Generais amigos, Cleto Falcão, CPI do Terror, FHC etc.

Vicente Limongi Netto
Hélio, Quem te manda constantes abraços é o grande brasileiro, legítimo patriota, competente e respeitado líder militar, general Agenor Francisco Homem de Carvalho. Teus textos e nossa Tribuna da Imprensa são lidos e apreciados na Urca, entre os moradores do edifício onde mora o general Agenor. Na mesma linha, outro cidadão altamente qualificado, teu leitor e admirador, é o general Marco Antônio Sávio. Tenho o prazer e a honra de ser amigo dos dois.

***

Hélio, melancólica “entrevista” do lamentável e ridículo Cleto Falcão. É sempre assim, amigos pela metade, amigos de araque, amigos das circunstâncias, amigos covardes, amigos hipócritas, passaram pela vida do ex-presidente e senador Fernando Collor. Cleto, com sua xaropada ridícula e cretina, apenas mostra que realmente o ser humano, na grande maioria, não vale nada. Não honra as calças que veste. Joãozinho Trinta cunhou “um luxo”. Cleto Falcão, coitado, é um lixo. Em carne, osso, vísceras e caráter.

***

Hélio, Creio que as opções para “descobrir” teu valioso depoimento seriam: secretaria-geral da Mesa, Biblioteca, algum parlamentar que tenha assistido tua fala ou, por fim, algum funcionário ou funcionários do extinto SNI igualmente presentes.Ou, ainda, uma decisão oficial da atual Mesa Diretora, Sarney, Heráclito, etc., mandando averiguar, para valer, teu depoimento. Francamente, mesmo sendo na época da ditadura, não é possível que o senado não tenha tudo, ou parte de tudo, guardado em algum lugar.

***

Hélio, é incrível a sabujice da tal grande imprensa. Colocou nas nuvens o papelucho de FHC publicado, claro, nos jornais amigos. O próprio PT soube retrucar, com fatos, as cretinices de FHC. Para alguns, o “sábio” tucano lançou-se candidato à Presidência da República. Ou seja, FHC se acha melhor do que Serra. E Serra, não ficou na bronca?

***

Hélio, Lula erra muito. É natural. Mas, também acerta demais. Entre ele e o pedante FHC não vacilo, fico com o “grosso, cafona e analfabeto”, como desabafou, estupidamente, Caetano Veloso. FHC tem inveja do sucesso e da popularidade de Lula, e parece que Caetano também. Bendito analfabeto, eleito e reeleito para Presidente da República e, só não se candidata para o terceiro mandato, já em 2010, porque a Constituição não permite. Lula ajudou a fazer a Carta Magna, como constituinte e, agora, não pretende ajudar a rasgá-la.

***

Hélio, mais parabéns ao lúcido José Carlos Werneck por defender o Legislativo e, portanto, a democracia. Quem combate covardemente o Congresso Nacional seguramente nos tempos da ditadura “vivia” caladinho, com o rabo entre as pernas, fazendo reverências aos brutamontes de plantão. Paspalhões.

Comentário de Helio Fernandes
Amigos da qualidade do general Agenor, não estão disponíveis para qualquer um, por isso você se orgulha dele e do também general Sávio. Este, posso chamar de amigo, embora separado pela distância, mora em Brasília.

No Aurélio, no Houaiss ou até no Google, devia constar: “Agenor Francisco Homem de Carvalho. Veja também dignidade, lealdade, credibilidade, amizade, sinceridade, personalidade”.

O Cleto, ora o Cleto, deixei bem claro que era um desperdício de espaço na televisão. E deveria ter um objetivo tão obscuro quanto o entrevistado. Aqui mesmo foi esclarecido que ele publicou um livro (?) dizendo as mesmas coisas. Então, por que reproduziram? Nossa Senhora.

Algumas pessoas me deram “dicas”. A que deve ter chegado mais perto: “Procure com um secretário-geral da mesa, que está no Tribunal de Contas”. É possível. Mas os senadores, mesmo que não sejam membros da Mesa, nem tenham sido, não podem tomar posição e tentar esclarecer as coisas? Dei todas as indicações. Abril de 1981, CPI do terror, presidente, Mendes Canale, relator Franco Montoro.

Aí não concordo. Com 78 anos feitos, FHC sabe que não pode ser candidato, em 2010 estaria praticamente com 80 anos. Seu sonho e esperança, dizem que já falou com o Serra: Embaixador do Brasil na ONU. Depois que sugeri o nome de Lula (se não conseguir ficar no Poder) para secretário-geral da ONU, FHC pretende insistir. Só que Serra jamais será presidente. Se Lula e FHC estivessem ao mesmo tempo na ONU, o ex-presidente iria conhecer de perto o prestígio de seu sucessor.

Lula, como único cidadão do mundo ocidental que disputou 5 eleições presidenciais seguidas, é um fenômeno. (Mais do que o próprio Ronaldo). Candidato a governador de São Paulo, chegou em último lugar. Perde três vezes para presidente, ganha outras duas, continua no auge. Não elege Dona Dilma, mas tem assim que ser personagem diário, com milhões de pessoas CONTRA ou A FAVOR dele.

Concordemos inteiramente ao falar no lúcido José Carlos Werneck. Defende o Legislativo, como todos que só vivem bem na democracia. O fato de discordar de parlamentares (das duas Casas) nada a ver com o fim do sistema. O grande problema é a falta de partidos, dos 29 existentes, apenas 7 têm votos. O poder de discordar é total, mas não se pode defender a democracia, pedindo o fim da representatividade. Só que a que está aí, por força da legislação ultrapassada, raramente representa alguém.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *