Governo manda investigar os delegados que criticaram o PT

Delegados federais em protesto contra corte indevido de verbas

Valdo Cruz
Folha

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra uma sindicância para investigar delegados que teriam atacado o PT e elogiado Aécio Neves (PSDB).

Reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo” desta quinta-feira (13) revelou que delegados federais envolvidos na Operação Lava Jato usaram as redes sociais durante a campanha eleitoral neste ano para elogiar o candidato tucano Aécio e atacar o ex-presidente Lula e Dilma Rousseff, que disputava a reeleição.

As manifestações foram feitas em perfis fechados do Facebook, segundo a reportagem. Em uma delas, Lula foi chamado de “anta”. A reportagem aponta que eles compartilharam propaganda eleitoral de Aécio e notícias sobre o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

A Lava Jato investiga um esquema de corrupção e pagamento de propina envolvendo a Petrobras, empreiteiras e partidos políticos, entre eles o PT.

Cardozo afirmou que pediu para o diretor-geral da PF, Leandro Daiello, a abertura de uma sindicância para apurar o que ocorreu.

Segundo ele, apesar de a liberdade de expressão ser uma garantia Constitucional, funcionário público tem que agir com imparcialidade e não é “admissível a partidarização das investigações”.

APOIO DOS PROCURADORES

Em nota emitida nesta quinta, os procuradores da República no Paraná integrantes da força tarefa que atua na Lava Jato manifestaram apoio aos delegados.

Eles afirmam que “em nosso país, expressar opinião privada, mesmo que em forma de gracejos, sobre assuntos políticos é constitucionalmente permitida, em nada afetando o conteúdo e a lisura dos procedimentos processuais em andamento”.

Segundo o texto dos membros do Ministério Público, “a exploração pública desses comentários carece de qualquer sentido, pois o objetivo de todos os envolvidos nessa operação é apenas o interesse público da persecução penal e o interesse em ver reparado o dano causado ao patrimônio nacional, independentemente de qualquer coloração político-partidária”.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGA Polícia Federal é hoje a instituição mais importante e respeitada do país, apesar do boicote que sofre do governo, que cortou até as verbas de viagem dos delegados e agentes que investigam crimes de corrupção. Enquanto o prestígio da PF cresce diante da opinião pública, a credibilidade do governo e do PT cai abaixo de zero. (C.N.)

12 thoughts on “Governo manda investigar os delegados que criticaram o PT

  1. Concordo integralmente com a nota da redação feita pelo Moderador; vou além; sobre o texto do jornalista Valdo Cruz, da Folha, é bom que o governo saiba que mexeu com um vespeiro que nem ministro segura.
    A Policia Federal como organismo do Estado brasileiro, é para estar presente e combater todas as ameaças que pairam sobre o cidadão-contribuinte-eleitor, e o governo é uma dessas ameaças…
    Falta pouco para quebrarem o país. Chamem a polícia…

  2. O pais esta longe de quebrar Andrade, hoje somos a 6° economia do mundo, diferente da 16° posiçao de 2002, hoje temos 1 trilhao de reais em reservas de moedas estrangeiras, diferente de quando tinhamos merrecas em reservas em 2002.

    • As reservas em moedas estrangeiras estão em 365.089 milhões de dólares, a dívida externa está em 526.552 milhões de dólares, de acordo com o banco central, e o Brasil nunca esteve entre as seis maiores economias mundiais, chapa-branca.
      Já a posição externa de investimento está em -865.924 milhões de reais. Nem o recorde de juros segura o dinheiro aqui. Com a dívida bruta chegando a 2.974.819 milhões de reais, era melhor ter ficado calado.

  3. Caro CN,

    Vem chumbo grosso ai.

    1- Caso Petrobras deixa empresas de auditoria receosas
    Agência Estado
    Publicação: 11/11/2014 20:07 Atualização:
    Leia mais em: http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/11/11/interna_politica,589068/caso-petrobras-deixa-empresas-de-auditoria-receosas.shtml

    2 – Petrobras descumpre prazo e promete balanço do 3º tri só em 12 de dezembro
    UOL 13/11/201420h34 > Atualizada 13/11/201420h41
    Leia mais em: http://zip.net/bkp9PS

  4. O balanço do terceiro trimestre da Petrobras não foi liberado, conforme determina a lei.
    Quando foi que isto aconteceu antes?
    Quando aparecerem os reais, talvez não estejamos nesta situação.
    Está se confirmando tudo sobre a Petrobras. E se confirmará a atuação de Dillma/Lulla e outros.
    Nosso apoio à PF. está na hora do MP também assumir a frente.
    Francisco, a cantilena de que somos o 6ª na economia contrasta com o fato de sermos, quem sabe, o 3ª s em corrupção. E neste quesito poderemos, brevemente, atingir uma posição melhor.
    E tem gente que esconde seu lixo embaixo do tapete, beija a mão de larápios e tem como líderes corruptos e prevaricadores..
    O PT não conseguirá mais se separar da lama que criou.

  5. Mais um ato ridículo do governo Dillma: investigar delegados.
    Quem deveriam investigar não investigaram e não investigarão, até porque se o fizer a casa cai direto.
    Devemos cuidar muito bem destes instrumentos da sociedade, da sociedade sim: PF, MP e juízes sérios. São através deles que o espírito do nosso país sobreviverá.

  6. Mas, NÃO É PODER INDEPENDENTE na República, NUNCA FOI e NUNCA SERÁ AQUI E EM PARTE ALGUMA DO MUNDO. Integra e se subordina ao executivo no Brasil, qualquer que seja sua coloração de turno. Pode crescer em credibilidade diante de uma opinião pública limitada, esclarecida ou partidária, como queiram. Para o povão POLICIA É POLICIA E NUNCA FOI BEM VISTA NO BRASIL. Apenas TEMIDA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *