Genoino foi o primeiro a se apresentar e deve cumprir pena em São Paulo, sem tentar exercer o mandato

De braço erguido, José Genoino se apresenta à Superintendência da Polícia Federal em São Paulo Foto: Eliaria Andrade / Agência O Globo

André de Souza, Carolina Brígido, Vinicius Sassine e Gustavo Uribe
Deu em O Globo
O deputado federal José Genoino (PT-SP) foi o primeiro condenado no processo do mensalão a se apresentar à Polícia Federal (PF). Ao todo, foram 12 ordens de prisão expedidas pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa. A PF confirmou que recebeu os pedidos e afirmou, pelo Twitter, que “está realizando diligências para o cumprimento dos mandados de prisão ainda hoje”.

Além de Genoino, nessa primeira leva estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu; o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares; o operador do esquema Marcos Valério; a dona do Banco Rural Kátia Rabello; o ex-deputado federal Bispo Rodrigues; Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, ex-sócios de Valério; Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério; o ex-tesoureiro do PL (atual PR) Jacinto Lamas; o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG); e ex-diretor de marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.

Genoino deixou sua casa no Butantã, em São Paulo, levantando o braço em sinal de força. Sua filha chorava muito. Em seguida, o deputado entrou no carro do advogado e seguiu rumo à Superintendência da PF. Ao longo do caminho, repetia o sinal de força para os fotógrafos que acompanharam o carro no trajeto. Na sede da PF, correligionários esperavam Genoino. A mulher do parlamentar está na superintendência. Mais cedo, Genoino distribuiu nota à imprensa em que diz que é inocente e que se considera um preso político.

Dirceu está em sua casa em Vinhedo e seguirá para São Paulo para se apresentar na Superintendência da Polícia Federal. Em documento intitulado “Carta Aberta ao Povo Brasileiro”, divulgado minutos depois de ter seu mandado de prisão expedido pelo Supremo, o ex-ministro reiterou sua inocência, disse ser vítima de uma condenação injusta e que, assim como José Genoino, se considera “um preso político de uma democracia sob pressão das elites”.

A ex-diretora financeira da agência de publicidade de Marcos Valério se entregou em Belo Horizonte.

Por meio de nota, a direção do PT classificou de “casuísmo jurídico” a decisão do Supremo de executar imediatamente as penas dos condenados no julgamento do mensalão. Segundo o partido, a decisão foi tomada antes de os embargos infringentes terem sido julgados. A expedição dos mandados repercutiu entre os parlamentares, que se dividem quanto às prisões dos condenados no processo do mensalão.

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho de José Dirceu, postou no Twitter: “O Brasil já viveu isto na ditadura. Hoje, ditadura das mídias e das condenações sem provas. Genoino: sou preso político”, escreveu ele.

10 thoughts on “Genoino foi o primeiro a se apresentar e deve cumprir pena em São Paulo, sem tentar exercer o mandato

  1. …odio, vingaça, rancor, nao levam a nada. Agora, por que o Barbosao nao manda que devolvam o dinheiro, que diz que roubaram?. Basta ele procura a fonte dos recursos e determinar a devoluçao. Se eram publicos, ha registro de onde sairam. É só pedir o extrato.. Genuino, avalizou, como presidente do pt, era sua obrigaçao. 2 emprestimos de 3 milhoes e pouco ao pt, num banco privado, e Jose Dirceu, porque sendo ministro da casa civil tinha o dever de saber de tudo. Os 73 milhoes da visanet, eram da visanet e nao tinham nada de publico. Agora, os indignadissimos, poderiam averiguar no link abaixo, quanto o Zé Dirceu tem lá, o Genuino, ou qualquer outro petista, quem sabe o Lula a dilma, eles tambem nao constam lá, como um dos donos desta fortuna toda. Com certeza, nao encontrarao, um centavo de nenhum ptista. Porque se tivesse, a grande midia pig, nao falaria noutra coisa o tempo todo. …é nao sendo petistas, tudo pode e os indignadissimos ficam caladinhos!
    …é a logica do barbosao só tem um sentido! um lado!
    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-U54FiKf7AAJ:heliofernandes.com.br/%3Fp, %3D71133+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

  2. O caradurismo desse pessoal do PT que está sendo preso é fantástico!
    O gesto ridículo e teatral de Genuíno nesta foto demonstra cabalmente o quanto querem enganar a nação de que foram condenados sem provas e que são inocentes no golpe do mensalão.
    A encenação é tanta que enganam a si próprios, imaginando que sejam exemplos de dedicação ao partido e que estão sendo imolados criminosamente.
    Pústulas e traidores da Pátria, canalhas, ladrões, bandidos da pior espécie que, lamento, não tenham sido condenados à prisão perpétua pelos males que ocasionaram e intenções de perpetuarem no poder o partido que os acoberta e enaltece seus feitos ilícitos, absolutamente na contramão do justo e correto, decência e dignidade, honra e honestidade.
    Repito o que escrevi em comentários anteriores:
    JAMAIS tivemos uma figura tão prejudicial ao País e tão deletéria quanto Zé Dirceu, um homem falso, mentiroso, covarde, modelo de crápula.

  3. Vamos aguardar para ver se o Exmo.Sr. Ministro, Ricardo Lewandowiski, irá ameaçar esses baderneiros q estão aviltando as decisões da Suprema Corte, como fez àqueles que colocam esse espúrio sistema eleitoral brasileiro sob suspeição.

  4. Uma das coisas que mais me molestam é um SERVIDOR PÚBLICO prestador jurisdicional exigir ser chamado de Exmo. Sr. Dr. É ridículo esse resquício medieval que ainda existe no Brasil. O pior é que a cidadania, ou melhor, advogados assim procedem por temor de verem seus trabalhos prejudicados por esses geralmente vaidosos e prepotentes SERVIDORES PÚBLICOS.

  5. AQUELE NÃO NÃO FOR PRESO EM REGIME FECHADO,PODE SAIR PARA TRABALHAR DURANTE O DIA,NÃO É ASSIM? ENTÃO? DURANTE O DIA ELES VÃO AO PARLAMENTO APERFEIÇOAR AS NOSSAS LEIS E FISCALIZAR AO GOVERNO FEDERAL E À NOITE SE RECOLHEM AO PRESÍDIO.GOSTARIA DE ENTENDER.

  6. O José(in)Genoíno é mesmo deprimente. De simulacro de guerrilheiro (era somente o “pombo correio” nas cercanias do Araguaia)tornou-se submisso e “pau mandado” do Zé Stálin no trabalho sujo dentro da burocracia petista; agora foram juntos para apart-hotel do DPF. Deveria eram ir para a cadeia, como todos os condenados da Justiça. Pergunto ao Joaquim Barbosa por que tantas regalias e meneios? O tal “trânsito e julgado” do STF é um big brother da TV Justiça. Espetáculo para aquela fração da massas com verniz de politização? E o grande destinatário e beneficiado das tramóias, o Lula, porque saiu ileso (nem citado foi!)do Mensalão?

  7. A alegação de Genoíno de ser “preso político” é risível: em democracia, não existe isso. Ele até pode reclamar quanto a ser vítima de erro judiciário, porém pretender politizar sua condenação é mera tentativa de desqualificar o processo. Mas o choro é livre, e privado de sua liberdade, tem todos os motivos do mundo para isso.

  8. Infelizmente essa corja terá o privilégio de escolher a prisão e o “quarto” de sua hospedagem.

    Não vao se misturar com os outros ladrões, afinal eles são ladrões finos, culto e …….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *