Governo tem excelentes relações com as Forças Armadas

Guarani é o novo carro-blindado produzido no país

Mauro Santayana
Jornal do Brasil

Um mito sobre o suposto comunismo do PT é que Dilma e Lula, por revanchismo, sejam contra as Forças Armadas, quando suas administrações, à frente do país, começaram e estão tocando o maior programa militar e de defesa da história brasileira.

Lula nunca pegou em armas contra a ditadura. No início de sua carreira como líder de sindicato, tinha medo “desse negócio de comunismo” – como já declarou uma vez – surgiu e subiu como uma liderança focada na defesa de empregos, aumentos salariais e melhoria das condições de classe de seus companheiros de trabalho, operários da indústria automobilística de São Paulo, e há quem diga que teria sido indiretamente fortalecido pelo próprio regime militar para impedir o crescimento político dos comunistas em São Paulo.

Dilma, sim, foi militante de esquerda na juventude, embora nunca tenha pego em armas, a ponto de não ter sido acusada disso sequer pela Justiça Militar.

Mas se, por esta razão, ela é comunista, seria possível acusar desse mesmo “crime” também José Serra, Aloisio Nunes Ferreira, e muitos outros que estão, hoje, contra o PT.

BASE DE SUBMARINOS

Se o PT tivesse alguma coisa contra a Marinha, ele teria financiado, por meio do PROSUB, a construção do estaleiro e da Base de Submarinos de Itaguaí, e investido 7 bilhões de dólares no desenvolvimento conjunto com a França, de vários submersíveis convencionais e do primeiro submarino atômico do Brasil?

Teria, da mesma forma, comprado novas fragatas na Inglaterra, voltado a fabricar navios-patrulha em nossos estaleiros, até para exportação para países africanos, investido na remotorização totalmente nacional de mísseis tipo Exocet, na modernização do navio aeródromo (porta-aviões) São Paulo, na compra de um novo navio científico quebra-gelo na China, na participação e no comando por marinheiros brasileiros das Forças de Paz da ONU no Líbano ?

Se fosse comunista, o governo do PT estaria, para a Aeronáutica, investido bilhões de dólares no desenvolvimento conjunto com a Suécia, de mais de 30 novos caças-bombardeio Grippen NG-BR, que serão fabricados dentro do país, com a participação de empresas brasileiras e da SAAB, com licença de exportação para outros países, depois de uma novela de mais de duas décadas sem avanço nem solução ?

CARGUEIRO MILITAR

Teria encomendado à Aeronáutica e à Embraer, com investimento de um bilhão de reais, do governo federal, o projeto do novo avião cargueiro militar multipropósito KC-390, desenvolvido com a cooperação da Argentina, do Chile, de Portugal e da República Tcheca, capaz de carregar até blindados, que levantou voo pela primeira vez, há poucos dias, como a maior aeronave já fabricada no Brasil ?

Teria comprado, para os Grupos de Artilharia Aérea de Auto-defesa da FAB, novas baterias de mísseis IGLA-S; ou feito um acordo com a África do Sul, para o desenvolvimento conjunto, com a DENEL sul-africana, do novo míssil ar-ar A-Darter?

Se fosse um governo comunista, o governo do PT teria financiado o desenvolvimento, para o Exército, do novo Sistema Astros 2020, e recuperado financeiramente a AVIBRAS ?

Se fosse um governo comunista, que odiasse o Exército, o governo do PT teria financiado e encomendado a engenheiros dessa força, o desenvolvimento e a fabricação, com uma empresa privada, de 2.050 blindados da nova família de tanques Guarani, que estão sendo construídos na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais ?

Ou o desenvolvimento e a fabricação da nova família de radares SABER, e, pelo IME e a IMBEL, para as três armas, da nova família de Fuzis de Assalto IA-2, com capacidade para disparar 600 tiros por minuto, a primeira totalmente projetada no Brasil ?

Ou encomendado e investido na compra de helicópteros russos – lembremos que a Rússia é hoje um país capitalista – e na nacionalização de novos helicópteros de guerra da Helibras ?

DIÁLOGO COM O COMANDANTE

Em 2012, o novo Comandante do Exército, General Eduardo Villas Bôas, então Comandante Militar da Amazônia, respondeu da seguinte forma a uma pergunta, em entrevista à Folha de São Paulo:

Lucas Reis: “Em 2005, o então Comandante do Exército, general Albuquerque, disse “o homem tem direito a tomar café, almoçar e jantar, mas isso não está acontecendo no Exército”. A realidade atual mudou?

General Villas Bôas: “Mudou muito. O problema é que o passivo do Exército era muito grande, foram décadas de carência. Desde 2005, estamos recebendo muito material, e agora é que estamos chegando a um nível de normalidade e começamos a ter visibilidade. Não discutimos mais se vai faltar comida, combustível, não temos mais essas preocupações.”

31 thoughts on “Governo tem excelentes relações com as Forças Armadas

  1. Santa y Ana,

    PT, Dilma e Lula não são revanchistas. SÃO VIGARISTAS ENGANADORES DA BOA FÉ DA POPULAÇÃO.

    Lula nunca pegou em armas contra a ditadura. No início de sua carreira como líder de sindicato, tinha medo “desse negócio de comunismo”
    DELATOR, DEDO DURO CONHECIDO COM “BARBA”

    Dilma, sim, foi militante de esquerda na juventude, embora nunca tenha pego em armas, a ponto de não ter sido acusada disso sequer pela Justiça Militar.
    TERRORISTA NA JUVENTUDE.
    GERENTONA DE LOJINHA DE 1,99
    QUANDO ADULTA.

  2. De onde o Sr. Santayana tirou que comunistas não gostam de exércitos? Eles adoram! Basta ver a RPC, Cuba e até o caminhoneiro Maduro tentando utilizar indumentária militar…

  3. Os investimentos nas nossas armas são para cuidar do pré sal. Quero ver fhc entregar. Já é lei, o pré sal é para educaçõo e saúde. Isso FHC não suporta porque fhc gosta de chegar no alpender da fazenda e ver o gado gente que ele possui. Com educação e saúde o gado humano acaba.
    FHC é rural ou urbano ? é rural, ele tinha, ou ainda tem uma fazenda, em unaí, em MG, foi lá que fiscais do trabalho forram assassinados porque foram tentar acabar com o trabalho escravo da região. FHC e aecim nunca fizeram nada contra o trabnalho escravo. Aecim governados e FHC ex presidente. Quando FHC foi presidenet , perguntavam ,Cadê FHC: Ele está na fazenda. Tudo vaidade , para dizer que tem fazenda, mas não é homem da lida do campo. È um urbanóide mentiroso.
    Vamos botar preço na Petrobras: 20 bilhões de barris de petroleo pronto para serem explorados , só vendemos a 100 dólares o barril se não quiser pagar o preço vamos queimá-lo nos automóveis, nas industrias, nas usinas termoeletricas. 20. 000.000 x 100US$/barril = 1 trilhão de dólares. E o gás associado, a cadeia de produção mais a rede de distribuição e de gasoduto mais 1 trilhão de dólares. O corpo técnico, a engenharia, a geologia, o knowhow em águas profundas mais 1 trilhão de dólares. Então um preço justo aproximado será 3 trilhões de dólares , 9 trilhões de Reais. ou mais ?

    • Não dá para acreditar num energúmeno igual a este. Pois, copia e publica notícia de um como se fosse sua, sem citar a fonte. Veja: Renato Lima e as coisas que irão desaparecer de nossas vidas. Este cara tem algum transtorno mental.

    • O Mauro Santayana é da geração do FHC. Nasceram, se não me engano, no mesmo ano, mas n~enhum nem outro está aposentado, FHC fala uma m……. atrás da outra, é ele que gosta de se fazer lembrar.

    • Renato Lima você esqueceu que a Petrobrás tá falida e se desfazendo de seus ativos e não tem condições de explorar o pre-sal agora com o barril a 45 dólares inviabiliza qualquer investimento se não estamos conseguindo extrair petróleo em Angola e outros países como vamos de pre-sal?veremos daqui para frente.

      • A Petrobras está tirando mais de 800.000 barris por dia de petróleo do pré-sal, e se transformou em novembro, na maior companhia produtora de petróleo do mundo de capital aberto, ultrapassando a Exxon norte-americana. vcs parecem um bando de papagaios repetindo para si mesmos as mesmas mentiras. A produção de petróleo no Brasil aumentou 20% em janeiro com relação ao mesmo mês do ano passado.

  4. Lula, realmente não é e nunca foi comunista. Lula sequer é de esquerda. Lula é um lumpem. O que temos contra ele é que ele aparelhou o estado, as estatais, os fundos de pensão, colocando lá petistas para roubarem o erário e cujo único projeto foi o de manter-se no poder, de manter o PT no poder a qualquer custo. Promoveu o enriquecimento ilícito de vários “companheiros” e de si próprio. Nunca teve um projeto político e administrativo para o Brasil, mas sim para a manutenção do PT. Associou-se marqueteiramente com Chavez, na Venezuela e agora com Maduro, o que está desgraçando a Venezuela. Que Lula nunca foi comunista nem de esquerda ele mesmo já disse publicamente. E daí? É um mentiroso contumaz. Seu apoio a Fidel Castro e a Chávez é apenas um jogo de cena. É oportunista e mau caráter. Sob seu comando, seus partidários (parlamentares e funcionários da Petrobras) promoveu a maior roubalheira da história do Brasil, depauperando a Petrobras e colocando a estatal, orgulho dos brasileiros, à beira da falência. Lula será contado nos livros de História como um traidor da Pátria, ao lado de Silvério dos Reis. Azar do Brasil que Lula tenha nascido.

  5. O GOVERNO PETRALHA TEM EXCELENTES RELAÇÕES COM AS FORÇAS ARMADAS.

    ONTEM A POPULAÇÃO
    DEIXOU CLARO
    QUE NÃO TEM
    NENHUMA RELAÇÃO
    COM O
    GOVERNO DA QUADRILHA PETRALHA

    Santa e Ana
    escreve para
    ANALFABETOS

  6. Santayana tenta nos passar que o exército está devidamente comprado pela quadrilha, que, para isso forneceu-lhe material bélico de primeira qualidade.
    Assim, ele, santayana infantilmente avisa ao povo, como fazia os dirigentes da cortina de ferro, em que santayana foi funcionário, de que as forças armadas estão com o governo do PT.

  7. Jorge eu tive uma boa intenção, não postei para dizer que fui eu que fiz. Apenas postei porque achei legal e poderia servir a algum leitor do blog. Podes crer. Muitas coisas que eu posto eu recebo de email. Como acho interessante mando para os companheiros, mas antes, muitos deles, eu tenho que copiar tela por tela, na mão, para depois postar, porque não dá para copiar do email. Gostou, não é legal, interessante. Nossa privacidade acabou ou não acabou, e o telefone fixo que nós pagamos uma taxa só para ter uma linha vai acabar ou não vai por causa do celular ?
    Eu não sou como FHC , não. Eu copio e digo que copiei.

  8. A TV Globo noticiou as manifestações como contrárias à presidente @D e o PT poupando Lula, embora houvesse cartazes e faixas pedindo a “prisão do chefe”? É que Lula quando usa sua verborragia “contra a imprensa” nada fala da emissora, assim como se ataca o PSDB poupa o binômio ‘FHécio’ recebendo em contrapartida gentilezas similares da alta cúpula tucana e por aí vai…; Os governos passados promoveram a derrama financeira nos cofres das Organizações Globo (rádios, jornais e TVs), que tentaram inviabilizar a reeleição de Dilma mas ela se reelegeu e será extremamente positivo se essa queda-de-braço continuar, que a presidente não se dobre e a emissora não consiga derrubá-la. O binômio ‘FHLula’ vem tocando a macropolítica num bipartidarismo induzido pela grande mídia e esse arranjo de décadas tem sido desafiado pela presidente Dilma, a TV Globo tenta dar jeito com suas chantagens diretas ou subliminares porque do jeito que a coisa anda é a grande prejudicada tendo reduzido sua margem de manobra e suas receitas.

  9. Eles têm mesmo boas relações nas forças armadas….

    DILMA avalia troca-troca de ministros para resolver crise política!
    DILMA pode colocar Mercadante na Defesa e Wagner na Casa Civil.
    Publicado: 14 de março de 2015 às 00:01 – Atualizado às 00:49 http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=28401129650
    ==========================================================

    O poderoso coronel Oliva
    Irmão do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, em três anos como consultor, o militar da reserva participou da intermediação dos dois maiores contratos das Forças Armadas nas últimas décadas
    Claudio Dantas Sequeira
    http://www.istoe.com.br/reportagens/139254_O+PODEROSO+CORONEL+OLIVA

    BRASIL| N° Edição: 2168 | 27.Mai.11 – 21:00 | Atualizado em 16.Mar.15 – 18:22

  10. Também não dava para continuar como estava. Fuzil da década de 70, falta de munição, Blindados reformados da Guerra da Korea.
    A segurança do país precisa ser tratada com maior seriedade.
    As FFAA precisam de verba como qualquer ministério.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *