Gilmar Mendes solta ‘rei do ônibus’ de novo e aumenta a polêmica da suspeição

Imagem mostra o ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

Gilmar  não respeita suspeição nem impedimento

Deu em O Tempo
(Agência Estado)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar, de novo, nesta sexta-feira (dia 18), o empresário Jacob Barata Filho, preso desde o início de julho na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato. Barata Filho é considerado o “rei dos ônibus” no Rio e é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de pagar propinas a autoridades do Estado.

Gilmar concedeu na quinta-feira (dia 17), habeas corpus ao empresário Pouco depois, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, expediu novos mandados de prisão contra Barata. Nesta sexta-feira, dia 18, o ministro voltou a conceder liberdade a Barata.

LIMINAR DEFERIDA - ”Ante o exposto, estendo os efeitos da medida liminar deferida nestes autos em 17.8.2017, para substituir prisão preventiva do paciente Jacob Barata Filho, decretada nos Autos 0504957-22.2017 4.02.5101, pelas medidas cautelares diversas da prisão, fixadas no despacho anterior. Comunique-se, com urgência, para que o Juízo de origem providencie a imediata expedição de alvará de soltura. Intime-se”, decidiu Gilmar, nesta sexta-feira, 18.

Jacob Barata Filho é dono de um conglomerado de empresas no Rio e em outros Estados com mais de 4.000 veículos. Herdou o negócio de seu pai, que atuava no ramo desde os anos 1960. Os negócios da família incluem operadores de turismo, entre outras empresas, e se estendem por Portugal.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
 - Gilmar Mendes é um caso a ser estudado pela Psicanálise. porque se comporta como se fosse uma reedição do Rei Luís XIV, símbolo máximo do absolutismo. O ministro brasileiro parece estar repetindo a todo momento “L’État c’est moi”, porque julga representar os três Poderes ao mesmo tempo. Nem Freud conseguiria explicar esse comportamento repetitivo do falso Rei Sol da nossa Carnavália. Ao que parece, Gilmar agiu de ofício, por conta própria, sem que tenha sido apresentado recurso contra a segunda decretação da prisão de Barata Filho, e isso não pode acontecer, porque juiz não se manifesta pela parte, quem o faz é o advogado dela(C.N.)

34 thoughts on “Gilmar Mendes solta ‘rei do ônibus’ de novo e aumenta a polêmica da suspeição

  1. A “cortes bolivarianas” querem mesmo escravizar o Brasil…”Independência ou Morte ! ” . A Bandeira da República Bolivariana terá um Rato no centro e a frase lapidar do lulopetralhismo..”VAMOS TODOS NOS LOCUPLETAR ! “

  2. Isso é mais uma fortíssima constatação que este “homem” tá enrolado demais…
    Esse pegou grana alta, e a máfia tá cobrando uma posição dele.
    Tá mais do que na cara!
    As atitudes dele nos mostra a verdade cristalina.
    Não há mais escusas!!
    SENHORES: ESTE HOMEM É UM CORRUPTO!!!
    Simples assim.
    Atenciosamente.

  3. Já deu?
    Querem mais?
    E o careca?
    E a dodge?
    E o Temer?
    E o Lula?
    E a Dilma?
    E outros 500?
    São outros 500 Gilmares, cracas no casco…

    Passa da hora, de recolher a nau da água e limpar todas as cracas no casco…

    Ou não navega direito, nunca mais….

  4. Depois de ver a entrevista do ministro na televisão, cheguei à conclusão que O BRASIL NÃO É UM PAÍS !

    Somos, no máximo, um amontoado de escravos, bestas de carga exploradas com mão de ferro por uma quadrilha de mercenários que se encastelou nos palácios de uma TERRA SEM LEI e sem princípios éticos e morais. Até uma prostituta serviria mais ao país e teria melhor noção do que representam as palavras “justiça” e “humanidade” em relação aos que hoje estão morrendo nas ruas por terem sido roubados por esses assassinos engravatados.

    Triste destino destes NÁUFRAGOS miseráveis…serem eternamente explorados e vilipendiados por sádicos… e cínicos !!!

  5. A nação assiste a um triste espetáculo da falta de tudo por parte dos três poderes, especialmente do STF. O cinismo, a desfaçatez, a cara-de-pau, a arrogância, a prepotência e a irresponsabilidade são marcas indeléveis dos últimos 20 anos da esquerda no poder. Diante da orgia atual, onde cada um faz o que quer e bem entende, sabedores que o manto da impunidade lhes servirá para acobertar seus atos, somente uma solução poderá acabar com toda essa patifaria: INTERVENÇÃO CÍVICO-MILITAR CONSTITUCIONAL, JÁ.

  6. Será que vai ficar assim: um solta, outro prende, in definidamente. Talvez eu esteja sendo simplória ao pensar que deve haver uma hierarquia que deve ser respeitada. Quem está acima deve ter a decisão final. Conforme o Priberam, supremo está acima de tudo, é o mais importante, logo mesmo uma decisão errada, de um órgão máximo, deve ser acatada. Se eu estiver errada em meu raciocinio, me corrijam.

    • Carmen, numa democracia, estar acima ou abaixo é relativo e, quando, aquele que, transitoriamente, está acima e se tratando do STF deixa de seguir a Constituição, então as hierarquias se esfarelam. Não esqueçamos que todos eles são pagos com os impostos que nós recolhemos e ao cidadão eles devem obediência. E, neste caso. O GM está tendo um comportamento impatriótico e a sua prisão se faz necessária.

  7. Psicologia intuitiva
    Mau caráter mais impunidade mais povo poltrão gera seres ignóbeis como mendes…
    Sem grandes elucubrações.
    Caso de polícia!

    sanconiaton

  8. Gilmar Mendes, o senhor da vida e da morte!!!

    Seria o nosso cardeal Richelieu, representante máximo do Absolutismo brasileiro, que estaria acima de outros poderes, inclusive?!

    Banca, ostentação, o ministro possui, até mesmo a antipatia genuína de alguém que se acha dono da verdade, e sabe que tem o poder nas mãos para impô-la à sua maneira!

    A questão se precipita para sabermos se existe alguma maneira legal, por óbvio, que desbanque o Gilmar do seu reinado, tem?!

    Ou, afora os crimes do parlamento e a corrupção do Executivo, teremos também de conviver com os caprichos e vaidade de um ministro, que estipula e escolhe as leis que mandará que obedecemos, pois ele é quem manda, efetivamente?!

    Na razão direta que o brasileiro nasce sabendo que deve tão somente obedecer e outorgar poderes, reverenciar e se dobrar perante a vontade de um presidente do TSE e membro do Supremo, espero que Sua Excelência não queira que, a partir de setembro, seja denominado de Gilmar, Primeiro e Único!

    E viva o rei!
    Vida longa ao rei!

    (Aliás, não está programada nenhuma viagem de avião para Gilmar Mendes, eim??!!)

  9. Até então, eu era o radical deste blog incomparável, aquele que mais criticava os poderes e de forma contundente, incisiva.

    Jamais omiti o que penso deste e de outros governos, e sempre usei as palavras de acordo com o meu pensamento, o meu entendimento, a minha interpretação dos fatos.

    Hoje, agora, mediante os comentários acima e escritos por gente boa, qualificada, equilibrada, constato que também os meus colegas perderam os cadernos, e não existem mais razões pelas quais devemos lançar mão do eufemismo ou o do cínico politicamente correto.

    A verdade nua, indiscutível, é que o Brasil está nas mãos de um sistema que elegeu o povo como inimigo e que deve ser explorado, roubado e humilhado!

    O país é para dele se servirem através de salários milionários, pois se a Justiça seria o nosso último baluarte contra a corrupção e desonestidade, que foram implantadas ao longo de trinta anos no parlamento e executivo, o STF, TSE, se tornaram parte deste time de traidores do povo, de impatriotas!

    Se, nem mais na Justiça poderemos confiar, mesmo que por um mínimo necessário e imprescindível, definitivamente este país está sendo sepultado, e as decisões absurdamente tendenciosas, parciais, e comprometedoras de Gilmar Mendes, significam a pá de cal nesta vala comum onde estamos sendo enterrados!

    Lembro-me quando trinta dias atrás, o dr.Béja me perguntara por meio deste blog incomparável, os motivos pelos quais eu afirmara que esta nação estava morrendo.

    Pois essa é uma delas, poderosa, insofismável, acachapante, ou seja, a Justiça ao lado de malfeitores, de ladrões, de corruptos e desonestos!!!

    Nesse meio tempo, um certo general declara que as nossas instituições funcionam plenamente!

    Há algo de podre no reino de Gilmar Mendes e Villas Bôas!!!

      • Paulo2,

        Isso já vem sendo feito há trinta e dois anos.

        Agora deve ser a execução final do plano, isto é, tomar de assalto as instituições e declararem o Brasil como uma espécie de feudo, um principado, onde somos os vassalos, e temos de sustentar esse império do mal à base de sangue, suor e lágrimas, afora entregar o nosso dinheiro e trabalharmos como escravos por seis meses!!!

        Um abraço.
        Saúde e paz.

  10. Precisamos saber quais os delitos que a corja do parlamento e presidentes desta republiqueta poderão levá-los para a cadeia!

    O STF não diz, apenas quer para si exclusivamente a decisão de prender ou soltar os delinquentes mencionados.

    A falta de regras ou a tipificação dos crimes cometidos – somente o poder do STF é que poderá levar para o xilindró ou não este pessoal, é vago, inconsistente, e tal decisão cheira mal, tanto quanto o antro de venais, o tal de congresso e, o Planalto, casa dos bandidos.

    Desta forma, eu que ajudei a construir a partir do ano de 1.959 a Praça dos Três Poderes, tenho autoridade moral para sugerir que a sua denominação seja modificada para

    PRAÇA FEDORENTA,

    nome que se encaixa perfeitamente à fedentina exalada pelo STF, Legislativo e Executivo!

  11. Capciosa esta é a declaração da filha do rei dos ônibus: ” Em mensagem, Jacob Barata cita medo da filha de ficar pobre “.
    Isto é para que o pai não devolva o que roubou, mas está tendo a contribuição do ministro do stf, é um absurdo, a família já acumula fortuna, com as falcatruas da tarifa de ônibus a décadas.

  12. O protegido do ministro Gilmar Mendes, Jacob Barata Filho, não ensinou o que é correto para a filha, ser pobre não é vergonha, vergonha é ser corrupto, ladrão, sem caráter, quantas pessoas davam benefícios aos seus filhos, ficam desempregados e são obrigados a tirar os filhos de escolas particulares, cortar lazer, mesmo assim continuam honestos e trabalhadores, mas tem gente como esta filha do rei do ônibus e do pai, que colocaram o valor no dinheiro, glorificam a Mamon e tem espírito fraco, muitos perdem e procuram o caminho do suicídio, são fracos de espírito.

  13. Quero por que quero
    Geralmente se convida para padrinho de casamento da filha, um estranho que não tenha a menor convivência e nenhuma amizade pelo pai da nubente…
    Quando me casei meus padrinhos eram parentes e amigos, da noiva também.
    Porém, isso era antigamente.
    “joão plenário” se superando e o Brasil se PHODENDO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.