Governador avisa que proposta de Lira para reduzir preço de combustível é enganação

Jornal fala de processo contra Lira, mas deputado já foi absolvido | Poder360

Arthur Lira é um incompetente que “se acha” o máximo…

Camila Mattoso
Folha/Painel

Governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellignton Dias (PT) chama de enganação a proposta de Arthur Lira (PP-AL) para reduzir o preço do combustível. Patrocinado pelo presidente da Câmara, projeto aprovado nesta semana muda a regra de tributação e prevê que o ICMS (imposto estadual) passe a ser um valor fixo.

Os estados e o Distrito Federal poderão definir anualmente as alíquotas específicas. A taxa do tributo será calculada com base no valor médio dos combustíveis nos últimos dois anos.

ENTRARAM NA ONDA – “É claro que se nós, governadores, soubéssemos que essa proposta da Câmara resolveria a situação do combustível, até aceitaríamos esse sacrifício. Mas sejamos sinceros, é uma enganação. E muita gente boa entrou na onda”, afirma Dias.

“Por isso a gente quer negociar com o Senado para que possamos garantir o entendimento em que a solução emergencial é a capitalização do fundo de equalização do combustível, aí sim, faz a gasolina, por exemplo, descer para R$ 4,5 um litro. Além disso, aprovar a reforma tributária. Esta, sim, é boa para o Brasil”, completa.

Governadores devem entrar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) para tentar barrar a medida caso o Senado também aprove a proposta. Na manhã desta sexta (15), em resposta a críticas, Lira escreveu em uma rede social que “a Câmara não está contra os governadores, mas sim a favor dos governados, o povo que nos elegeu.”

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
O presidente da Câmara está deslumbrado consigo mesmo.  Alçado pelas trapaças da sorte a esse importantíssimo cargo, Arthur Lira agora se julga o máximo e compactua com o presidente Bolsonaro essa falácia de que os preços dos combustíveis sobem por causa do ICMS. O motivo, mais do que sabido, é a política de pegar o petróleo extraído do Brasil (um dos mais baratos do mundo, com o pré-sal produzindo a 8 dólares o barril) e nivelar com a cotação internacional, que hoje é de 75 dólares, quase dez vezes mais. E a Petrobras ainda adiciona custos do frete e do seguro, como se o petróleo vendido aqui fosse importado. Por isso, a proposta de Bolsonaro e Lira é tipo Piada do Ano, mas sem nenhuma graça. (C.N.)

4 thoughts on “Governador avisa que proposta de Lira para reduzir preço de combustível é enganação

  1. Este aliado do mito é igualzinho a ele, um tremendo enganador. Esta proposta é mais do que idiota, é totalmente irracional. O cara só não propôs a privatização da estatal do petróleo porque esta pérola coube ao mito.

  2. Se reduzir imposto é crime, aumentar imposto deve ser virtude.
    Deve ser por isso que o Brasil está prenhe de virtuoses.
    Doria deve ser o mais virtuoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *