Funaro revela esquema de corrupção de Temer para receber propinas em Angra 3

Resultado de imagem para angra três corrupção

Em março, o TCU já denunciara o esquema em Angra 3

Deu em O Globo

Em seu processo de colaboração, o doleiro Lúcio Funaro, operador financeiro do PMDB, afirmou que o presidente Michel Temer sempre soube dos pagamentos de propina e se beneficiou do esquema de corrupção em Angra 3. No acordo, já homologado pelo ministro Edson Fachin, Funaro foi além e nomeou quatro pessoas que teriam atuado como operadores do presidente Temer: José Yunes, seu ex-assessor especial e amigo há 40 anos; o coronel João Batista Lima Filho, dono da Argeplan; Wagner Rossi, ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Companhia Docas de São Paulo (Codesp) e Marcelo Azeredo, que também presidiu a Codesp, a administradora do Porto de Santos. As informações foram antecipadas no site do Globo na coluna Poder em Jogo, da jornalista Lydia Medeiros.

De acordo com o relato, Yunes seria o principal intermediário e usava a empresa do coronel Lima, a Argeplan, para lavar os ganhos indevidos com o contrato de Angra 3. Delatores de empreiteiras — UTC, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa — já relataram à Lava-Jato que houve propina envolvendo o PMDB na obra. A empresa AF Consult, que já teve sede na Finlândia e Suíça, fechou um contrato de R$ 162 milhões com a Eletronuclear para participar das obras de Angra 3 e subcontratou duas empresas brasileiras, a empreiteira Engevix e a AF Brasil, que tem como sócia a Argeplan do coronel Lima.

PORTO DE SANTOS – A coluna também revelou que Wagner Rossi e Azeredo, segundo Funaro, operavam as propinas do Porto de Santos. O delator detalhou pagamento de propina feito à cúpula do PMDB pela empresa Cibe. Segundo Funaro, a empresa pagou 4% de propina para obter empréstimo do FI-FGTS no valor de R$ 300 milhões. Segundo o relato, o dinheiro foi dividido entre Moreira Franco (60%), Eduardo Cunha (25%) e o próprio Funaro (15%).

Procurado para comentar as acusações de Funaro, o presidente não se pronunciou. Moreira diz que não praticou ato ilícito.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Como se diz no jogo do bicho, Temer está cercado pelos sete lados, sem escapatória. Como registrou hoje, aqui na TI, o jornalista Pedro do Coutto, pela primeira vez na História do Brasil a Polícia Federal apresenta denúncia gravíssima contra um presidente da República, demonstrando que ele é o chefe de um “quadrilhão” que rouba a República. E o mais curioso é que nada acontece, sob pretexto de que o presidente não pode sair, porque ainda tem de reforma a Previdência. Tente explicar essa situação a um cientista político estrangeiro, e ele vai dizer que é a Piada do Ano. (C.N.)

12 thoughts on “Funaro revela esquema de corrupção de Temer para receber propinas em Angra 3

  1. É uma loucura, é propina para toda obra do governo federal, como pode isto acontecer, este país está entregue nas mãos de mercenários, sugam o suor do povo, massacram o contribuinte com impostos, só em 1 mês a gasolina subiu 4 vezes, agora os aposentados da Petrobrás vão pagar o rombo do fundo de pensão, que porcaria de poderes nós temos neste país.

  2. Kennedy Alencar:

    Até ministros que sempre deram suporte a Janot avaliam que, no mínimo, houve trapalhada e açodamento para fechar o acordo de delação premiada dos executivos da JBS.

    Joesley quis manipular o Ministério Público e a Justiça. Isso leva a questionamentos sobre como as delações premiadas vem sendo arquitetadas.

    https://goo.gl/APtX6H

    • Respeito seu direito de defender aqueles em que acredita, embora não concorde que mereçam. O mesmo para o jornalista Kennedy Alencar. Mas, duro, duro mesmo, é acharem que se deve manter esse bandido na Presidência, a bem da economia. e da governabilidade. Até gente inteligente já veio com essa conversa, em programas de TV.

      • Quem pode ser a favor de corruptos? Até os corruptos são contra a corrupção kkk

        Mas falando serio… acredito que não se combate a corrupção, condenando com base apenas em testemunhos… é muito arriscado…

        é preciso todos esforço para não se cometer injustiças …

        São inúmeros casos assim… seja na política ou fora dela…

        A civilidade agradece.

  3. Mara, os “burros” também tem esta opinião. O problema é a sucessão, veja a fila, Rodrigo Maia, Eunício de Oliveira e Cármen Lúcia.
    A presidente do STF seria a única moralmente aceitável, mas teria condições políticas de governar?
    Acho que ao eleger Dilma, o povo cavou a própria sepultura, agora é esperar a próxima eleição e tentar
    consertar o erro.

    • Meu caro,
      Você acha que vamos consertar o erro nas próximas eleições?
      Gostaria muito que isso pudesse ser possível.
      Acontece que País está contaminado de crápulas, e pior, tem novos ladrões esperando serem eleitos para enriquecerem.
      O problema é MORAL!
      Sem esquecer do nosso PUTREFATO JUDICIÁRIO!
      Se eles negam punir os malfeitores na nossa cara, só nos resta IR PRA RUA!
      Só assim poderíamos mudar radicalmente o nosso amado País.
      Mas isto é uma outra história, tá mais do que provado que o povo adora levar na cabeça e tomar tapa na cara!!
      Fazer o que, né?
      Esta é a grande questão!
      Com todo respeito, deixo um forte abraço.
      Atenciosamente.

  4. Que vergonha! Tivemos um ignorante rasteiro de quinta grandeza e uma tresloucada como presidentes. Após esses veio um que permanece nas manchetes *diuturna e noturnamente como corrupto e chefe de quadrilha.
    Who could ask for more?

    * Dilma Roussef

    • Na verdade, nada mudou. Temer é o resquicio do governo Dilma ou não estariam na mesma chapa. Como o PMDB não tem enquadramento ideológico que o posicione como qualquer coisa na política do país, Temer foi adotado pelos partidos de oposição que sentiam falta do gostinho dos cargos públicos que dispuseram antes de perderem quatro eleições para o PT. Note bem que aquela confusão toda que o PT e centrais sindicais estavam prometendo, nada disso aconteceu. Isso acontece quando os interesses começam a se cruzar e a Lava Jato, hoje incomoda a todos que devem. Note também que alquer um aqui ou fora que use sua inteligência para defender Temer na presidẽncia do país, não é inteligente ou não é decente.

  5. Podem até apresentar um filme verdadeiro do temerosus corruptus malignus batendo carteira que nada vai acontecer a ele, e todas as justificativas de ordem econômica para isso é pura falácia, o problema é que este país, infelizmente, faliu moralmente, e exemplos práticos dessa realidade os temos aos borbotões dia sim, outro dia também, visto que a sociedade aceita ser governada e representada literalmente por bandidos.

  6. Piada do ano? No mínimo vai querer estudar do que nós somos feitos. O próprio esquema montado para corrupção já leva a isso. As empreiteiras que vencessem as licitações, se respeitassem prazos e entregassem a obra completa, ainda sim seria passivel de ter havido suborno, mas com superfaturamento vizivel, atrasos constantes e o serviço mal feito, fica absolutamente patente o ilicitude que envolve o caso. Quanto aos emprestimos, nem há o que se falar, isso é o reflexo do quanto vão mal as instituições públicas no país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *