,JAMIS NA HISTÓRIA DO BRASIL HOUVE TANTA CONTAMINAÇÃO EM UM ÚNICO ; CHEGA SER ASSUSTADOR,QUANDO O POVO NÃO TEM A QUEM RECORRER ,EU ACREDITO, QUE AS RUAS SERIA O CAMINHO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *