Ex-presidente Sérgio Gabrielli é o próximo a ser envolvido nos escândalos da Petrobras

Carlos Newton

A realidade e a ficção vivem às turras. Ninguém sabe se é a ficção que imita a realidade ou se prevalece a vice-versa. Agora, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), acaba de negar o pedido do Ministério da Justiça e da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Petrobras para ter acesso ao depoimento no qual o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa cita nomes de políticos favorecidos com propinas no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Na decisão, o ministro alega que o depoimento corre em segredo de Justiça e não pode ser compartilhado, confirmando posição anterior do Supremo, adotada em setembro, quando os integrantes da CPMI se reuniram com o presidente do tribunal, Ricardo Lewandowski, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Na ocasião, segundo relato do presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), Lewandowski e Janot explicaram que o depoimento não poderia ser repassado, por ser restrito às partes que fazem a investigação.

Portanto, no caso dos escândalos da Petrobras (no plural, sempre no plural..), esta é a ficção do segredo de Justiça, enquanto a realidade é bem outra, pois os jornais estão repletos de notícias a respeito dos depoimentos de dois dos personagens principais, o ex- diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef.

E o próximo a entrar em cena será o ex-presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli. Quando os depoentes se referem a “outras autoridades envolvidas”, ele é a principal delas. E será que também vai pedir delação premiada?

20 thoughts on “Ex-presidente Sérgio Gabrielli é o próximo a ser envolvido nos escândalos da Petrobras

  1. Carlos Newton,
    Será que o Sergio é a principal autoridade envolvida? Tem mais, muito mais e a principal é “o barba”. Continuam impermeabilizando “o chefe”? Nada o toca?

  2. A ligação com o Renato Duque é com uma autoridade bem maior. Em 2009 o Paulo Costa foi condenado pela CVM a dar um workshop, para o Conselho Administrativo, então presidido pela Dilma.

  3. Aviso aos navegantes

    No centro da cidade do Rio, logo após o trabalho, encontrei com duas pessoas de áreas diferentes, mas, com a mesma notícia: a tucanagem já teria acertado a privatização da Petrobras & Pre Sal.
    Se isso acontecer, por certo que será desmantelado toda a gigante estrutura empresarial e industrial, de engenharia, técnicos e operários, envolvidos no gigantesco mercado brasileiro da área de pertróleo, de construção de plataformas, petroleiros, equipamentos, instrumentações, etc. Ou seja, milhares de desempregados e de falência, a partir de 2015!

    • Que MAV ridículo …kkkk Quem entregou o Petrobras foi o PT. Quem tomo conta dos dados da Petrobras é a Halliburton do ex vice do Bush Dick Cheney. Já os equipamentos de águas profundas são feitos pela Diamond Ofshore Drilling da família Reagam e a produção e comercialização de GNL, foi doada a Gemini , da White Martins. Mais um biombo do relincho ideológico para esconder as roubalheiras.

    • Welinton Naveira e Silva,

      Sabendo TUDO como voce sabe ( LULLA E DILMA NUNCA SABEM NADA),
      bem que em 2002 voce poderia ter alertado a nação brasileira que caso
      o BARBA fosse eleito iria ROUBAR, ROUBAR, ROUBAR e DIZER: “eu não sabia”.

      ADEUS PETRALHAS
      VOTO AÉCIO 45

    • Além de mentiroso, ridículo. A privatização da Petrobras seria uma maravilha. Quanto aos “milhares de desempregados”, teriam um bom lugar na cadeia, que é lugar de quem mama nas tetas do povo e não faz rigorosamente nada. Quanto aos bons funcionários, é claro que ficariam, pois setor privado preza uma coisa que a petralhada não tem e nem sabe o que é: mérito!

  4. Num único dia

    O nosso povo, de baixa politização, como todos os demais do mundo capitalista, não percebe que desta vez, caminha a beira do abismo. Não percebe que decidirá o seu destino e de sua família, trágico ou não, num único dia, apertando um único botão. Trágico, se o comando da Nação Brasileira for entregue a Aécio/PSDB, que por tudo que já vimos e sabemos, viria o desmonte econômico, financeiro e produtivo do Brasil, decorrente de privatizações modelo FHC/PSDB, fazendo milhares e milhares de desempregados e de falências, por todo o Brasil.
    Não trágico e feliz, mantendo o poder com Dilma/PT. Governo nacionalista e com os maiores índices de emprego do mundo. Na atual grande crise do capitalismo, se a economia do Brasil for jogada ao chão, como no segundo governo FHC/PSDB, seremos empurrados para gigantesco caos e violências de todo os tempos e tipos, semelhante ao visto na Síria, Iraque, Afeganistão e Líbia. Desta vez, não podemos errar. Que Deus ilumine o nosso povo.

  5. Só falta dizer que o PSDB irá privatizar a Esplanada dos Ministérios em Brasília. Na era do Fhc fez muita caga… em relação ao entreguismo das empresas públicas, como não temos opção de grandes homens públicos – agora vamos de Aécio. Caso no governo Aécio fizer tanta caga… quanto Fhc e Lula a solução é mudar novamente e aumentar os números de presídios no país.

  6. Antigamente votava no pete. Apoiava quando diziam que outros iriam privatizar a Petrobrás. Hoje considero que a Petrobrás privatizada ainda é melhor do que a Petrobrás roubada. Logo suas ações virarão mico e aí, vamos importar gasolina como está fazendo agora a Venezuela?

  7. O partido bandido está desesperado e os MAVs intensificarão as mentiras como nunca antes. Professores petistas de colégios e universidades federais estão disseminando a farsa de que Aécio irá privatizar as federais. Sorte que nem todos neste país são como os eleitores petistas, ou seja, cúmplices ou analfabetos funcionais. Virgílio receba meus cumprimentos por sua arrebatadora participação nesta trincheira na luta contra os PTralhas.
    Newton e demais, alguém sabe do Fallavena? E caríssimo Francisco Bendl, espero que esteja se recuperando plenamente e volte logo ao seu posto de lutas por um Brasil livre da desgraça petista.

  8. Tem um capitalista próximo daqui, num semáforo ou farol, sem conselheiros nem indicados, quando fica vermelho coloca balas nos retrovisores e retira antes de esverdear, numa correria danada, vez ou outra consegue embolsar alguma merreca. Começa a labuta lá pelas 7 horas da manhã indo até o atacadista repor o estoque, isso até as 8 horas da noite.
    Ontem, infelizmente, apareceram dois socialistas com armas nas mãos e socializaram as merrecas suadas e o estoque do rapaz, mais o que encontraram em alguns veículos ali parados.

  9. Que vai ser bom ver aquele Gabrielli engolindo toda aquela empáfia, ah, isso vai.Estavam certos de que o Legislativo comprado, o STF domesticado e o”carisma” do Barba os manteria sempre por cima da carne seca. A quadrilha não contava com a honestidade e a seriedade do juiz Sergio Moro. Danaram-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *