Gilmar Mendes sinaliza que o julgamento da chapa Dilma-Temer vai demorar…

Resultado de imagem para gilmar mendes

Mendes não tem pressa para julgar a chapa Dilma/Temer

Débora Álvares
Folha

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Gilmar Mendes, afirmou na noite desta segunda-feira (19) que as delações da Odebrecht devem atrasar o julgamento da cassação da chapa Dilma-Temer. O ministro prevê para o primeiro semestre do próximo ano o julgamento, mas não fixa uma data, primeiro por conta dos prazos do relator. Mas também menciona as delações.

“Se houver alongamento da discussão, se o relator entender que temos que aprofundar, inclusive por causa das delações da Odebrecht, certamente teremos desdobramentos nesta fase”.

Para Mendes, as delações possivelmente farão fazer surgir novas frentes de investigações, que podem exigir mais tempo dos ministros para analisar o caso.

A relatoria do processo, movido em 2014 pelo PSDB, é do ministro Herman Benjamin, que já havia avisado que só se pronunciaria em 2017.

GRANDE INSEGURANÇA – Segundo Gilmar Mendes, as delações da Odebrecht estão revelando um novo quadro, que coloca “grande insegurança”.

“Agora podemos ter doações legais. Ai surgiu a doação legal com propina. Temos a situação do caixa dois puro e simples. E também o caixa dois com propina. Os casos terão que ser identificados nas investigações. Até a doação legal tem uma contaminação muito grande”.

Os depoimentos relativos aos acordos de delação da Odebrecht chegaram nesta segunda ao STF (Supremo Tribunal Federal). Cabe agora ao ministro Teori Zavascki homologar ou não as declarações.

O conteúdo da delação de Claudio Melo Filho, ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, já foi tornado público.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Dá vontade de rir, quando saem reportagens dizendo que o julgamento da chapa Dilma/Temer será no primeiro semestre de 2017. É conversa fiada. Esta declaração de Gilmar Mendes sobre as delações dá uma boa medida de como será o procedimento dele como presidente do TSE em seu mandato, que só termina em maio de 2018. O presidente Temer já declarou que não há maiores problemas, em entrevista ao programa Roda Viva, do nosso amigo Augusto Nunes. Temer lembrou que existe o amplo direito de defesa, os prazos legais, os pedidos de diligência, os recursos etc. e tal. Em tradução simultânea, conforme a Tribuna da Internet já anunciou em absoluta primeira mão, Temer ficará até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2018. Daí para frente, o futuro a Deus pertence, como dizia Armando Falcão, que Roberto Marinho emplacou como ministro da Justiça no governo Geisel. (C.N.)

19 thoughts on “Gilmar Mendes sinaliza que o julgamento da chapa Dilma-Temer vai demorar…

  1. Temer tira o mandato todo.O ministro está querendo enganar a quem?
    Quanto a pinguela que V.Sia colocou num título de um artigo,é sinônimo de pinguelo, que,aqui no meu Ceará querido, tem outro significado.
    Sabes qual é, né?
    Desculpe a brincadeira.

  2. A nossa impren$$a……

    Manchete do Estadão….
    Governo acelera anúncio de reforma trabalhista
    Coluna do Estadão
    20 Dezembro 2016 | 05h00
    Ilustração: Kleber Sales/Estadão.
    O presidente Michel Temer quer tentar apresentar a proposta de reforma trabalhista na próxima quinta. O anúncio faz parte da estratégia do Planalto para mostrar que não há paralisia no governo, apesar do impacto político das delações de executivos da Odebrecht, na Lava Jato, como na doação de cerca de R$ 30 milhões que teria sido feita por caixa 2 para a chapa Dilma Rousseff e Michel Temer, em 2014. O anúncio ainda esbarra na conclusão da proposta. O governo quer cuidado no texto pois sabe que o tema enfrentará resistência pesada.
    Manchete da Folha.
    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/12/1842924-temer-recua-e-adia-debate-sobre-flexibilizacao-da-jornada-de-trabalho.shtml

    Eu não preciso ler jornais/
    Mentir sózinho eu sou capaz.
    ( Raul Seixas ).

  3. Mais um injusto dando tempo pra bandido…
    Mostrando sua verdadeira face para o brasileiro, alias, face que eu já conhecia desde quando ele pensava que a investigação não fosse tão longe, podendo fazer uns discursos mentirosos como defensor do povo oprimido brasileiro e defensor intransigente da honestidade…
    Tudo teatro!

    • Eu não sabia que existiam mariposas coloridas, amarelas, azuis, brancas…
      Pra mim, todas eram marronzinhas.

      Coloridas, apenas as borboletas.

      Hoje eu soube que a mariposa branca é sinal de sorte.

      Tomara entre uma aqui.
      Confesso que nunca vi.

      • Borboletas e Mariposas

        Borboletas e mariposas possuem escamas coloridas nas asas. Como todo inseto, borboletas e mariposas têm o corpo dividido em 3 partes: cabeça, tórax e abdômen. Na cabeça tem 1 par de antenas, 1 par de olhos compostos ( formados por várias lentes) e a boca, na forma de um canudinho usado para sugar o néctar das flores. No tórax tem 6 patas e em geral 2 pares de asas. No abdômen encontram-se os órgãos vegetativos e reprodutivos. Borboletas e mariposas apresentam 4 fases distintas em seu desenvolvimento: ovo, lagarta – fase jovem, crisálida – transformação e borboleta – fase adulta

        Quase todas as espécies de borboletas são ativas durante o dia Muitas espécies de borboletas têm diferentes cores e texturas em suas asas, um dos motivos que fazem seus admiradores colecioná-las. Já as mariposas geralmente ativas durante a noite atraída por focos de luz esta é uma das diferenças entre borboletas e mariposas. Existem muitas espécies de borboletas e mariposas. As borboletas são importantes polinizadoras e alimentam-se de líquidos variados. O corpo da borboleta é muito leve, as asas são muito largas, mas, mesmo assim ela acaba conseguindo pousar na flor aberta, de onde suga o néctar adocicado. As borboletas existem em todas as partes do mundo, com exceção das regiões glaciais . Conheceremos agora algumas espécies de borboletas e mariposas.

        http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/borboletas2.htm

        • Pedro, você é entomologista? De borboleta, conheço os seus encantos, sua metamorfose. Rubem Alves dizia: “Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses. Adoro borboletas, acho que elas dão sorte.

  4. Agora a Inês é morta ! Se Temer for cassado , teremos eleições indiretas , onde só votam os parlamentares que estão aí.Excetuando-se Rubens Bueno (PPS-PR) e Eliziane Gama (PPS-MA) , que não aparecerão na lista dos parlamentares denunciados pela Odebrecht , em eleições indiretas os porcos elegerão um porco , jamais um deputado honesto. Estamos no mato sem cachorro !

  5. Uma coisa é fato: ele tem bastante tempo para tratar de assuntos políticos.
    Talvez se ele utilizasse o tempo que dá entrevistas para acelerar os processos as coisas andariam.
    A propósito: seria função de um ministro do supremo emitir “opinião” sobre questões políticas?
    Qual seria sua intenção?
    Perguntar não ofende!!!

  6. Ao menos o Janot declarou inconstitucional a fascistinha reforma da educação, que segue os ditames do BID e tão defendida pelo ‘ educador ‘ ( em que mesmo ? ) Cristovão Buarque.
    Como disse o Darcy Ribeiro : A UNB foi uma filha que caiu na vida !

    O procurador-geral afirmou ainda no parecer, segundo a assessoria do Ministério Público, que “há flagrante inobservância dos pressupostos de edição de medida provisória”, entre os quais como urgência e pressuposto de provisoriedade dos efeitos jurídicos.

    Além disso, Rodrigo Janot apontou que a discussão sobre a reforma curricular é complexa e precisa de participação democrática, não podendo ser feita de forma abrupta.

    “O PGR [Janot] destacou [no parecer ao STF] que a discussão da Base Nacional Comum Curricular é complexa e vem sendo feita de maneira participativa há anos, como deve ser, pois não se pode admitir que projeto dessa magnitude e relevância seja precipitado. De acordo com ele, o próprio Ministério da Educação (MEC) demonstra em seu site a complexidade do projeto e a necessidade de participação democrática e amadurecimento”, diz nota divulgada pela Procuradoria Geral da República.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *