Gastos militares dos Estados Unidos são assustadores

Mário Assis

A edição eletrônica da revista “The Economist” publica um impressionante gráfico sobre os gastos militares no mundo. Embora o resultado não seja novidade, continua sendo espantoso e assustador assim mesmo.

Entre os 18 maiores orçamentos militares do mundo, os Estados Unidos, sozinhos, gastam mais que todos os outros 17, somados. São US$ 700 bilhões, que correspondem a 4,8% do PIB do país. É quase seis vezes o que gasta a China (e mais que o dobro em percentagem do PIB).

Perto dos níveis americanos, em matéria de fatia do PIB destinada a gastos militares, só está a Rússia, que tem problemas de conflitos internos e, sobretudo, a pesada herança de equipamentos e efetivos das Forças Armadas da antiga União Soviética, que outrora rivalizava com o potencial norte-americano.

O Brasil, como se pode observar, no confronto da proporção entre PIB e gastos militares, ficou acima apenas do Canadá – que não é referência nessa matéria – da Alemanha e Japão, dois países que, como herança da Segunda Grande Guerra, foram praticamente desmilitarizados.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *